Assistência Social

Saúde

Santa Casa abre centro dentista infantil gratuito

1.627
Estão a ser ultimados os preparativos para que o espaço esteja aberto a 19 de agosto. O provedor da instituição garantiu que este será "um espaço moderno, aberto a todas as pessoas", em Lisboa.
Santa Casa de Lisboa

Lucros da Santa Casa caem quase 10 milhões

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa atribui a diminuição dos lucros à "mudança substancial de como os prémios são atribuídos aos beneficiários".
Deficientes

Ourique com centro de atividades para deficientes

O Centro de Atividades Ocupacionais de Ourique vai ter um centro de atividades para ocupar jovens e adultos com deficiência grave para permitir "reforçar e qualificar" as respostas sociais existentes.
Parlamento

Votada criação de Ordem dos Fisioterapeutas

1.381
A comissão parlamentar de Trabalho aprovou, na semana passada, na especialidade a criação das duas novas ordens profissionais. As propostas serão votadas de forma final no plenário, esta sexta-feira
Abono de Família

Abono de família sobe para filhos até aos 3 anos

Aumento vai rondar os 10 e os 20 euros, consoante o escalão de rendimentos. Todas as famílias do primeiro escalão (o mais baixo) vão passar a receber 149,85 euros por criança até aos 3 anos.
Segurança Social

Segurança Social deixa de enviar mail sobre apoios

Informação sobre as prestações sociais estará apenas disponível na Segurança Social Direta e na aplicação "Segurança Social + Próxima". Medida tem em vista "aumento do nível de segurança".
Assistência Social

BE, PS e PCP acordam Estatuto do Cuidador Informal

Quem receber o apoio social do cuidador passa a pagar menos para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. E o cuidador que deixar de trabalhar poderá ter direito a reforma.
Refugiados

PAR acolheu quase 700 refugiados em Portugal

A PAR em três anos de trabalho acolheu 114 famílias mas apesar de só metade ficar em Portugal a organização tem agora uma campanha de angariação de novas instituições para fazer face às necessidades.
Assistência Social

Raríssimas. Inspetor nega branqueamento 

Paulo Jorge Carvalho garantiu que nunca falou com o ministro Vieira da Silva sobre o processo relativo à Raríssimas e negou que o relatório tenha servido para branquear responsabilidades.
Assistência Social

Estado paga 20 mil pensões de alimentos a menores

108
O Estado português paga, em média e mensalmente, 20 mil pensões de alimentos a menores no valor de 132 euros. O número de processos tem vindo a aumentar. Desemprego é o principal culpado.
IVA

IVA. Instituições sociais acusam Governo de atraso

As instituições sociais acusam o Governo de enormes atrasos na devolução de metade do IVA pago pelas instituições na alimentação dos utentes. As instituições falam em ''cativação do Estado''.
Escolas

Ação Social. Escolas vão ter refeições nas férias

Todas as escolas públicas vão disponibilizar refeições durante as férias de Natal e Páscoa aos alunos beneficiários de Ação Social a partir do próximo ano letivo.
Assembleia Da República

A Autoeuropa, a Supernanny e os carneiros

1.027
Uma proposta que teve 99 deputados a favor e 98 contra foi chumbada por 107-106. E não é caso único, pois faz parte do regimento da Assembleia da República que os nossos deputados não têm voz própria.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebeu nova presidente da Raríssimas

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta quinta-feira Sónia Margarida Laygue, a nova presidente da associação Raríssimas, que tomou posse a 5 de janeiro.
Sociedade

Apoio a problemas sociais com incentivos fiscais

O Orçamento de Estado para 2018 inclui incentivos fiscais para a inovação social. A medida torna Portugal o segundo país do mundo a criar um benefício fiscal para projetos de impacto social.
Venezuela

Venezuela. Portugueses têm acesso a apoios sociais

155
O secretário de Estado das Comunidades garantiu que os portugueses que regressem definitiva ou temporariamente da Venezuela terão acesso aos mesmo apoios sociais que aqueles que vivem em Portugal.
Fogo de Pedrógão Grande

