Dark Mode 134kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Conteúdos Premium

PS

Costa. "Estado deve ser robusto e eficiente" /premium

Críticas da direita de que Plano privilegia o Estado em vez das empresas são "absurdas". Costa foi a reunião do PS explicar que cheque de Bruxelas é um "contrato" e que consensos são essenciais.
Coronavírus

Sete erros graves ao utilizar máscara /premium

Tapar a boca mas deixar o nariz de fora é apenas um dos erros mais comuns — e, como quase todos os restantes, faz com que usar máscara sirva de pouco. Veja o resto das falhas no top 7 do El Mundo.
Coronavírus

Vírus transmite-se por gotículas da respiração? /premium

CDC disse que o vírus pode transmitir-se pela simples respiração, mas voltou atrás. OMS continua a dizer que o SARS-CoV-2 só se transmite por partículas maiores. Mas os especialistas dividem-se.
Economia

Não há poupança sem senão /premium

As famílias podem ter apanhado o gosto da poupança. Se as famílias adiarem o consumo – é para isso que serve a poupança –, a recuperação económica pode ser mais lenta.
Educação

Ensinar a aprender /premium

Se fosse possível resumir, de forma genérica, aquilo que faz de uma escola a melhor escola do mundo, diria que é a que ensina a aprender.
Política

O Gabinete de Crime /premium

A Bonnie e o Clyde da Beira Baixa já devem estar a engendrar as ONG por onde vão canalizar os subsídios que aí vêm. Fica a dica.
Operação Lex

Rangel, Galante e o amigo que era "testa de ferro" /premium

Rangel e Galante teriam empresas paralelas às suas funções de juízes — uma atividade proibida e que "mantiveram oculta". Santos Martins, advogado, teria a tarefa de lhes fazer chegar os rendimentos.
Coronavírus

Os planos da DGS para o outono e o inverno /premium

Plano da Saúde para o outono e inverno espera vacinação anti-Covid para quem não tiver contraindicações. Vacinas anti-gripe chegam ainda este mês. O stock de medicamentos vai ser reforçado.
Partido Chega

Afinal, que moções foram a votos no Chega? /premium

549
Moção que propunha retirar ovários às mulheres que abortassem foi chumbada por larga maioria. Da ilegalização do PCP ao afastamento do futebol, que outras votações se realizaram na convenção?
Eleições EUA

O erro de Biden ao ir "despacito" com os latinos /premium

Em 2016, Hillary achou que o voto latino chegaria para vencer Trump. Falhou. Em 2020, Biden demorou a procurá-lo. Na sua ausência, Trump preencheu o vácuo e pintou o adversário de vermelho-comunista.
Coronavírus

DGS recomenda uso de máscaras em ruas movimentadas /premium

101
Secretário de Estado admite que testes rápidos têm "sensibilidade menor", mas equaciona uso em lares ou escolas para identificar positivos. DGS recomenda uso de máscara em ruas movimentadas.
Viagens

A nova moda dos voos "para lado nenhum" /premium

Aqui o que interessa não é o destino (até porque ele não existe) mas sim a viagem. Esta nova experiência inclui passeios panorâmicos, quizzes, e muito mais. E já há bilhetes a esgotar.
Ministro da Educação

1.500 auxiliares chegam às escolas no 1.º período /premium

Costa fez a promessa, ministro da Educação fixa a data. Antes de dezembro, 1.500 assistentes serão contratados. Mudanças na fórmula que atribui número de funcionários publicada nas próximas semanas.
Séries

Emmys: sem passadeira, sem público, sem graça /premium

Jimmy Kimmel, o apresentador da videoconferência gigante transformada em cerimónia que distinguiu o melhor da TV americana, chamou-lhes "PandEmmys". Hugo van der Ding viu tudo e conta-lhe como foi.
Governo

Costa em maratona negocial com PCP mais distante /premium

Presidente da Comissão estará ao lado de Costa na apresentação da primeira versão do Plano de Recuperação. Agora negociará com parceiros a três tempos, mas ainda às escuras sobre PCP.
Política

Contra a radicalização tribal /premium

Sem regras comuns de conduta decente e respeito mútuo, o legítimo e indispensável debate político transforma-se num conflito tribal — em que a força, não a moderação, acabará por ser o árbitro final.
Estado

As regras estão feitas. A aplicação é com vocês /premium

239
Há muito tempo que os governantes parecem acreditar que resolvem os problemas com anúncios, listas de procedimentos ou leis. No passado já era bastante mau. Em tempo de pandemia tudo é mais grave.
Corrupção

Operação Lex vs Patuleia. A evolução da Justiça /premium

143
Fátima Galante foi protegida com unhas e dentes pelos seus pares nos anos 90 quando foi acusada de corrupção pela 1.ª vez. 23 anos depois Galante foi obrigada a reformar-se e Rui Rangel foi expulso.
Séries

Emmys: "Schitt’s Creek", uma série para a história /premium

A série de Dan e Eugeny Levy ficará na história dos Emmys: conquistou todas as categorias de séries de comédia, o que nunca tinha acontecido. "Watchmen" levou 11 prémios e "Succession" saiu a sorrir.
Operação Lex

Como Rangel e a mulher viciaram o sistema judicial /premium

1120
A mulher de Rui Rangel terá recebido 100 mil euros para decidir um recurso. É a verdadeira autora do único acórdão que deu uma vitória a Sócrates. E também da decisão que reduziu a pena a Duarte Lima.
Fact Check

Fact Check. Coligação, apoios e a força do Chega /premium

250
Em dois dias, André Ventura falou três vezes aos militantes do partido que lidera. E nem sempre foi rigoroso naquilo que disse do cimo do palco. O Observador analisou as palavras do líder do Chega.
Amor

Todo o prazer será premiado /premium

Quando crescemos em areias tão movediças da nossa relação com a verdade, não admira que o amor - que é uma nudez recíproca, por dentro - seja tão escorregadio.
Coronavírus

Covid-19. A história atribulada de DJ Magazino /premium

Depois de mais de um mês em coma após diagnóstico de Covid-19 e 2 testes negativos, Magazino testou novamente positivo. Seriam ainda vestígios do vírus. Esta semana, DJ voltou testar negativo.
Operação Lex

O papel de três mulheres no "esquema" de Rangel /premium

159
Fátima Galante, Rita Figueira e Bruna Amaral têm em comum uma relação com o juiz Rui Rangel, mas para o MP não são apenas assuntos da vida pessoal. Pelas suas contas circularam milhares de euros.
Celebridades

Conguito: "Não vou deixar de usar este nome" /premium

870
Com 16 anos, criou um canal de YouTube. O sucesso online abriu-lhe as portas para rádio e para a televisão. Conguito quer ser uma referência para outros jovens, negros ou não, mas não um ativista.
Jazz

João Mortágua, um nome inquieto do jazz português /premium

310
O músico de Estarreja venceu um prémio Play na categoria de melhor álbum e, em plena pandemia, não lhe faltam projetos novos na gaveta. João Mortágua quer simplificar o jazz e conquistar o público.
Escolas

O menino Tonecas e a Cidadania e Desenvolvimento /premium

984
O problema não está na disciplina mas sim naquilo em que ela se transformou num país em que um partido, o PS, se comporta como dono do Estado e faz dos serviços públicos uma extensão do seu poder
Partido Chega

Meia hora no refúgio privado do líder do Chega /premium

270
Um altar num canto, com várias imagens religiosas. "Inspiração" de Ventura que se assume como missionário, numa conversa a meio da Convenção do Chega. A liderar mártires, mas com alta segurança.
Football Leaks

Rui Pinto, Estado de Direito e corrupção /premium

O tribunal deve julgar as provas dos atos, mas não deve esquecer as motivações. Faça-se justiça em relação a Rui Pinto, e também a todos os que são hoje acusados pelo MP ajudado pelas suas revelações.
Operação Lex

Lex. A pressão de Vieira e as exigências de Rangel /premium

422
MP diz que, enquanto o presidente do Benfica insistia para resolver um processo, Rangel ia recebendo bilhetes para jogos. E terá ameaçado: sem lugar na tribuna da Luz, ficava “sem vontade” de ajudar.
Livros

Pérez-Reverte: "Agora não há ideologia, há ofensa" /premium

A Península que gostava de ver unida. O desinteresse pelo passado, o futuro "pessimista" e o efeito das redes sociais. Entrevista com o escritor espanhol a propósito do novo "Uma História de Espanha".
Coronavírus

Covid. 5 razões para Madrid estar perto do colapso /premium

194
Espanha é, neste momento, o país europeu com mais casos por 100 mil habitantes. No centro da epidemia espanhola está Madrid. Falhas no rastreio dos contactos próximos são um dos principais problemas.
Empreendedorismo

Tecnologia "made in Portugal" para prevenir fogos /premium

Através de tecnologia satélite, a Hitachi Vantara desenvolveu a solução que permite identificar terrenos que precisam de ser limpos para diminuir o risco de incêndio e estar em conformidade com a lei.
Futebol

Fair play financeiro nos 3 grandes? É para vender /premium

Num campeonato pequeno e com poucas receitas, os três grandes dependem das vendas para cumprir o fair play financeiro que a UEFA lhes exige. Mas que regras são? E como funcionam este ano?
Partido Chega

Chega. Convenção arranca com dores de crescimento /premium

3991
Ventura continua subir a fasquia e já fala em ganhar as eleições legislativas. Admite que a comunicação entre estruturas não é a melhor e, por isso, vai criar o cargo de secretário-geral.
Livros

A cidade infecta e a marcha soluçante /premium

Esta pode não ser a obra-maior da autora, mas encontramos, neste regresso de Teresa Veiga a um género literário que abandonara há mais de vinte anos, algumas das suas virtudes absolutamente intactas.
Crítica de Livros

Monstros, deuses e nós em "Balada Para Sophie" /premium

Filipe Melo e Juan Cavia, mais uma vez através da banda desenhada, voltam a criar de forma triunfal personagens que aparentemente nada têm a ver connosco, mas em que nos projetamos a cada passo.
Lançamentos

Colson Whitehead: em busca do refúgio da realidade /premium

Depois de "A Estrada Subterrânea", Colson Whitehead voltou a mergulhar na realidade para escrever a história de Elwood, um rapaz negro "à procura de um refúgio da dura realidade". Falámos com o autor.
Observadores

O erro do engenheiro poeta e o falso cartaz do PM /premium

Como são feitos no dia-a-dia os fact-checks que esta semana começaram a ser transmitidos na Hora da Verdade do Jornal das 8, uma parceria entre a TVI e o Observador.
Educação

Cidadania e Desenvolvimento: a nova moral? /premium

589
Uma nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento deveria estudar, do ponto de vista histórico-filosófico, os regimes políticos mais relevantes.
Médio Oriente

Será Trump, afinal, o presidente da paz? /premium

204
Trump disse aos jornalistas que o Médio Oriente está a entrar numa nova era. E uma coisa é certa: Trump quer que um dos seus legados seja a transformação daquela região.
Política

