Todos os anos, o Google publica as questões que mais foram procuradas na Internet. E a beleza não fica esquecida. Quantas vezes devemos lavar o cabelo, o que é um BB Cream, como disfarçar as olheiras ou como lavar os pincéis de maquilhagem (que já respondemos neste artigo) são algumas das perguntas que as mulheres, por esse mundo fora, incluindo Portugal, têm pesquisado sem parar. Se volta e meia dá por si a googlar as suas dúvidas, reunimos estas e outras perguntas num só artigo que pode, e deve, tornar-se o seu manual de beauté.

Como fazer uma limpeza de rosto?

Esta pergunta mostra-nos que ainda há mulheres que não sabem como limpar o rosto (e de certeza que não leram o nosso artigo sobre limpeza) — um dos passos mais importantes na rotina de beleza. Se usa diariamente sombras e máscaras, comece a sua limpeza pelos olhos com um desmaquilhante próprio, porque são menos agressivos e limpam essa zona sem necessidade de esfregar (também já há águas micelares próprias para olhos). Depois, passe então para o rosto e pode usar desmaquilhante, leite, gel de limpeza ou água micelar. Qualquer um destes produtos vai retirar as impurezas que se acumularam na pele durante o dia e remover a maquilhagem. No fim, passe um tónico para repor o pH da pele ou, na sua ausência, passe o rosto por água. Só então a sua pele está preparada e apta para receber os cuidados noturnos, com cremes, hidratantes ou séruns.

Como fazer os olhos parecerem maiores?

Os olhos de gata são, provavelmente, a tendência de maquilhagem que mais salta de estação em estação, muito graças ao nosso amor eterno por olhos felinos. E há truques simples que nos podem ajudar nesta missão: em vez de pintar a linha de água com lápis preto (o que a maioria das mulheres faz), trace com rosa-creme ou branco porque vai ampliar imediatamente o olhar. Não faça riscas grossas com eyeliner ou lápis ao redor dos olhos, opte por linhas finas sempre do meio para o canto externo. Usar duas tonalidades de sombras também ajuda a criar uma ilusão de óptica de olhos maiores e mais afastados. Use a sombra mais escura no canto externo dos olhos e a mais clara no centro e canto interno.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como fazer os dentes parecerem mais brancos?

Não vamos falar de branqueadores dentários mas sim de batons que ajudam a criar uma ilusão óptica de dentes mais brancos. E o truque está no pigmento contido no batom. Cores frias e pigmentos azulados são basicamente o segredo —  na paleta de cores, o azul é o oposto ao laranja/amarelo, daí que neutraliza o amarelado dos dentes, dando a ilusão de um sorriso mais brilhante. Os tons que têm pigmentos azuis e frios são os vermelhos abertos e profundos, os rosas berry, os tons de cereja, vinho, os rosa arroxeados e os nude da cor dos lábios. Fuja dos laranjas, dos vermelhos com fundo alaranjado, dos corais, dos violetas, batons com muito brilho e tons néon. Atenção que isto não funciona em dentes amarelos ou manchados. Este é apenas um truque que ajuda a realçar os dentes.

LONDON, ENGLAND - SEPTEMBER 13:  Lipstick detail during London Fashion Week Spring Summer 2015 at  on September 13, 2014 in London, England.  (Photo by Miles Willis/Getty Images)

Foto: Miles Willis/Getty Images

O que é um BB Cream?

Para quem ainda tem dúvidas, os BB Cream são cremes  multifunções com cor (como as bases), que uniformizam, iluminam, disfarçam os poros, têm ação hidratante, fator de proteção solar e ajudam a controlar a oleosidade. Alguns já têm componentes de tratamento, como vitaminas e antioxidantes. Por terem ingredientes que hidratam a pele, podem ser usados sobre a pele “nua” e são uma boa solução para quem quer um toque de cor mas não gosta de usar bases.

Quantas vezes devemos lavar o cabelo?

