Todas as regiões do país, com exceção de Angra do Heroísmo (Açores), apresentam esta sexta-feira risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol. De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e sendo moderado a forte de nordeste nas terras altas até ao fim da manhã e para o final do dia.

Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões centro e sul. Em Lisboa as temperaturas vão variar entre os 22 e os 35 graus, no Porto entre 20 e 31, em Braga entre 18 e 30, em Coimbra entre 18 e 35, em Leiria entre 14 e 34, em Santarém entre 17 e 37, em Castelo Branco entre 20 e 35, em Portalegre entre 22 e 37, em Évora entre 15 e 37, em Beja entre 17 e 38, em Faro entre 20 e 30 e em Aveiro entre 19 e 32.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo informação disponível na página do IPMA na internet, cinco concelhos dos distritos de Faro, Aveiro, Santarém e Castelo Branco apresentam esta sexta-feira risco máximo de incêndio. O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Setúbal, Beja, Évora, Portalegre, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda Bragança e Porto.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quinta-feira 49 incêndios, que foram combatidos por 796 operacionais, com o apoio de 216 veículos. A ANPC alertou na quinta-feira para os níveis elevados e muitos elevados de risco de incêndio em áreas do território do continente, devido ao tempo seco e temperaturas máximas acima dos 30 graus.

Em comunicado, a ANPC recomendou também “a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal”, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.