270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Companhias Aéreas

Coronavírus

Ryanair processa governo britânico por "luzes"

A companhia irlandesa e a maior operadora aeroportuária do Reino Unido, a MAG, vão fazer queixa nos tribunais contra o sistema de "luzes" nas viagens, que dizem não ser transparente.
Açores

SATA reforça voos interilhas e a partir de Lisboa

A Azores Airlines vai aumentar o número de ligações entre Lisboa e as ilhas do Faial e do Pico. Segundo a SATA, "o incremento de ligações visa fazer face ao crescimento esperado da procura".
Ryanair

Ryanair promete contestar ajuda estatal à Ita

Companhia aérea irlandesa vai recorrer a Bruxelas e aos tribunais europeus caso o governo italiano injete 3.000 milhões na Ita, a companhia aérea nascida da Alitalia.
Coronavírus

Ryanair condena decisão "bizarra" do Reino Unido 

A companhia aérea considera que decisão de retirar Portugal da lista verde "não tem base médica ou de saúde pública" e aponta para as boas taxas de vacinação em ambos os países.
França

Ameaça de bomba em avião da AirFrance 

Avião que fazia a ligação entre o Chade e França aterrou em segurança no aeroporto de Roissy, em Paris, depois de o piloto ter comunicado uma ameaça de bomba. Autoridades estão a investigar.
Voos

Avião obrigado a aterrar por ameaça de bomba

O avião tinha 160 pessoas a bordo e aterrou às 20h08 locais (19h08 em Lisboa) no aeroporto de Berlim-Brandemburgo. Não foi detetado "qualquer perigo", explica a polícia de Berlim, após as buscas.
TAP

Milhões para a TAP é "dinheiro deitado na sanita" /premium

1376
Em entrevista ao Observador, o polémico CEO da Ryanair diz que a companhia "traz mais benefícios" à economia portuguesa do que a TAP. Sobre Pedro Nuno Santos, "só pede que fale verdade".
Companhias Aéreas

EUA. David Neeleman lança nova companhia aérea

432
No percurso de Neeleman, fundador e diretor executivo da Breeze Airways, vem destacada a participação na Azul, JetBlue, Westjet e Morris Air, mas sem qualquer referência à companhia portuguesa TAP.
Bielorrússia

Aviação grega nega ameaças ao avião desviado 

Aviação grega considera "falsa, inexistente e errónea" a tese de que o desvio do avião da Ryanair se deveu a uma ameaça de bomba. Polónia interdita o espaço aéreo a aviões bielorussos.
Ryanair

Ryanair: Governo desperdiça dinheiro na TAP

1705
Para a companhia aérea irlandesa, a TAP tem pouco valor, tendo em conta o montante pago pelo executivo pelos 45% detidos por Neeleman, e que é uma "companhia aérea falhada e com preços elevados".
Ryanair

Governo rejeita lições de companhias estrangeiras

1020
Ministério das Infraestruturas revela as mensagens passadas por Pedro Nuno Santos ao presidente da Ryanair. Não esperem "cooperação ou indiferença perante sistemáticos atos hostis à TAP".
Noticiário

6h. MNE. Desvio de avião foi "ato desesperado"

Ministro português dos Negócios Estrangeiros considera que o desvio do avião da Ryanair para Minsk foi "ato desesperado". Para Augusto Santos Silva as justificações da Bielorrússia são "ridículas".
Bielorrússia

Ryanair suspende rotas que sobrevoam Bielorrússia

Várias companhias aéreas anunciaram esta terça que vão suspender o sobrevoo do espaço aéreo da Bielorrússia. A elas, junta-se agora a Ryanair. "Estamos a seguir a diretriz da UE", explica a empresa.
Turismo

Madeira aposta no mercado açoriano para retoma

O objetivo é "passar a mensagem de que a Madeira é um destino extraordinário para desfrutar de uns dias em família, numa escapadinha com amigos ou romântica, em segurança" e com conforto.
Bielorrússia

Passageiros relatam angústia de jornalista detido 

600
"Ele começou a entrar em pânico e disse que era por causa dele", disse a lituana Monika Simkiene quando o voo desviado para Minsk finalmente aterrou em Vílnius.
Sata

Aprovada auditoria ao grupo SATA 

As duas transportadoras da SATA fecharam o terceiro trimestre de 2020 com prejuízos de 61 milhões de euros. O grupo vai ser ouvido numa auditoria do Tribunal de Contas.
TAP

Tribunal anula ajuda à TAP mas suspende efeitos

359
Tribunal Geral da UE deu razão à Ryanair, anulando as decisões da Comissão que dão aval à ajuda estatal à TAP. Mas a decisão é passível de recurso para o Tribunal de Justiça da União Europeia.
Comentário

TAP vs Groundforce. "Há um extremar de posições"

TAP pede insolvência da empresa de 'handling'. "Pedido acontece no dia em que o Conselho de Administração da Groundforce afasta CEO". A análise do editor de Economia do Observador, Nuno Vinha.
TAP

Apoio da UE visa garantir "sobrevivência" da TAP

A Comissão "aprovou um número considerável de decisões em matéria de auxílios estatais relativamente a companhias aéreas", como foi o caso da TAP, para garantir que a aviação possa recuperar.
Sata

