Estado

Função Pública

Trabalhadores ainda não receberam descongelamento

Muitos trabalhadores do Estado ainda aguardam que serviços concluam processo de descongelamento das carreiras, pelo que ainda não é este mês que recebem atualização.
Função Pública

Governo prevê contratar mais funcionários em 2019

A proposta do Governo sobre as Grandes Opções do Plano para 2019 prevê contratação de funcionários públicos no próximo ano com vista à renovação dos quadros, mas não antecipa aumentos salariais.
Função Pública

Estado. 11 queixas por assédio moral no trabalho

A Inspeção-Geral de Finanças recebeu 11 queixas por assédio moral no trabalho em emprego público, no primeiro ano de aplicação da nova lei. Uma foi arquivada, seis estão em fase de instrução.
Orçamento do Estado

Orçamentómetro. A negociação começou /premium

Vem aí o último Orçamento da "geringonça", mas nem por isso trará menos exigências dos parceiros. As contas de Centeno também não estão mais fáceis. O que pedem os partidos e o que o Governo quer dar?
Orçamento do Estado

Descongelamento de carreiras vai custar mais

201
O Governo conta gastar mais com o descongelamento das carreiras da função pública em 2019. Os números, entretanto revistos, são maiores do que os previstos no Programa de Estabilidade.
Orçamento do Estado

Governo. Função Pública já vai ganhar mais 3,1% 

O Governo argumenta que a função pública já vai ganhar em média mais 3,1% no próximo ano com o efeito do descongelamento das carreiras. É o arranque das negociações sobre aumentos salariais no Estado.
Orçamento do Estado

Novo aviso para risco de descongelar carreiras

Depois da Comissão Europeia, os técnicos do Parlamento dizem que a pressão para descongelar carreiras no Estado -- na educação e outras áreas -- é um risco ascendente para as contas públicas.
FESAP

FESAP quer aumento salarial de 3,5% para 2019

A estrutura sindical reiterou também que o salário mínimo para 2019 deverá ser 615 euros, acompanhado pela revisão da tabela remuneratória única.
Escolas

Sindicato denuncia despedimento de 20 precários

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte denunciou o incumprimento da Lei de regularização dos Vínculos Precários da Administração Pública.
Orçamento do Estado

Função Pública. Sindicatos querem aumento salarial

As estruturas sindicais da função pública vão exigir ao Governo aumentos salariais entre os 3% e os 4% para 2019 e não abdicam de negociar a atualização das remunerações e das carreiras.
Bombeiros

Bombeiros de Viseu com problemas de dinheiro

O presidente dos Bombeiros de Viseu disse que se não tiverem dinheiro "para comprar gasóleo ou pagar salários o socorro está em causa" e acusou o Estado de uma dívida superior a 100 mil euros.
Professores

Secretária de Estado nega atrasos nas colocações

190
Segundo contas da secretária de Estado, "concorreram 29 mil professores de contratação inicial nesta fase e ficaram colocados 6 mil" que não têm vínculos. 3 mil desses ficaram com horário completo".
Função Pública

Milhares de precários integrados no Estado

O ministro Vieira da Silva, reagiu aos dados do Instituto Nacional de Estatística sobre o desemprego e falou ainda sobre Programa de Regularização de Vínculos Precários na Administração Pública.
Função Pública

Reformas caem: já são menos de mil por mês

Estado está a perder cada vez menos trabalhadores para as reformas, devendo bater novo recorde este ano. Já o valor médio das novas pensões está a subir.
Comboios

Comboios. Novo contrato para a liberalização

A liberalização do transporte ferroviário arranca em janeiro de 2019, mas ainda falta o contrato de serviço público que Governo e CP estão a preparar.
Estado

Até quando? /premium

1.517
Ninguém fala pelos contribuintes. Esses invisíveis que na sua mansidão tornam possível o populismo de quem promete o insustentável às suas clientelas eleitorais.
Função Pública

Correr atrás do prejuízo /premium

Haverá um lobby de correligionários do governo que espera chegar ao topo da hierarquia salarial pública e continuar a receber o seu ordenado antes de o ver reduzido a uma pensão bem menor?
Bloco de Esquerda

BE propõe redução da contribuição para a ADSE

350
O BE anunciou quatro prioridades sobre pensões em negociação para o OE, nomeadamente um aumento extraordinário para as reformas mais baixas já em janeiro e uma redução da contribuição para a ADSE.
Legislação

Esmagar o povo

261
Um povo forte é uma ameaça ao poder do Estado e, portanto, quem quer controlar o poder tentará enfraquecê-lo, esmagá-lo com legislação adequada, não deixando que organizações intermédias ganhem força.
Reforma do Estado

Frente Comum contra fim da reforma aos 70 anos

Segundo a Frente Comum, "prolongar artificialmente a idade de trabalho será fator de não renovação e de não rejuvenescimento na Administração Pública".
Saúde

Amadora-Sintra. Demissões vão mesmo avançar

127
Os pedidos de demissão já tinham sido apresentados e seriam reversíveis se a administração contratasse especialistas. O pedido não foi acolhido e os chefes de urgência de obstetrícia vão demitir-se.
Função Pública