As “presidenciais” para fazer monárquicos /premium

579
Em 2021, teremos os senhores e as senhoras que se seguem. Se não se trata de uma conspiração da ala monárquica para enxovalhar a República, parece. 
Coronavírus

19 países já bateram os casos do pico da pandemia /premium

171
Países que menos sofreram com o início da pandemia estão a ser atingidos em força agora. Espanha contrasta com Itália e atinge picos maiores do que em abril. Europa prepara-se para a segunda batalha.
Partido Chega

Ventura vs Antifas: a batalha verbal do Giraldo /premium

5204
A Praça do Giraldo em Évora dividiu-se ao meio: apoiantes do Chega de um lado, 'antifas' e críticos do partido do outro. Os fiéis de Ventura foram em maior número; os dos cravos aguentaram mais tempo.
Operação Lex

Como Rangel e Vaz das Neves terão sido corrompidos /premium

190
Veiga patrocinou a campanha de Rangel à presidência do Benfica: as palavras para dinheiro eram "fotos" e "álbuns". E também pagava rendas e carros através de contas de amigos. Total: 350 mil euros.
PCP

As hipóteses do PCP para a sucessão de Jerónimo /premium

Partido escolhe novo Comité Central até novembro, data em que realiza o XXI congresso. É oportunidade para mudar de liderança. Ou não. Já estará Jerónimo pronto a "calçar as pantufas"?
Eletricidade

Governo adia custos para travar subida da luz /premium

Governo estica por 5 anos o pagamento de sobrecusto com renováveis. É uma medida para travar a subida da eletricidade, mas que penaliza o défice. A culpa é do Covid que fez baixar consumo de energia.
Coronavírus

Portugal na terceira fase de crescimento dos casos /premium

Cada infetado transmite a doença a mais do que uma pessoa, fazendo com que o número de casos esteja a crescer de forma consistente, mas ainda estamos a tempo de reverter a situação.
Operação Lex

Rangel. Centenas de acórdãos foram feitos a meias /premium

788
Juízes em secções diferentes do Tribunal da Relação de Lisboa e não podiam partilhar informação dos processos um com o outro. Mas fizeram centenas de acórdãos a dois. Processos estão em risco.
Coronavírus

Costa admite mil novos casos diários /premium

515
Mil novos casos diários previstos para a próxima semana não são, para Costa, motivo para medo. Apela à responsabilidade individual e diz que o país não pode voltar a parar.
Mercado Imobiliário

O que tramou fundo para a reabilitação de imóveis /premium

Anunciado em 2016 com metas ambiciosas e milhões da Segurança Social, o fundo para recuperar imóveis do Estado para casas a rendas acessíveis, quase não saiu do papel. O que tramou o FNRE?
Eleições Presidenciais

Chega. Ventura não sai se ficar atrás de Ana Gomes /premium

1481
Em entrevista à Vichyssoise, Diogo Pacheco Amorim rejeita a saída do líder mesmo que fique atrás de Ana Gomes. Diz que não há racismo estrutural em Portugal e que ciganos têm mais direitos que deveres
Primeira Liga NOS

Baile de bola: 18 canções para o campeonato /premium

Sem podermos assistir ao vivo, pelo menos por enquanto, resta-nos seguir as equipas da Primeira Liga, com o ritmo e os passos certos de cada uma. Esta é uma playlist possível para a dança no relvado.
Música

Jimi Hendrix: o que falta saber, 50 anos depois? /premium

O novo livro “Wild Thing", do biógrafo das estrelas de rock, Philip Norman, conta a história do homem que mudou a guitarra, mas também levanta dúvidas sobre a sua morte.
Primeira Liga NOS

O que une e separa Benfica e FC Porto /premium

No dia em que começa a Liga (Famalicão-Benfica, 19h), Benfica e FC Porto estão unidos e separados por vários pontos: desde os reforços, passando pelos treinadores e terminando nos objetivos europeus.
Operação Lex

Operação Lex. Rangel e Vieira acusados /premium

1144
MP acusou ainda o ex-empresário José Veiga e os desembargadores Vaz das Neves (ex-líder da Relação de Lisboa) e Fátima Galante. Arguidos arriscam-se a perder 1,5 milhões de euros em bens.
Música

Primeira Dama: faz-te adulto e canta-nos tudo /premium

“Não há nada que me irrite mais que a ideia de continuidade”, diz-nos Manuel Lourenço, o músico que assina como Primeira Dama e que tem um novo disco, o terceiro: mais maduro, só podia ser.
Teatro

Tiago Rodrigues: "A política tem lugar na arte" /premium

617
“Catarina e a Beleza de Matar Fascistas” é a nova criação do diretor do Teatro Nacional D. Maria II. A estreia é em Guimarães neste sábado. Em entrevista, o autor diz confiar no bom senso do público.
China

Forte apelo, fraca aplicação /premium

Xi Jinping esquece-se que dificilmente as gerações europeias que convivem há 75 anos com a memória do Holocausto permitirão que um regime que busca purezas raciais seja tratado com indiferença.
Coronavírus

Teoria política da quarentena /premium

555
Apesar dos danos que infligiu à sociedade, a quarentena reforçou estes regimes: ampliou os poderes do Estado, e agravou a dependência das populações, agora ainda mais controladas e mais destituídas.
A Sexta Coluna

A economia pós-pandémica: riscos e oportunidades /premium

Trata-se de reavaliar e medir complementaridades entre economias e sociedades em campos muito vastos. Angola tem que ressuscitar como a grande economia agro-industrial que foi no tempo colonial.
Política

Campanha eleitoral ou feira de candidatos? /premium

289
As presidenciais irão decorrer num período de profunda crise económica e social. Situações como estas são frequentemente utilizadas para o assalto ao poder de dirigentes populistas e extremistas.
Coronavírus

Com 31 infetados no futebol, DGS não muda regras /premium

Sporting e Gil Vicente viram o jogo adiado, mas são exceção. Ao contrário da regra geral, a DGS não impõe quarentena às equipas de futebol, mesmo com infetados no plantel. Especialistas dividem-se.
Coronavírus

As quatro grandes ameaças à economia e ao défice /premium

A evolução da pandemia, medidas de apoio à economia, custos de financiamento e uma maior fatura com Novo Banco e TAP são alguns dos riscos identificados pelo Conselho das Finanças Públicas.
PCP

O discurso de João Ferreira nas entrelinhas /premium

João Ferreira quer um Presidente mais interventivo, faz duras críticas a Marcelo e manda farpas indiretas ao Bloco de Esquerda, sem esquecer Ventura. A apresentação do candidato do PCP nas entrelinhas
Coronavírus

Máscaras, dúvidas e saudade no regresso à escola /premium

Miguel está preocupado com as aulas de educação física, Maria quer saber como funcionará a cantina e Guilherme queixa-se do calor provocado pela máscara. O regresso à escola trouxe muitas perguntas.
Conselho de Ministros

Horários desfasados podem chegar a outras regiões  /premium

Foi aprovado em Conselho de Ministros o desfasamento de horários nas empresas com 50 ou mais funcionários. E a horas de ser exonerada, Ana Pinho anunciou a criação uma bolsa de imóveis para habitação.
Governo

Quem são os novos secretários de Estado? /premium

102
Transitam todos diretamente de outros cargos de nomeação governamental. A maioria cresceu dentro do PS (num caso, desde Guterres), tanto no poder como na oposição. Dois são próximos de Pedro Nuno Santos.
Beleza e Bem Estar

Cosmética natural. 11 marcas que tem de conhecer /premium

145
Usam ingredientes naturais para responder às necessidades da pele. Das cozinhas às pequenas fábricas, de norte a sul do país, conheça 11 marcas portuguesas de cosmética, totalmente orgânicas.
Conselho das Finanças Públicas

CFP prevê recessão de 9,3% e défice de 7,2% /premium

A recuperação económica deverá atingir 4,8% em 2021, mas o país pode demorar três anos para compensar os estragos de 2020. E haverá défice até 2024. Os fundos europeus ainda não entram na equação.
Nunca mais é sábado

8 coisas para fazer no fim de semana /premium

Macarons coloridos e porcelana da Vista Alegre são dois chamarizes do novo Glee Boutique Café. Em Almada o mercado faz-se ao ar livre e em Viseu há teatro. Nem a chuva pára os concertos de jazz.
Corrupção

António Costa "tem direito à contradição íntima" /premium

1246
Em entrevista, a ministra da Justiça fala sobre o apoio do primeiro-ministro ao líder benfiquista. E defende que Rui Pinto pode ser beneficiado com uma atenuação especial da pena com a lei atual.
Cinema Português

O drama e a comédia na Reboleira deram um filme /premium

Basil da Cunha voltou a filmar o bairro da Amadora que está a desaparecer e explica-nos como e porquê. ‘O Fim do Mundo’ não é cinema burguês, é o “ghetto” retratado “com paleta”.
Ciclismo

A volta à França /premium

Um dos grandes prazeres que tenho é ver a Volta à França. Ao vivo, só a vi por duas vezes. Mas na televisão vi-a muitas, muitas vezes, sempre na companhia dos meus amigos comentadores da Eurosport.
Eleições

"Há demasiado encosto" entre Presidente e Governo /premium

511
Apesar do "silêncio público" do PS, Ana Gomes disse, em entrevista à RTP, que acredita que pode vencer numa segunda volta contra Marcelo, um Presidente que parece um "comentador de televisão" e que se "encosta" ao Governo.
Política

Vieira, Costa e Marcelo: uma democracia de papel /premium

148
A autoridade do Presidente permitiria levantar um muro entre a política e as más companhias de Costa. Mas nada feito: Marcelo opta por insinuações, promete recados à porta fechada e encerra o assunto.
café europa

O estado da União /premium

Tudo somado, o primeiro discurso da presidente von der Leyen sobre o estado da União não foi memorável e é extremamente improvável que alguma parte dele sobreviva.
Football Leaks

O relato de uma das alegadas vítimas de Rui Pinto /premium

Provavelmente pela 1.ª vez, Rui Pinto esteve na mesma sala que a pessoa a quem terá roubado 29 mil e-mails. O advogado João Medeiros falou de como soube do ataque e dos dias de "sobressalto constante"
Coronavírus

Lares. 35 surtos, falhas e aproveitamentos /premium

Há agora 35 surtos ativos no país. O Governo anunciou uma linha de apoio a lares e falou em "versões diferentes" sobre Reguengos. Marta Temido referiu que houve quem se aproveitasse economicamente.
Governo

Jamila Madeira sai da Saúde em plena pandemia /premium

476
Sai a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, substituída por António Sales. Há também uma saída na Educação e no Ministério de Pedro Nuno Santos passa a reinar o Pedro Nunismo. São cinco as saídas
Coronavírus

Costa Silva mudou plano ao sabor da "controvérsia" /premium

Costa Silva admitiu no Parlamento que deixou cair algumas propostas "para não suscitar mais controvérsia". Os deputados queriam mais em matéria de salários, precariedade e soluções para o aeroporto.
Empreendedorismo

A startup que faz do amor pelo basquetebol arte /premium

A intervenção num campo polidesportivo em Braga, que uniu uma startup, um artista e um músico, tornou-se numa bandeira de partilha que aproximou um bairro. Agora, o plano é não parar.
Política

Costa e Medina sobrevivem à comissão  /premium

António Costa Silva apresentou o plano estratégico e foi um tremendo sucesso. Aquilo foi a hora e meia mais soporífera de que tenho memória e eu assisti a imensos jogos do Benfica na década de 90.
PS

Ainda existe o PS que Mário Soares quis? /premium

Casado com a esquerda à sua esquerda, o PS mudou. Não se vislumbrando que o “social democrata” que manda no Largo do Rato se aflija com tamanha metamorfose e os seus nefastos (irreversíveis?) efeitos.
Política

E os eleitores do Chega?   /premium

477
Entendo perfeitamente a revolta de muitos eleitores de direita. Mas a insatisfação com Marcelo e com Rio não justifica que se passe um cheque em branco a Ventura.
Política

A política, o futebol e o socialismo /premium

193
Não é simpático dizê-lo, mas Costa e Medina estão na comissão de honra de Vieira porque os adeptos não se importam. Até querem. Num país socialista até para ganhar no futebol são precisos políticos.
Novo Banco

Novo Banco tem em curso auditoria a Vieira /premium

No parlamento, o líder do Novo Banco, António Ramalho, quis desfazer o que chama de "mitos urbanos" e lembrou que recebeu um banco que tinha uma carteira "velha, má e ilegal", incluindo casas sem WC.
Apple

Um evento sem iPhone, mas com a saúde no pulso /premium

A Apple apresentou novos Apple Watch, novos iPad (um dos modelos é o Air) e novos serviços. O novo sistema operativo fica disponível a partir de quarta-feira. Mas não houve novos iPhone.
Israel

Trump juntou árabes a Israel. E encurralou o Irão /premium

248
Explicador. Os acordos de paz dos EAU e do Bahrain com Israel têm um objetivo principal: isolar o Irão. Além disso, Trump pode moldar o futuro da Palestina e vender armas (americanas) no Golfo.
Benfica

"Responsabilidade é minha, não é da época passada" /premium

516
Jorge Jesus reconheceu a desilusão pela eliminação da Champions mas sublinhou o lado positivo da exibição encarnada. Há 10 anos que o Benfica não falhava a fase de grupos da competição europeia.
Terrorismo

As 7 justificações do alegado jihadista português /premium

Rómulo Costa nega ter feito parte do Daesh. Diz que só conversou com os irmãos, também acusados. Estas são as conversas suspeitas e as justificações que deu — algumas "sem qualquer lógica" para o juiz
Coronavírus

As alterações ao plano de Costa Silva em 6 autores /premium

O "engenheiro que é poeta” (nas palavras do primeiro-ministro) fez adendas ao plano inicial, com base em 1.153 contributos. Há mudanças na alta velocidade e a tentativa de atenuar críticas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: “Vamos ganhar o ano letivo” /premium

Na Maia, o Presidente da República e o Ministro da Educação visitaram uma escola básica no recomeço de um ano letivo “diferente” e “difícil”, cujo o seu sucesso será decisivo para o futuro do país.
Ensaios do Observador

O plano para poupar até 30% na fatura da luz /premium

Seria possível reduzir substancialmente os custos globais de produção e assim contribuir para a redução dos preços da eletricidade das famílias. Neste ensaio, Abel Mateus explica como.
Séries

“We Are Who We Are”. Guadagnino chegou à televisão /premium

É a estreia do realizador italiano nas séries, com oito episódios sobre as dores da adolescência e o desejo de voltar a vivê-la. Falámos com os dois atores principais.
Economia

O orçamento e as nossas possibilidades /premium

419
A intenção de aumentar o salário mínimo em 2021 é demasiado arriscada. É difícil imaginar um quadro económico mais complexo do que o atual para impor custos adicionais às empresas.
Universidades

Há futuro! /premium

254
Há futuro para quem vive com propósito; para quem não quer só ter mais dinheiro e poder; para quem reflete no legado que quer deixar ao mundo; enfim há futuro para os que não têm medo de se reinventar
Castelo Branco

Vai falsificar tudo bem, Hortense /premium

395
A história dos Corleone tem a sofisticação de Nova Iorque e Las Vegas, a dos Shelby tem a crueldade de Birmingham, mas só a dos Martins fascina os leitores.
Novo Banco

OE sem Novo Banco. "Bravata" pode sair mais cara /premium

137
Para o BE esta é uma “linha vermelha” na negociação orçamental. Mas as alternativas que se vislumbram não eliminam o fardo sobre o défice público e até podem sair mais dispendiosas.
Eleições EUA

O que revela o novo livro de Woodward sobre Trump /premium

"Raiva", o novo livro de Bob Woodward sobre Donald Trump, tem uma colaboração de luxo: o próprio Trump. O que diz o livro que já levou 15% de americanos a não quererem votar no Presidente dos EUA.
Coronavírus

As cinco respostas sobre o arranque da I Liga /premium

Liga vai mesmo começar na sexta, o quadro de quarentena vai ser revisto e os estádios continuam vazios (pelo menos) até 2 de outubro. As 5 conclusões da reunião da Liga com as autoridades de saúde.
Eleições EUA