Bruxelas autoriza ajudas de 267 milhões à SATA

Executivo europeu ressalvou, no entanto, que "alargou a investigação aprofundada" a ajudas públicas anteriores à companhia aérea açoriana.
Lufthansa

Lufthansa reduz perdas para 1.049 milhões de euros

A Lufthansa, companhia aérea que foi resgatada pelo Estado alemão reduziu, no 1º trimestre de 2021, a perda líquida para 1.049 milhões de euros, depois de ter reduzido despesas operacionais e pessoal.
Acidentes de Aviação

Voo MH-17. Familiares vão pedir indeminizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia em 2014 anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente.
Aviação

Ryanair recorre de sentença europeia

Na opinião da Ryanair, a decisão do TGUE anula "30 anos de processo de liberalização" deste mercado, permitindo àqueles países "conceder vantagens" às "suas companhias aéreas de bandeira nacional".
Comissão Europeia

Europa aprova ajuda de 4 mil milhões à Air France

A Comissão Europeia aprovou um plano do Estado francês para atribuir uma ajuda de quatro mil milhões de euros à Air France. O objetivo é recapitalizar a companhia, que tem sido afetada pela pandemia.
Açores

Açores quer novo concurso para ligações aéreas

Dentro de seis meses deverá ser lançado um novo concurso público internacional para as ligações aéreas inter-ilhas nos Açores, de acordo com o secretário regional dos Transportes.
Ryanair

Ryanair vai abrir duas novas rotas para Portugal

390
Os planos da Ryanair para o verão incluem operar 121 rotas, incluindo as novas Lisboa-Colónia (Alemanha), com dois voos semanais, e Faro-Belfast (Irlanda do Norte), com voos diários.
TAP

Ryanair. Contribuintes nunca vão receber da TAP

261
Para o responsável da companhia aérea de baixo custo ('low cost'), ajudar as companhias aéreas de bandeira "é uma má ideia" e é discriminatório para com as restantes. 
Sata

SATA gastou 40 milhões no aluguer do "Cachalote"

615
O aluguer do avião Airbus A330 custou à SATA mais de 40 milhões de euros, tendo o aparelho ficado parado durante dois anos, devido aos elevados custos de manutenção.
Sata

Tripulantes aprovam acordo de emergência na SATA

Foi aprovado "por larga maioria" pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil "o acordo de emergência negociado pela direção do sindicato e a administração da SATA", foi anunciado.
Companhias Aéreas

EuroAtlantic Airways admite dispensas

Depois de ter dispensado 150 trabalhadores no ano passado, o presidente executivo da euroAtlantic Airways admite ser possível "uma redução de 10% a 15% dos quadros, por não renovações contratuais".
Lufthansa

Lufthansa com prejuízo recorde em 2020

O maior grupo europeu de transportes aéreos sofreu um prejuízo recorde de 6,7 mil milhões de euros em 2020. Cerca de 30.000 postos de trabalho estão em risco na empresa.
Coronavírus

EasyJet defende testes sem custos para passageiros

438
"Deve dar-se primazia à utilização de testes confiáveis, acessíveis e rápidos em vez de proibições ao direito de viajar", defendeu José Lopes, o diretor da EasyJet.
Açores

Lufthansa vai "aumentar a oferta" para Frankfurt

A nova ligação entre Ponta Delgada e Frankfurt "vem aumentar a oferta na rota já existente e operada pela Azores Airlines para o importante mercado emissor alemão", afirma o governo dos Açores.
Aviação

Alemanha e Açores vão ter ligação semanal

A Lufthansa vai ligar a partir de 23 de maio, aos domingos, os aeroportos de Frankfurt am Main, na Alemanha, e de Ponta Delgada, nos Açores, "num total de 22 frequências" ao longo do verão.
Sata

SATA garante voos entre Açores e Lisboa

A companhia SATA continuará a ter ligações diretas entre as ilhas do Faial, Santa Maria e Pico e Lisboa, confirmou esta quinta o presidente Luís Rodrigues.
Aviação

Air France-KLM: perdas de 7,1 mil ME em 2020

O grupo franco-neerlandês anunciou perdas de 7,1 mil milhões de euros em 2020, um resultado "sem precedentes" causado pela pandemia, que tem assolado o setor e diminuído drasticamente os clientes.
Açores

PSD, CDS e PPM dos Açores querem auditoria à SATA

O três partidos açorianos, PSD, CDS-PP e PPM solicitam "à Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas uma auditoria à situação financeira e operacional do Grupo SATA".
Sata

SATA. Detalhes da reestruturação conhecidos quinta

Presidente do Governo Regional dos Açores ficará a saber esta quinta-feira o que vai ser, em traços gerais, o plano de reestruturação da SATA.
Sata

Avião da SATA faz descida de emergência

Um avião da companhia aérea açoriana SATA efetuou "uma descida de emergência" na ilha da Madeira, sem feridos entre os passageiros, aquando detetado um problema técnico,
Ryanair

Ryanair perde 950 milhões. Covid-19 a criar "caos"

