DESENHO A 12º ANO
Esta é a correção do exame de Desenho A que os alunos do 12º ano tiveram de preencher. Os critérios completos podem ser consultados aqui. O enunciado está neste link.
Grupo I
Nº | Resposta correta | Pontuação |
1 | 50 no total | |
Materiais e instrumentos | 20 | |
Utiliza apenas grafite. Aplica o potencial expressivo do meio atuante. Adequa a dureza da grafite ao tipo de traçado pedido. Risca e/ou mancha com segurança, fluidez e desenvoltura. Produz linhas contínuas ou interrompidas, intencionais e bem definidas. Varia a pressão exercida sobre o riscador de modo a produzir diferentes espessuras, intensidades de linha e densidades de mancha ou trama. |
20 | |
Nível intercalar | 17 | |
Utiliza apenas grafite. Adequa a dureza da grafite ao tipo de traçado pedido. Risca e/ou mancha com hesitação. Produz linhas contínuas ou interrompidas, nem sempre bem definidas. Não produz diferentes espessuras ou intensidades de linha ou diferentes densidades de mancha ou de trama. |
14 | |
Nível intercalar | 11 | |
Utiliza apenas grafite. Risca e/ou mancha com dificuldade. Produz linhas pouco definidas. Não produz diferentes espessuras, nem intensidades de linha, nem produz diferentes densidades de mancha ou de trama. |
8 | |
Montagem executada e volume | 20 | |
Dobra todos os vincos predefinidos e executa um registo à mão livre de cada modelo. Transmite adequadamente a morfologia geral, as proporções e a tridimensionalidade de cada modelo. | 20 | |
Nível intercalar | 17 | |
Executa um registo à mão livre de cada modelo. Apresenta imprecisões no registo da morfologia geral, das proporções ou da tridimensionalidade de cada modelo. |
14 | |
Nível intercalar | 11 | |
Executa um registo à mão livre de cada modelo. Apresenta erros no registo da morfologia geral, das proporções e da tridimensionalidade de cada modelo. OU Executa apenas o registo à mão livre de dois modelos, com algumas imprecisões. |
8 | |
Práticas de ocupação de página | 10 | |
Dimensiona corretamente os três registos, sem os sobrepor, e ocupa de forma equilibrada o espaço livre da folha de prova. | 10 | |
Não dimensiona corretamente os três registos, mas ocupa de forma equilibrada o espaço livre da folha de prova. OU Dimensiona corretamente os três registos, mas não ocupa de forma equilibrada o espaço livre da folha de prova. |
5 | |
2 | 60 no total | |
Materiais e instrumentos | 25 | |
Utiliza apenas lápis de cor, sem aguarelar. Aplica o potencial expressivo do meio atuante. Risca e mancha com segurança, fluidez e desenvoltura. Produz linhas contínuas ou interrompidas, intencionais e bem definidas. Varia a pressão exercida sobre o riscador, de modo a produzir diferentes espessuras e intensidades de linha e diferentes densidades de mancha ou de trama. |
25 | |
Nível intercalar | 21 | |
Utiliza apenas lápis de cor, sem aguarelar. Risca e mancha com hesitação. Produz linhas contínuas ou interrompidas, nem sempre bem definidas. Não produz diferentes espessuras ou intensidades de linha ou diferentes densidades de mancha ou de trama. |
17 | |
Nível intercalar | 13 | |
Utiliza apenas lápis de cor, sem aguarelar. Risca e mancha com dificuldade. Produz linhas pouco definidas. Não produz diferentes espessuras nem intensidades de linha, nem produz diferentes densidades de mancha ou de trama. |
9 | |
Morfologia geral, proporções, volume, profundidade, claro/escuro e diferenças de cor | 30 | |
Executa uma representação à mão livre da composição, incluindo obrigatoriamente a totalidade da base. Respeita a morfologia geral e as proporções de cada elemento. Transmite adequadamente o volume e a profundidade da composição.Faz uma representação coerente do claro/escuro. Respeita as diferenças de cor de cada modelo e da base. |
30 | |
Nível intercalar | 25 | |
Executa uma representação à mão livre da composição, incluindo obrigatoriamente a totalidade da base. Apresenta imprecisões no registo da morfologia geral, das proporções, do volume ou da profundidade.A representação do claro/escuro não é totalmente coerente. Respeita as diferenças de cor de cada modelo e da base. |
20 | |
Nível intercalar | 15 | |
Executa uma representação à mão livre da composição. Apresenta erros no registo da morfologia geral, das proporções, do volume ou da profundidade. |
10 | |
Práticas de ocupação de página | 5 | |
Adequa a dimensão do registo à técnica utilizada e ocupa de forma equilibrada o espaço livre da folha de prova. | 5 | |
Adequa a dimensão do registo à técnica utilizada, mas não ocupa de forma equilibrada o espaço livre da folha de prova. OU Não adequa a dimensão do registo à técnica utilizada, mas ocupa de forma equilibrada o espaço livre da folha de prova. |
3 |
Grupo II
Nº | Resposta correta | Pontuação |
1 | 90 no total | |
Materiais e instrumentos | 20 | |
Utiliza apenas tinta-da-china. Adequa e aplica o potencial expressivo do meio atuante. Risca e/ou pinta com segurança, fluidez e desenvoltura. Produz linhas contínuas ou interrompidas, intencionais e bem definidas. Adequa o meio atuante às densidades de mancha pretendidas. |
20 | |
Utiliza apenas tinta-da-china. Risca e/ou pinta com hesitação. Produz linhas contínuas ou interrompidas, nem sempre bem definidas. Adequa o meio atuante às densidades de mancha pretendidas. |
16 | |
Utiliza apenas tinta-da-china. Risca e/ou pinta com hesitação. Produz linhas contínuas ou interrompidas, nem sempre bem definidas. Nem sempre adequa o meio atuante às densidades de mancha pretendidas. |
12 | |
Utiliza apenas tinta-da-china. Risca e/ou pinta com dificuldade. Não adequa o meio atuante às densidades de mancha pretendidas. |
8 | |
Estudo do contexto e estudo de formas | 20 | |
Transfere a imagem da Figura 1, mantendo a morfologia geral e as proporções dos diferentes elementos. Adiciona uma figura humana. Respeita a anatomia e as corretas proporções do corpo humano, assim como a sua escala em relação aos objetos da figura. |
20 | |
Transfere a imagem da Figura 1, mantendo a morfologia geral e as proporções dos diferentes elementos. Adiciona uma figura humana. Não respeita a anatomia e as corretas proporções do corpo humano ou não respeita a sua escala em relação aos objetos da figura. |
16 | |
Transfere a imagem da Figura 1. Adiciona uma figura humana. Não respeita a anatomia e as corretas proporções do corpo humano nem a sua escala em relação aos objetos da figura. |
12 | |
Transfere a imagem da Figura 1. Não adiciona uma figura humana. | 8 | |
Transformação – gráfica e invenção | 20 | |
Recorre a um processo de ampliação para transferir a imagem. Evidencia capacidade de síntese e invenção na personagem criada, no modo como a insere na composição e como a relaciona com o globo, o livro ou ambos. |
20 | |
Recorre a um processo de ampliação para transferir a imagem. Evidencia capacidade de síntese e invenção na personagem criada, no modo como a insere na composição ou como a relaciona com o globo, o livro ou ambos. |
16 | |
Recorre a um processo de ampliação para transferir a imagem. Não evidencia capacidade de síntese e invenção na personagem criada, nem no modo como a insere na composição nem como a relaciona com o globo, o livro ou ambos. |
12 | |
Recorre a um processo de ampliação para transferir a imagem. Não cria uma nova personagem. OU Não recorre a um processo de ampliação para transferir a imagem, mas evidencia capacidade de síntese e invenção na personagem criada, no modo como a insere na composição e como a relaciona com o globo, o livro ou ambos. |
8 | |
Organização dinâmica, efeitos de cor e práticas de ocupação de espaço | 20 | |
Organiza o registo de acordo com o espaço do retângulo de 21 cm × 30 cm. Aplica mancha e/ou trama coerente com a transmissão adequada dos volumes. | 20 | |
Não organiza o registo de acordo com o espaço do retângulo de 21 cm × 30 cm. Aplica mancha e/ou trama coerente com a transmissão adequada dos volumes. | 16 | |
Organiza o registo de acordo com o espaço do retângulo de 21 cm × 30 cm. Aplica mancha e/ou trama incoerente com a transmissão adequada dos volumes. | 12 | |
Organiza o registo de acordo com o espaço do retângulo. Não aplica mancha nem trama. | 8 | |
Adequação | 10 | |
A formulação gráfica apresentada é coerente no conjunto dos elementos que a constituem e adequada ao que é pedido no enunciado. | 10 | |
A formulação gráfica apresentada revela alguma coerência no conjunto dos elementos que a constituem e alguma adequação ao que é pedido no enunciado. | 5 |
HISTÓRIA A 12º ANO
Mais um exame de 12º ano resolvido, desta feita o referente a História 12º ano. Os critérios do IAVE estão aqui, enquanto o enunciado pode ser encontrá-lo neste link.
Grupo I
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (C) | (A) | 5 |
2 | (B) | (D) | 5 |
3 | (A) | (B) | 5 |
4 | (D) | (C) | 5 |
Grupo II
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (D) | (B) | 5 |
2 | 20 | ||
R. |
|
||
3 | Internacionalismo Proletário OU Internacionalismo. | 5 | |
4 | 10 | ||
Apresenta duas das afirmações. | 10 | ||
Apresenta apenas uma das afirmações. | 5 | ||
R. |
|
Grupo III
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (B) | (C) | 5 |
2 | 25 | ||
|
|||
3 | (A)3 (B)5 (C)1 | (A)4 (B)1 (C)3 | 5 |
4 | 20 | ||
|
|||
Grupo IV
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (D) | (A) | 5 |
2 | (B)(D)(A)(C)(E) | (C)(A)(B)(E)(D) | 5 |
3 | 25 | ||
|
|||
4 | 50 | ||
Impacto da guerra colonial na queda do Estado Novo
Processo de descolonização no imediato pós-25 de Abril: dificuldades e desafios
Redefinição das opções da política externa portuguesa, do 25 de Abril à viragem para o século XXI
|
HISTÓRIA B 11º ANO
História B levou os estudantes de 11º ano de volta às salas de aula, desta feita para realizar um exame. Estes são os critérios completos e aqui pode também encontrar o enunciado.
Grupo I
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (D) | (C) | 5 |
2 | (B) | (D) | 5 |
3 | (A) | (D) | 5 |
4 | (D) | (B) | 5 |
5 | (C) | (A) | 5 |
Grupo II
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (B) | (C) | 5 |
2 |
|
20 | |
3 | Regicídio OU assassinato do rei. | 5 | |
4 | 25 | ||
|
Grupo III
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (C) | (A) | 5 |
2 | (A)5 (B)3 (C)1 | (A)4 (B)2 (C)5 | 5 |
3 | 25 | ||
|
|||
4 | 50 | ||
Problemas sociais no final da década de 1920 e no início da década de 1930
Saídas da crise nos EUA, na década de 1930: as políticas do New Deal
Triunfo do Estado-Providência nas democracias ocidentais, nas décadas de 1940-1950
|
Grupo IV
Nº | Resposta correta | Pontuação |
1 | 20 | |
|
||
2 | 10 | |
Apresenta dois dos excertos. | 10 | |
Apresenta apenas um dos excertos. | 5 | |
R. |
|
Nº | Versão 1 | Versão 2 | Pontuação |
1 | (B) (D) (E) (C) (A) | (E) (B) (D) (A) (C) | 5 |