Quem tem o voto da classe trabalhadora americana? /premium

Os brancos sem ensino superior representam 1/3 de todos os americanos elegíveis para votar. Em 2016, Trump conquistou-os — mas Biden, "homem dos sindicatos", promete-lhe dar luta por esta classe.
Coronavírus

Gás em Vénus sugere existência de vida no planeta /premium

311
Na Terra, é produzida por seres que não usam oxigénio para crescer. Agora a fosfina foi descoberta em Vénus, a uma altitude onde se julga que pode haver vida. Investigadora portuguesa assina estudo.
Séries

Disney+: o que é e o que há para ver? /premium

Chega a Portugal esta terça-feira, dia 15 de setembro, e junta os catálogos Disney, Pixar, Star Wars, Marvel e National Geographic em streaming. Revelamos detalhes damos-lhe 20 sugestões para ver.
Séries

"All or Nothing Spurs": no balneário com Mourinho /premium

Como funciona um clube de futebol por dentro, quando as câmaras de filmar estão ligadas? É isso que a série documental da Amazon quer mostrar, mesmo que acabe por revelar apenas uma verdade possível.
Escolas

Liberdade ou conformidade? /premium

‘Liberdade é liberdade, não é igualdade, ou equidade, ou justiça, ou cultura, ou felicidade humana, ou uma consciência tranquila’: citando Isaiah Berlin, em homenagem a Vicente Jorge Silva.
Coronavírus

Regresso às aulas. DGS e SNS não estão preparados /premium

337
Entre contradições e uma tremenda ineficácia, a DGS e o SNS provaram no caso do 1.º aluno infetado que é difícil cumprir a meta do Governo: manter as escolas abertas, custe o que custar.
Banca

Ah, Ah, Ah, podem rir os grandes devedores /premium

2292
Os grandes devedores andam confortavelmente pelo país expondo os seus sinais de riqueza ou merecendo a honra do primeiro-ministro. A risada de Berardo pode ser dada por todos eles, dirigida a nós.
Coronavírus

Raio-X à resposta ao primeiro caso numa escola /premium

241
Aluno infetado esteve apenas numa aula, mas outros 70 tiveram ficar de quarentena. Professor continuou a trabalhar. Primeiro caso no novo ano letivo permite antecipar o que pode acontecer nas escolas.
Pais e Filhos

O egoísmo dos filhos é um erro dos pais /premium

476
De que forma é que filhos tão desmedidamente amados se tornam, tantas vezes, tão “maus”? O que é que os deixa a meio caminho entre a bondade e a maldade?
Pedofilia

O pedófilo que ia "raptar um puto" mas foi à PSP /premium

117
A acusação ao animador da Kidzania que se entregou à PSP em vez de ir abusar de crianças. Ficou preso 11 meses, saiu há uma semana, foi julgado à porta fechada e ouve a sentença esta segunda-feira.
Livros

Como a matemática controla os nossos dias /premium

"As Fórmulas da Vida e da Morte", de Kit Yates, mostra que a matemática não foi criada para atormentar adolescentes, mas está imbricada nas nossas vidas, das compras que fazemos online à morgue.
História

A Revolta dos Marinheiros de 8 de Setembro de 1936 /premium

Há 84 anos, grupos de opositores ao Estado Novo amutinaram-se em dois navios da Marinha Portuguesa. O que aconteceu e quem foram os protagonistas? Um ensaio histórico de José Luís Andrade.
Livros

Em busca da verdade com Elena Ferrante /premium

138
O novo “A Vida Mentirosa dos Adultos” não revela a identidade de um dos grandes fenómenos literários atuais, mas mostra-nos mais sobre o que move a escritora italiana e porque nos movemos com ela.
Comida

Conservas Pinhais: 100 anos de sangue na guelra  /premium

265
As conservas Pinhais nasceram há 100 anos em Matosinhos. O negócio familiar mantém o peixe fresco, os fornecedores nacionais e a produção artesanal. No futuro, vai lançar patés e inaugurar um museu.
Brexit

Boris Johnson na Terra do Nunca /premium

O Reino Unido está disponível para chegar ao fim do ano sem qualquer acordo comercial com a UE, nem sequer o mais básico, que seria a eliminação das tarifas. Se for o caso, é um gigantesco tiro no pé.
Eleições Presidenciais

Nem "esquerda" nem "direita" /premium

132
Hoje é improvável que o actual PR seja eleito à primeira volta perante um candidato de "direita" como André Ventura e pelo menos três de "esquerda". Foi nisto que deu o "centrão" entre o PS e o PR.
Coronavírus

Covid-19 muda a adolescência com "pequenos lutos" /premium

320
Carolina sentia-se nervosa com a ideia de passar o vírus aos avós. Mariana diz que a passagem para a universidade não foi como imaginou. A pandemia deixou os jovens mais ansiosos. E mudou as famílias.
António Costa

É "mistificação" achar que PM não viola normas /premium

3458
Nome de António Costa na Comissão de Honra de Luís Filipe Vieira é "primeiro-ministro a dizer que está tudo bem com uma pessoa que está com processos judiciais em curso" defende constitucionalista.
Livros

A biblioteca de Alberto Manguel já tem "uma casa" /premium

102
Foi assinado este sábado o protocolo de doação da biblioteca de Alberto Manguel à cidade de Lisboa: "Hoje digo a mim mesmo: não vais perder uma biblioteca, vais ganhar uma cidade mágica".
Estilo de Vida

