Este foi o último exame da primeira fase a que os alunos do 9º ano tiveram de responder. Para conhecer os critérios completos da correção da Prova Final de Matemática clique aqui e acompanhe-os com o enunciado fornecido pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).
Nº
Resposta correta
Pontuação
1.1
4
Responde «36%».
4
Responde «64%».
2
1.2
6 no total
Primeiro processo:
Escrever a soma das alturas dos vinte e cinco alunos em função de a
2
Equacionar o problema
Obter o valor de a (169 cm ou 169)
2
Segundo processo:
Calcular a soma das alturas dos vinte e cinco alunos (25 x 158)
2
Calcular a soma das alturas dos vinte e um alunos cujas alturas são conhecidas
1
Calcular a soma das alturas dos quatro alunos cuja altura é a
2
Obter o valor de a (169 cm ou 169)
1
2
6 no total
Primeiro processo:
Determinar a área do terraço
2
Determinar a área de cada ladrilho maior
2
Determinar o valor pedido (4 dm ou 4 )
2
Segundo processo:
Escrever 400 x 9 = 225 x x (ou equivalente)
3
Determinar x
1
Determinar o valor pedido (4 dm ou 4 )
2
3
(D)
3
4.1
4
Identifica o lado pedido, lado [AC], de modo formalmente correto.
4
Identifica o lado pedido, mas de modo formalmente incorreto.
3
4.2
7 no total
Reconhecer que a área pedida é igual à diferença entre a área do semicírculo e a área do triângulo [ABC]
1
Determinar a área do triângulo [ABC]
3
Reconhecer que a área do triângulo é dado por
1
Obter AC
1
Obter a área do triângulo
1
Determinar a área do semicírculo
2
Reconhecer que a área do círculo de raio r é dada por pi x r x r
1
Obter a área do semicírculo
1
Obter a área da região representada a sombreado: 19,3
1
5.1
7 no total
Primeiro processo:
Calcular o volume da esfera de raio 3 cm
1
Obter o volume da semiesfera
1
Calcular a área da base do cilindro
1
Equacionar o problema em função da altura do cilindro
2
Obter a altura do cilindro: 8,1cm ou 8,1
2
Segundo processo:
Calcular o volume da esfera de raio 3 cm
1
Obter o volume da semiesfera
1
Calcular o volume do cilindro
2
Calcular a área da base do cilindro
1
Obter a altura do cilindro (8,1cm ou 8,1)
2
5.2
(D)
3
6
6 no total
A resposta contempla a utilização correta das três regras operatórias e apresenta a expressão 3(elevado a)4
6
A resposta contempla a utilização correta das três regras operatórias, mas não apresenta a expressão 3(elevado a)4
5
A resposta contempla a utilização correta de apenas duas das regras operatórias.
4
A resposta contempla a utilização correta de apenas uma das regras operatórias.
2
R.
7
(C)
3
8
(D)
3
9
6 no total
Desembaraçar a equação de parêntesis
1
Desembaraçar a equação de denominadores
1
Reduzir os termos semelhantes
1
Determinar as soluções da equação (-6 e 6)
3
10
6 no total
Desembaraçar a inequação de parêntesis
1
Isolar, num dos membros, os termos em x
1
Reduzir os termos semelhantes
1
Resolver a inequação obtida na etapa anterior
2
Apresentar o conjunto solução na forma de intervalo
1
11
A) equação x + y = 96 (ou equivalente);
B) equação 2x + 3y = 260 (ou equivalente);C) conjunção de duas equações.
4
12.1
2
4
12.2
(A)
3
13
uma razão que permita garantir que a reta r não representa graficamente a função h (por exemplo, uma referência aos declives).
uma razão que permita garantir que a reta s não representa graficamente a função h (por exemplo, uma referência às ordenadas na origem).
6
14
6 no total
Escrever
2
Reconhecer que
1
Reconhecer que
1
Reconhecer que
1
Obter o valor de a (5)
1
15
(B)
3
16.1
6 no total
Primeiro processo:
Calcular a amplitude do arco ABC
2
Calcular a amplitude do arco BC
2
Calcular a amplitude do ângulo CAB (65º ou 65)
2
Segundo processo:
Calcular a amplitude do ângulo ABC
2
Calcular a amplitude do ângulo ABD
2
Calcular a amplitude do ângulo CAB (65º ou 65)
2
Terceiro processo:
Calcular a amplitude do ângulo ABC
2
Calcular a soma das amplitudes dos ângulos CAB e BCA
2
Calcular a amplitude do ângulo CAB (65º ou 65)
2
16.2
4
Responde «Ângulo ABD» ou responde «ABD».
4
Identifica o ângulo ABD, mas utiliza simbologia formalmente incorreta.
3
Responde «Ângulo CBD» ou responde «CBD» ou responde «25º».
2
Identifica o ângulo CBD, mas utiliza simbologia formalmente incorreta.
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