Instalado serviço de Teleassistência para idosos

105
O município de Pedrógão Grande está a instalar um Serviço de Teleassistência Domiciliária para a população mais idosa e isolada do concelho, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa.
Parlamento

Mães e pais estudantes já têm os mesmos apoios

Foi aprovado esta sexta-feira o diploma que equipara os apoios sociais de mães e pais estudantes. O projeto lei resulta de projetos de lei do Bloco de Esquerda, PCP e PAN.
Assistência Social

Governo substitui cantinas por cabazes alimentares

460
O Governo vai substituir o modelo das cantinas sociais pela distribuição de cabazes alimentares que deverá chegar a cerca de 60 mil pessoas, após estudo que aponta para sobredimensionamento.
Segurança Social

Câmaras vão atribuir RSI e abono de família

443
Governo pensa que as autarquias têm melhores condições para avaliar os processos do que a Segurança Social e quer transferir estas competência já em 2017.
Orçamento do Estado

Indexante dos apoios sociais aumenta 7 anos depois

O indexante dos apoios sociais (IAS) está congelado desde 2009 mas, no próximo ano, será atualizado de acordo com a inflação. A atualização terá impacto direto em várias prestações sociais.
Assistência Social

AR debate projetos de apoio a cuidadores informais

A Assembleia da República discute, quinta-feira, cinco projetos de resolução, do CDS-PP, PCP, PS, PSD e BE, que propõem ao Governo medidas de apoio aos cuidadores informais e a criação do seu estatuto
Família

Abonos de família. Aumentos entre 2% e 3,5%

Os aumentos dos abonos de família e dos abonos de família pré-natal entraram em vigor, de acordo com portaria publicada em Diário da República, trazendo subidas que variam entre os 2% e os 3,5%.
Assistência Social

Governo cria apoio na qualificação de deficientes

O apoio financeiro à qualificação de deficientes será temporário e deverá ter o valor de 7,3 milhões de euros. O impacto deve recair em 125 entidades e 8 mil beneficiários.
Óbito

Presidente da associação SOL morre aos 69 anos

Teresa Gonçalves fundou a associação SOL, de apoio às crianças infetadas pelo virús da Sida e suas famílias, em 1993. O seu trabalho foi distinguido pela UNESCO pouco anos depois.
Segurança Social

Mais 672 idosos com complemento solidário

Mais 672 pessoas beneficiaram do Complemento Solidário para Idosos (CSI) em dezembro, face a novembro, segundo dados do Instituto da Segurança Social (ISS).
Assistência Social

CNIS: penalização fiscal para quem abandona idosos

Em vez da criminalização, o Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade defende a penalização fiscal de quem abandona os idosos nos hospitais. E realça que é "uma censura ao Estado".
Crise dos Refugiados

Mais dois refugiados chegam quinta-feira a Lisbo

O SEF revelou que vão chegar, na quinta-feira, mais dois refugiados a Portugal, provenientes da Grécia, ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados da União Europeia.
Refugiados

SEF: Refugiados terão autorização de residência

Ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados da União Europeia, Portugal recebeu, a 17 de dezembro, o primeiro grupo de 24 refugiados proveniente da Eritreia, Sudão, Iraque, Síria e Tunísia.
País

Segurança Social fechou 17 creches em 2015

Dezassete creches foram encerradas pelo Instituto da Segurança Social em 2015, mais sete do que em 2014, por falta de condições de salubridade, higiene e conforto..
Segurança Social

Aumentos do RSI e novos abono em vigor em março

O aumento do abono de família para crianças que vivem em famílias monoparentais e a reposição dos valores do Rendimento Social de Inserção (RSI) foram publicados em Diário da República, entrando em vigor a 1 de março.
Crise dos Refugiados

Segundo grupo de 14 refugiados chegou a Portugal

Esta sexta-feira chegaram 24 refugiados a Portugal, que vão ser distribuídos nos distritos de Leiria, Lisboa e Porto. O segundo grupo chegou às 20h00 a Lisboa.
Crise dos Refugiados

Refugiados. Portugal "participa ativamente"

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, disse que Portugal "participa ativamente" no Programa de Relocalização de Refugiados na União Europeia, reafirmando a disponibilidade do país receber cerca de 4.500 que se encontram nos centros de acolhimento de Itália e Grécia.
Crise dos Refugiados

Primeiro grupo de refugiados já está em Portugal

Os primeiros dez refugiados recolocados em Portugal ao abrigo do programa da União Europeia chegou às 13h35 ao aeroporto da Portela, em Lisboa.
Crise dos Refugiados

Primeiros 24 refugiados chegam hoje a Portugal

Os 24 refugiados chegam a Portugal divididos em dois grupos: o primeiro, vindo de Itália, aterra no aeroporto de Lisboa às 13h45 e o segundo, da Grécia, às 20h00.
Crise dos Refugiados

Primeiros refugiados são sobretudo casais

Os 24 refugiados que chegam na quinta-feira a Portugal são sobretudo casais, alguns dos quais acompanhados por filhos menores, disse a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.
País

Portugal contraria regras da ONU sobre deficientes

As pessoas com uma deficiência intelectual ou psicossocial, surdez-mudez ou cegueira podem ser impedidas, em Portugal de votar, casar ou gerir bens.
Crise dos Refugiados

Crianças e bebés que chegam à Grécia impressionam

As más condições com que crianças e bebés chegam à costa grega tem chocado a equipa da Polícia Marítima em missão na ilha Lesbos, que deixou de dar prioridade ao controlo das fronteiras para salvar os refugiados em perigo.
Crise dos Refugiados

Portugal pronto para receber já 100 refugiados

O secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, disse, em Bruxelas, que Portugal tem "disponibilidade imediata" para receber cerca de uma centena de refugiados.
Crise dos Refugiados

Ali, o refugiado que trocou Alemanha por Portugal

A ideia era ficar com o irmão, a viver na Alemanha. Mas a promessa de uma vida melhor fez com que Ali alterasse a rota e andasse outros milhares quilómetros com destino a Portugal.
Crise dos Refugiados

Primeiro grupo de refugiados chega no final do mês

O primeiro grupo de refugiados, composto por 30 pessoas, deve chegar a Portugal no final de novembro, disse o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Crise dos Refugiados

Condições para acolher 3 mil refugiados

Portugal já está em condições de receber 3 mil refugiados, garantiu o Alto-comissário para as Migrações, segundo o qual há 63 municípios, dos 18 distritos e ilhas, disponíveis e preparados para os acolher.
Cultura

Chapitô representa escolas de circo da Europa

1.397
O Chapitô usa as artes circenses na integração de jovens em situação de risco e foi escolhido para representar as escolas de circo da Europa numa sessão da Comissão Europeia sobre educação inclusiva.
Imigrantes

Centro em Benfica ajudou este ano 4.000 imigrantes

Um centro em Benfica ajudou este ano cerca de 4.000 imigrantes a legalizarem diversas situações em Portugal e está agora disponível para ajudar os refugiados que Lisboa vai receber.
Crise dos Refugiados

30 refugiados chegam na primeira quinzena de outubro

Portugal vai receber 30 refugiados durante a primeira quinzena de outubro a pedido da Comissão Europeia, revelou o ministro Poiares Maduro, que adiantou que este grupo vem de Itália.
Assistência Social

Mais de 500 idosos em risco 

251
Mais de 500 idosos em situação de risco foram sinalizados este ano pela GNR a instituições locais para receberem apoio social e médico.
Sociedade

Concerto para apoio aos refugiados no Porto

Casa da Música vai realizar um concerto solidário para apoiar os refugiados do Médio Oriente e do Norte de África, no domingo. A receita vai ser entregue à Comissão Portuguesa para os Refugiados.
15 questões eleitorais

O país é mais desigual? Precisamos de mais apoios?