Tosse? Distância? As velhas regras de bom tom /premium

"Virar o dorso" em caso de espirro e evitar "expelir o ar em face alheia" num ímpeto de tosse. De Erasmo a um cónego português, viajamos às origens de um best seller: os manuais de boas práticas.
Crítica de Livros

Domingos Rebêlo: nostalgia errática /premium

Da exposição no Museu Carlos Machado resulta um catálogo que complementa a tarefa de trazer a público parte da herança estética de um pintor clássico por excelência da ilha de São Miguel.
Religião

Uma mulher de armas: a religiosa pró-vida… eterna /premium

626
A Igreja católica não deve alinhar em campanhas presidenciais, nem partidárias, mas nenhum cristão se pode desentender de uma causa maior, como é a defesa da vida.
Coronavírus

O português não vai em grupos /premium

816
Nos restantes lugares, incluindo em casa, o limite para ajuntamentos chega a dez (caso reúna onze alminhas na sala e a polícia aparecer, não hesite em entregar aquele cunhado insuportável).
Coronavírus

O desfasamento de horário em 9 respostas /premium

O Governo anunciou que as empresas terão de fazer um desfasamento dos horários. Em que moldes pode isto ser feito? É para toda a gente? Quem fiscaliza? 9 respostas sobre o que se sabe sobre a medida.
Observadores

As cadeiras das candidatas presidenciais /premium

As amigas Marisa Matias e Ana Gomes anunciaram as suas candidaturas presidenciais com um dia de distância e em locais simbólicos. Mas nas cadeiras, ganhou a bloquista.
Escolas

Cidadania. Os argumentos a favor e contra /premium

132
Discussão começou com o chumbo de dois alunos que faltaram às aulas por objeção dos pais. Já há duas petições, mas o tema é complexo. Mostramos o que defende quem está em cada um dos lados.
Cinema Português

Ana Rocha de Sousa: "Espero provocar uma mudança" /premium

3844
Realizadora venceu quatro prémios no Festival de Cinema de Veneza com o filme "Listen", incluindo o "Leão de Ouro do Futuro". "As pessoas precisam de saber que isto acontece", diz ao Observador.
Entrevista

"Num mundo ideal haveria candidato forte do PS" /premium

108
Sérgio Sousa Pinto disse na Vichyssoise que o PS tem um "dilema" a resolver nas Presidenciais: apoiar Marcelo, que é de outra área, ou Ana Gomes, militante do PS, mas non grata em alguns setores.
Vinho

Novo Barca-Velha é o "leão da selva" /premium

1435
Vem de um ano que, para o enólogo Luís Sottomayor, nunca suscitou dúvidas e sucede uma colheita muito premiada. O Barca-Velha 2011 é equiparado a um "leão" cujo apogeu estimado será daqui a 20 anos.
Escolas

O país que se espanta com a Liberdade /premium

175
É com ironia que vejo os grandes paxás do progressismo internauta ensaiarem uma purga a Sérgio Sousa Pinto, um homem que já foi escoltado pela polícia em nome das suas crenças
Direitos Humanos

A utopia da igualdade /premium

148
Aparentemente, agora, para um conjunto considerável de pessoas neste mundo, os direitos das minorias sobrepõem-se aos direitos universais. É uma mudança radical, utópica e, por isso, indesejável.
A Sexta Coluna

Breve memória dos vencidos de 1820 /premium

O facto de, por coerência nos princípios, os miguelistas nunca se terem querido organizar num partido político acabou por não lhes permitir uma intervenção na vida política, sobretudo a partir de 1851
Bloco de Esquerda

BE sobe pressão sobre alterações às leis laborais /premium

217
Na rentrée, Catarina surge rouca mas com lista de alterações às leis laborais. Quer empresas com lucro impedidas de despedir, e contratos de trabalhado para estafetas tipo Uber. E não, não é teimosia.
Coronavírus

Verdades, mentiras e incógnitas da segunda vaga /premium

128
Há mais casos, mas menos mortes e isso são boas notícias. A segunda vaga pode ser evitada se as medidas de restrição forem seguidas à risca. Mas, a existir, não se sabe se será pior do que a primeira.
Coronavírus

18 respostas sobre o que muda esta terça-feira /premium

121
A máscara continua a só ser obrigatória em espaços fechados. Mas haverá horários desfasados de entrada e saída nas empresas e apertam os limites para os grupos. O que muda já a partir desta 3.ª feira?
Turismo

Francisco Calheiros. "8% de desemprego? É nada!" /premium

Despedimentos no setor em outubro e janeiro; a “quase ausência” do Turismo do Plano Costa e Silva e o orçamento “de ficção” que aí vem. A entrevista de Francisco Calheiros na Rádio Observador.
Eleições Presidenciais

O que disse Ana Gomes nas entrelinhas /premium

131
Quer mudar o sistema capturado por interesses, mas quer fazê-lo sendo a guardiã da democracia. Palavra "corrupção" ficou à porta. E a Costa, um recado: deixe o partido pensar pela sua própria cabeça.
RTP

RTP: mais “5 Para a Meia-Noite” e ficção nacional /premium

131
Inês Lopes Gonçalves vai para o lugar de Filomena Cautela. "Sexta às 9" vai estar novamente no ar. Fábio Porchat fará viagem do Nobel português. Descubra as novidades conhecidas nesta quinta-feira.
Celebridades

Quem eram e onde chegaram? 14 anos de Kardashians /premium

O programa que lhes mudou a vida arrancou há 14 anos e tem agora fim anunciado. Olhando para 2007, alguns dos elementos do clã Kardashian Jenner estão irreconhecíveis. Descubra as diferenças.
Coronavírus

Os gráficos que motivam as medidas de contingência /premium

143
Há menos mortes e mais recuperados, mas casos estão a aumentar e os internamentos levantam preocupações. Norte volta a motivar receios. Os números na mira do governo para o estado de contingência.
Operação Marquês

Relação anula mais um despacho de Ivo Rosa /premium

2461
Juiz de instrução da Operação Marquês obrigado a analisar prova testemunhal de ex-líder da Escom sobre transferências relacionadas com José Sócrates, o seu primo e Ricardo Salgado.
Nunca mais é sábado

7 coisas para fazer no fim de semana /premium

Assistir a concertos a partir de casa, almoçar ou jantar com vista para o casario de Lisboa ou mergulhar no universo do Vinho do Porto: o fim de semana está à distância de um piscar de olhos.
Teatro

Os três SillySeason sobem ao palco: e depois? /premium

Surgiram em 2012 e são um dos mais ativos grupos de teatro português. Estreiam agora, no Teatro Taborda, "Fora de Campo". Em entrevista explicam como vieram aqui parar e para onde querem ir.
Hospital de São João

Epilepsia. Neuroestimulador testado em Portugal /premium

914
Tecnologia permite perceber melhor o efeito do tratamento no doente. Resultados podem ajudar a controlar a doença e a antecipar crises. Doente foi acompanhado no São João, pela primeira vez no mundo.
café europa

Não somos todos bielorussos /premium

O que fazer pelo povo heróico da Bielorrússia? Não prometer mais do que iremos dar. Dizer que somos todos bielorussos é fácil, mas na prática não vamos todos mudar-nos para Minsk.
Escolas

O desafio político é manter as escolas abertas /premium

As escolas estão preparadas. O governo estará? Exige-se que, futuramente, não tenhamos de fazer sobre as escolas a mesma pergunta que Ferro Rodrigues fez sobre os lares: o governo não aprendeu nada?
Escolas

Uma disciplina que não deveria existir /premium

972
Tendo por fim combater o populismo, a disciplina não faz senão defender uma particular forma de populismo de esquerda. Por esta e por outras, a Cidadania e Desenvolvimento não devia existir.
Eleições Presidenciais

O avanço de Marisa para Belém nas entrelinhas /premium

Eurodeputada volta à estrada presidencial e mais uma vez com o amigo e Ricardo Salgado pela frente. Não o esquece e até o nomeia. Mas a tónica da candidatura está no combate ao medo e esse é outro.
Luís Filipe Vieira

Rui Pinto envolve Vieira em novo caso de corrupção /premium

5585
Ex-hacker diz que revista alemã e site brasileiro têm alegadas provas de que o líder do Benfica e a Odebrecht estarão envolvidas num caso de corrupção na construção de um hotel no litoral do Recife.
Primeiro-Ministro

António Costa quer reindustrializar o país /premium

971
No Porto, Costa pediu uma Europa mais autónoma na produção de bens essenciais e para isso defende a reindustrialização do país, que tem agora uma “oportunidade histórica” para não desperdiçar.
Coronavírus

6 números sobre o pior dia da pandemia desde abril /premium

294
Com mais 646 novos casos, Portugal volta a valores diários de abril. Faixa etária dos 20 e 30 anos centraliza maior número de casos. Há cinco meses que não havia tantos. Número de mortes estabilizado.
Coronavírus

Casos a disparar. Governo diz que já esperava /premium

382
No dia em que o País regressou a valores do pico da pandemia, Governo e DGS garantem que estavam à espera. E que estão preparados. Discotecas abertas e público nos estádios? "Não nos próximos tempos."
Coronavírus

Vacina suspensa. O que se sabe e o que falta saber /premium

125
Vacina de Oxford e AstraZeneca pode ter provocado uma inflamação neurológica a um dos voluntários dos ensaios clínicos, mas não há certezas. Suspensão dos testes deve atrasar outras vacinas.
Cinema

"Goodfellas": 30 anos depois, tudo bons rapazes /premium

113
Para uns, é o melhor filme de gangsters de sempre; para outros, o melhor de todos os Scorsese. Afinal, a Máfia não era a honra e a "omertà"; também podia ser uma camisa às flores.
Arte Urbana

Miguel Januário. “Vivemos tempos ±maismenos±” /premium

277
Vai dar uma oficina de propaganda política no Iminente, festival que que começa esta quarta-feira. Em entrevista fala das mudanças nas cidades, da street art na era Covid e de como vive a democracia.
PS

O PS radicalizou-se /premium

145
O processo de radicalização do PS, que se tornou notório em 2015 e que se tem acentuado, visa agora transformar a direita. O objectivo é ter um pretexto que justifique uma aliança com o BE.
Eleições Presidenciais

A necessidade da candidatura de Ana Gomes /premium

334
Tudo somado, temos dois candidatos. Uma candidata cosmopolita, corajosa e com um percurso de vida cujas consequências são visíveis no mundo. Temos outro candidato que nunca saiu do eixo Lapa-Cascais.
Coronavírus

Silêncio, que se vai escutar o Ferro /premium

108
Definitivamente, para os dirigentes do PS, os grandes problemas do momento não são nem a recessão, nem o desemprego. São, isso sim, as declarações em off e a cobardia.
Jornalismo

Vicente /premium

A minha vida, pura e simplesmente, nunca será desligável profissionalmente (nem humanamente) da tua e por isso levaste contigo um bocadinho de mim, tanto – mas tanto – foi o que vivemos juntos.
A página está a demorar muito tempo.