Já são conhecidos os vencedores dos Óscares da imprensa de 2015 e o principal galardoado foi… o jornal norte-americano The New York Times, que recebeu três prémios nesta 99.ª edição dos Prémios Pulitzer. Os resultados foram anunciados esta segunda-feira, em Nova Iorque.

O jornal foi destacado na categoria de Jornalismo de Investigação – o prémio mais prestigiante – pelo trabalho do jornalista Eric Lipton, que retratou como os lobbies podem desequilibrar a justiça a favor dos mais ricos e influentes, através da pressão exercida junto dos líderes do Congresso e da Procuradoria. E além deste prémio, a redação recebeu ainda o prémio de Cobertura Internacional pelo acompanhamento feito à epidemia do ébola na África Ocidental. Este mesmo assunto valeu ainda o prémio de Fotografia para o freelancer Daniel Berehulak, num trabalho publicado também neste jornal.

Além de Eric Lipton, o Pulitzer de Jornalismo de Investigação foi também atribuído à redação do jornal The Wall Street Journal pelo trabalho ‘Medicare Unmasked’, que revelou práticas e condutas das seguradoras de saúde norte-americanas. O Pulitzer de Serviço Público foi atribuído ao jornal The Post and Courier, de Charleston, na Carolina do Sul, por um artigo sobre a violência doméstica contra as mulheres.

Ao todo são 14 as categorias dos prémios em jornalismo, sendo que numa delas houve dois vencedores, como já acima foi referido (Prémio Jornalismo de Investigação). A par destes prémios de excelência para a imprensa, os prestigiados Pulitzer são ainda atribuídos nas artes, em sete categorias diferentes. Entre estes últimos prémios, destaque para o galardão do livro de ficção que foi para o ‘All the Light We Cannot See’, de Anthony Doerr, para o de poesia que foi entregue a Gregory Pardlo, com ‘Digest’, o de drama para Stephen Adly Guirgis, com ‘Between Riverside and Crazy’, e o de biografia para David I. Kertzer, com ‘The Pope and Mussolini’. Julia Wolfe venceu o Pulitzer na música com ‘Anthracite Fields’.

ŠTodos os anos dão entrada na corrida pelos Prémios Pulitzer mais de 2.500 trabalhos para as 21 categorias. Só no que diz respeito às 14 categorias de jornalismo foram apresentados, este ano, 1.191 trabalhos, mais 59 do que no ano anterior.

Os vencedores dos Pulitzer recebem 10 mil dólares, o equivalente a 9.248 euros, à conversão atual.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR