455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Estado

Noticiário

6h. Deputados recebem mais, médicos menos

Médicos e investigadores são os únicos da função pública a perder rendimentos desde 2012. Ainda neste jornal, o metro de Lisboa está encerrado durante o dia de hoje devido à greve dos trabalhadores.
Estado

O Paizinho dos pobrezinhos portugueses 

Infelizmente muitos dos nossos compatriotas não conseguem desligar-se desse paizinho que não os desenvolve e os mantém crianças. Estão sempre a pedir colinho ao estado.
Fora do Baralho

E os ovos cozidos, Graça Freitas?

A receita à Brás da DGS para o verão e Marcelo, o ajudante de cozinha. Ucrânia já é candidata à UE: Costa ficou no apeadeiro. E ainda o caso da criança que morreu em Setúbal: "Cobertura monstruosa".
Tribunal de Contas

TdC deteta falhas nos apoios estatais aos lares

Foram detetadas falhas em alguns dos apoios estatais previstos para as Instituições Particulares de Solidariedade Social, o TdC pede que em situações futuras possam existir apoios mais adaptáveis.
Resposta Pronta

Lares. "Faltou simplicidade de processos de apoio"

TdC detetou falhas nos apoios dados ao lares na pandemia. Rui Fontes, presidente da Associação Amigos da Grande Idade, reage às conclusões do relatório e diz que "não mudou quase nada" desde a crise.
Segurança Social

Mais de 2 milhões de baixas de janeiro a maio

Baixas atribuídas nos primeiros 5 meses de 2022 aumentaram 82% em relação ao mesmo período do ano anterior. Despesa da Segurança Social subiu quase 41%.
Crimes Sexuais

Violência sexual. Governante francesa investigada

Chrysoula Zacharopoulou, ex-eurodeputada e atual secretária de Estado francesa, investigada pela justiça francesa por alegados crimes de violência sexual cometidos enquanto era ginecologista.
Salários

A primeira incongruência da maioria absoluta do PS

Não parece razoável um aumento de salários na função pública de 0,9%, tendo por referência a taxa de inflacção de 2021 que se situou em 1%, ignorando a taxa actual e a previsão de novas subidas.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Governo diz que está focado nas respostas

O secretário de Estado admitiu disparidades no SNS, mas afirmou que Governo está focado nas respostas após Observatório ter apontado para a falta de orientação estratégica na saúde.
Turismo

A aventura de um “empreendedor” na RA dos Açores

Julgava o “empreendedor” que, dada a marginalidade da ilha e a parca existência de economia local, recuperar ruínas transformando-as em espaços vivos para atrair visitantes seria opção bem recebida...
Fora do Baralho

"Não foi só Marta Temido que acabou com as PPP´s"

Analisamos as limitações do SNS, os manuais escolares sobre o fim da URSS, o plano do BCE para travar a subida dos juros da dívida, o encontro do PM com Boris Johnson e o debate na AR sobre habitação.
Noticiário

21h. PSD responsabiliza PS pela crise no SNS

Rui Rio, ainda presidente do PSD, considera que o Governo está a contribuir para a degradação do Serviço Nacional de Saúde, porque está contra uma cooperação entre os setores público e privado.
Madeira

Madeira cria Agência de Inovação e Modernização

O Governo da Madeira vai criar uma Agência de Inovação e Modernização para promover uma maior eficácia e eficiência da administração pública regional, que passa pela extinção da Loja do Cidadão.
Contra-Corrente

A Administração Pública é um plano de contingência

Os melhores já não querem ser funcionários públicos, a Administração Pública está cada vez maior e cada vez mais ineficiente – da saúde à educação. E o pior é que o Governo não sabe sequer o que fazer
Jerónimo Martins

Dono do Pingo Doce deve 27 milhões ao Estado

Em dez anos, o dono do Pingo Doce nunca pagou a Taxa de Segurança Alimentar Mais (TSAM) gerida pela DGAV. Grupo de retalho reclama tratar-se de "um auxílio ilegal ao Estado".
Rádio Observador

Quem quer ser funcionário público? Ligue 910024185

Perante ruptura nos hospitais, falta de professores e problemas no SEF, o governo diz que estima a saida de 26 mil funcionários públicos em 2 anos. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente
Estado Social

Orgulho, falência e preconceito

Portugal precisa de derrubar de vez os muros de Berlim que ainda existem. E perceber que em democracia parte da saída para as dificuldades passa precisamente por questionar aquilo que sacralizamos.
Presidente Marcelo

Estado tem que competir com empresas, diz Marcelo

O Presidente da República considerou que a desistência de trabalhadores qualificados admitidos pelo Estado é sinal que o Estado tem de se reajustar.
Orçamento do Estado

A Conta Geral do Estado não é sexy

O primeiro-ministro deveria obrigar todos os ministros a definir objetivos e indicadores relevantes para os respetivos ministérios. As oposições deveriam analisar e utilizar a CGE no combate político.
Fora do Baralho

"Este país é ou não é para jovens?"

