Imagine que tem um texto de última hora para escrever, mas não tem o computador consigo. Será que o faria no tablet? Ou no smartphone? De facto, escrever em dispositivos móveis touchscreen pode ser cansativo e desconfortável, principalmente se forem textos demasiado longos.

Para situações como essas, a Rapoo desenvolveu o E6350, um teclado portátil e sem fios, que se conecta a qualquer dispositivo com tecnologia bluetooth. É compatível com todos os dispositivos que testámos, tais como computadores Mac OS e Windows, ou dispositivos iOS e Android, sejam tablets ou smartphones.

A versão que nos foi cedida para teste não é a comercializada em Portugal. Experimentámos a versão com configuração inglesa, mas constatámos que a introdução de caracteres especiais funciona. Ainda assim, o correto funcionamento do E6350 depende muito das configurações de teclado escolhidas no próprio computador, tablet ou telemóvel.

Conectar o E6350 a qualquer aparelho é simples. Liga-se, carrega-se no “connect” — ambos os botões estão na parte de trás do teclado — e espera-se que o nosso aparelho o localize. Depois, basta emparelhar os dispositivos. Para isso, é-nos dado um código que temos de digitar no teclado, a fim de confirmar o emparelhamento. Prime-se “enter” e a ligação fica estabelecida. Para conectar a um dispositivo diferente basta carregar novamente em “connect” e repetir o processo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Rapoo E6350 funciona com uma bateria de lítio que pode ser recarregada na totalidade em poucas horas, através de um cabo microUSB — USB. Mas não terá de o fazer muitas vezes. A autonomia do teclado pode chegar aos dois meses.

Apesar de projetado para ser compatível com a esmagadora maioria dos dispositivos, alguns dos botões que desempenham funções específicas foram desenhados a pensar no sistema operativo Windows. O E6350 não tem, por exemplo, a tecla command, necessária para operar um Mac. Antes, possui a tecla “Windows”, que serve, por exemplo, para abrir o menu “Iniciar” num computador com esse sistema operativo.

Ainda assim, o funcionamento de algumas das teclas function é transversal à maioria dos dispositivos. Por exemplo, os controlos de reprodução (teclas “anterior”, “play-pause” e “próximo”) funcionam em todos os sistemas, tal como os controlos de volume. A tecla de “Início” desempenha funções diferentes nos vários aparelhos: pode abrir uma nova tab no browser, ir para a homepage ou, em smartphones Android, regressar à página principal de widgets. Já a tecla de busca — tal como a de “Início” — não funciona em Mac, mas em Windows e Android inicia uma pesquisa no aparelho.

O E6350 tem 5 mm de espessura. Fotografia: Observador

Outra particularidade interessante deste teclado é a espessura. Tem apenas 5 mm, com a parte traseira fabricada em alumínio. Assenta sobre quatro apoios de borracha e adere facilmente a qualquer superfície. Quanto à portabilidade, o E6350 não é propriamente um dispositivo que se transporte no bolso. Tem 23 centímetros de comprimento por dez de largura. Mas as teclas, apesar de pequenas, são funcionais.

O E6350 é distribuído pela Hama Portugal e tem um PVP recomendado de 40€.

(Editado por Diogo Queiroz de Andrade)