Número de funcionários públicos chega aos 675 mil

Número de funcionários públicos voltou a aumentar no segundo trimestre do ano para 675.320, um crescimento de 1,1% face ao mesmo período de 2017.
Médicos

Médicos do privado limitados nos serviços ADSE

Centenas de médicos dos hospitais privados estão a ser inibidos de prestar serviços aos beneficiários da ADSE sem justificação da parte do subsistema de saúde dos funcionários públicos.
ADSE

ADSE "deve adotar tabela da Ordem dos Médicos"

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada defende que a ADSE deve adotar a tabela da Ordem dos Médicos para uniformizar os atos clínicos, substituindo a sua atual tabela "desatualizada".
ADSE

ADSE tem problema de envelhecimento

Os hospitais privados consideram que a ADSE vive um problema de envelhecimento dos seus beneficiários, que não se resolve cortando nos preços a pagar aos prestadores, já "significativamente abaixo".
CP

Governo: Administração da CP está "em funções"

317
Depois de notícias que davam conta da saída da administração da CP, o Governo afirmou que esta está "a desempenhar as suas funções". A empresa atravessa uma crise de falta de comboios e pessoas.
Proteção Civil

Nove feridos e 25 deslocados no fogo de Monchique

151
Oito bombeiros e um trabalhador florestal ficaram com ferimentos ligeiros no combate ao incêndio. Estão mais de 700 operacionais no local. Já foram retiradas de casa, por precaução, 25 pessoas.
Enfermeiros

Ordem alerta para falta de 700 enfermeiros nas 35h

De acordo com a bastonária, da contratação de dois mil profissionais anunciada pelo ministro da Saúde, "cerca de mil seriam enfermeiros", um número insuficiente para fazer cumprir as 35 horas".
Caso Ricardo Robles

Leilões ao desbarato /premium

344
È muito fácil fazer grandes negócios depois de outros os terem feito, mas não me larga a sensação de que a Segurança Social andou (e se calhar ainda anda) a vender o seu património demasiado barato.
Escolas

Ação Social. Escolas vão ter refeições nas férias

Todas as escolas públicas vão disponibilizar refeições durante as férias de Natal e Páscoa aos alunos beneficiários de Ação Social a partir do próximo ano letivo.
Função Pública

Frente Sindical pede atualização salarial de 3%

A Frente Sindical propôs ao Governo uma atualização salarial e das pensões de 3% para os funcionários públicos em 2019, há quase uma década sem aumentos.
Saúde

ADSE quer saber valor de compra de próteses

A ADSE exige que os privados divulguem o valor pelo qual compraram próteses e outros dispositivos médicos que utilizam para os tratamentos. Privados dizem que o pedido é ilegal.
Rui Rio

Rio acusa Governo de "irresponsabilidade política"

Rui Rio acusou o Governo de "irresponsabilidade política" por não ter criado as condições para a redução do horário de trabalho na função pública, penalizando os portugueses.
Crescimento Económico

Centeno e o arrefecimento global /premium

Centeno descongela os “funcionários” públicos que merecem do Governo a comiseração da justiça, mas de mansinho congela desenvolvimento e investimento, e as hipóteses de nos safarmos sem outra troika.
Função Pública

Função Pública. Portugal abaixo da média da UE

A percentagem de funcionários públicos em Portugal, face ao número total de trabalhadores, fixou-se em 15% em 2016, abaixo da média europeia registada no período em causa (16%).
Igreja Católica

"Separar o Estado e a Igreja é esquizofrénico" /premium

400
Peter Turkson foi um dos nomes mais falados para suceder a Bento XVI em 2013 e é hoje peça central na reforma da Igreja de Francisco. Em entrevista ao Observador, critica quem separa Estado e Igreja.
Orçamento do Estado

Fenprof critica declarações de Mário Centeno

O secretário-geral da Fenprof considerou inaceitável "e quase uma provocação" as declarações de Mário Centeno sobre o tempo de serviço dos professores e o seu impacto no Orçamento do Estado.
Administração Pública

Sindicatos querem proposta para rever carreiras

Os sindicatos da função pública ficaram esta sexta-feira desiludidos pela falta de uma proposta concreta do Governo para a revisão das carreiras de informática, inspeção e fiscalização
ADSE

ADSE passa a pagar 24 consultas em médicos 

404
Subsistema de saúde dos funcionários públicos terá novas regras para evitar abusos dos beneficiários que, em alguns casos, apresentam despesas relativas a 250 por ano em médicos fora do sistema.
Estudantes

Novo estatuto de estudante atleta no próximo ano

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, disse que pretende que o novo estatuto de estudante atleta abranja todos os estudantes e seja aplicado no próximo ano letivo.
Função Pública

Mais férias para funcionários públicos no interior

2.794
Mais dois dias de férias e o dobro do subsídio de parentalidade e abono de família estão entre os incentivos para os funcionários públicos que aceitem ir para o interior, escreve o Jornal de Notícias.
Sociedade

