790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estado

Fora do Baralho

Marcelo “patético” e o “diácono remédios” da roupa

Presidente da República passou das marcas quando falou de Montenegro, Costa e as ex-colónias. E sacrificou o filho para salvar a pele. Também há calções demasiado curtos e discursos do 25 de abril
Parlamento Europeu

UE aprova resolução contra ingerência estrangeira

Na resolução, o Parlamento diz-se chocado com alegações de que alguns eurodeputados foram pagos para disseminar propaganda russa e que vários participaram nas atividades do "Voz da Europa".
Transparência

Código de conduta. Canal de denúncias e prendas

Código será aplicado aos membros do Governo, membros dos respetivos gabinetes, a todos os dirigentes superiores da Administração Pública e aos dirigentes e gestores de institutos e empresas públicas.
ANA

Sem voto do PS, inquérito à ANA fica pelo caminho

Enquanto ministro, Pedro Nuno Santos descreveu a venda da ANA como "um péssimo negócio" para o Estado, mas o PS não vai apoiar a comissão de inquérito proposta pelo PCP que não deve ser aprovada.
Fora do Baralho

Sebastião Bugalho? Pelo mediatismo vale tudo

A AD entrou na porta giratória da política e comentário e de lá saiu Sebastião Bugalho. A escolha comprova a falência dos partidos? Marta Temido e a oportunidade de "higienizar a imagem" na Europa.
Noticiário

15h. Justiça. Ministra defende transparência

Declarações de Rita Júdice, depois de ter recebido todos os partidos com assento parlamentar. Ainda, Portugal transmite à China vontade de integrar a lista de países que não precisam de visto.
Transparência

Mentira, ilusão e omissão: as armas da política

É necessário inverter a cultura de tolerância e exigir mais dos nossos governantes. Precisamos de uma política baseada na verdade, na transparência e na responsabilidade.
Fora do Baralho

O (des)culpado Costa, Marcelo patrioteiro e Passos

Operação Influencer quase a chegar ao absurdo? Benefício da dúvida para a acusação? Presidente mais valia estar calado e respeitar separação de poderes. E ainda cartas para Passos Coelho e Livre.
Economia

Pedro Reis quer transparência "cega e permanente"

Sem nunca referir a Operação Influencer, ministro da Economia quer seguir as regras da transparência "sem nuances" e rejeita "contradições" nos projetos "por maiores e mais estratégicos que sejam".
Ambiente

Organizações recorrem para Supremo contra Estado

Os autores da ação popular criticaram a maneira como o processo foi conduzido o processo e admitem "ir até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos".
Fora do Baralho

Vida extra de Montenegro, Passos e donas de casa

Governo passa no 1º teste, mas tem exercício difícil para convencer PS ou Chega e fazer contas bater certo. Copas e espadas para Passos Coelho e uma colher de paus para um estatuto só para domésticas.
PSP

PSP. Negociações com Governo começam a 22 de abril

Do primeiro encontro entre sindicatos da PSP e ministra da Administração Interna saiu a data do início das negociações dos suplementos desta polícia.
Resposta Pronta

"Temos que garantir que todos têm apoio às rendas"

O PAN avança com projeto para garantir que não se perde o apoio à renda por celebrar novo contrato. Inês Sousa Real quer ver lei "aperfeiçoada" para famílias não deixarem de ser apoiadas pelo Estado.
Fora do Baralho

Logótipos, pontos finais à PS e cofres cheios à AD

Ouros de lata para a mudança de imagem do Governo, falta de PNS à tomada de posse e os cheques sem cobertura que Montenegro não quer vs. o que propagandou. Ainda o esperto Marcelo no caso das gémeas.
Desporto

COP elogia competências técnicas de Pedro Dias

A expectativa de José Manuel Constantino é alimentada pela experiência de Pedro Dias no setor desportivo. O novo governante vai suceder na Secretaria de Estado a João Paulo Correia.
Câmara Municipal Lisboa

CML demite fiscais condenados por corrupção

O caso remonta a 2022 e os funcionários foram condenados por corrupção ativa e passiva. A demissão surge um mês após a aprovação da Estratégia da Transparência e Prevenção da Corrupção da autarquia.
Ambiente

Zero critica fim da Conservação da Natureza

Zero lamenta o facto de a Conservação da Natureza ter perdido titularidade e questiona o currículo do novo secretário de Estado do Ambiente.
Resposta Pronta

"Secretários de Estado podem ser uma fragilidade"

João Pacheco sublinha que os novos secretários de Estado são os "tarefeiros" do Governo. Destaca que muitos dos nomes não são conhecidos e antevê que não tenham peso político junto de Montenegro.
Noticiário

00h. Novo Governo conta com um total de 58 membros

Governo de Luís Montenegro está fechado e conta com 58 membros. O editor adjunto de política do Observador explica o porquê da lista de secretários de Estado ter sido publicada já depois das 22h.
Noticiário

9h. IGAS. Tratamento "irregular" das gémeas

Gémeas luso-brasileiras. Acesso a medicamento milionário foi irregular, a começar com a consulta marcada por Lacerda Sales. Em direto, Gonçalo Lobo Xavier sobre estudo do IVA Zero e os 75 anos da NATO
Noticiário

21h. Chefes de Estado dos PALOP no 25 abril

São convidados de Marcelo Rebelo de Sousa para fazerem parte de uma sessão evocativa dos 50 anos da Revolução dos Cravos. A informação foi adiantada pelo site da Presidência da República.
Noticiário

22h. CNJ: "Serviço obrigatório seria retrocesso"

Conselho Nacional da Juventude considera que o regresso do serviço militar obrigatório seria um retrocesso. Ainda, Observatório de Segurança Interna admite que os dados sobre a criminalidade em 2023,
Fora do Baralho

Governo de combate para reformas ou campanha?