Transportadora aérea "low cost" confirmou que deverá terminar este ano fiscal, que termina no final de março, com um prejuízo entre 850 milhões e 950 milhões de euros.
Ryanair

Despedimento de tripulantes da Ryanair é ilícito

O despedimento de nove tripulantes da Ryanair foi declarado ilícito, pelo tribunal do trabalho da Maia e o mesmo exigiu ainda "a consequente reintegração" dos trabalhadores até decisão judicial final.
TAP

Aviação. Que ajudas, quem paga e os cortes /premium

Estados já foram autorizados a meter mais de 22 mil milhões de euros em companhias aéreas. TAP é uma delas, mas há diferenças na avaliação de Bruxelas e naquilo que pode exigir.
Os Verdes

PEV questiona Governo sobre "abusos" da Ryanair

O grupo parlamentar pretende saber que medidas já foram tomadas para resolver os problemas que afetam os trabalhadores da Ryanair, e para impedir que a empresa continue a desrespeitar a legislação.
Sata

Açorianos têm direito a ser informados sobre SATA

Secretário das Finanças do Governo dos Açores declara ter um "compromisso com a democracia e o Estado de direito", acrescentando que os açorianos têm o direito a serem informados sobre a SATA.
Ryanair

Ação em tribunal dos ex-tripulantes da Ryanair

Os ex-tripulantes da Ryanair vão entrar com uma ação em tribunal de modo a recuperar os subsídios de férias, de Natal e os dias de férias não gozados. Os valores rondam os 100 mil euros.
Sata

SATA com prejuízos de 61 milhões de euros

Grupo SATA fechou o terceiro trimestre de 2020 com prejuízos de 61 milhões de euros, superior aos 38,6 milhões negativos do mesmo período de 2019. SATA tinha pedido um auxílio estatal de 133 milhões.
Sata

José Manuel Bolieiro garante auditoria à SATA

José Manuel Bolieiro respondeu à proposta da UGT e diz que a auditoria à SATA "já é praticamente uma inevitabilidade". E pede que gestores públicos sejam responsabilizados.
Ryanair

Ryanair não exclui mais despedimentos em Portugal

A Ryanair não exclui novos despedimentos em Portugal, apesar de atualmente não existirem "mais planos para despedimentos". A empresa frisa que trabalha "muito para salvar empregos".
Ryanair

Sindicato acusa Ryanair de despedir em Lisboa

105
A Ryanair foi acusada de iniciar um novo processo de despedimento coletivo, agora na base de Lisboa, depois de o ter feito no Porto. Em causa estão 6 tripulantes que recusaram assinar "adenda ilegal".
Açores

A decisão senSATA: o dinheiro enterrado foi o teu

Um Governo que não sirva para garantir a mobilidade dos Açorianos não serve para mais nada.
Açores

SATA. Governo regional diz que vai cumprir regras 

José Manuel Bolieiro declarou que vai defender a SATA e "cumprir as regras" europeias relativas à companhia aérea. E anuncia que vai defender a região "de forma inequívoca".
Cabo Verde

Cabo verde: companhia aérea espera quebra de 68,5%

Nos três últimos meses do ano foram apenas transportados cerca de 7.300 passageiros. Para o mês de dezembro estavam previstos 48 voos, com cerca de 10.300 lugares.
Coronavírus

Vueling compromete-se a reembolsar passageiros

"A Vueling está absolutamente empenhada em reembolsar" os clientes que "podem ter tido inconvenientes" com suspensão de voos devido à Covid-19, afirmou o novo presidente da Vueling, Marco Sansavini.
Sata

Açores. PS pede esclarecimentos a Bolieiro

PS/Açores critica que o secretário das Finanças tenha revelado as reuniões confidenciais com a Comissão Europeia. BE fala em aproveitamento político. CE diz que investigação continua.
Sata

Ajuda ilegal à SATA. Bruxelas ainda investiga

Porta-voz da concorrência da Comissão Europeia diz que investigação à ajuda de Estado dos Açores à SATA está a decorrer. Não há ainda decisão de as declarar ilegais, como disse o Governo regional.
Comentário

SATA. "CE estava a investigar ajudas ilegais"

127
Companhia aérea terá de devolver 73 milhões de euros à região autónoma dos Açores, o que poderá por em risco a viabilidade da empresa. O comentário de Ana Suspiro, jornalista de Economia do Observador
Sata

Ajudas à SATA são ilegais e têm de ser devolvidas

104
A Comissão Europeia considerou que os aumentos de capital realizados na SATA foram ilegais, tendo a empresa de devolver à região 73 milhões de euros, o secretário das Finanças do Governo dos Açores.
Companhias Aéreas

Royal Air Maroc lança 13 novas rotas para a Europa

Marraquexe será a cidade com o maior aumento de tráfego com novas rotas para Londres (quatro vezes por semana), Madrid, Bruxelas, Milão (três), Lyon, Bordéus e Marselha (duas).
TAP

TAP. Sindicato quer fim do plano de reestruturação

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil pede o fim imediato do plano de reestruturação da TAP, que não deve ser regido por orientações de auxílios do Estado a empresas em dificuldades.
Ryanair

