Ciência

Pavilhão do Conhecimento homenageia Mariano Gago

102

Este domingo, durante um evento dedicado aos 30 anos de Portugal no CERN, o Pavilhão do Conhecimento vai atribuir o nome do investigador e ex-ministro da Ciência, Mariano Gago, ao auditório.

O programa Ciência Viva foi criado por Mariano Gago

Paulo Spranger / Global Imagens

Este domingo à tarde, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, dedicará um evento à celebração dos 30 anos da adesão de Portugal ao CERN (Laboratório Europeu para a Investigação Nuclear). A sessão contará com um momento dedicado à memória de Mariano Gago, impulsionador dessa adesão, fundador e presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (Lip) e fundador da Ciência Viva.

“José Mariano Gago empenhou-se pessoalmente na preparação desta celebração, trabalhando no programa até ao fim”, refere o comunicado de imprensa da instituição. O Pavilhão do Conhecimento escolhe este momento para atribuir o nome de Mariano Gago ao auditório onde decorrerá o evento.

Mariano Gago licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, em 1971, e doutorou-se em Física na Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris, em 1976. Trabalhou no CERN, um laboratório onde se estudam os constituintes mais básicos da matéria – as partículas fundamentais – com o objetivo de conhecer a estrutura do universo.

Quando chegou a Portugal, em 1981, “era o único doutorado experimental de física de partículas” no país, lembra Mário Pimenta, investigador no Lip. Nessa altura negociou o primeiro acordo de Portugal com o CERN e em 1985 negociou a adesão de Portugal ao CERN, era Jaime Gama ministro dos Negócios Estrangeiros. Em 1986 fundou o Lip e pela mesma altura, e até 1989, foi presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT). Foi ministro da Ciência entre 1995 e 2002 e entre 2005 e 2011.

No auditório do Pavilhão do Conhecimento, será apresentada, pelas 15 horas, a estreia nacional do documentário “Particle Fever”, do realizador Mark Levinson, sobre o CERN, o arranque do acelerador LHC e a procura e descoberta do bosão de Higgs. Os investigadores João Varela, Patrícia Conde Muíño, Augusto Barroso, Jorge Romão e Gaspar Barreira, director do Lip e delegado de Portugal no conselho do CERN estarão disponíveis para responder a perguntas. A celebração oficial da adesão de Portugal ao CERN terá lugar às 17h30. A homenagem a Mariano Gago decorre depois disso.

A participação no evento é gratuita, mas está sujeita a inscrição (aqui).

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: vnovais@observador.pt
Conflitos

Mediterrâneo

Luis Teixeira

Huntington defendeu, como Braudel, que a realidade de longa duração das civilizações se sobrepõe a outras realidades, incluindo os Estados-nação em que se supôs que a nova ordem mundial iria assentar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)