Companhias Aéreas

Cabo Verde

Cabo Verde. Onde estão os 13,5 milhões?

O sindicato dos trabalhadores da companhia aérea TACV pergunta ao governo onde foram parar os 13,5 milhões de euros que deveriam servir para indemnizar os trabalhadores.
Comissão Europeia

Angola. 13 companhias aéreas na lista negra

Treze companhias aéreas angolanas foram proibidas pela Comissão Europeia de voar para aeroportos da UE por não respeitarem normas de segurança.
Companhias Aéreas

Transavia vair reforçar ligações a Portugal

A companhia aérea de baixo custo Transavia transportou perto de um milhão de passageiros de janeiro a maio em Portugal, onde vai reforçar a capacidade em 10% este ano.
Igualdade de Género

Presidente da Qatar Airways discrimina mulheres 

O presidente da Qatar Airways disse numa conferência de imprensa, em Sydney, que apenas um homem poderia desempenhar a sua função, por ser um trabalho "com muitas exigências".
Companhias Aéreas

Angola. Dívida de 100 milhões às companhias aéreas

A dívida de Angola às companhias aéreas estrangeiras, em fundos bloqueados, desceu mais de 100 milhões de euros até junho, mas ainda é a segunda mais elevada do mundo
Ryanair

Ryanair cancelou mais de mil voos em maio

A companhia aérea de baixo custo Ryanair cancelou mais de 1.100 voos no passado mês de maio em virtude das greves dos controladores franceses, falta de pessoal e problemas meteorológicos.
Companhias Aéreas

Companhias africanas procuram melhorar segurança

A IATA e a AFRAA assinaram um memorando assinaram um memorando de entendimento para aprofundar a cooperação, libertar fundos bloqueados pelos Governos e aumentar a conectividade dos países africanos.
Faro

Odor de passageiro leva a aterragem de emergência

1.656
O odor intenso de um passageiro de um voo da Transavia com destino às Canárias levou vários passageiros a vomitarem. A solução passou por aterrar de emergência em Faro e evacuar o homem.
Ryanair

Ryanair. Sindicatos ameaçam greve após 30 de junho

Os sindicatos que representam a maioria dos tripulantes de cabine da Ryanair na Europa fizeram um ultimato à companhia aérea para que "cumpra as leis laborais em cada país".
Cabo Verde

Trabalhadores contestam reestruturação da TACV

Trabalhadores da companhia aérea cabo-verdiana consideram que as medidas anunciadas pelo Governo para reestruturação da empresa têm prejudicado o país e só beneficiam a Binter e Icelandair.
Angola

British Airways deixa de voar para Angola

A British Airways vai suspender as ligações aéreas entre Londres e Luanda a partir de junho, alegando que não são viáveis, informou à agência Lusa fonte oficial da companhia britânica.
Air France

Anne-Marie Couderc assume comando da Air-France

O grupo Air France-KLM designou esta terça-feira Anne-Marie Couderc presidente não executiva interina, depois da demissão de Jean-Marc Janaillac.
Companhias Aéreas

Greve. Brussels Airlines cancela 75% dos voos

Brussels Airlines cancelou esta segunda-feira 75% dos voos devido à greve dos pilotos. Foram canceladas duas partidas e chegadas de Lisboa e Porto. A ida e volta previstas para Faro foram canceladas.
TAP

TAP. Pilotos reúnem-se para debater salários

Assembleia extraordinária tem como objetivos principais aprovação de alterações ao Acordo de Empresa, como a atualização salarial, e a criação do regulamento de recurso à contratação externa.
Companhias Aéreas

SATA e TAP nos 5 piores do ranking de pontualidade

247
A TAP ocupa o 148.º com o registo de 53,8% de chegadas sem atraso enquanto a enquanto a SATA Internacional-Azores Airlines ocupa o 151.º no total de 153 transportadoras.
Air France

Air France prevê operar 85% dos voos previstos

Devido à greve de trabalhadores, a Air France vai cancelar duas ligações entre Lisboa e Paris na terça-feira, mas prevê cumprir 85% dos voos. Companhia diz que estão a ser propostas alternativas.
Air France