A crise atingiu em cheio alguns setores da sociedade, mas quais? Será que Portugal está mais desigual? E há espaço para mais apoios sociais ou basta usar os que temos? O que propõem os partidos?
Assistência Social

Campanha da Cáritas beneficiará 38 mil crianças

A iniciativa da Cáritas, que decorreu em setembro, permitiu angariar mais de 500 mil euros em material escolar, que irão beneficiar aproximadamente 38 mil crianças.
PS

O Centeno tem razão. O PS terá coragem?

155
Curiosamente, é quando batem mais no PS que eu acho que o PS tem mais razão. Melhor dizendo, quando Centeno tem mais razão. Mas terá o PS coragem para o dizer?
País

Portugal cai no ranking do bem-estar dos idosos

Portugal está na cauda da Europa Ocidental no bem-estar social e económico das pessoas com 60 ou mais anos de idade, só à frente de Malta e Grécia. A nível mundial e 38.º entre 96 países estudados.
Solidariedade

De bicicleta do Big Ben já com os Clérigos à vista

Dois irmãos concluem sábado uma viagem de bicicleta de 2.300 quilómetros entre o Big Ben, Londres, e a Torre dos Clérigos, Porto. Tudo para ajudar duas instituições de apoio a crianças hospitalizadas.
Justiça

Abandono de idosos passa a ser crime

1.408
A Estratégia Para o Idoso, que prevê a repressão de todas as formas de violência, abuso, exploração ou discriminação e a criminalização do abandono de idosos, foi aprovada em Conselho de Ministros.
Universidades

Alojamento em troca de apoio a estudantes

Em seis anos de existência, o projeto de solidariedade Lado a Lado, em Coimbra, já ajudou 27 estudantes, que receberam alojamento gratuito dando em troca companhia e apoio a idosos que vivem sozinhos na cidade.
Pobreza

Cantinas sociais serviram 48 mil refeições por dia

Nos primeiros seis meses deste ano foram servidas quase tantas refeições quanto nos 12 meses do ano passado. A maioria das cantinas está localizada no distrito de Lisboa, seguindo-se Santarém.
Legislativas 2015

Plafonamento.PS diz que Segurança Social perde 17%

O secretário-geral do PS acusou esta noite a coligação PSD/CDS de pretender "privatizar" a Segurança Social, ao introduzir no seu programa eleitoral uma proposta de plafonamento.
Professores

Professores de Braga isentos de reembolsos 

O presidente da CMB anunciou a revogação das declarações de remunerações passadas pela autarquia, como a solução encontrada para evitar que os professores tenham de reembolsar a Segurança Social.
Segurança Social

Licença para ser ama custa 110 euros

O exercício da profissão de ama vai passar a exigir o pagamento de 110 euros pela emissão de autorização, o que merece críticas por parte da associação profissional.
PS

Costa "empurra" para sistemas privados de reformas

Mota Soares acusou António Costa de estar a "empurrar as pessoas para os sistemas privados" de reformas. Costa afirmou que poderia haver um desagravamento temporário das contribuições para o Estado.
Emprego

Economia social recorre às políticas de emprego

Quase 10% dos colaboradores das organizações da economia social são recrutados com recurso às políticas ativas de emprego.
Crianças

Linha da Criança recebeu 701 telefonemas em 2014

Mais de 700 pessoas ligaram, em 2014, para a Linha da Criança, do provedor de Justiça, um aumento de 20% em relação a 2013.
País

IPSS: Um quinto dos utentes passou fome

Uma em cada cinco pessoas que recorreram a instituições de solidariedade social no ano passado diz ter passado fome "alguns dias por semana". Mesmo assim a situação melhorou bastante face a 2012.
Animais

Hospital Veterinário Solidário pronto, mas fechado

O Hospital Veterinário Solidário da associação SOS Animal, no Bairro da Horta Nova, em Lisboa, está pronto e totalmente equipado desde setembro do ano passado, mas continua de portas fechadas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)