Ryanair vai avançar com despedimento coletivo

A empresa de aviação diz que não tem quaisquer vagas para tripulantes de cabine em Portugal, mas antes excesso, e lamenta que o acordo assinado com o sindicato não tenha sido aceite pelos associados.
Ryanair

Ryanair acusada de violar Código do Trabalho

"Enquanto inicia um processo de Despedimento Coletivo, está a realizar cursos para novos tripulantes — violando o Código do Trabalho", denuncia o SNPVAC. Sindicato quer ser ouvido pelo Governo.
Açores

"Firmeza" na atuação face a problemas da SATA

O compromisso é "promover a solvência" da SATA mantendo uma "gestão profissionalizada" e sem "ingerência política". O grupo de transporte aéreo tem tido prejuízos a rondar os 50 milhões de euros/ano.
Coronavírus

Covid-19. Air France com injeção de 7 mil milhões

Empréstimo à Air France de 7 mil milhões de euros visa mitigar os efeitos da pandemia em setores ligados ao turismo. "Não é pouco e vamos ter de pôr mais dinheiro" diz ministro Francês.
Ryanair

Ryanair encomenda 75 aviões à Boieng

Modelo 737 MAX foi agora relançado ao mercado, depois de dois acidentes que vitimaram 346 pessoas. O voo promocional realizou-se entre Dallas e Tulsa, EUA.
Contas Públicas

Convenientemente deitámos tudo fora /premium

Foi conveniente aplaudir os orçamentos da geringonça, encarar a dívida só face ao PIB e fingir que o controlo estatal da TAP salvava o turismo e os empregos. O pouco que se conseguiu, deitámos fora.
TAP

TAP agrava prejuízos para 701 milhões em setembro

408
A TAP anunciou prejuízos de 700,6 milhões de euros em setembro. A companhia aérea divulgou ainda que recebeu 582 milhões de euros do Estado e há menos 729 trabalhadores na empresa.
TAP

TAP vai despedir mais dois mil trabalhadores

211
O plano de reestruturação da TAP está concluído e será entregue ao Governo "nos próximos dias". A empresa prevê despedir mais dois mil trabalhadores e cortar 20% dos salários de quem fica.
Orçamento do Estado

OE2021. Ryanair contra nova taxa de dois euros

A taxa incide sobre "a emissão de títulos de transporte aéreo comercial e atracagem de navios de passageiros nos terminais portuários localizados em território de Portugal continental''
Coronavírus

Pela primeira vez, EasyJet regista prejuízo anual

119
A dívida da EasyJet em 2020 é de 2.115 milhões de euros. É a primeira vez que a empresa regista um prejuízo anual, mas acredita que tem uma base sólida para sair da crise.
Coronavírus

Lufthansa com prejuízos de 5.584 milhões de euros

A companhia aérea diz que a pandemia global do novo coronavírus afetou fortemente os resultados do terceiro trimestre, embora em comparação com o segundo trimestre as perdas tenham sido reduzidas.
Sata

Companhia de "leasing" reclama 15 milhões da SATA

O documento que deu entrada no Tribunal de Ponta Delgada reclama da transportadora açoriana perto de 15 milhões de euros referentes a contratos dos aviões A321 neo da SATA.
Coronavírus

Ryanair perde 197 milhões no primeiro 1.º semestre

Devido à pandemia, a Ryanair manteve 99% das suas aeronaves em terra durante quatro meses, tendo registado uma perda líquida de 197 milhões de euros no primeiro semestre fiscal.
Ryanair

Ryanair despede 23 trabalhadores da base do Porto

153
Empresa justifica a decisão com a pandemia, a redução nos horários e o "fracasso" do sindicato nas negociações. Este mês acabou o prazo durante o qual não podia despedir por ter aderido ao layoff.
Timor-Leste

Voos semanais entre Darwin e Díli vão continuar

A empresa aérea australiana Airnorth garantiu que as ligações semanais entre Darwin e Díli vão continuar, e que o cancelamento do voo de quarta-feira se deveu a problemas de saúde com a tripulação.
Coronavírus

Cathay Pacific corta 8.500 postos de trabalho

Destes 8.500 funcionários da Cathay Pacific, cerca de 5.300 serão despedidos nas próximas semanas. O grupo anunciou ainda o fecho da Cathay Dragon, que realizava voos regionais.
Sata

Aliança confiante na independência da SATA

O candidato da Aliança considera que tem de haver um emagrecimento de funcionários na companhia e a contratação de alguns quadros necessários, recusando falar em "despedimentos"
Companhias Aéreas

Ryanair reduz 40% da capacidade de voos no inverno

A companhia aérea Ryanair anunciou que vai reduzir 40% da sua capacidade de voos no inverno em alguns países, um dos quais Portugal. O número de aerobases também será reduzido.
Aviação

EasyJet anuncia bases sazonais em Faro em 2021

129
A companhia área 'low-cost' britânica easyJet anunciou que vai estabelecer uma base sazonal em Faro e abrir uma terceira base na cidade de Málaga, em Espanha, na primavera de 2021.
Sata