Os ministros de Luís Montenegro - com boas escolhas, outras à espera para ver. "Cuidadinho, só pode gastar o que a AR deixar". E as lições do arranque da legislatura: quem se fia no Chega...
Justiça

Portaria estabelece comunicação virtual na justiça

A portaria contribui para os objetivos inscritos no PRR, permitindo "poupanças significativas para as secretarias dos tribunais, do Ministério Público e para o Instituto dos Registos e do Notariado".
Resposta Pronta

"TAP devia começar a pagar a dívida ao Estado"

O presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil afirma que TAP devia utilizar os lucros para "pagar dívida ao Estado". Ricardo Penarroias diz que "paz social" na empresa ajudou.
Noticiário

20h. PNS diz que o PS deixou boa margem financeira

O auto proclamado Estado Islâmico voltou a pronunciar-se sobre o ataque. Ainda neste jornal, Pedro Nuno Santos diz o próximo Executivo tem de começar por valorizar a administração pública.
Fora do Baralho

Desafios da AD pequenina: PS tribal, domar Chega

Governo mais político? Como não parar nos braços de PS e Chega? AR tem de parar de dar trunfos de vitimização a Ventura. O cinismo de Santos Silva, a leviandade da PGR e a cena triste de Albuquerque
Semáforo Político

PNS a reclamar louros por medidas populares?

Medina, o "homem que conhece bem as contas do Estado", nega um orçamento retificativo. "Era mais interessante se Pedro Nuno tivesse falado com Medina antes de ir a Belém". Ainda a overdose de Ventura.
Resposta Pronta

Maestro. "Devolução de subsídios e sanções"

Paulo Saragoça da Matta aponta para as consequências que a Operação Maestro pode ter para o Estado Português. O advogado destaca também a "maior disponibilidade de meios" do Ministério Público.
Serviços públicos

Estado? Sim, mas em pé de igualdade

Deixo para reflexão a seguinte pergunta: e se alargássemos à saúde e à educação pública o modelo concorrencial? Seria diferente? Acredito que sim. 
Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Cartão de Cidadão

O que vai mudar no novo Cartão do Cidadão

Será anunciado um novo modelo de atendimento que ficará disponível não só nas lojas, mas também na futura app Cidadão, assim como um novo cartão de cidadão contactless e a nova marca Cidadão.
Transparência

Entidade para a Transparência: plataforma já ativa

Nova plataforma e respetiva base de dados vão agora sendo preenchidas e disponibilizando informação para acesso público online. Deputados e Governo em funções devem apresentar declaração de cessação.
Reforma do Estado

Além da Economia: 5 mil milhões de oportunidades

Portugal está diante de uma oportunidade única de transformação que, pela primeira vez, vai permitir focar na eficiência dos serviços públicos e assim diminuir os impostos e aumentar o poder de compra
Explicador

Vem aí uma "revolução" com o simplex urbanístico?

Avelino Oliveira garante que o simplex não vai produzir efeitos no imediato. O presidente da Ordem dos Arquitetos sublinha o atraso das alterações e ainda a falta de discussão sobre o processo. 
Legislativas 2024

Por uma refundação democrática da Justiça

A política de justiça tem sido demasiado governamentalizada. Tal não é compatível com uma matéria cuja dignidade político-constitucional postula uma visão exigente do princípio da separação de poderes
Serviço Público

Só amigo do seu amigo?

Quando o grande elogio que se faz a figuras públicas, com responsabilidade na governação, é que é ou sempre foi muito amigo do seu amigo, compreendemos que acima de tudo está a lealdade a um grupo.
Administração Pública

O Estado não é pessoa de bem! 

Abusos de poder, requisitos que não estão na lei, hostilidade às empresas, heterogeneidade de critérios. Os industriais de carnes só pedem um Estado funcional.
Fora do Baralho

Tiros no pé da AD e maus fígados entre BE e Livre

Não há "estados de alma" em campanhas. O que o CDS da AD afirma agora sobre o aborto quer dizer que a PAF andou a mentir sobre a IVG? E ainda a credibilidade de Passos, Livre/direita e Costa árbitro.
Estado

Função pública. Mais de 80% quer semana de 4 dias

Maioria vê com bons olhos a redução do horário de trabalho para os quatro dias por semana, mas 3% rejeitam. Recusa é maior entre dirigentes e carreiras associadas ao ensino superior e investigação.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora