Uma das mais conhecidas fotografias da cultura popular de todos os tempos mostra os quatro Beatles a caminhar, em fila, numa passadeira de uma rua londrina. A foto, que figura na capa do álbum Abbey Road (1969), foi captada precisamente na rua com o mesmo nome. A rua onde se situam os estúdios Abbey Road, que com as suas gravações os Beatles e muitos outros nomes incontornáveis popularizaram para a eternidade. Dos Pink Floyd a Kanye West. Não esquecendo as bandas sonoras de filmes como Star Wars e Harry Potter.

A partir de agora, acedendo ao site Inside Abbey Road, é possível a qualquer cidadão do mundo poupar na viagem a Londres se a ideia for conhecer os estúdios por dentro. É precisamente isso que o Google proporciona: uma viagem interativa aos três estúdios de gravação e a uma das salas de masterização. Além da navegação ao jeito street view, o internauta pode aceder a conteúdos tão ricos quanto as sessões de numerosos músicos de vários géneros.

Entre esses, contam-se, por exemplo: Oasis, Sting com a London Symphony Orchestra, Amy Winehouse com Tony Bennett, Bastille, Gary Barlow com Elton John, La Roux e Kylie Minogue. Além disto é ainda possível, também a título de exemplo, tentar replicar numa mesa virtual um disco com o som saído das masterizações feitas naquela casa. Ou entrar na especialíssima câmara de eco utilizada em álbuns de gente como os Pink Floyd, Hollies e Shadows.

Quando tiver tempo e uns auscultadores à mão, dedique-se a explorar os estúdios Abbey Road. Eis o pequeno filme de apresentação deste hercúleo projeto:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR