Começa esta quinta-feira a quarta edição do NOS Primavera Sound, no Porto. O primo português do Primavera Sound de Barcelona (que celebrou este ano o 15º aniversário) é, desde a primeira edição, um dos maiores festivais de música nacionais, um evento que cresce a cada ano. Em 2014, passaram pelo Parque da Cidade 75 mil pessoas e, este ano, espera-se uma enchente ainda maior: 27 mil pessoas por dia (média). Ainda há bilhetes diários e passes para os três do festival.

A dimensão e importância do evento não se mede apenas pelos números, mas também pelo grau de satisfação dos visitantes. Todos (ou quase todos) sabem ao que vão, é a música o grande argumento que move os fãs e curiosos, que encontram no NOS Primavera Sound o palco para ver e ouvir, em excelentes condições, os artistas que percorrem os quatro palcos do recinto.

O cartaz segue o trilho do congénere de Barcelona, mas o Parque da Cidade oferece outras atrações. Por um lado, o cenário verde à beira mar e por outro, uma dimensão mais reduzida proporciona ao público a possibilidade de acompanhar com maior proximidade os espetáculos que decorrem nos diferentes palcos. Ou seja, a oferta musical é mais reduzida mas mais fácil de seguir e as distâncias entre os palcos são mais curtas, apesar do terreno acidentado.

Além disso, a região do grande Porto, uma das cidades europeias mais atrativas para os turistas. No ano passado testemunhámos que muitos dos estrangeiros ali presentes aproveitaram o festival como pretexto para conhecer a cidade e região, um movimento de turistas que, segundo dados do ISAG (Instituto Superior de Administração e Gestão — European Business School), terá deixado na economia local cerca de 18 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para ajudar os turistas nacionais e estrangeiros (30%), preparámos um guia para a cidade em três línguas (português, espanhol e inglês). No total, 91% dos visitantes não residem na área metropolitana do Porto. Além das sugestões sobre o que fazer enquanto a música não arranca, ao longo do último mês demos destaque aos artistas que fazem parte do alinhamento da edição deste ano — consulte o tópico NOS Primavera Sound 2015.

Patti Smith, Interpol, FKA twigs, Death Cab for Cutie, Underworld, Einstürzende Neubauten, The Replacements e Antony and the Johnsons estão entre os artistas em destaque, e para os quais desenvolvemos artigos de fundo. A presença portuguesa no alinhamento é escassa mas mereceu um sublinhado. E de caminho, ainda entrevistámos o Manel Cruz, um artista a jogar em casa.

Sugerimos que utilize a aplicação oficial para smartphone (Android e iOS) para seguir e organizar o “seu” cartaz. Lá encontra também notícias e uma secção chamada “Boleias”, através da qual pode agilizar a deslocação para o Parque da Cidade.

Este ano não vai chover. A previsão meteorológica aponta para três dias com sol e temperaturas amenas durante o dia, mas as noites ainda vão estar frias, especialmente ali, junto ao mar. Mas não se deixe enganar pela brisa húmida, leve consigo o protetor solar, o índice UV vai estar muito alto. Vista roupa e calçado confortável e mantenha-se hidratado. Se leva crianças, fique a saber que encontra no recinto uma área dedicada onde pode guardar carrinhos de bebé, trocar fraldas, preparar refeições ou simplesmente descansar e brincar. A organização disponibiliza ainda proteções para os ouvidos dos mais pequenos.

A partir desta quinta-feira e ao longo dos três dias do festival, vamos dando notícias através das redes sociais — a etiqueta oficial do evento (hashtag) é #nosprimaverasound, siga-nos. Pela manhã do dia seguinte, apresentaremos os momentos fundamentais da quarta edição do NOS Primavera Sound.