Produtividade e diversão. Esta é a promessa do Windows 10, que vai estar disponível a partir de 29 de julho em 190 países. Para os utilizadores da versão Windows 7 e Windows 8.1, este sistema vai ser gratuito e vai estar disponível em todos os dispositivos (computador, tablet e smartphone).

De acordo com o comunicado de imprensa espera-se que o Windows 10 traga uma “experiência pessoal e natural”. Embora mais familiar, esta versão traz algumas inovações e atualizações de segurança: “Windows 10 começa a realizar a nossa visão de computação mais pessoal”, onde o respeito pela informação é baseada numa relação de confiança com o cliente.

O menu de iniciação volta ao formato clássico, mas com um acesso facilitado aos ficheiros e aplicações. Tudo em prol de uma experiência mais rápida e plena. Quanto à segurança, esta vai ser garantida pelo Windows Defender.

A Microsoft lança também o primeiro assistente pessoal digital do mundo: chama-se Cortana e evolui à medida que absorve e processa as preferências individuais dos utilizadores. Desta forma, a empresa otimiza a resposta ao fornecer recomendações relevantes e acesso mais rápido à informação. E para isso conta com Microsoft Edge, o novo navegador da marca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A segurança também é mantida através do Windows Hello, a funcionalidade que apenas permite o acesso ao computador através de uma autenticação biométrica, mais célere e segura.

Os programas incluídos no Office – Word, PowerPoint, Excel, Outlook e OneNote – foram atualizados: os documentos podem ser editados com maior facilidade, as apresentações tornaram-se mais intuitivas e os gráficos do Excel podem ser alterados através do toque.

Esta é, aliás, uma meta que a Microsoft alcança: uma experiência intimista e mais sensorial, que dispensa os ratos e os teclados.

O lazer também não foi esquecido pela empresa americana: através do #Xbox Live Gaming, os computadores portáteis com Windows 10 podem criar uma rede de comunicação com os utilizadores do Xbox One. Os jogos desenvolvidos para o Direct X 12 também contam com grafismos melhorados, maior rapidez e eficiência na utilização.