São prodígios que qualquer polícia de investigação gosta de manter por perto: há pessoas tão eficazes a reconhecer rostos que podem tornar-se bastante úteis na luta contra o crime. Sim, mesmo que apenas tenham visto os suspeitos meia dúzia de vezes – ou menos! Para os cérebros de quem não consegue memorizar rostos este parece ser um truque de ilusionismo.
Não é magia, mas é raro: apenas 2% da população mundial consegue identificar 80% dos rostos com que se cruza. O normal é conseguir guardar recordação de 2o% dessas faces. Mas como saber quem é um herói para a polícia de investigação e quem está muito aquém disso?
A Universidade de Greenwich lançou um teste que lhe dá a resposta em cinco minutos. São catorze rostos que vão surgindo durante alguns segundos e a seguir é desafiado a identificá-los entre um conjunto de fotografias. Se conseguir bons resultados em 10 das questões, dirija-se ao departamento mais próximo e proponha juntar-se à equipa. Senão, talvez deva continuar a treinar a memória.
Clique no texto em baixo. Depois conte-nos o seu resultado.