O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais avançou que todos os serviços da Misericórdia de Lisboa estão a ser afetados devido à greve dos trabalhadores da Santa Casa, que exigem a atualização dos salários congelados desde 2009.

Em declarações à agência Lusa, Alcides Teles, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, afirmou que a greve “está a decorrer como o previsto”, anunciando “uma forte adesão” nos centros de dia, nos centros infantis e nos dois hospitais da Misericórdia.

Além da greve, a primeira de sempre na instituição, os trabalhadores realizam a partir das 11:00 uma concentração no Largo Trindade Coelho, em Lisboa, em frente à sede da SCML.

Entre as reivindicações contam-se a exigência do aumento dos salários, sem atualização desde 2009, o descongelamento das progressões, a adoção das 35 horas de trabalho semanal e investimentos nos equipamentos da ação social da SCML.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alcides Teles avançou ainda que nos próprios serviços centrais a adesão à greve, “não sendo tão elevada, tem uma adesão significativa”, adiantando ainda que a paralisação se faz sentir igualmente nas direções de ação social.

“Todos os serviços das Misericórdias estão a ser afetados. A nível dos lares, não há um que não esteja a funcionar só com serviços mínimos, as residências estão com serviços mínimos e nas áreas que não funcionam 24 hora por dia a adesão é muito elevada”, avançou.

Em janeiro, representantes dos trabalhadores entregaram na SCML um abaixo-assinado, subscrito por 798 trabalhadores, a exigir a atualização de salários, bem como o descongelamento das progressões na carreira.

A Santa Casa refere no seu sítio na internet que tem mais de 5.000 colaboradores.

Na quarta-feira, representantes dos trabalhadores e da Santa Casa reuniram-se para tentar desbloquear o impasse sobre as várias reivindicações, mas não se chegou a consenso.

Contactada pela Agência Lusa, fonte da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa escusou-se, no imediato, a fazer comentários sobre a greve.