Presidente da Air France-KLM demite-se

O presidente da companhia aérea Air France-KLM anunciou esta sexta-feira que vai apresentar a sua demissão nos próximos dias depois dos trabalhadores terem rejeitado proposta de aumento salarial.
Air France

Air France cancela dois voos em Portugal

Em Portugal, a transportadora aérea prevê duas ligações canceladas entre Paris e Lisboa e Lisboa e Paris, mas prevê cumprir 75% dos voos na sexta-feira. Já há greves convocadas para 7 e 8 de maio.
Aviação

Greve. Air France só garante 85% dos voos

O presidente da Air France, Jean-Marc Janaillac, lançou uma consulta aos trabalhadores da empresa, convicto que as posições defendidas pelos sindicatos não são maioritárias entre os trabalhadores.
TAP

TAP. Salários dos pilotos sobem 15% até 2022

Os salários dos pilotos da TAP vão aumentar 5% este ano e no próximo, 3% em 2020 e 1% em 2021 e 2022, num total de 15% em cinco anos, mais a correção da inflação estimada em 9,4%.
Air France

Air France. Pilotos fazem mais 4 dias de greve

De acordo com a Air France, três sindicatos de pilotos avisaram mais quatro dias de greve no início de maio. Assim sendo, a paralisação acontece a 3, 4, 7 e 8.
Ryanair

Ryanair: admitida greve europeia no verão

Os sindicatos não descartam a possibilidade de uma greve europeia no verão e deram dois meses à Ryanair para "decidir o que quer fazer". "Não fecharemos nunca a porta à negociação."
Air France

Greve. Air France estima impacto de 300 milhões

Depois de 11 dias de greve, a Air France estima um impacto em 300 milhões de euros. Para por fim aos conflitos, a companhia aérea propôs uma subida salarial de 7% por quatro anos.
Madeira

Vento forte. Quatro voos desviados da Madeira

O vento forte que se faz sentir no aeroporto da Madeira provou o desvio de quatro voos esta terça-feira. A previsão do estado do tempo é de "ventos fortes" com períodos de acalmia.
Ryanair

Low cost. Metade dos pilotos tem vínculo precário

Cerca de metade dos pilotos das low cost está em condições precárias. Mais de 50% dos tripulantes de cabine da Ryanair não têm salário base. Sindicato Nacional reúne com sindicatos europeus.
Air France

Greve. Air France mantém 75% dos voos de terça

Greve na Air France provoca cancelamento de voos em Portugal esta segunda, terça e quarta-feira. Companhia não afasta anulamentos pontuais e possíveis atrasos de última hora.
Greve

Air France com 75% dos voos nesta segunda-feira

Segunda-feira há mais uma greve de pilotos e de pessoal de cabine e de terra da Air France. A companhia aérea conta assegurar perto de 75% dos voos previstos.
Salários

Presidente da Air France ameaça demitir-se

Resultado da consulta aos funcionários sobre os aumentos salariais pode decidir o futuro de Jean-Marc Janaillac. Administração propôs aumento gradual de 7%. Sindicatos querem 6% no imediato.
Ryanair

Ryanair. Reunião de sindicatos em Lisboa 

Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil vai reunir-se na terça-feira, 24 de abril, com vários Sindicatos Europeus de Tripulantes de Cabine da Ryanair, em Lisboa.
TAP

TAP. Sindicato vai concluir negociações

A direção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) foi esta quinta-feira mandatada, em assembleia, para concluir as negociações com a TAP, disse à Lusa fonte oficial do sindicato.
TAP

TAP com ligação direta entre Lisboa e Buenos Aires

A TAP anunciou uma nova ligação direta entre Lisboa e Buenos Aires. A companhia aérea está entusiasmada com o "projeto e espera que os argentinos aproveitem a oportunidade para visitar Portugal".
Voos

Tammie Jo Shults, a piloto de "nervos de aço"

