313kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Conteúdos Premium

Autárquicas 2021

Campanha suspendeu a clubite de Barbosa Ribeiro /premium

Nem o FC Porto foi suficiente para fazer o candidato do PS desligar por momentos o telefone. Barbosa Ribeiro acredita em "surpresas" na noite eleitoral e garante que ficará os quatro anos a trabalhar.
Autárquicas 2021

Quem atacou quem no debate a doze /premium

No último debate em Lisboa, Medina foi (naturalmente) o mais atacado. Mas pôs gelo nos pulsos. Moedas tentou secar concorrência e bipolarizar. BE e PCP já não escondem que concorrem entre si.
Autárquicas 2021

Costa foi a Coimbra e levou uma maternidade /premium

Com as sondagens a sugerirem uma disputa renhida em Coimbra, Costa foi dar uma "mão" ao amigo e presidente Manuel Machado. Apelou ao voto, pediu uma vitória dia 26 e deixou elogios.
Educação

6200 euros: pressão sobre as escolas públicas /premium

Ao gabar-se do custo de 6200 euros por aluno nas escolas estatais, o governo contrariou-se, elevou a pressão sobre si mesmo e legitimou quem defende o financiamento público à frequência dos colégios.
Politicamente Correto

Introdução à micrologia /premium

O que pescam os micrólogos? Pescam micro-agressões, que são o seu prato favorito. A sua característica principal, como coisa distinta de uma agressão pura e simples, é o poder ser aquilo que quisermos
Vladimir Putin

Rússia: votar sem escolher /premium

Se a oposição sair à rua para contestar os resultados, tal como fez noutras ocasiões, a polícia de choque está pronta para actuar e os juízes dos tribunais do regime “não ficarão sem emprego”.
café europa

Do Afeganistão ao Estado da União /premium

A Europa deve reforçar os seus meios militares e moderar os seus objetivos. E temos de recuperar flexibilidade na ação externa. Isto não significa abandonar os nossos valores, mas abandonar ilusões
Autárquicas 2021

Moreira quer acolhimento sem opções medievais /premium

Rui Moreira esteve num centro de acolhimento do Porto, está orgulhoso da obra feita, mas admite que esta é uma resposta que precisa de ser trabalhada pelo poder central.
Coronavírus

Os planos A e B de Boris Johnson para o inverno /premium

Inglaterra vai apoiar-se nas vacinas e no comportamento da população (sem obrigações) para controlar a pandemia. Mas se não for possível regressará ao uso de máscaras e aos certificados de vacinação.
Coronavírus

Pfizer ainda não convenceu a FDA sobre 3.ª dose /premium

A comissão independente reúne na sexta-feira para ouvir o que a Pfizer e um representante de Israel têm a dizer sobre a eficácia da Pfizer. Ainda está por decidir se os dados são suficientes.
Autárquicas 2021

Medina sem fiscalização das rendas acessíveis /premium

Exemplos de intervenção da CML na habitação para a classe média acabaram por ser desvirtuados, mas o socialista ainda não tem forma de evitar que aconteça o mesmo a programa de rendas acessíveis.
Autárquicas 2021

Socialista não sabia de foto no jornal de Moreira /premium

Ernesto Santos admite que só avançou para uma recandidatura porque Rui Moreira não apresentou candidato e lhe demonstrou apoio, mas garante que “não sabia” que imagem ia aparecer no jornal de campanha.
Autárquicas 2021

Vladimiro impedido de visitar museu no Porto /premium

O segundo dia de campanha do candidato do PSD arrancava com uma visita ao Museu Romântico, mas, sem marcação prévia e acompanhado por alguns jornalistas, Vladimiro Feliz não conseguiu o que queria.
Coronavírus

Covid não desaparece. Endemia é o futuro /premium

Os médicos não gostam de futurologia, mas são unânimes na crença de que o SARS-CoV-2 veio para ficar. A erradicação é (quase) impossível e a vacinação vai continuar a ter o peso de uma bazuca.
Exploração Espacial

A primeira missão espacial só com civis /premium

Parte esta noite para o espaço a primeira missão totalmente tripulada por civis. O "Inspiration 4" vai repetir proezas que não se viam há 12 anos com um objetivo: ajudar na investigação do cancro.
Coronavírus

100% de vacinados acima dos 65? Não é bem assim /premium

Último relatório afirmava que 100% da população com mais de 65 anos está vacinada. O mais provável é que não seja bem assim, mas os migrantes compensam a falta. Na verdade, o rácio até já vai em 102%.
Política

Mudança do TC decidida só após as autárquicas /premium

A mudança do Tribunal Constitucional para Coimbra, como propõe o PSD, só se decide depois das autárquicas porque a proposta necessita de passar especialidade e maioria absoluta na votação final.
Eleições na Alemanha

Quem é Olaf Scholz, o favorito a suceder a Merkel? /premium

Devido à moderação e à experiência, apresenta-se como sucessor natural de Merkel. O estilo “calmo e racional” tem jogado a seu favor e é com ele está a convencer os eleitores que não confiam no SPD.
Canoagem

"Enfrentei a vida e reaprendi a fazer tudo" /premium

Norberto Mourão chega aos Mundiais como campeão europeu, vice-campeão mundial e bronze nos Jogos. Em entrevista à Rádio Observador explica o antes e o depois do acidente onde perdeu as duas pernas.
Coronavírus

Peritos vão sugerir alívio máximo das medidas /premium

Peritos querem manter máscaras em contextos de maior risco, mas pretendem abrir discotecas e dispensar certificados. Quando houver 85% de vacinados, o risco equivale a um confinamento como o de 2020.
Montepio

Apoio de Tomás Correia? Lista de quadros não fala /premium

Tomás Correia diz que não apoia "lista institucional", liderada por Virgílio Lima. Duas listas concorrentes recusam totalmente qualquer apoio do ex-líder, mas "lista de quadros" remete-se ao silêncio.
Tribunal Constitucional

Tribunal Constitucional contra ida para Coimbra /premium

Parecer arrasa argumentos da proposta do PSD, votada esta semana, com Tribunal a dizer que ida para Coimbra seria "desprestigiante", que não é medida de descentralização e que não aumenta autonomia.
Séries

"On The Verge". Uma história aos tropeções /premium

Mais uma série "para que as mães se sintam mais acompanhadas neste caos que é a vida", com bons momentos, mas com personagens que de tão imperfeitas são pouco mais do que caricaturas.
Autárquicas 2021

O dia em que Medina e Moedas trocaram de papéis  /premium

Medina, que é o teórico favorito, não perdeu um segundo e encheu o primeiro dia campanha de ações de rua. Moedas, que tem de recuperar terreno, começou devagar, em ambiente controlado e com os seus.
Terrorismo

O melhor dia para atentar é o 11 de Setembro /premium

Tendo os autores do 11 de Setembro sido movidos pelo ódio ao Ocidente, duas décadas passadas, voilà, quase todos os ocidentais também odeiam o Ocidente. Portanto, parabéns a todos nós!
Autárquicas 2021

A preparação caseira de Vladimiro antes do debate /premium

Uma pasta com apontamentos, uma mesa com queijos e ovos cozidos e um plano B para não chegar atrasado. O Observador assistiu à preparação do debate do candidato do PSD ao Porto, que foi feita em casa.
Apple

O que traz o iPhone 13, o mais caro de sempre /premium

Os iPhone saltaram para nova numeração – 13 – mas a aparência é parecida com o 12. Entre as novidades está a versão com um terabyte, que vai custar 1.859 euros. Há também novos iPad e Apple Watches.
Autárquicas 2021

Jerónimo agita campanha, PS e BE querem acordos /premium

Líder do PCP rejeitou coligações formais em Lisboa e incendiou a esquerda. Ferreira veio explicar-se, PS desconfia da mudança de tom e BE chega-se à frente para acordo formal na câmara.
Humor

Commedia a la Carte: improvisar, errar e rir /premium

César Mourão, Carlos M Cunha e Gustavo Miranda voltam a abrir a temporada com espetáculos já esgotados no Porto, Lisboa e Leiria. Segredo? “Não defraudar o público, não fechar a quarta parede".
Medicina

Fórum Médico: Manuel Heitor "opta por mentir" /premium

Fórum Médico afirma que Manuel Heitor "faltou despudoradamente à verdade, revelando mais uma vez falta de respeito pelos médicos".
Justiça

Simone Biles vai depor no Senado sobre Nassar /premium

O antigo médico da equipa de ginástica dos EUA está a cumprir prisão perpétua. Em julho, um documento do Departamento de Justiça colocou em causa a ação do FBI e foi criado um Comité para investigar.
Autárquicas 2021

IL: "Moedas não tem força, nem energia" /premium

Na primeira ação de oficial de campanha em Lisboa, o candidato da IL, Bruno Horta Soares, faltou à chamada. Foi Cotrim Figueiredo a assumir as despesas e atingiu em cheio Moedas: não é alternativa.
Cinema

A vida e a arte de Eunice Muñoz em documentário /premium

O filme está “entre o quente da casa da avó e o frio do palco austero”, segundo o realizador, Tiago Durão. Apresentação à imprensa foi nesta terça. Antestreia é a 3 de outubro no Cinema São Jorge.
Operação Marquês

Defesa insiste em fazer perícia médica a Salgado /premium

Depois de terem recebido um "não" dos juízes, advogados de Salgado tentam mais uma vez que a perícia seja feita. Defendem que pode ser determinante para saber se arguido pode ou não falar em tribunal.
Autárquicas 2021

PCP recusa coligações em Lisboa, mas quer pelouros /premium

A primeira manhã de campanha oficial arrancou com um esclarecimento: o PCP exclui "coligações" formais com Medina, mas quer ajudar a governar. Ferreira chegou de bicicleta e falou de Mobilidade.
Livros

"Há muito pudor sobre o que se passa em casa" /premium

“Babilónia” é o segundo livro de Ana Cássia Rebelo, autora que escreve sobre depressão, sexualidade, o caos da maternidade e igualdade de género: "A família pode ser espaço de violência tremenda".
Cinema

Schumacher: campeão até num carrinho de rolamentos /premium

Amado e odiado como um deus implacável, bateu todos os recordes de velocidade e entrou na volta mais lenta da vida. Esta é a história de Schumacher segundo a Netflix: um inevitável vencedor.
EDP

Caso EDP. Suspeito de corrupção pede prescrição /premium

Ex-diretor-geral da Energia suspeito de corrupção passiva quer que Ministério Público declare prescrição. E envolve juiz Ivo Rosa na discussão. Procuradores ainda não se pronunciaram sobre pedido.
Autárquicas 2021

As nossas disfuncionais autarquias /premium

Os debates expõem dramaticamente um distanciamento em relação aos problemas dos cidadãos e uma enorme irracionalidade nas prioridades de despesa. A transferência de competências pode ser uma solução.
Sociedade

Pelo direito à imperfeição /premium

Fala-se tanto em direitos e ninguém exige o direito a ser imperfeito. Talvez este texto venha fora de tempo, mas não creio que a luta pelo direito ao fracasso esteja ganha.
Administração Pública

A Ministra da Modernização do Estalo /premium

Está visto que é Alexandra Leitão quem, de uma vez por todas, vai descobrir a que velocidade circulava o carro de Eduardo Cabrita quando atropelou um trabalhador na A6.
Ensino Superior

O 25 de Abril chegou ao ensino da Medicina /premium

Hoje é um grande dia, porque hoje acaba a ditadura de médicos e Estado sobre quem deve ou não deve, pode ou não pode estudar Medicina.
Oceanos

Tubarões na Figueira, orcas em Sines. É normal? /premium

Tubarões avistados na Figueira da Foz são inofensivos, garantem especialistas: em 440 anos de registos, só há 13 ataques comprovados. Mais estranho é o comportamento das orcas no Alentejo.
Autárquicas 2021

Costa evita concelhos roubados ao PCP em campanha /premium

No período de campanha oficial que arranca esta terça-feira, Costa tem agenda intensa no fim de semana, com 13 localidades visitadas em 48 horas. Mas a aposta não passa pelas terras sensíveis ao PCP.
Apple

iPhone 13? O que se sabe sobre novidades da Apple /premium

Na terça-feira, a Apple vai anunciar novidades. Quais? Como sempre, não há certezas. Porém, os rumores apontam para uns iPhone 13 com câmaras que veem no escuro e smartwatches com ecrã achatado.
Coronavírus

Covid. O que muda este ano nas escolas? /premium

O regresso às aulas, no terceiro ano letivo vivido em pandemia, tem início entre 14 e 17 de setembro. Há regras que já vêm do passado e da luta contra a Covid-19. Mas também há novidades.
Montepio

Vetado para Montepio, Pedro Alves tenta mutualista /premium

Gestor bancário foi escolhido por Tomás Correia e Carlos Tavares, em 2019, para a presidência do banco Montepio — mas acabou por se retirar após notícias sobre investigação do Banco de Portugal.
Startups

Startup UpHill capta investimento de 3,5 milhões /premium

Investimento vai servir para desenvolver produto (um projeto de inteligência artificial para melhorar os cuidados de saúde), acelerar a internacionalização e recrutar mais pessoas para a equipa.
Séries

O compromisso de Michael K. Williams (1966-2021) /premium

Além de tudo o resto, construiu uma das personagens mais marcantes da televisão dos últimos 20 anos. Num percurso em que o pessoal se misturou com os guiões, acabou por sucumbir aos seus demónios.
Autárquicas 2021

A confirmação da hegemonia do PS /premium

O PS até pode baixar um pouco das atuais 159 autarquias, que tal não colocará em crise um facto indesmentível: Costa catapultou o PS como o grande partido autárquico e o centro do sistema político.
Direitos das Mulheres

Libertem-nos deste feminismo /premium

Se as mulheres precisam de alguma coisa (e isso é uma outra questão), não é certamente de uma narrativa que assenta num discurso de ódio para com o seu semelhante e que as vitimiza e infantiliza.
11 de Setembro

O pior regime… com excepção de todos os outros /premium

Vinte anos depois do 11 de Setembro, vale a pena voltar a defender a democracia — o pior regime, com excepção de todos os outros, como declarou Winston Churchill.
Impostos

A última promessa eleitoral do PS /premium

Trocar uns quantos milhares de contribuintes de um escalão para outro, fazendo-lhes crer na redução dos impostos a pagar, é uma mistificação indigna na véspera das eleições autárquicas.
Festivais de Música

Até já, Tremor (e o sonho à chuva dos Clã) /premium

Este ano o fim do festival Tremor aceita-se com menos tristeza: não será preciso esperar um ano, dentro de 6/7 meses há mais. No encerramento coroou-se Clã, dançou-se Ferro Gaita e descobriu-se Casper
Morte

Se há uma ordem natural, porque morrem os filhos? /premium

Uma petição como esta devia merecer a unanimidade de todos nós. Sobretudo se com isso se legitimar melhor o direito à indignação que a perda dum filho, para sempre e sem reparação possível, nos merece
Óbito

A despedida do "herói firme mas doce" /premium

Começou no protocolo de Estado e acabou com transporte da urna nos ombros do filho e dos seguranças. Adeus a Sampaio feito de salvas de artilharia, mas também de aplausos anónimos e cravos vermelhos.
Música Portuguesa em 1971

1971 e o festival que a PIDE não conseguiu parar /premium

Miles Davis atuava pela primeira vez em Portugal. Charlie Haden era preso. E o jazz em Portugal mudava para sempre. Gary Bartz, Rão Kyao, João Braga e Paulo Gil recordam um festival com 50 anos.
Celebridades

Do balcão ao luxo. Como a vida de Gio mudou /premium

Um encontro inesperado numa quinta-feira de verão atirou-a para o firmamento de Cristiano Ronaldo. Cinco anos depois, Georgina Rodríguez vive no luxo, tem milhões de fãs e um reality show a caminho.
Livros

Isabel Jonet e uma estratégia de combate à pobreza /premium

O Observador publica um excerto do livro “67 Vozes por Portugal — A Grande Oportunidade”. A presidente do Banco Alimentar defende a geração de riqueza e o apoio às empresas.
Séries

A descida ao inferno de um casamento /premium

"Scenes From a Marriage" é a história que Ingmar Bergman escreveu e realizou em 1973, recuperada agora pela HBO. Falámos com o criador e os protagonistas, Jessica Chastain e Oscar Isaac.
Crítica de Livros

Vantagens e prejuízos de escrever sem pó de arroz /premium

De Bukowski, talvez não se esperem poemas de amor. Mas temas à parte, nunca se libertou dos seus traços. A mediania impõe-se também porque em "Sobre o Amor" falta a capacidade de fazer grandeza.
Autárquicas 2021

A fábrica de clientes /premium

Esta campanha autárquica mostra-nos o poder municipal transformado numa indústria socialista: não se trata a realidade, discutem-se cenários.Não se responde às questões dos cidadãos, criam-se clientes
Direitos das Mulheres

A educação das mulheres /premium

A educação, sobretudo das mulheres, é uma pré-condição para o desenvolvimento e para o sucesso dos povos. Deve ser por isso um instrumento estratégico da Europa face aos desafios nas suas fronteiras.
Caso BPP

Por que razão Rendeiro ainda não foi preso? /premium

Afinal, o que se passa com o caso BPP? Quanto tempo já passou desde a condenação dos arguidos a penas de prisão? E o que ainda poderão fazer para adiar o fim do processo?
Coronavírus

Fotogaleria. Fomos tirar a máscara na rua /premium

A partir deste domingo, acaba a obrigatoriedade de uso de máscara nas ruas. O Observador pegou numa máquina Polaroid e foi fotografar pessoas com e sem máscara. Do líder do PSD a um estudante.
Jorge Sampaio

Sampaio. A longa ovação e a despedida da esquerda /premium

No velório do antigo Presidente, a esquerda falou a uma só voz e Pedro Nuno Santos recordou "um socialista de coração". Lá fora, "uma geração" trazia flores e cachecóis do Sporting para a despedida.
Séries

Gabriela Barros: “A mulher que denuncia é louca" /premium

Dos "Morangos com Açúcar" ao sucesso de "Pôr do Sol", passando pelo trabalho com Herman. Em entrevista, a atriz fala dos desafios do humor, da televisão em Portugal e do lugar da mulher em tudo isto.
Apple

Três meses com o Apple Arcade. Vale a pena? /premium

Experimentámos durante três meses o serviço de videojogos por subscrição da Apple. Muitas apps instaladas e desinstaladas depois, estávamos à espera de mais. Mesmo assim, deu para jogar bastante.
Festivais de Música

O tremor da eterna juventude de Lena d'Água /premium

Dúvidas? Basta vê-la em palco, como a vimos no penúltimo dia de concertos do festival açoriano Tremor. Se fechássemos os olhos, ainda ouvíamos a voz de menina. E quando a vemos rir e dançar...
11 de Setembro

11 de Setembro. A TV à procura da obra definitiva /premium

No aniversário da data histórica, não faltam opções no streaming. Mergulhámos nas memórias dolorosas, nas análises políticas e nos relatos ao minuto — e sim, no polémico documentário de Spike Lee.
Hungria

O Calvário Húngaro /premium

A Hungria logrou ultrapassar 150 anos de dominação otomana e mais de 40 anos de ditadura comunista. Conseguirá vencer os lobbys que, na Europa, atentam contra a sua identidade cristã?
11 de Setembro

Onde é que estamos no 11 de Setembro? /premium

É uma lição mil vezes ensinada e raras vezes aprendida: os vermes aproveitam as brechas. Pelos escombros das Torres Gémeas passaram os oportunistas da nova ordem ali iniciada, e essa ordem era o caos.
11 de Setembro

O primeiro dia mais longo do século XXI /premium

O mundo mudou no dia 11 de Setembro de 2001. A nossa perceção do mundo também se transformou. Mas o rumo das mudanças deveu-se, em grande medida, à forma como os EUA geriram a sua política externa.
11 de Setembro

As lições do 11 de Setembro em três perguntas /premium

A resposta ao 11 de Setembro foi adequada ou há risco de um novo ataque? Foram os EUA que criaram a al-Qaeda e os talibãs? Qual o impacto na geoestratégia global? Ensaio de Bruno Cardoso Reis
Jorge Sampaio

Como Sampaio montou as alianças entre PS e PCP /premium

Ficou para a história política a aliança de esquerda que Sampaio montou na Câmara de Lisboa, em 1989. Mas os entendimentos com Cunhal, que o considerava "um homem sério", foram muito além disso.
Reino Unido

Impostos e Brexit. Boris está a perder controlo?  /premium

Primeiro-ministro violou promessa eleitoral e viu o Labour ultrapassar o Partido Conservador numa sondagem. Efeitos do Brexit já se sentem e a pressão aumenta, mas Boris parece seguro. Por agora.
Observadores

Mais de 20 jornalistas para cobrir uma campanha /premium

Durante os 12 dias que dura a campanha para as autárquicas, o Observador e a Rádio Observador vão estar na estrada por todo o país. Vai ter tudo aquilo de que precisa para estar bem informado.
Estados Unidos da América

No Texas, discute-se o futuro do aborto nos EUA /premium

Lei antiaborto criou “pântano processual”. Direitos conquistados há quase 50 anos estão em causa. Paga-se 10 mil euros a quem denuncie quem aborte depois das seis semanas de gravidez.
11 de Setembro

O fim de 30 anos de Excepcionalismo liberal /premium

O 11 de Setembro acabou mesmo por mudar o mundo e a América e num sentido desfavorável aos norte-americanos, apesar de alguns sucessos na resposta dos EUA aos ataques. Ensaio de Tiago Moreira de Sá
Jorge Sampaio

As fotos históricas e a favorita de Sampaio  /premium

Os pais chamavam-lhe "Cenoura", o país Presidente. O fotojornalista Alfredo Cunha tornou-se amigo e registou-o em várias imagens históricas. Entre elas a sua favorita: a 'foto do blusão'.
Jorge Sampaio

As frases marcantes de Jorge Sampaio /premium

Da contestação estudantil à presidência da Câmara de Lisboa e da República, passando pela liderança do PS. As frases marcantes ditas sobre esses momentos por Jorge Sampaio, que morreu aos 81 anos.
Óbito

Morreu Jorge Sampaio. Tinha 81 anos /premium

O antigo Presidente da República estava internado devido a dificuldades respiratórias desde o dia 27 de agosto. Um dia antes de ser internado avisou o mundo: "A solidariedade não é facultativa".
Séries

A história e os crimes de "João de Deus" /premium

A minissérie documental da Netflix relata a ascensão do médium brasileiro que curava doentes com cancro e paraplégicos e depois o escândalo que revelou as fraudes e os crimes sexuais.
Teatro

Para onde vai o Teatro Experimental do Porto? /premium

A dirigir a companhia mais antiga do país, com 70 anos de vida, Gonçalo Amorim fala da nova sede no Porto, da independência na cultura, da luta pela sobrevivência e da tão desejada regionalização.
Autárquicas 2021

Habitação, ironia e papéis em debate no Porto /premium

Um “católico não praticante” em matéria de descentralização, “baralhado” e “pouco coerente” nas declarações ou a viver “numa bolha de privilégio” foram alguns ataques dos candidatos a Rui Moreira.
A Sexta Coluna

A The Economist descobriu a esquerda iliberal /premium

Só espero que a não-esquerda esteja pelo menos tão atenta ao que por aí anda e ao que aí vem como os liberais da The Economist – que tardaram a identificar a ameaça mas que o fizeram.
Ministério Público

Magalhães e Silva renuncia ao CSMP /premium

Deliberação do órgão disciplinar do MP a aconselhar o cumprimento do dever de reserva na origem da demissão de Magalhães e Silva. Dois conselheiros indicados pelo Governo também se demitem.
PSD

Rangel ganha força para tentar derrubar Rio /premium

Possível aliança Rangel-Pinto Luz inclinaria tabuleiro. Homens de Rio ainda acreditam. Tropas de Montenegro têm discurso anti-Rangel mas não têm líder. Moreira da Silva quer muito mas não tem tropas.
Autárquicas 2021

PS confortável, BE modesto e PCP em prova de vida /premium

PS conta perder cerca de 20 câmaras, mas entre derrotas e ganhos o saldo pode ser neutro. Terá embates com PCP e uma noite eleitoral longa em Almada. BE espera "crescimento humilde".
Banca

"Bomba-relógio"? Fim de moratórias é "gerível" /premium

Bancos admitem que haverá número "relevante" de clientes que não irão conseguir voltar ao pagamento dos créditos – sobretudo empresas – mas o impacto será menor do que se receou no início da pandemia.
Séries

Vamos falar sobre o regresso de "La Casa de Papel" /premium

As duas primeiras temporadas foram ótimas? Foram. As duas seguintes, dispensáveis? É possível. E a primeira metade do final, vale a pena? Cada um sabe de si... mas vejam, por favor.
Caso BPP

Relação confirma absolvição de Rendeiro /premium

Processo está relacionado com alegada burla qualificada imputada ao ex-líder do BPP. Rendeiro tem duas penas de prisão efetiva pendentes nos tribunais devido a outros processos do caso BPP.
Festivais de Música

O palco principal do Tremor é único: é a ilha /premium

No festival Tremor continua-se a "dar música à ilha" de São Miguel: espiritual com Angélica Salvi, incendiária com os espalha-brasas Sereias. A música serve também para descobrir a beleza da paisagem.
Cinema

Não há banda, nem irmãos, como os Sparks /premium

Uma história musical de cinco décadas, a exercer influência sobre gerações distintas de artistas, mas sempre fora do mainstream. Chega às salas de cinema o documentário sobre Ron e Russell Mael.
Startups

Beta-i cria liga para influenciar leis europeias /premium

Empresas como a Microsoft, a Talkdesk ou a AWS juntaram-se à Beta-i no Portugal Tech League, um grupo que quer "envolver" e "reforçar" a presença das startups nas "discussões regulatórias".
Terrorismo

11 de Setembro. Vinte anos depois /premium

20 anos depois o perigo vivido pôde ser controlado em parte, mas vai ressurgindo até porque temos as defesas intelectualmente diminuídas pela alucinação da nossa imorredoira culpa dos males do mundo
Política

Já não há paciência para os jogos de Marcelo /premium

Portugal é um país onde os cidadãos são tratados como crianças, onde ninguém responde ao essencial e onde o Presidente da República, em vez de meter ordem nisto, investe em intrigas e jogos políticos.
café europa

A Europa está condenada à divisão? /premium

Ouviremos falar do sucesso dos fundos, da ambição ecológica e regulatória. Nada disso importará para os jovens insatisfeitos, os remediados do Sul e os desconfiados do Leste.
Fact Check

4 Fact Checks a Medina e Moedas /premium

Protagonizaram um debate que, em muitos momentos, foi quente na troca de argumentos. Tocaram em alguns dos pontos fundamentais para a corrida à capital. E falharam várias vezes no rigor.
Conselho de Estado

Costa vê UE dividida nas migrações /premium

Lá dentro, no Conselho de Estado, António Costa explicou aos restantes conselheiros que é difícil um caminho a 27 nas migrações. Cá fora, Marcelo não resistiu a abordar a CEO da TAP na esplanada.
Teatro

"Isto é teatro, não importa se a vida é minha" /premium

"Pais & Filhos", produção do Teatro Praga, abre a temporada do São Luiz. Gestação por substituição, Turgueniev, a vida e a ficção nos palcos, o passado e o futuro. Pedro Penim, o autor, fala de tudo.
Autárquicas 2021

"Não nos peçam para aprovar todos os orçamentos" /premium

Em entrevista ao Observador, candidato da CDU a Lisboa não exclui um acordo com o PS, nem vir a aceitar pelouros, mas avisa que não irá garantir à partida a aprovação dos quatro orçamentos do mandato.
TAP

Fechar TAP e abrir outra era pior? Itália avançou /premium

Alitalia fecha a 15 de outubro e arranca a operação da nova ITA com ativos da velha companhia. Há diferenças, mas Itália vai fazer o que Portugal afastou para a TAP. Falta aprovação final de Bruxelas.
Orçamento do Estado

IRS. Costa avançou sem negociar com a esquerda /premium

Partidos foram ouvidos antes das férias e Costa avançou com pormenores ainda sem negociar, apesar de ter ligado a medida às conversas com a esquerda. PCP diz que não tem reuniões marcadas.
Desporto

Tremor: "Parece a rentrée do mundo que tínhamos" /premium

O festival que decorre na ilha de São Miguel está de volta. No primeiro dia, esta terça-feira, a grande revelação foi esta: afinal, os festivais de música ainda são festivais de música.
Atentados de Paris

Os detalhes do julgamento dos ataques de Paris /premium

Com uma nova sala no Palácio de Justiça, o mega julgamento dos atentados em Paris começa esta quarta-feira. Com 3 mil pessoas por dia, será o maior de sempre na história moderna de França.
Cinema

À procura da redenção num poema medieval /premium

Em "A Lenda do Cavaleiro Verde", David Lowery recuperou uma obra do século XIV em volta do Rei Artur, moldou-a, deu-lhe tempo e espaço, questiona o "valentia masculina" e fez um grande filme.
Julgamentos

Comandos. Alterações atenuam atuação dos militares /premium

Uma das alterações feitas pelos juízes refere que não é possível dizer que o momento em que a situação de saúde de Hugo Abreu, um dos dois recrutas que morreu, se agravou se deve à desidratação.
Autárquicas 2021

O debate entre o camaleão e o diretor de marketing /premium

Pouco corajoso, cata-vento, baixo, desconhecedor da realidade. Arrogante, propagandista, incompetente, conivente com a falta de ética. O debate a dois entre Medina e Moedas foi aceso até ao fim.
Política

Que quer António Costa? /premium

Há dias, António Costa, mostrou-nos que era capaz de tudo. Podia-se pensar que temeria o penoso espectáculo da desfaçatez pública, da exibição do seu sulfúrico uso do poder, do ridículo até, mas não.
Alemanha

As eleições de 26 de Setembro são fundamentais /premium

Nos próximos três anos, a bazuca e o BCE garantirão a festa socialista. Depois disso, veremos quem estará ao leme em Berlim e quais serão as suas opções.
Homossexualidade

O homofóbico vermelho /premium

Ao contrário do que muitos disseram, Magalhães não é louco nem um desbocado. Sabe muito bem o que faz e o que diz. O ataque foi feito a um político, Paulo Rangel, que poderá ser o próximo líder do PSD
PS

O político homossexual e o Homo Magalhães político /premium

Para os menos familiarizados com estas questões da evolução humana, o Homo Magalhães é uma espécie de hominídeo, considerado - pelos mais optimistas - um antepassado dos humanos modernos.
Autárquicas 2021

"Rui Moreira tem obsessão com factos alternativos" /premium

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato do PS ao Porto, acusa Moreira de se vitimizar, recusa estar fragilizado por não ter sido a primeira escolha do partido e diz que assumirá responsabilidades se perder.
Brasil

Bolsonaro jogou o tudo ou nada no 7 de setembro /premium

Com ataques diretos a um juiz do Supremo e ameaças de não reconhecer os resultados eleitorais, Bolsonaro abriu guerra às instituições — mas também pode ter aberto a porta do impeachment.
Fact Check

5 Fact Check à entrevista de António Costa /premium

Na entrevista à TVI, primeiro-ministro falou sobre o impacto da crise na economia nacional e no emprego. E ainda comparou o crescimento português com o da União Europeia. Mas nem sempre foi rigoroso.
Talibãs

Quem é quem no novo governo interino talibã? /premium

Os nomes anunciados esta terça, que se esperavam desde que os talibãs assumiram o poder do país, são já caras conhecidas do Ocidente. O ministro do Interior é dos terroristas mais procurados do FBI
Estados Unidos da América

Ajuda ao desemprego chega ao fim para 7,5 milhões /premium

Pacote que alargava apoios para desempregados chegou ao fim na segunda-feira. Biden pediu aos estados com maiores taxas de desemprego que continuem a pagar as ajudas, mas ainda nenhum se comprometeu.
Brasil

Bolsonaro quer golpe ou apenas popularidade? /premium

Brasil prepara-se para dia de manifestações que podem ser violentas. Bolsonaro ataca Supremo Tribunal e agita-se fantasma do golpe militar — mas esta pode ser apenas uma forma de recuperar apoios.
Cinema

O MOTELX 2021 em 10 filmes de terror /premium

Após passar a pente fino a programação do MOTELX (7 a 13 de Setembro), Eurico de Barros escolheu uma dezena de filmes, todos sob o signo do terror: realista, sobrenatural, simbólico ou tecnológico.
Música

Little Simz: a rapper sem medo de ser humana /premium

O novo "Sometimes I Might Be Introvert" é um álbum de uma humanidade extraordinária, que não teme mexer nas feridas do passado, nas vísceras do que nos torna humanos e falhados.
Economia

O Estado Social ameaçado /premium

As promessas de mais e mais apoios são um sinal vermelho, ou deviam ser, para quem verdadeiramente quer proteger o Estado Social. Não haverá dinheiro para tanto almoço grátis.
Pandemia

Regresso às aulas com Securitas /premium

O mínimo exigível era um banho de álcool gel à porta da escola. Depois, em cada sala de aula, instalavam-se daqueles aspersores para estarem sempre a borrifar desinfectante em cima da canalha.
Bielorrússia

O país onde não há flautas mágicas /premium

Como diz o ditado português: “Quem não o conhecer, que o compre”, sabedoria que abrange também as forças políticas portuguesas que apoiam regimes deste tipo.
Autárquicas 2021

E se desta vez fôssemos todos votar? /premium

Se o que sentimos é que a política está distante das nossas vidas e que o essencial das decisões não tem em consideração as nossas vidas, então estas são as eleições certas para decidir ir votar.
Politicamente Correto

As falácias das “novas identidades” /premium

Para os mais arregimentados, o que numa democracia liberal seria considerado um saudável debate é tido como “ofensivo” para o “oprimido”, com riscos reais para quem desalinhe do padrão moral dominante
Talibãs

Do futebol aos talibãs. Como se 'mexe' o Qatar? /premium

Retirada dos EUA tornou o Qatar decisivo no futuro do Afeganistão. Além da diplomacia, investimento no PSG e organização do Mundial 2022 são estratégias para o emirado ganhar influência geopolítica.
Cinema

Belmondo, o "magnífico" do cinema francês /premium

Eurico de Barros recorda Jean-Paul Belmondo, o imenso e popularíssimo "Bébel", que morreu aos 88 anos e marcou o cinema francês em todos os seus azimutes, do filme de autor ao grande espectáculo.
Golpe de Estado

O golpe de Estado na Guiné-Conacri em 6 pontos /premium

Dificuldades na economia e o referendo que permitiu a Alpha Condé continuar no poder estarão na base do golpe deste fim de semana. Seis pontos para perceber o que está a acontecer na Guiné-Conacri.
Militares

Decisão no caso das mortes nos Comandos adiada /premium

Juízes, procuradora, arguidos e advogados já estavam na sala do Tribunal de Monsanto à espera da leitura da decisão, impedida por problemas técnicos. Caso julga a morte de dois recrutas em 2016.
Séries

Operação Maré Negra: de Ponte de Lima ao streaming /premium

Na Vila Minhota gravaram-se algumas das últimas cenas da primeira série luso-espanhola da Amazon Prime Video, com Nuno Lopes e Lúcia Moniz. Houve cenas de perseguição, tiros e um cão a mandar no set.
PSD

A coragem de Paulo Rangel e o futuro do PSD /premium

Atacar Rangel por ser gay ou por ter bebido um copo a mais demonstra que o PSD está num estado decrépito, totalmente desligado do país e mergulhado em campanhas sujas.
Política

O regresso do Ocidente /premium

Um sólido movimento de ideias euro-atlantista e pró-Ocidental está a renascer na América, no Reino Unido e na Europa continental. Faríamos bem em prestar-lhe atenção.
Coronavírus

Raio-X. Vacinas essenciais no fim das restrições /premium

Nenhum país na Europa se pode vangloriar de se ter libertado completamente das restrições da pandemia. O Reino Unido é o que se encontra mais perto dessa realidade. Mais Estados para lá caminham.
Coronavírus

Máscara no Inverno será "de muito bom tom" /premium

Decisão de acabar com máscara obrigatória na rua é do Parlamento, mas Graça Freitas avisa que será de "bom tom" manter o uso em ajuntamentos. E admite critérios distintos de isolamento para vacinados.
PCP

Entrelinhas. Recados no OE, força nas autárquicas  /premium

"Milhões" que Costa anunciou não chegam: o PCP está farto de anúncios e coloca as suas exigências na mesa. No Avante, Jerónimo deixou força para as autárquicas e críticas aos EUA no Afeganistão.
Comportamento

A sociedade dos ataques de pânico /premium

Trabalhamos demais, vivemos sob um clima de stress sufocante e fomos muito pouco educados para a partilha de tudo aquilo que, dentro de nós, são dores, que nos ensinaram, sobretudo, a guardar para nós
Nostalgia

Louis Vuitton, o adolescente que fundou um império /premium

Dois séculos depois do seu nascimento, as iniciais do humilde artesão que mudou para sempre as viagens continuam a correr mundo na bagagem de luxo. Datas, fotos e detalhes de uma longa história.
Estados Unidos da América

Afeganistão é o princípio do fim de Biden? /premium

Imagens da evacuação "caótica" e perda da vida de soldados prejudicam Presidente. Mas especialistas avisam: americanos queriam retirada e não costumam penalizar líderes por erros de política externa.
Partido Chega

O que discute e como pensa a Juventude do Chega /premium

Com infiltrações da extrema direita no início, Ventura quis fazer reset à 'jota' do partido e mantém rédea curta. Vergonha continua a ser apontada como principal bloqueio a entrada de novos elementos
História

Uma breve história das bebidas energéticas /premium

Eram quase desconhecidas até há 40 anos, mas tornaram-se omnipresentes nas pistas de dança e de atletismo e nos eventos de desportos ditos “radicais”. Quais são e de onde vêm?
Livros

Richard Zenith: "Pessoa era como um cientista" /premium

Foram precisos 12 anos para que Zenith sentisse que tinha a biografia de Pessoa que queria fazer. Hoje sabe que o conhece melhor, mas continua sem o conseguir explicar: isso "seria uma contradição".
Análise

Z Fold3 em 3 gifs. Para quem quer um dobrável /premium

Analisámos em três gifs o novo dobrável da Samsung, o Galaxy Z Fold 3. O ecrã e a câmara escondida cativam. Porém, sem Note este ano e com um preço elevado, sentimos falta de uma S Pen.
Crítica de Livros

Um Tornado à deriva /premium

Ao livro de Teresa Noronha não falta interesse romanesco, mas revela problemas narrativos que tiram força às histórias que o compõem e à existência assombrada que pretende retratar.
Música

30 anos de "Ten", banda sonora na primeira pessoa /premium

No aniversário do álbum clássico dos Pearl Jam, este é um exercício de memória que procura mostrar, na primeira pessoa, como um conjunto de onze canções podem tornar-se coisa própria de quem as ouve.
Estilo de Vida

O topless na praia tem os dias contados? /premium

Nas praias francesas, as mulheres despem-se cada vez menos e o topless está em mínimos históricos. Riscos para a saúde e o medo de assédio encabeçam preocupações. E em Portugal?
PSD

E socialista Rangel é? /premium

Ultrapassada a questão da homossexualidade que nem o chega a ser, o que interessa é isto: Paulo Rangel quer liderar o PSD para defender outro modelo para Portugal ou para manter a direita no armário?
Governo

Vamos apodrecer desta maneira? /premium

O Governo está a criar uma realidade doce e agradável, mas podre e insustentável porque não há, em Portugal, quem a pague. Agarrado a Bruxelas, Portugal tornar-se-á num monstruoso instituto público.  
Autárquicas 2021

7 perguntas aos candidatos autárquicos /premium

Para as enquadrar trago alguns dados sobre quatro municípios da área metropolitana de Lisboa geridos por forças políticas diferentes no último mandato e algo comparáveis do ponto de vista populacional
Entrevista

Zuckerberg "horrorizado" com danos do Facebook /premium

Não têm o Facebook instalado para proteger fontes e escreveram o bestseller que revela como Zuckerberg tomou decisões polémicas. Sheera Frenkel e Cecilia Kang querem que se saiba a "feia verdade".
Moda

Shein. A história e polémicas da gigante chinesa /premium

Lança mais de 500 novos produtos por dia e atrai o consumidor pelo preço. A máquina da Shein está envolta em mistério, plágios, queixas e polémica. Marca redime-se com um concurso de jovens talentos.
Lançamentos

29 livros para ler antes que 2021 acabe /premium

Com os principais lançamentos concentrados nos meses de setembro a novembro, não faltarão boas leituras até ao final do ano. Escolhemos 29 a que vale a pena ficar atento.
PSD

A semana em que Rangel afastou todos os fantasmas /premium

Paulo Rangel teve sondagem favorável, foi citado pelo militante nº1 do PSD e revelou a sua orientação sexual. Numa semana, afastou os fantasmas que faltavam para preparar assalto à São Caetano à Lapa.
Bill Clinton

Monica Lewinsky conta a sua história em nova série /premium

Não sabe se os episódios que ajudou a escrever serão o ponto final num enredo que a assombra desde 1998, mas confessa ter evoluído para conseguir enfrentar o passado que fez dela "aquela mulher".
Crítica de Livros

J.M. Coetzee: atribuir sentido ao que não o tem /premium

Coetzee narrou com os elementos essenciais, sem pó, sem ervas daninhas. E com "A morte de Jesus" encerra uma trilogia que parece uma parábola do que conta.
Cirurgia

Inscritos para cirurgia com números mais baixos  /premium

Segundo a Administração do Sistema de Saúde, até julho deste ano foram operados 371.610 doentes, o que relativamente ao período homólogo do ano passado representa uma subida de 36,9%.
Livros

Um livro para que não se cale o calão do Norte /premium

João Carlos Brito é portuense, professor e amante da língua portuguesa. No "Dicionário de Calão do Norte", o seu novo livro, quer divulgar e preservar o património linguístico, com humor à mistura.
Observadores

A paixão do E o Campeão é... E a reação das ex /premium

Como se faz todos os dias o E o Campeão é… na Rádio Observador. E o que torna afinal tão especial este programa feito por apaixonados pelo desporto, que ainda nem estiveram juntos (mas vão estar).
Autárquicas 2021

Debate. Nem Selminho serviu para atacar Moreira /premium

Debate autárquico no Porto foi morno e nem sequer se quis usar caso Selminho para atacar o presidente da câmara. Tiago Barbosa Ribeiro e Rui Moreira trocaram as acusações mais acesas.
Pandemia

Conhecem a sensação de ser enganados? /premium

As pessoas usam máscara porque tem de ser, mantêm a distância porque tem de ser, untam as mãos com gosma porque tem de ser, cumprem horários alucinados porque tem de ser, em suma fazem figuras de urso
Alterações Climáticas

O aquecimento global… no século XVI /premium

É o Evangelho, e não a ecologia, que a Igreja tem por missão anunciar. O aquecimento global não pode ser usado para amedrontar os mais ingénuos.
A página está a demorar muito tempo.