O PCP e o fim das sanções à Rússia, António Costa e os combustíveis, a falta de recursos humanos no Banco de Fomento e o corte no apoio a quem precisa de ajuda alimentar. E que futuro para os jovens?
Indemnizações

Estado condenado a pagar indemnizações a reclusos

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decidiu que o Estado português terá de pagar indemnizações superiores a 16 mil euros a dois reclusos que se queixaram de condições desumanas nas celas.
Função Pública

Sobe salário de técnicos superiores no Estado 

O salário de entrada na administração pública para assistentes técnicos e técnicos superiores deverá subir em cerca de 48 euros e 52 euros, segundo indicou esta quarta-feira o líder da Frente Comum.
Noticiário

9h. FESAP: Governo "empurra problemas para frente"

O Governo não garante a revisão da Tabela Remuneratória Única em 2023. Antes de uma nova reunião, FESAP mostra-se preocupada. Ainda neste jornal, um olhar à guerra na Ucrânia.
Administração Pública

Tabela Remuneratória Única. Revisão em causa

Mariana Vieira da Silva admitiu em entrevista que, apesar de rondas com sindicatos arrancarem esta quarta, governo não se compromete com revisão da Tabela Remuneratória Única já em 2023.
Contra-Corrente

Aumentos de 20%? Que tal fazer o trabalho de casa?

António Costa veio pedir às empresas aumentos de 20%, mas esqueceu-se que elas também estão em dificuldades ao contrário do Estado, que com a inflação está ter inesperadas receitas record e pouco faz.
PSD

Onde andará o espirito reformista do PSD?

O Rioismo trouxe a estagnação do reformismo. Perdendo as bases do seu ADN reformista, o Partido Social Democrata já não é o mesmo.
Fora do Baralho

E agora, PSD? Costa adorou o artigo de Cavaco

Esquerda “estrebuchou”, direita “rejubilou” com ex-PR. Para/até onde vai Montenegro? E ainda a geringonça do PRR, juízes a fazer birra, regras jurídicas à Sócrates, ouros para legalizar a prostituição
Tribunal Constitucional

A porteira do tribunal

O aparente poder de certas vagas de indignação das redes sociais é apenas isto: o poder da oligarquia instalada no Estado, que os usa como simples banda sonora da sua monopolização de posições.
Sindicatos

Função Pública. Sindicatos e Governo reúnem na 4ª

Os sindicatos da Função Pública reúnem-se na quarta-feira com Governo. Trabalhadores consideram que ficou por agendar a revisão do sistema de avaliação e a semana de trabalho de quatro dias.
E o vencedor é...

ADSE lucra com dinheiro dos funcionários públicos

ADSE com excedente de quase mil milhões de euros. Podemos falar de boa gestão, mas lucro e saúde devem andar de mãos dadas? Excesso de mortalidade há 3 meses. A culpa é do frio ou do calor desta vez?
O Bom, o Mau e o Vilão

Por favor, não nos tratem como criancinhas

O Governo (que voltou atrás), Rui Rio (que vê uma das suas medidas a desaparecer) e o Estado português (que faz de conta que Moçambique não é pró-Rússia) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

3h. Estado e Administração fazem "mais e melhor"

António Costa, defendeu que Estado e Administração Local em conjunto podem fazer mais e melhor e apontou o Museu do Tesouro Real no Palácio da Ajuda como "um exemplo feliz" de parceria.
Caixa Geral de Depósitos

CGD: aprovado pagamento de dividendo adicional

A Caixa Geral de Depósitos aprovou o pagamento de um dividendo adicional de aproximadamente 137,2 milhões de euros, que se somam aos 241 milhões de euros anteriormente anunciados.
Noticiário

16h. Parlamento debate acolhimento de ucranianos

Chega pede comissão de inquérito para apurar responsabilidades do Estado em torno de suspeitas de espionagem por parte de associações russas. E ainda, a Ucrânia pede 5 mil milhões de euros a Portugal.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quem vai executar a bazuca?

O Estado não consegue recrutar pessoas para a estrutura que irá gerir o dinheiro da UE. Se nem isso conseguimos fazer, não há milagres. Ao que parece, nem a gastar o dinheiro somos bons.
Noticiário

14h. Marcelo não comenta diretas social-democratas

Chefe de Estado garante que não tem “expectativas nenhumas” sobre o resultado. Numa visita ao Banco Alimentar Contra a Fome, Marcelo pediu "ajuda reforçada" aos portugueses para doar bens.
Noticiário

10h. Indústria Farmacêutica preocupada com custos

Faz apelo ao Governo para que atualize os preços dos medicamentos, sobretudo nos mais baratos, até para evitar falhas no stock. As margens nos preços são estipuladas pelo Estado.
Fora do Baralho

OE. “Pimbalhice” do PS e o sermão de Santos Silva

Folha com definição da palavra hipócrita distribuída a pedido do PS. IL quis fazer o mesmo com literatura sobre inflação. Aí, Presidente da AR deixou mas com sermão. Ainda a aprender ou não é isento?
Explicador

Berardo. "Estado deve manter obras em Portugal"

Jorge Barreto Xavier, ex-ministro da Cultura, diz que é preciso definir o futuro dos museus de arte contemporânea. A jornalista Alexandra Carita refere que o protocolo com o Estado "não podia seguir".
Noticiário

7h. OE aprovado hoje

O Orçamento do Estado vai ser aprovado hoje; Aumenta número de dissidentes do Chega.
Reforma do Estado

Doze propostas para repensar o Estado

O sucesso do modelo nórdico assenta na flexisegurança laboral mas também em altas taxas de sindicalização: na Dinamarca é de 70%, o que contrasta com os 8% franceses e com os 15% portugueses.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.