1.253
Tammie Jo Shults foi a mulher que controlou a aterragem de emergência do voo da Southwest Airlines. Quem é esta mulher com "nervos de aço"?
Ryanair

Voos cancelados. Ryanair não garante indemnização

157
A Ryanair não garante que os passageiros afetados por "disputas laborais" na companhia aérea sejam indemnizados, uma vez que é "uma situação extraordinária".
Acidentes de Aviação

Pelo menos um morto em voo da Southwest Airlines

Explosão no motor esquerdo do avião fez com que os destroços atingissem a janela, acabando por quebrá-la. Uma mulher quase foi sugada, mas não se sabe se é a vítima mortal.
Privatizações

Azores Airlines. Empresa islandesa pré-qualificada

De acordo com a SATA, a primeira fase do procedimento de negociação particular relativo à alienação de 49% do capital social da Azores Airlines está concluída.
Air France

Air France. Pilotos rejeitam aumento de 2%

Os pilotos da Air France receberam uma proposta de aumento salarial de 2% para pararem com a greve, mas rejeitaram-na. Reivindicam aumento de 5,1% para 2018.
Companhias Aéreas

Companhias devem indemnizar devido às greves

Tribunal Europeu decidiu que companhias aéreas vão ter de pagar pelos atrasos e complicações causadas devido às greves. TUIfly vai ter de compensar financeiramente os passageiros prejudicados.
Air France

Air France anula 30% dos voos devido à greve

30% dos voos da Air France vão ser anulados na terça-feira devido à greve de trabalhadores. Até agora, em Portugal há um voo cancelado nesse dia e um na quarta-feira.
Companhias Aéreas

Perturbações representam 7 milhões em compensações

19.400 passageiros da TAP e Ryanair foram afetados no período da Páscoa. 13.600 passageiros da TAP "são elegíveis a receber compensações", bem como 5.800 passageiros da Ryanair.
Meteorologia

A aterragem incrível de uma aeronave na Madeira

786
Depois de oito voos desviados e um cancelado, foi o primeiro a conseguir aterrar na Madeira. Contornou o vento de forma impressionante e conseguiu aterrar, contra as probabilidades.
Companhias Aéreas

Ryanair está a recrutar em Portugal

A Ryanair está a contratar em Portugal, durante abril e maio, tripulantes de cabine para as suas bases europeias, decorrendo esta sexta-feira no Porto a primeira de dez sessões de recrutamento.
Companhias Aéreas

Grupo IAG compra 4,61% da Norwegian

IAG refere que este investimento minoritário "se destina a estabelecer uma posição para iniciar conversações com a Norwegian, incluindo a possibilidade de formular uma OPA.
Mundo

Venezuela congela contas relacionadas com o Panamá

Decisão de Nicolás Maduro surge em resposta à decisão do Panamá de suspender os voos de sete companhias aéreas venezuelanas. Suspensão é válida por 90 dias.
Segurança

Kuwait Airlines suspende voos para Beirute

A companhia nacional Kuwait Airways anunciou esta quinta-feira a interrupção, até novas ordens, dos voos com destino a Beirute após ter recebido avisos relacionados com segurança.
Air France

Air France. Sindicatos mantêm greve

A maior parte dos sindicatos dos trabalhadores da Air France aceitou fazer negociações salariais, mas a greve mantém-se. A companhia aérea fez uma proposta de subida gradual dos salários.
Greve

Ryanair admite processar sindicato de tripulantes

A Ryanair admitiu processar o sindicato de tripulantes de cabine se continuarem com as "falsas alegações" de violação da lei portuguesa, no âmbito da recente greve de trabalhadores de bases nacionais.
País

Ryanair. Tripulantes querem contratos irlandeses

Presidente da empresa diz que os trabalhadores da transportadora aérea em Portugal preferem continuar com contratos sob a lei irlandesa, uma vez que ganham mais e têm mais dias de licença maternal.
TAP

TAP contrata 170 pilotos e 300 tripulantes

690
A TAP vai contratar 170 pilotos e 300 tripulantes de cabine em 2018. Em 2017, a companhia aérea admitiu 64 pilotos e 305 tripulantes de cabine.
TAP

