Companhias Aéreas

Ryanair

Ryanair. ACT fez 3 queixas-crime em greves de 2018

As três comunicações ao Ministério Público dizem respeito a infrações graves detetadas nas greves de 2018. ACT quer garantir que a empresa cumpre a lei portuguesa no protesto que decorre agora.
Ministério Administração Interna

Ryanair? Serviços mínimos em linha, diz Cabrita

Critério que está a ser usado é "muito similar" ao que "tem existido noutros conflitos laborais que culminam em greves no ramo da aviação civil", garante o secretário de Estado do Emprego.
Ryanair

Greve? 97% dos voos partiram a horas, diz Ryanair

Companhia volta a garantir, no segundo dia de greve, que voos não registaram atrasos e que horários foram cumpridos. Em comunicado, Ryanair agradece aos trabalhadores que cumpriram funções.
Ryanair

Ryanair: a 1ª vez que Costa impõe serviços mínimos

181
Já houve pelo menos três pré-avisos de greve dos trabalhadores da Ryanair no mandato de Costa. Mas o Sindicato garante que só nesta paralisação o Governo definiu serviços mínimos.
Greve

Governo "vai chamar Ryanair à atenção"

Presidente do sindicato disse que serviços mínimos a serem respeitados são os do Governo e que se deve "esquecer, definitivamente, aquela lista que a Ryanair quer impor como serviços mínimos".
Ryanair

Sindicato acusa Ryanair de substituir grevistas

A presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil afirmou que a Ryanair está a substituir os grevistas por trabalhadores de bases estrangeiras.
Ryanair

Greve? Vieram mais funcionários do que necessário

Ryanair informou que "a primeira onda de voos" que partiram de Portugal foi "dentro do cronograma" na manhã desta quarta. Sindicato anunciou que vai reunir esta tarde com Pedro Nuno Santos.
Ryanair

Ryanair. Tribunal da Irlanda bloqueia greve

Advogados da companhia dizem que o sindicato não permitiu que as negociações chegassem a uma conclusão antes de anunciar a greve. Pilotos dizem que a Ryanair simplesmente ignorou proposta.
Ryanair

Ryanair: sanções para faltas ao serviço mínimo

Greve dura até domingo e serviços mínimos foram decretados pelo Governo. Quem for convocado terá de cumprir todas as suas funções. Quem não o fizer, diz a Ryanair, vai sofrer ações disciplinares.
Greve

Greve da Ryanair. PCP fala em “critérios ilegais”

António Costa “afronta a lei da greve e altera os critérios que havia adotado para as anteriores”, disse o partido, concluindo que serviços mínimos são para "necessidades sociais impreteríveis".
Greve

Greve. Ryanair não espera "perturbações"

"Faremos tudo o que pudermos para minimizar as perturbações causadas aos nosso clientes e às suas famílias", garantiu a transportadora irlandesa. Serviços mínimos foram determinados.
Greve

Da TAP ao Sporting. Quem é o "amigo" do sindicato?

164
Bruno Fialho é o "amigo" a quem Pardal Henriques pediu ajuda na reunião entre o sindicato dos motoristas e o Governo. Quem é, afinal, o sindicalista? TAP, Ryanair e Sporting entre as lutas de Fialho.
Sata

Avião que colidiu com bando de aves cancela voos

O voo de regresso, entre a Terceira e Lisboa, que seria realizado nesta segunda-feira, foi cancelado. O acidente obrigou o avião da SATA a ficar parado na Aerogar Civil das Lajes.
Companhias Aéreas

Clientes da Transavia indignados com cancelamentos

Alguns passageiros da companhia área de baixo custo Transavia estavam indignados no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, devido a voos cancelados desde quinta-feira.
Ryanair

Ryanair. Governo nega apoio do Turismo de Portugal

“Foi-nos dito que não seria bem encerrar [a operação], ou seja, a base fecha, mas os voos continuam”, salientou Luciana Passo, a presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil.
Ryanair

Ryanair vai encerrar base de Faro

1.063
A Ryanair anunciou que vai encerrar a base naquele aeroporto em janeiro de 2020, e despedir cerca de 100 trabalhadores. Turismo do Algarve diz que fecho da base não põe em causa a acessibilidade.
Aviação

