O judoca português Jorge Fonseca conquistou hoje a medalha de bronze na categoria -100 kg do Grand Slam de Baku, ao vencer o azeri Elkhan Mammadov, oito do ‘ranking’ campeão mundial em 2013.

O atleta do Sporting, 26.º da hierarquia mundial, conseguiu a melhor prestação da sua carreira, depois de ter conseguido bronzes nos Grande Prémio de Zagreb em 2014 e 2015, este há uma semana, e um triunfo no Open Europeu de Lisboa.

Depois do bronze no Grand Prix de Zagreb na semana passada, Jorge Fonseca iniciou a sua participação com um triunfo por ippon sobre o azeri Jalil Shukurov, batendo depois o estónio Grigori Minaskin, por wazari.

O atleta do Sporting garantiu a presença nas meias-finais ao derrotar o egípcio Ramadan Darwish, por waza-ari, falhando o acesso à final ao permitir um ippon ao azeri Elmar Gasimov, segundo do ‘ranking’ mundial, a 12 segundos do final de um combate que liderava.

No combate de atribuição da medalha de bronze, Jorge Fonseca ganhou graças a uma penalização a Mammadov, que ainda conseguiu um golpe pontuável, mas já depois dos cinco minutos regulamentares.

Menos feliz em Baku foi Yahima Ramirez, que ficou isenta na primeira ronda, mas foi eliminada logo no primeiro combate pela norte-americana Kayla Harrison, que viria a conquistar a medalha de bronze nos -78kg.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR