Os lucros em termos de vendas da rede de restaurantes de fast food Mc’Donalds caíram 33% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao período homólogo no ano passado, o que representa um resultado total de 756,5 milhões de euros. Esta é a conclusão do relatório financeiro divulgado esta quarta-feira pela empresa americana, segundo avança a revista Fortune. O documento também revela que as receitas da companhia no período de janeiro a março deste ano foram de 5,53 milhões de euros, uma redução de 11% em relação ao mesmo período em 2014.

De acordo com o jornal El Pais, a queda nos lucros da Mc’Donalds pode ter duas explicações. Nos Estados Unidos, o seu mercado doméstico e fonte das principais receitas, a queda foi de 2,6% em comparação ao ano passado, impulsionada pela desvalorização do dólar e pelo sucesso moderado das mudanças no menu e nas campanhas publicitárias da empresa.

No mercado global, a queda foi de 2,3% explicada pelas dificuldades em países como Japão e China. As vendas na Europa não sofreram grandes variações, com uma tendência ligeiramente negativa em França e Rússia.

Estes são os primeiros resultados apresentados pela Mc’Donalds desde que Steve Easterbrook se tornou presidente e diretor executivo da empresa em março deste ano. Durante a apresentação dos resultados, citado pelo El País, Easterbrook assumiu que a companhia deve “atuar rapidamente e enfrentar as mudanças na tendência dos consumidores, se realmente quer ser competitiva num mercado com novos atores”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Algumas mudanças já estão em marcha, como a ampliação de menus, redução do recurso a antibióticos nos frangos e a elevação do salário mínimo dos empregados. Conforme avança a Fortune, a empresa também fechou 350 restaurantes com baixo desempenho de vendas no Japão, China e Estados Unidos como parte do seu plano para impulsionar os lucros nestes países.

Easterbrook vai anunciar um pacote de medidas a 4 de maio com o objetivo de melhorar o desempenho da empresa e acalmar os investidores. O anúncio agradou ao mercado e as ações da McDonald’s subiram 3,1% na bolsa americana na terça-feira.