Há um novo recorde mundial para a resolução mais rápida do Cubo de Rubik. Collin Burns, um adolescente norte-americano de 17 anos, conseguiu resolver o “quebra-cabeças” em 5,253 segundos numa competição mundial este fim de semana na cidade de Doylestown, Pennsylvania (nos Estados Unidos), escreve o The Verge. Collin foi 0,3 segundos mais rápido que o anterior recordista, o holandês Mats Valk, que em 2013 consegui resolver o cubo em 5,55 segundos..

O recorde foi batido na competição oficial da World Cube Association. O cubo, do formato tradicional 3x3x3, tinha sido baralhado pela organização da competição antes de cair nas mãos de Collin. Todo o processo foi sujeito à regulação da associação que confirmou que todas as regras foram devidamente cumpridas.

Contudo, o autor da resolução mais rápida de um Cubo de Rubik é um robô feito de Lego. Com uma destreza ainda não alcançável por humanos, a máquina bateu o recorde para a montagem mais rápida de sempre, tendo resolvido o cubo em 3,253 segundos no ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR