As dimensões da bagagem de mão nas viagens aéreas podem vir a ser reduzidas. As alterações têm o objetivo de “otimizar a colocação do equipamento de mão, tendo em conta os diferentes tamanhos existentes e os diferentes regulamentos de cada companhia aérea”, escreve o El País. A medida foi proposta pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), da qual fazem parte as principais empresas de transporte aéreo de todo o mundo.

A proposta visa reduzir o tamanho da bagagem de mão em cerca de 38%. As medidas atuais correspondem a 56 x 45 x 25 centímetros, e as novas medidas seriam de 55 x 35 x 20 centímetros. A serem adotadas, as novas regras vão aplicar-se a companhias regulares e também a empresas low-cost. Mas note-se que a Easyjet e a Ryanair não pertencem à IATA.

Segundo a associação, as alterações irão permitir que todos os passageiros consigam levar a bordo uma mala de mão, em todos os voos de 120 passageiros ou mais.

A IATA está confiante, segundo o El País, que aos poucos e poucos as empresas fabricantes de malas comecem a produzir modelos com os novos tamanhos propostos. As malas que cumpram os novos requisitos serão identificadas com a inscrição: “IATA Cabin OK“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR