As autoridades de Hannover ordenaram a retirada de 31.000 pessoas das suas habitações para desativar uma bomba de 250 quilos da Segunda Guerra Mundial, numa das maiores operações do género registadas na Alemanha.

Segundo informações das autoridades, a bomba permaneceu oculta durante mais de 70 anos nos terrenos de uma escola e foi descoberta durante obras na zona.

Perante o estado do engenho, os técnicos recomendaram a sua urgente desativação, tendo sido de imediato ordenada a retirada das populações que habitam esta área num raio de um quilómetro quadrado, operação iniciada no final da tarde.

As pessoas que não possuam um alojamento alternativo em casa de familiares ou amigos poderão passar a noite num pavilhão preparado para os acolher, informou a câmara municipal.

De acordo com os media locais, já foram colocados diversos contentores em redor do local onde se encontrou a bomba para limitar a onda expansiva, e em caso de explosão do artefacto.

Esta foi uma das maiores operações de retirada de populações para desativar bombas, apesar de não ter atingido a dimensão registada em Koblenz (centro-oeste), onde em 2011 foram deslocadas 45.000 pessoas das suas casas como medida de segurança após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hannover foi alvo de numerosos bombardeamentos aliados durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido lançadas mais de um milhão de bombas sobre a cidade.

Apenas na madrugada de 9 de outubro de 1943 calcula-se que caíram sobre Hannover 261.000 projéteis, que provocaram 1245 mortos e deixaram 250.000 pessoas desalojadas.