O valor da vida

107
Cada uma das vidas humanas tem valor, quando a humanidade é vista no seu todo. É isso que nos obriga a viver em Estados que usam a economia coletiva para proteger cada um de nós e todos ao mesmo tempo
Função Pública

Sindicato da Função Pública acusado de intimidação

118
O Sindicato da Função Pública do Norte é acusado de intimidação e assédio moral sobre duas trabalhadores. Uma delas enfrenta um processo disciplinar para despedimento.
Estado Social

A Maternidade já pode fechar? /premium

669
Quem quer manter aberta a Maternidade Alfredo da Costa deve fazer tudo para eleger um governo das direitas. Só então, voltará a maternidade a ter os defensores que teve há uns anos.
Municípios

Estágios abertos em zonas afetados pelos incêndios

O Governo anunciou a abertura, na próxima segunda-feira, das candidaturas para 40 estágios na administração local em regiões afetadas pelos incêndios.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

ISP. Estado pode perder 474 milhões

O fim do adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos proposto pelo CDS-PP implica uma perda de receita de 474 milhões de euros num ano, segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Trabalho

Recibos verdes no Estado aumentam 14%

990
O número de trabalhadores a prestar serviços ao Estado a recibos verdes, em 2017, aumentou 17.728, mais 14,6% do que em 2016.
Global Shapers

Descentralizar não é espalhar o Estado

303
O modelo de “crowdsourcing policy” tem uma virtude: permite que qualquer um de nós contribua de forma direta na melhoria da gestão dos recursos públicos.
Bloco de Esquerda

BE quer negociar Orçamento com "base em avanços"

A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou que o partido vai negociar o Orçamento do Estado para 2019 com base em avanços e não em recuos e adiantou que não há nenhum ultimato ao Governo.
Rui Rio

Rio. Posição sobre OE só quando houver proposta

133
O líder do PSD, Rui Rio, afirmou este sábado que o partido terá uma “posição oficial” sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2019 quando a proposta for conhecida.
Administração Pública

Há alternativa ao ViaCTT. Está empatada há um ano

166
Parlamento já aprovou, em janeiro de 2017, e Marcelo já promulgou. É a morada única digital – que acabaria com a obrigatoriedade da ViaCTT. Mas já houve dois concursos falhados, apurou o Observador.
Orçamento do Estado

OE. António Costa não vê motivos para mudar

126
O primeiro-ministro, António Costa, considerou "difícil alguém encontrar um bom motivo" para não prosseguir a mesma política dos últimos três anos, quando questionado sobre o Orçamento de Estado.
Função Pública

Verba para descongelar carreiras continua por usar

Os serviços públicos continuaram sem recorrer, até ao final de maio, aos 130 milhões de euros centralizados no Ministério das Finanças para o descongelamento de carreiras da Função Pública.
Saúde

35 horas: ministro remete contratações para outono

O ministro da Saúde remeteu para o outono a contratação de mais profissionais de saúde, depois da integração dos 2 mil a serem contratados agora, depois da passagem às 35 horas semanais.
Estado

Bem-vindos ao reino da impunidade /premium

6.074
Se deve mil tem um problema, se deve milhões não se preocupe. Se pertence à elite que partilhou escola ainda se deve preocupar menos. E nada se é parte do grupo certo, seja de que partido ou clube for
Estado

Emissão de obrigações para público com taxa de 1%

O Estado português vai emitir Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (ORTV) dirigidas ao público em geral, com prazo a sete anos e juro de 1%.
35 horas

35 horas. Portugueses precisam de trabalhar muito

1.770
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou que os portugueses precisam de "trabalhar muito", quando questionada sobre o regresso dos profissionais de saúde às 35 horas semanais de trabalho.
PSD

Rio: Portugal vai pagar preço pelas 35h na saúde

116
O presidente do PSD disse que Portugal vai pagar um preço político elevado pela redução das 40 para as 35 horas semanais na saúde.
Administração Pública

Costa quer "liberdade" para inovação 

O primeiro-ministro reforçou, durante uma conferência no Teatro Camões, que se o país quer possuir uma administração pública inovadora, é então preciso "estimular a inovação".
Governo

Rendas ilegais. Liga dos Combatentes acusa Estado

O presidente da Liga dos Combatentes classificou como uma imoralidade e ilegalidade o Estado cobrar 800 mil euros por ano à instituição pela utilização de edifícios que servem fins sociais.
Incêndios

Contratação de meios aéreos é "mais económica"

O ministro da Administração Interna defendeu que a atual contratação dos meios aéreos para combate aos incêndios é a "mais económica para o Estado" e permitirá a quase duplicação do número de horas.
Greve

Oficiais de Justiça juntam-se à greve 

O Sindicato dos Oficiais de Justiça associou-se à greve nacional marcada para os dias 29 de junho, 2 e 3 de julho pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais, foi anunciado esta terça-feira.
Estado

Portugal na rota de madeira ilegal vinda do Congo

Relatório de ONG denuncia exploração ilegal de madeira por empresa de luso-angolanos. Parte dessa madeira pode ter sido comprada pelo Estado português — e até ter chegado ao ministério da Defesa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)