Fumo na cabine. Avião faz aterragem de emergência

O voo BA422, entre Londres e Valência, fez uma aterragem de emergência depois de uma nuvem de fumo ter invadido a cabine dos passageiros. A evacuação foi feita pelos escorregas de emergência.
Comissão Europeia

CE obriga Ryanair a devolver 8,5 milhões em França

Contratos de marketing celebrados de 2010 a 2017 entre a Ryanair e uma promotora turística do aeroporto de Montpellier foram considerados ilegais. Transportadora terá de devolver o montante ao país.
Cabo Verde

Governo cobre empréstimo da Cabo Verde Airlines

Uma resolução do Conselho de Ministros refere que o aval do governo "cobre responsabilidades de até 10,78 milhões de euros", parcela representativa dos 49% do capital social que o Estado detém.
Greve

Ryanair. Tripulantes em greve de 21 a 25 de agosto

O anúncio de greve surge no mesmo dia em que a Ryanair admitiu que poderá despedir até 500 pilotos e 400 tripulantes de cabine. Greve abrange todos os voos entre as 00h00 e as 23h59 horas.
Espanha

Passageira impedida de entrar em voo por usar body

515
A viagem de Laura a Barcelona acabou por não acontecer porque as hospedeiras consideraram que a jovem estava a usar um fato de banho e que a sua resposta foi "abusiva". Mas este não é um caso único.
Proteção de Dados

Fisco terá acesso a dados sobre passageiros 

392
A decisão de juntar as Finanças à PJ, PSP, GNR e SEF, que já têm acesso a essas informações, foi aprovada no Parlamento mas ainda está dependente de outra lei sobre proteção de dados.
Aviação

Belgrado. Avião evacuado por ameaça de bomba

Uma pessoa ligou para a polícia a dizer que a bordo do avião estava uma bomba. Polícia está a investigar veracidade da ameaça e a tentar localizar o denunciante. Avião tinha como destino Frankfurt.
Aviação

"Carga misteriosa" seguia a bordo do voo MH370

170
Investigadores franceses detetaram num relatório uma carga de 90 quilos, de conteúdo desconhecido, que só foi acrescentada ao manifesto depois da descolagem.
Proteção de Dados

British Airways multada após ataque informático 

169
Entre o dia 21 de agosto e o dia 5 de setembro mais de 380 mil pagamentos à British Airways efetuados através de cartão eletrónico foram alvo de um ato de pirataria informática.
Sata

Prejuízos da SATA são "perturbadores" diz o PSD

O deputado do PSD/Açores António Vasco Viveiros diz que os prejuízos "perturbadores" da transportadora SATA no primeiro trimestre desmentem as "fantasias" do presidente do Governo Regional.
Ryanair

Ryanair vai adquirir Malta Air

A Ryanair anunciou um acordo para adquirir a Malta Air. Esta decisão vai permitir à empresa ter acesso a mercados fora da Europa, nomeadamente o norte de África, a partir de Malta.
MINI

Mini eléctrico reboca avião de 150 toneladas

148
A Mini prepara-se para lançar o Cooper SE, o seu primeiro veículo eléctrico global. Para promover o potencial do seu motor e pack de baterias, provou que o modelo até é capaz de puxar 150 toneladas.
Sata

Voos diretos entre a ilha Terceira e Toronto

A partir de 5 de dezembro será iniciada uma ligação direta que estende-se até outubro de 2020, entre Toronto no Canadá e a ilha Terceira nos Açores, os voos são operados pela Azores Airlines.
Ryanair

Lucros da Ryanair caem 29% para 1.020 milhões 

Apesar da queda do lucro, a Ryanair confirmou que a assembleia-geral de acionista deu 'luz verde' para que avance com um processo de recompra de ações avaliado em 700 milhões de euros.
EasyJet

Lisboa. EasyJet exige mais espaço no aeroporto

A companhia ultrapassou pela primeira vez os 1,8 milhões de passageiros no aeroporto Humberto Delgado, mas diz que os constrangimentos de capacidade do aeroporto estão a prejudicar a empresa.
Companhias Aéreas