SATA. PSD quer resposta concertada a dúvidas

O líder do PSD Açores assinalou que "independentemente" de o partido não ter dados do Governo dos Açores, foram já feitos "esforços" para sensibilizar Bruxelas sobre a "importância da SATA".
Sata

Bruxelas terá "toda a informação" sobre SATA

Vasco Cordeiro, garantiu que será dada "toda a informação" à Comissão Europeia sobre as dúvidas levantadas sobre a SATA, pedindo "responsabilidade e serenidade" aos partidos da oposição.
Coronavírus

Discutida possibilidade de voo mensal Lisboa-Díli

136
A portuguesa euroAtlântico está a discutir com Timor-Leste a proposta que apresentou sobre a realização de um voo "charter" mensal entre Díli e Lisboa, durante a pandemia de Covid-19.
Lufthansa

Lufthansa vai fazer cortes na frota e empregos

A Lufthansa indicou que quer reduzir a sua frota, que tem um total de 763 aviões, em 150 aparelhos até 2025. O número exato de empregos suplementares que podem vir a ser eliminados não foi revelado.
Guiné-Bissau

Avião da SATA vai fazer ligação Lisboa-Bissau

100
Um avião da SATA vai passar a fazer a ligação Lisboa-Bissau-Lisboa todas as quartas-feiras. O primeiro voo tem chegada prevista a Bissau às 00h30 de quarta-feira, partindo para Lisboa cerca das 1h30
Sata

Açores prepara plano de reestruturação da SATA

O Governo regional dos Açores diz que despedimentos não estão previstos no plano de reestruturação da companhia a entregar a Bruxelas, mas ainda não respondeu à investigação por ajuda ilegal.
Sata

SATA. BE quer conhecer plano de reestruturação

O BE Açores exigiu a "divulgação imediata" do plano de reestruturação da SATA por parte do Governo Regional, por entender que o "secretismo" sobre o futuro da companhia aérea é "inadmissível".
Coronavírus

Ryanair. Sindicato denuncia ausência de álcool gel

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil diz que o trabalho da Ryanair está a decorrer como se não houvesse pandemia de Covid-19, e sem álcool gel a bordo, mas a companhia contesta.
Coronavírus

Ryanair avalia operação em Portugal

O presidente executivo da Ryanair disse que a companhia aérea está a "avaliar a operação em Portugal", nomeadamente em termos de custos, referindo que pretende manter o maior número de empregos.
Sata

PS Açores considera "inaceitável" postura do PSD

O PS/Açores considerou "inaceitável" e "arrogante" a postura do PSD sobre a investigação anunciada pela Comissão Europeia aos aumentos de capital na SATA.
Sata

PSD Açores. Dúvidas sobre SATA eram evitáveis 

O PSD dos Açores considerou que a investigação de Bruxelas a aumentos de capital na SATA representa uma situação "evitável e desprestigiante" que a companhia aérea e os açorianos "não mereciam".
Ryanair

Ryanair. Cartas de rescisão estão a ser devolvidas

169
As cartas que os tripulantes da Ryanair enviaram para rescindir por justa causa com a Crewlink Portugal estão a ser devolvidas com as indicações de "Encerrado" e "Sem recetáculo postal".
Sata

Açores vão esclarecer dúvidas sobre a SATA

O presidente do Governo dos Açores recusou-se a fazer "futurologia" sobre as dúvidas da CE em torno de apoios recentes à SATA, mas garantiu que irá explicar todas as questões levantadas por Bruxelas.
Ryanair

Ministério Público investiga Ryanair

O Ministério Público está a investigar práticas de coação e substituição de grevistas pela Ryanair e pela empresa de trabalho temporário Crewlink, denunciadas pela ACT.
Ryanair

Catarina Martins: Ryanair "devia ter vergonha"

A líder do Bloco de Esquerda considera que o governo português "tem sido complacente demais com a Ryanair" e afirma que noutros países da Europa houve fortes ações para que a companhia cumprisse a lei
Comentário

Ryanair vs TAP: "Tribunal não deve imiscuir-se"

"União Europeia aplicou uma margem de discricionariedade que é legítima porque em causa está o interesse público", defende Miguel Sousa Ferro. "Por agora, ajuda será mesmo concedida".
Aviação

TAP. Ryanair quer travar apoio no Tribunal Europeu

857
Companhia aérea diz que apoio de 1.200 milhões do Estado à TAP viola princípio de não-discriminação e recorre a Tribunal de Justiça Europeu para o travar. Está convencida que decisão será rápida.
Ryanair

Crewlink nega falha de pagamento de salários

A Crewlink, empresa de trabalho temporário de vários tripulantes de cabine da Ryanair, negou qualquer irregularidade quer nos descontos à Segurança Social, quer no pagamento dos salários de março.
Coronavírus

Ryanair: 14 voos semanais do Reino Unido para Faro

A Ryanair vai reforçar as ligações semanais entre o Reino Unido e Portugal, de 11 de setembro a 24 de outubro, com mais 14 voos para Faro, no Algarve, anunciou a companhia aérea 'low-cost'.
Sata

Ajuda já dada à Sata considerada ilegal nesta fase /premium

233
Carta da vice-presidente da Comissão ao Governo considera, nesta fase, que aumentos de capital feitos por Governo açoriano são ajuda ilegal. Portugal pode invocar exceção na Sata, mas tem de provar.
Sata

CDS: Voos Terceira-América do Norte vão acabar

O líder do CDS-PP Açores acusou o Governo Regional e a companhia aérea SATA de prejudicarem a ilha Terceira, alegando que a ilha deixará de ter ligações diretas à América do Norte.
Ryanair

Açores. Cancelamento de rotas da Ryanair

A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo disse que o cancelamento de rotas da Ryanair para os Açores é "mera especulação", reagindo à possibilidade de abandonar as ligações para a Terceira
Coronavírus

Companhia SAS com prejuízo de 646 milhões

A Scandinavian Airlines Systems (SAS) apresentou um prejuízo líquido de 6.696 milhões de coroas suecas (646 milhões de euros) nos primeiros nove meses do seu ano fiscal devido à pandemia de Covid-19.
Sata

CDU diz que contas da SATA não são transparentes

A CDU Açores acusou a SATA de falta de transparência nas suas contas, e acusou o Governo Regional e a administração do grupo de "dificultarem" o acesso à informação de uma empresa pública.
Ryanair

Ryanair. Sindicato alega questões por resolver

O vogal do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil disse que, apesar de um diretor da Ryanair ter dito que regularizou os descontos à Segurança Social, persistem problemas por resolver.
Ryanair

Ryanair alerta para “cortes selvagens” em Portugal

O diretor de Recursos Humanos da Ryanair avisou que há “uma perspetiva real de cortes selvagens em Portugal” na temporada de inverno em termos de capacidade e aviões.
Açores

PSD Terceira pede explicações sobre Ryanair

Os sociais-democratas da ilha Terceira querem que o executivo açoriano explique se as ligações aérea da Ryanair se vão manter em 2021 e que revele "o que está a fazer nesse sentido".
Lufthansa

Lufthansa e sindicato dos pilotos acordam cortes 

O acordo dá às duas partes margem para continuarem a negociar medidas de longo prazo para contrariar a crise causada pela pandemia de Covid-19. Está a ser ponderada uma redução na frota de aviões.
Sata

SATA. Bruxelas autoriza 133 milhões, mas investiga

Bruxelas aprovou auxílio estatal à companhia aérea açoriana SATA de 133 milhões de euros, mas vai investigar ajudas dadas no passado pelo Governo açoriano. SATA deverá fazer reestruturação.
Ryanair

Sindicato diz que Ryanair não declara tudo

O dirigente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil afirma que vários tripulantes da Ryanair apresentaram queixas-crime contra a empresa por falhas nas declarações à Segurança Social.
Ryanair

Sindicato pede o fim dos "atropelos" da Ryanair

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil exigiu ao Governo e às "instâncias políticas" portuguesas que tomem medidas para travar "os atropelos" laborais da companhia aérea Ryanair.
Ryanair

Sindicato vai processar Ryanair por assédio

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos.
Companhias Aéreas

Azul lança empresa de aviação regional

A companhia aérea brasileira Azul lançou na terça-feira uma nova subsidiária para o mercado de voos regionais, denominada Azul Conecta. A frota é composta por 17 aeronaves.
Ryanair

Ryanair desregula escalas a quem se opôs a cortes

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de Covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus.
Lufthansa

Lufthansa anuncia perdas de 3,6 mil milhões 

A companhia aérea Lufthansa anunciou esta quinta-feira perdas de 3,6 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, devido às consequências da pandemia da Covid-19.
Companhias Aéreas

Aviação europeia preocupada com restrições

Associações representativas das companhias aéreas europeias manifestaram preocupação pelas restrições aplicadas por alguns Estados-membros aos voos na União Europeia (UE) e no espaço Schengen.
Coronavírus

KLM suprime até 5.000 postos de trabalho

A redução do pessoal será feita de diferentes formas, incluindo a não renovação de contratos temporários, um esquema que promove a saída voluntária da empresa e a não substituição de aposentações.
PSD

PSD/Açores contra saída da Ryanair da Terceira

Para o líder do PSD-Açores, José Manuel Bolieiro, não é "virtuoso" a ilha perder as ligações da transportadora aérea low-cost. É preciso garantir "o interesse público da região".
Açores

Açores. Eventual saída da Ryanair seria negativa

José Manuel Bolieiro disse que o mercado privado "não pode ser controlado pelas soluções públicas" e que eventual abandono da operação para a Terceira por parte da Ryanair seria negativo para a ilha.
Salários

Ryanair. Funcionários não recebem salário em julho

372
Ryanair costuma pagar aos funcionários no 28.º dia de cada mês com referência ao mês anterior, mas o layoff quebrou esta lógica e deixou vários trabalhadores sem salário em julho, diz o sindicato.
Air France

Grupo Air France-KLM aumenta oferta para Portugal

O Grupo Air France-KLM passa a ter cerca de 160 voos semanais de e para Portugal. A empresa tomou medidas para assegurar que os voos são seguros tanto para os seus clientes como as suas equipas.
Ryanair

Ryanair perde 185 milhões de euros

A Ryanair perdeu 185 milhões de euros no primeiro trimestre fiscal (abril-junho) devido à pandemia. A empresa relembra que o confinamento gerou uma quebra de 99% no tráfego aéreo nestes meses.
Bélgica

Brussels Airlines vai receber apoio de 460 milhões

Pacote de 460 milhões de euros que a companhia belga vai receber permitirá cobrir parte das perdas causadas pela crise e "garantir empregos diretos e indiretos" ligados às suas atividades.
Sata

Divulgar plano da SATA seria causar uma confusão

101
A SATA, empresa pública açoriana, composta pela SATA Air Açores e pela Azores Airlines, solicitou um auxílio de Estado de 163 milhões de euros, para "prover as necessidades de liquidez".
Coronavírus

British Airways chega a acordo com pilotos

Os pontos acordados excluem a possibilidade de "demissão e recontratação (com piores condições)" e admitem a opção de trabalhar a meio tempo, despedimento com indemnização e licenças voluntárias.
Coronavírus

China exige testes negativos a quem chega de avião

A China vai começar a exigir testes negativos à Covid-19 a quem chega por via aérea ao país. Medida surge para controlar o número de casos importados através de viagens internacionais.
Coronavírus

Ryanair fecha base de Frankfurt 

A companhia irlandesa Ryanair anunciou esta quarta-feira o encerramento da sua base em Frankfurt, na Alemanha, depois da recusa dos pilotos de baixarem os seus salários.
Coronavírus

Cabo Verde Airlines. Governo quer rever objetivos

O governo cabo-verdiano defende a revisão dos objetivos de curto prazo da Cabo Verde Airlines (CVA), reduzindo a aposta nos destinos internacionais mais distantes e apostando em nichos de negócio.
Ameaça de Bomba

Avião aterra em Oslo depois de ameaça de bomba

Um importante dispositivo policial foi mobilizado para o aeroporto, incluindo forças de intervenção e uma unidade de desativação de explosivos, que iniciaram uma inspeção do aparelho.
Coronavírus

British Airways vai retirar frota de Boeing 747

A empresa planeava tirar de circulação 31 das aeronaves que possui até 2024, mas a diminuição do tráfego de passageiros devido à pandemia da Covid-19 acelerou a decisão.
Estados Unidos da América

American Airlines. 25 mil podem ficar sem emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram aos 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro, devido à queda da procura de viagens.
Madeira

Vento forte na Madeira faz divergir dois voos

Dois voos provenientes de Lisboa e Porto regressaram aos locais de origem devido ao vento forte. Durante esta quarta-feira, ainda nenhum voo deslocou ou aterrou no Aeroporto da Madeira.
Coronavírus

Justiça decreta falência da Avianca Brasil

A Justiça brasileira decretou na terça-feira a falência da companhia aérea Avianca Brasil, com dívidas de 2,7 mil milhões de reais (44 milhões de euros), na sequência do fracasso das negociações.
Companhias Aéreas

Delta Airlines perdeu 6.251 milhões de dólares

Delta Airlines anunciou perdas de 6.251 milhões de dólares no primeiro semestre de 2020, face ao lucro de 2.173 milhões de dólares que obteve no mesmo período de 2019. Atividade foi reduzida em 95%.
Coronavírus

KLM. Bruxelas aprova ajuda estatal de 3,4 milhões

A Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal da Holanda à companhia aérea holandesa KLM, um apoio urgente à liquidez na forma de garantia estatal e um empréstimo público.
Timor-Leste

Governo timorense volta a permitir voos domésticos

Voos domésticos comerciais em Timor-Leste voltam a ser permitidos após interrupção desde dia 3 de abril. A decisão foi comunicada a todas as empresas com operações aéreas.
Sata

PSD/Açores alerta para dívidas da SATA a bombeiros

113
O PSD/Açores alertou para o atraso no pagamento de vencimentos aos bombeiros de Santa Cruz da Graciosa e das Velas e questionou o executivo açoriano sobre as dívidas da SATA a estas corporações.
Coronavírus

SATA faz "balaço positivo" ao reinício da operação

A taxa de ocupação média de passageiros na SATA rondou os 40% em junho, um "valor encorajador" uma vez que as companhias aéreas e os passageiros demonstram mais confiança em voltar a voar.
Coronavírus

Ryanair quer facilitar reembolsos bloqueados

A companhia aérea introduziu um novo processo para clientes que tiveram os seus reembolsos bloqueados por agências de viagens online e indicou que estes devem pedir o pagamento diretamente à Ryanair.
Sata

SATA. Maioria socialista chumba voto de protesto

A maioria socialista chumbou, na Assembleia Legislativa dos Açores, um voto de protesto do PPM que condenava de forma "veemente os permanentes obstáculos" ao acesso a informação relativa à SATA.
Coronavírus

United Airlines pode dispensar 36 mil funcionários

A companhia aérea norte-americana poderá dispensar até 36 mil funcionários em outubro, mais de um terço do total de trabalhadores, devido aos impactos da crise provocada pela pandemia da Covid-19.
Sata

SATA pede auxílio ao Estado de 163 milhões

SATA solicitou auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para "prover as necessidades de liquidez" até ao final deste ano. Medidas para combater efeitos da pandemia são "insuficientes", diz empresa.
Brasil

Avianca Brasil entra com pedido de falência 

A companhia aérea Avianca Brasil, que atravessa uma grave crise financeira, pediu à Justiça para converter a sua recuperação judicial em falência.
Açores

Açores. Plano de restruturação SATA está concluído

A secretária dos Transportes e Obras Públicas dos Açores revelou que o plano de reestruturação da companhia aérea SATA já está concluído. O PSD confirmou o voto favorável ao Orçamento Suplementar.
Coronavírus

Air France vai cortar 7.580 postos de trabalho

O grupo Air France anunciou que pretende cortar 7.580 postos de trabalho, na empresa Air France e na subsidiária regional Hop!, até ao final de 2022, devido ao impacto da pandemia no setor.
Ryanair

Ryanair agiliza reembolsos de voos cancelados 

659
A Ryanair vai processar os pedidos de reembolso do mês de maio e a maioria dos de junho até ao final deste mês, garantindo a fazer "rápidos progressos" no processamento dos pedidos.
Coronavírus

25 mil milhões em apoios às companhias aéreas

Os apoios estatais europeus já fechados às companhias aéreas ultrapassam os 25 mil milhões de euros. Lufthansa e Air France acumulam os apoios com os valores mais elevados.
Timor-Leste

Air Timor sem voos para Singapura até setembro

Timor-Leste está atualmente praticamente isolado em termos de conexões aéreas o que condiciona as opções para milhares de pessoas que querem entrar e sair do país.
TAP

Acordo à vista na TAP. Estado reforça

327
Esta madrugada chegou-se a um acordo que pode evitar nacionalização da TAP. A Azul abdicou do direito de converter em capital social o empréstimo que fez. Neeleman sai, Estado reforça posição.
Moçambique

LAM e grupo Air France/KLM vão partilhar bilhetes

Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e grupo Air France/KLM vão passar a partilhar bilhetes, ou seja, as conexões entre os voos serão realizadas sem ser necessário trocar de bilhete.
Sata

Azores Airlines retoma voos internacionais

A companhia aérea retoma, esta quarta-feira, os voos para Boston (Estados Unidos da América), Toronto (Canadá) e Frankfurt (Alemanha). Ligações para Cabo Verde retomam em agosto.
Air France

Air France quer eliminar mais de 7.500 empregos 

O grupo Air France quer eliminar mais de 7.500 postos de trabalho até ao fim de 2022, incluindo mais de mil na companhia aérea regional Hop!.
Coronavírus

SATA confirma processo para ajuda do Estado

A SATA informou esta terça-feira que ainda decorrem os "trâmites formais" relativo ao pedido de auxílio de Estado. A operadora aérea considera ser prematuro adiantar mais detalhes.
Sata

SATA. Reforço de voos para a ilha de Santa Maria

A estrutura PS/Açores destacou o "profundo impacto" provocado pela Covid-19 e entende ser "muito positivo" que os novos horários da SATA contemplem um reforço de voos diários e lugares para a ilha.
Ryanair

Ryanair faz queixa por alegado cartel de preços

A Ryanair apela a "uma investigação" relativamente ao comportamento de 5 companhias aéreas, acusando-as de participarem num "esquema de preços". E exortou também à "tomada de medidas" de punição.
Comissão Europeia

Bruxelas dá "luz verde" a ajudas à Lufthansa

A Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal da Alemanha ao grupo aéreo Lufthansa, um apoio à recapitalização de seis mil milhões de euros e um empréstimo com garantia estatal de três mil milhões.
Coronavírus

SATA. Governo dos Açores abandona negócio

O Governo dos Açores vai acatar uma resolução do parlamento regional aprovada em maio e abandonar a intenção de privatizar parte do capital da Azores Airlines, empresa do grupo SATA.
Coronavírus

SATA retoma ligações entre continente e os Açores

A SATA vai retomar "de forma progressiva e gradual" as ligações entre o continente português e as ilhas de São Miguel e Terceira a partir desta segunda. Para 15 de julho está prevista a normalização.
Coronavírus

Companhias aéreas processam governo britânico 

As empresas dizem que a quarentena em vigor desde segunda-feira, com um período mínimo de 3 semanas, "terá um efeito devastador no turismo e na economia e destruirá milhares de empregos".
Coronavírus

SATA já estuda prejuízos causados pela pandemia

A companhia aérea irá operar em "absoluto respeito pelas regras que estão em vigor para a aviação civil comercial", sem que haja restrições à lotação dos aviões.
Coronavírus

Lufthansa perdeu 2.100 milhões de euros até março

Lufthansa teve um prejuízo líquido de 2.100 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, seis vezes mais do que no período homólogo, o que representou uma queda de 18% entre janeiro e março.
Lufthansa

Conselho da Lufthansa aprova plano de resgate

O conselho de supervisão da Lufthansa aprovou o plano de resgate da companhia aérea. Acordo entre o governo alemão e a Comissão Europeia prevê uma ajuda de 9 mil milhões de euros.
A página está a demorar muito tempo.