Regra geral, o cabelo mais fino tende a ficar oleoso mais rápido, enquanto o cabelo seco ou grosso pode durar muito mais tempo antes de mostrar sinais de estar sujo. Assim, quem tem cabelo fino vai eventualmente precisar de o lavar diariamente ou dia sim, dia não. E quem tem cabelo grosso ou seco, pode lavar a cada dois dias ou uma a duas vezes por semana. No entanto, esta regra não é fixa. Quem utiliza sprays fixadores de penteados ou gel, por exemplo, vai precisar de o lavar diariamente ou sempre que aplicar estes produtos. E quem pratica desportos ou atividades ao ar livre também deve lavar o cabelo sempre que os praticar.

Como depilar as sobrancelhas?

Se ainda não se rendeu à depilação com linha e continua a usar a velhinha pinça em casa, não cometa desastres. Comece por escovar os pelos na direcção do seu crescimento para perceber os que estão a mais. Na hora de arrancar com a pinça, lembre-se que os pelos devem ser retirados da parte inferior da sobrancelha e nunca na parte superior (para não quebrar o arco da sobrancelha). Escove para cima e corte, com uma tesoura, as pontas maiores — pelos cortados não se despenteiam tão facilmente. Lembre-se que a pinça serve apenas para tirar o excesso de pelos que saem da linha da sobrancelha e nunca para definir (as sombras e os lápis próprios ajudam nesta missão). E porque as tendências ditam sobrancelhas naturais, retire apenas o excesso e não tente criar uma forma que a sua sobrancelha não tem.

Como acabar com os papos debaixo dos olhos?

Talvez isto não seja o que estava à espera de ouvir mas não existem fórmulas milagrosas que acabem com os papos debaixo dos olhos que, normalmente, são provocados pelo envelhecimento, tabaco, stress, cansaço, poucas horas de sono, má alimentação… Trata-se de uma zona em que a pele é três vezes mais fina que no resto do rosto e, por isso, também mais vulnerável aos danos precoces. No entanto, já existem cosméticos com ativos refrescantes, antioxidantes, vasoconstritores ou calmantes, que podem ajudar a melhorar drasticamente a sua aparência e minimizar o volume.

O que são sardas?

Ao contrário do que muita gente pensa, ninguém nasce com sardas — são um efeito visível da exposição ao sol em que a melanina (cuja função é proteger-nos de queimaduras solares e, em resultado, nos bronzeia) se aglomera e forma um ponto de cor, chamado de sarda. Isto significa que as sardas são basicamente queimaduras que surgem de uma proteção solar inadequada em pessoas cuja pele não tem capacidade de aguentar o sol e são uma forma de envelhecimento. Se tem sardas, sim, a sua pele é mais sensível e precisa de protector solar diariamente para a ajudar a defender-se das radiações.

Como disfarçar olheiras?

O corretor é a arma perfeita. Mas há que seguir algumas dicas: deve ser do mesmo tom da base, não se deve espalhar mas sim aplicar com leves batidas com as pontas dos dedos; deve ser usado também no canto interno dos olhos e na pálpebra superior; deve-se adequar à pele — os produtos mais líquidos funcionam bem em quem tem olheiras menos acentuadas e também em peles maduras onde não se quer evidenciar as linhas de expressão, enquanto os cremosos ou em stick fazem uma maior cobertura e são aconselhados para olheiras mais profundas — e, caso prefira os corretores coloridos, deve-se ter em conta que o amarelo disfarça as olheiras arroxeadas, o verde as manchas vermelhas e o coral as olheiras avermelhadas ou castanhas. Última dica: no fim, finalize com a base e o pó facial.

Há problema em misturar marcas e gamas diferentes de cosméticos?

Embora muitas mulheres não usem gamas completas de produtos, a verdade é que as marcas criam gamas exatamente porque os ativos se complementam uns aos outros. Assim, se estiver a fazer um tratamento, opte por não misturar marcas diferentes porque um produto pode anular o efeito de outro ou provocar alguma reacção. Mas não há problema em usar, por exemplo, um gel de limpeza de uma marca e um hidratante de outra.