3.800 passageiros afetados por voos cancelados

Foram cancelados 29 voos da TAP nos dias 26, 27 e 28 de março. Mais de 3.800 passageiros foram afetados, de acordo com a Autoridade Nacional de Aviação Aérea.
Angola

Mau tempo obriga avião a regressar a Luanda

Devido ao mau tempo, um avião que transportava 97 passageiros de Luanda para a província de Huambo teve de regressar ao ponto de partida. Fortes chuvas e nevoeiro impediram o avião de aterrar.
Air France

Greve. Air France prevê manter 70% dos voos

A companhia aérea francesa prevê manter 70% dos voos durante a greve marcada para esta quarta-feira. Durante esta terça-feira, a Air France cancelou 25% das ligações pelo mesmo motivo.
Madeira

TAP envia dois aviões para a Madeira

A TAP informou que vai enviar para a Madeira dois aviões para transportar os passageiros que ficaram retidos na ilha devido ao mau tempo que condicionou na segunda-feira o movimento no aeroporto.
Lufthansa

Lufthansa. Oito ligações afetadas em Portugal

A Lufthansa vai operar nove dos 12 voos previstos entre Portugal e a Alemanha e sete dos 11 voos programados entre Alemanha e Portugal. Ao todo, oito ligações vão ser canceladas devido à greve.
Greve

Air France assegura 75% dos voos terça-feira

Apesar da greve marcada para terça-feira, a Air France assegura 75% dos voos. Há dois voos cancelados na rota Lisboa-Paris Charles de Gaulle, mas já foram oferecidas alternativas aos passageiros.
Cabo Verde

Trabalhadores da TACV com salários em atraso

Os trabalhadores da companhia aérea cabo-verdiana, TACV, têm salários em atraso. A empresa garante que serão regularizados entre "hoje e terça-feira". Governo também garante regularização.
Transportes Aéreos

Ryanair. Greve europeia discutida a 24 de abril

Bruno Fialho, da direção do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, disse que, a acontecer, a greve terá lugar em maio. Convite para os sindicatos congéneres foi enviado na sexta-feira.
Lufthansa

Greve. Lufthansa cancela 800 voos na terça-feira

Os cancelamentos devido à greve nos aeroportos vão afetar 90 mil passageiros na terça-feira. A Lufthansa informou que dos 800 voos abrangidos, 58 são ligações aéreas de longo curso.
Açores

SATA. Novo acionista terá de respeitar planos

O futuro acionista da companhia aérea Azores Airlines terá que "respeitar obrigatoriamente" a manutenção do plano de renovação da frota iniciado com o A321 NEO, foi hoje anunciado.
Air France

Air France: 30% de voos cancelados, um em Portugal

Os trabalhadores da transportadora aérea permanecem em greve. Este sábado, foram cancelados quase um terço dos previstos. Entre eles está um dos três voos Paris-Lisboa-Paris agendados para este sábado
Ryanair

Ryanair pode incorrer em crime

A transportadora aérea Ryanair pode incorrer em processo contraordenacional e num crime, se for aplicada a lei portuguesa quanto à substituição de trabalhadores grevistas.
Transportes Aéreos

Air France. Greve cancela ligação Lisboa-Paris

A greve da Air France de sábado vai cancelar uma ligação no período da tarde entre Lisboa e Paris, mas foram já apresentadas alternativas aos passageiros, informou à Lusa fonte oficial da empresa.
Autoridade Para As Condições Do Trabalho

"Intervenção inspetiva" à Ryanair continua

A Autoridade para as Condições de Trabalho informou que continua a "intervenção inspetiva" à Ryanair e que esteve presente em todos os dias de greve dos tripulantes de cabine da transportadora aérea.
Venezuela

TAP. Balcão de vendas fechado devido a assalto

O balcão da TAP em Caracas está temporariamente fechado devido a um assalto. Os ladrões levaram computadores e telemóveis. Os funcionários continuam a trabalhar no escritório.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)