O antigo ministro da Saúde Luís Filipe Pereira comparece hoje na Assembleia da República para uma audição em sede de comissão parlamentar dado que o seu nome foi proposto pelo PSD para presidente do Conselho Económico e Social (CES).

Luís Filipe Pereira vai ser ouvido em simultâneo pelos deputados das comissões parlamentares de Trabalho e de Economia. A eleição do presidente do Conselho Económico e Social pelo parlamento exige uma maioria de dois terços e está marcada para sexta-feira.

O mandato do presidente do CES tem a duração da legislatura da Assembleia da República pelo que o novo titular do cargo assumirá funções durante cerca de cinco meses.

O futuro presidente do CES vai substituir Silva Peneda, que no início do mês foi para Bruxelas como conselheiro especial do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.

Entretanto, as funções de Silva Peneda têm sido asseguradas interinamente pelo presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos, que é um dos quatro vice-presidentes do CES.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR