É uma espécie de Zezé Camarinha. “You are very white… Let me put the cream!”, dizia o autoproclamado sedutor das praias algarvias às turistas estrangeiras que por lá apanhavam banhos de sol, dizendo-lhes no inglês possível que eram muito brancas. Algo que seria resolvido se lhe permitissem passar-lhes creme bronzeador pelo corpo…

Ora, o biquíni que a empresa francesa Spinali Design está agora a vender, terá uma mensagem semelhante, embora com algumas nuances: “Estás a ficar vermelha… Põe protetor!”

É pouco provável que haja mão de Zezé Camarinha nesta invenção, mas a ideia é mais ou menos essa. Segundo a Spinali Design, o fato de banho (que pode ser de uma ou duas peças) vem equipado com um sensor que mede a intensidade dos raios ultravioleta. Se estes passarem os níveis aceitáveis, é enviado um alerta para o telemóvel, que insta a pessoa em questão a passar protetor solar pelo corpo ou a deslocar-se até a uma sombra.

Existe ainda uma outra opção — que é capaz de alegrar Zezé Camarinha e todos os seus discípulos. Em vez de ser a pessoa que veste o biquíni a receber a mensagem, o aviso é enviado para outro indivíduo. Indivíduo esse que, garantido o consentimento mútuo, poderá passar um pouco de protetor solar em corpo alheio.

A Spinali Design está a vender estes biquínis a preços que variam entre os 150 e os 200 euros.