Mulher expulsa de voo por não ler instruções

115
Uma passageira da Air New Zealand recusou-se a atender os pedidos da tripulação para ler as instruções de segurança ou ver o respetivo vídeo. O avião voltou à porta de embarque e ela teve de sair.
Sata

Resultados da SATA em 2018 "não são sustentáveis"

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, considera que se torna "imprescindível" colocar a empresa "noutro patamar de sustentabilidade" financeira.
Sata

Aviação. SATA com prejuízo de 53,3 milhões em 2018

A transportadora aérea açoriana teve um agravamento de 12,3 milhões face a 2017 devido às perdas de empresas do grupo como a Azores Airlines e SATA Air Açores.
Ryanair

Ryanair e Groundlink apresentam pré-aviso de greve

O SINTAC emitiu um pré-aviso de greve dos trabalhadores da Ryanair e Groundlink e justifica que apesar da anteriores tentativas de resolução as empresas nunca efetuaram um real esforço.
Companhias Aéreas

Iberia retoma voos de Madrid para Faro e Funchal

A companhia aérea espanhola Iberia vai voltar a ter, a partir do Verão, pelo menos quatro voos semanais com ligações Faro-Madrid e duas com ligação Funchal-Madrid.
Macau

Air Asia admite instalação de base em Macau

O fundador da Air Asia admitiu a possibilidade de criar uma base em Macau, o que tornaria a Air Asia a primeira companhia a preparar-se para apostar no território desde o monopólio da Air Macau.
Companhias Aéreas

Aviação. Cathay Pacific compra HK Express

A Cathay Pacific, a maior companhia aérea de Hong Kong, vai adquirir a HK Express, numa operação que deve ser concluída até ao final deste ano. O negócio está avaliado em 558 milhões de euros.
Ryanair

Tribunal condenou a Ryainair em cinco processos 

A AirHelp, que atua como intermediária na defesa dos direitos dos passageiros na aviação, viu o Tribunal condenar a Ryanair em cinco processos.
Cabo Verde

Liquidação da TACV custaria 181 milhões

O ministro do Turismo e Transportes cabo-verdiano disse que "a única alternativa para a TACV, era liquidação", o que implicaria "uma hipoteca de gerações presentes e futuras".
Ryanair

O'Leary deixa liderança da Ryanair após polémicas

O presidente executivo da companhia aérea irlandesa argumenta que o que disse sobre os sindicatos prejudicou a imagem da Ryanair. "O que precisamos de fazer é calarmo-nos e trabalhar", referiu.
Empresas

Atlantic Gateway vai manter hub da TAP em Lisboa

Decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia não irá afetar a decisão já tomada pelo consórcio da Atlantic Gateway. Empresa detém 45% da TAP e pretende manter o seu hub na capital portuguesa.
Companhias Aéreas

Cabo Verde. Governo formaliza privatização da TACV

A privatização dos TACV foi assumida como uma das prioridades do atual governo de Cabo Verde. Processo será concluído com a venda de 51% das ações à Lofleidir Cabo Verde.
Ryanair

Ryanair com 15 novas rotas em Portugal 

Lisboa vai contar com mais quatro novas rotas para França, Hungria e Alemanha. Porto com oito novos percursos e Faro mais três.
EasyJet

Easyjet lança nova rota Porto-Málaga

A companhia aérea será a primeira a disponibilizar o voo direto de Porto para Málaga que irá operar quatro vezes por semana.
EasyJet

Easyjet lança nova rota Porto-Málaga em abril

260
A companhia aérea Easyjet anunciou que terá 4 voos semanais, sem escalas para Málaga entre 2 de abril e 26 de outubro. As reservas podem ser feitas a partir desta quarta-feira, a partir de 28 euros.
Companhias Aéreas

Lucro da Air France-KLM aumenta para 409 milhões

Para este ano o grupo prevê efetuar "aumentos seletivos de capacidade" na sua rede de passageiros em 2% a 3% face a 2018 e estima que a fatura de combustível aumente para os 5.600 milhões de euros.
Roma

