Da próxima vez que for à casa de banho vai pensar duas vezes antes de abrir ou correr a porta destinada ao público feminino. Isto porque o símbolo comummente associado às senhoras pode, afinal, ter outra conotação do que aquela mais óbvia. Essa é, pelo menos, a ideia de uma nova campanha de sensibilização que quer convidar todas as pessoas a alterar a maneira como se olha para as mulheres.

Nunca foi um vestido, antes uma capa. Descompliquemos: substitua o vestido triangular associado ao símbolo da casa de banho destinada às mulheres por uma capa à super-herói. Agora, adicione à recém-descoberta vestimenta os tons azul e encarnado. É provável que tenha imaginado algo semelhante a isto:

https://twitter.com/Lieke2208/status/594482635327537152

A campanha batizada It Was Never a Dress (e com a hashtag correspondente a circular no Twitter) é da responsabilidade de Tania Katan, da empresa de software Axosoft. A ideia surgiu no contexto da conferência Girls in Tech, realizada em Phoenix no final do mês de abril, quando Katan ficou encarregue de desenhar um símbolo que correspondesse à emancipação das mulheres no mundo das tecnologias.

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“Pensei que, talvez, estivéssemos sempre a vê-la por trás [à mulher retratada no símbolo] e só quando a voltamos ao contrário é que percebemos que é uma super-heroína… E ela esteve ali o tempo todo. Isso mudou a minha perceção e agora, quando vejo símbolos comuns, já não consigo olhar para eles da mesma forma”, contou Tania Katan ao site Mashable.

“It Was Never a Dress é um convite para mudar perceções e suposições sobre as mulheres e os gestos audazes, sensíveis e poderosos que elas fazem todos os dias. Na ciência, tecnologia, arte, matemática, política, nas ruas e nas nossas casas, mulheres perspicazes são muitas vezes ignoradas”, lê-se na página da iniciativa.

Este é também um convite para começar debates e partilhar histórias sobre como o papel do sexo feminino tem mudado ao longo do tempo e de como as mentalidades precisam de acompanhar essa evolução. Uma coisa é certa: as redes sociais estão a render-se ao conceito.