O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) venceu hoje a sétima etapa do Mundial de MotoGP, no Circuito de Montmeló, em Barcelona, naquela que foi a sua quarta vitória consecutiva na presente edição do campeonato.

Partindo da terceira posição da grelha, o espanhol impôs um ritmo forte desde a primeira volta que só o seu companheiro de equipa, o italiano Valentino Rossi, foi capaz de acompanhar.

Ainda assim, a liderança de Lorenzo nunca chegou a ser ameaçada, com a corrida a terminar com as duas Yamaha a cortarem a linha de meta separadas por menos de um segundo.

De novo em ‘dia não’ esteve Marc Marquez (Honda). O bicampeão do mundo voltou a não pontuar, depois do ‘nulo’ em Mugello. A correr em casa, o catalão voltou a cometer um erro na terceira volta, que viria a forçar o seu abandono.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Isto é o que acontece quando queres muito correr em casa, queres dar 100% e não estás preparado para andar à frente. Queres fazer tudo bem mas acabas por cometer um erro”, afirmou o piloto após a corrida.

Nas contas do título, Rossi continua na liderança, com 138 pontos, mas agora com apenas um de vantagem sobre Lorenzo. O italiano Andrea Iannone (Ducati) é o terceiro, com 94, sendo que Marquez, com 69, é apenas o quinto.

No Moto2, o francês Johann Zarco (Kalex) voltou a vencer e está cada vez mais confortável na liderança do campeonato. A corrida de hoje foi dominada pelos homens da ‘casa’, os espanhóis Alex Rins (Kalex) e Tito Rabat (Kalex), mas na ‘hora da verdade’ acabou por ser o francês a chegar ao lugar mais alto do pódio.

A duas voltas do fim, o francês pressionou a liderança de Rabat, que acabou por cometer um erro que lhe custou o triunfo e o segundo posto, concluído a prova em terceiro. No segundo lugar ficou Rins.

Nas contas do campeonato, Zarco lidera isolado, com 134 pontos, face aos 94 de Rabat e os 80 do britânico Sam Lowes.

Em Moto3, única categoria que conta com um piloto luso, a vitória acabou também nas mãos do líder do campeonato, com o britânico Danny Kent (Honda) a consomar o quarto triunfo da temporada.

Como vem sendo hábito, a corrida teve emoção até ao último metro, com um grupo de seis pilotos a terminarem dentro do mesmo segundo, com o português Miguel Oliveira (KTM), que vinha de uma vitória em Mugello, a não conseguir ir além do quinto posto.

Com a vitória, Kent soma agora 149 pontos, tendo agora 51 de vantagem sobre o italiano Enea Bastianini, com 98. Quanto a Miguel Oliveira, subiu no terceiro posto, com 77 pontos.