Aeroporto de Roma encerrado devido a incêndio

Um incêndio atingiu o aeroporto Ciampino, em Roma. O acidente obrigou ao encerramento do aeroporto, e todos os voos estão suspensos. A informação foi dada pela companhia aérea "low cost" Ryanair.
Sata

Vasco Cordeiro diz que SATA não é acesso único

O presidente do Governo dos Açores lembrou que as acessibilidades aéreas à região não se esgotam na SATA. Vasco Cordeiro disse ainda que não se pode pedir tudo à companhia açoreana.
Aeroportos

Incidente com drones custou 17 milhões à easyJet

A companhia aérea dispensou 11 milhões de euros em indemnizações para os passageiros e perdeu 5,6 milhões de euros em bilhetes. A suspensão do aeroporto afetou 82 mil passageiros desta companhia.
Ryanair

Ryanair revê em baixa a previsão de lucro

A Ryanair situa a sua expetativa de lucros entre 1.000 e 1.100 milhões, perante a possível quebra de 7% nas vendas durante o inverno, atribuindo a baixa às greves convocadas pelos trabalhadores.
Fraude

Burla via WhatsApp com bilhetes de avião

A aplicação de mensagens foi vítima de phishing para obter dinheiro das contas dos utilizadores, envolvendo um falso site da Singapura Airlines
Companhias Aéreas

Companhia portuguesa faz primeiro voo sem plástico

1.480
A Hi Fly, uma companhia aérea portuguesa, foi a responsável pelo primeiro voo sem qualquer plástico a bordo. A viagem de Lisboa para Natal aconteceu a 26 de dezembro.
Espanha

Ryanair. Tripulantes desconvocam greve após acordo

Sindicato diz que acordo garante a estabilidade do emprego, melhora as condições de trabalho e prevê a aplicação da legislação espanhola e não a irlandesa nos contratos de trabalho.
Espanha

Ryanair. Tripulantes fazem três greves esta semana

A Ryanair enfrenta na terça-feira a primeira de três greves dos tripulantes de cabine convocadas pelos sindicatos USO e Sitcpla, para exigir a aplicação da lei laboral nacional e não a irlandesa.
Companhias Aéreas

Lapso da Cathay Pacific colocou viagens em saldos

A companhia aérea Cathay Pacific vendeu bilhetes de 16 mil dólares por 675 dólares (cerca de 600 euros) por engano. Mas garante que vai honrar os lugares vendidos aos afortunados passageiros.
Sata

SATA pronta para servir os Açores

O presidente do Governo dos Açores garantiu que a SATA tem "todas as condições" para continuar servir a região e adiantou que "está em curso uma renovação da frota com os mais modernos aviões".
Sata

SATA não tinha capital "para se deixar iludir"

O antigo presidente da companhia aérea açoriana foi ouvido na comissão de inquérito no parlamento açoriano e assumiu que o grupo tinha desequilíbrios "financeiros, económicos e operacionais".
Companhias Aéreas

Nova companhia pode ter voos mais baratos

Até 2017, só a operadora estatal LAM podia fazer voos domésticos, mas uma alteração à lei passou a permitir a entrada de outros operadores, como a Ethiopian Airlines.
Sata

SATA vai pagar 328 mil euros por despedimento

Segundo o Supremo, o piloto foi despedido a 15 de dezembro de 2015, auferindo, à data, um rendimento ilíquido base de 6.500 euros mensais.
Ryanair

Ryanair chega a acordo com tripulantes de cabine

116
Sindicato diz que se trata de um "dia histórico" no âmbito das negociações da companhia irlandesa com os sindicatos portugueses, pela aplicação da lei nacional nos contratos de trabalho.
Companhias Aéreas

Angola permite vender até 10% da TAAG

O documento, aprovado por decreto presidencial de 26 de novembro, assinado pelo Presidente angolano refere que o capital social da TAAG está avaliado em 2.000 milhões de euros
Moçambique

Ethiopian Airlines pode deixar voos domésticos

O comité sindical das Linhas Aéreas de Moçambique quer impedir que a companhia Ethiopian Airlines passe a ter uma subsidiária a fazer voos domésticos no país lusófono, anunciou em comunicado.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)