505kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Conteúdos Premium

Séries

10 séries de animação para ver no streaming

Têm cada vez mais fãs e as produções de séries animadas para um público adulto é uma tendência crescente. Deixamos dez sugestões, da exploração espacial aos super vilões com mau feitio.
Governo

Ao cão de César não basta ser tratado nas termas

É pena que a “conceção e desenvolvimento de produtos de uso veterinário com água termal” esteja a ser ignorada quando devia ser o tema das notícias. É que tenho um bulldogfrancês cheio de peladas.
Concertos

"Backstreet's back": estes boys nunca foram embora

Houve coreografias estudadas ao detalhe, muitas mudanças de roupa e até bolo de anos para Kevin (51, imagine-se). A noite em que regressámos ao liceu com os Backstreet Boys (e nada parece ter mudado).
Livros

Os textos de capicua, de Caetano à língua-mãe

"Aquário" junta crónicas escritas pela rapper a textos inéditos, poemas e letras de canções. O livro da rapper é apresentado agora em Lisboa e no Porto e o Observador revela três excertos.
Eleições no Brasil

Sondagens ou propaganda

Não tenho dúvidas de que Bolsonaro vai acusar toda a opinião publicada de estar a tomar partido nas eleições. Não podemos dizer que é mentira e este argumento terá o seu peso junto do eleitorado.
Eleições no Brasil

PT cresce nos estados, PL no congresso

Nordeste continua a ser PT, Lula ganha quatro estados a Bolsonaro e um a Ciro e o partido de Bolsonaro consegue os melhores resultados no Congresso Nacional do Brasil.
Inflação

Preços não dão tréguas e há produtos a encolher

O Observador tem seguido um cabaz de 18 produtos desde abril, depois do início da guerra. Este mês face a setembro o conjunto do cabaz até desceu ligeiramente, à conta das promoções.
Prémio Nobel

Pääbo. Múmias, neandertais e Nobel da Medicina

A importância para a evolução humana e medicina é clara, mas Svante Pääbo não pensou que podia ganhar um Nobel. A antropóloga portuguesa, Eugénia Cunha, também não: "A evolução humana não tem força".
Iniciativa Liberal

IL entre progressistas e pressão de conservadores

Uma das listas que se alinhou para fazer frente a Cotrim Figueiredo gostaria de ver a IL com uma tendência mais conservadora, mas há quem se afaste pelo crescimento desta linha de pensamento.
Música

A inesgotável sabedoria de Björk

Entre os que a veneram pela incansável busca pela mudança e os que lhe questionam os maneirismos, a mesma certeza: não há exploradora melódica como Björk. O novo álbum "Fossora" volta a confirmá-lo.
Escritores

Tokarczuk e a salvaguarda da memória dos mortos

A Nobel da Literatura apresentou esta segunda-feira, em Lisboa, uma conferência sobre o lugar dos mortos, guardiães da memória, na cultura ocidental, partindo do romance "Todos os Nomes" de Saramago.
Aeroporto de Lisboa

Moedas não se compromete, CML chumba propostas

Oposição pressionou Carlos Moedas, mas presidente não se atravessou com uma posição. "Nenhum de nós sabe o suficiente, não podemos tomar a decisão. Não é decisão política, é de evidência científica".
Reino Unido

Recuo em plano "demente" não convence os mercados

Governo de Liz Truss recua na intenção de aliviar os impostos sobre os mais ricos mas esse é apenas um dos pontos de um plano que vários deputados conservadores consideraram "demente".
Câmara Municipal Lisboa

Obra do Plano de Drenagem arranca dentro de um mês

Sessão solene de apresentação do Plano Geral de Drenagem de Lisboa fez-se esta manhã, ainda sem data concreta para arrancarem escavações na cidade. A "obra invisível" que vai atrapalhar os lisboetas.
Iniciativa Liberal

IL dará a Costa razões para "perder estribeiras"

Rodrigo Saraiva acredita que a IL já cumpriu uma das suas missões: permitir que a palavra liberal tenha deixado de estar "interdita" em Portugal. E promete que partido vai combater "estagnação".
Cinema

Para o infinito e mais além num documentário

“Uma Viagem até ao Infinito”, um filme que procura desmontar o conceito de infinitude, enquanto explora outro dos grandes mistérios da Criação: o algoritmo que calcula as sugestões da Netflix.
Eleições no Brasil

O voto na favela e num bairro de classe média

Leonardo e Karina vivem no Complexo da Maré, conjunto de comunidades pobres. Paulo e Mónica na Barra da Tijuca, próximo da casa de Bolsonaro. O Observador acompanhou o domingo destas duas famílias.
Eleições no Brasil

Cristão e "cancelado". O deputado mais votado

Nikolas Ferreira tem apenas 26 anos e é o deputado federal eleito com mais votos no Brasil. Tem um milhão de seguidores no Instagram, vende palestras sobre religião e política e soma polémicas.
Futebol

"Nunca vi isto. Havia pessoas mortas como animais"

Abuso policial, sobrelotação, deficiências de segurança: autoridades procuram motivos que levaram à morte de 125 pessoas após jogo em Malang enquanto se sucedem relatos de quem viveu noite de terror.
Eleições no Brasil

Imprensa: Bolsonaro "forte" e "surpreendente"

Nos jornais brasileiros e internacionais, a conclusão é uma: Lula ganhou primeira volta, mas o fator surpresa foi mesmo Bolsonaro, que contradisse sondagens e superou expectativas.
Fundos Comunitários

Familiares. Ana Abrunhosa contra mudanças da lei

PS já admitiu mudar a lei que permite a familiares de políticos concorrerem a fundos da UE, mas ministra diz que essa mudança seria "supressão de direitos" e aumentaria "desconfiança" sobre políticos.
Eleições no Brasil

A banalização do fascismo e os "filhos da puta" 

A esmagadora maioria dos que enchem a boca com "o fascismo" nunca leram um livro de história sobre os tão falados anos 20. Não sabem minimamente quem foi Hitler, Mussolini. São puros ignorantes.
Eleições no Brasil

Vitória de Lula é "questão de tempo"? 

Candidato do PT mostrou-se confiante em nova vitória a 30 de outubro. Mas primeiro tem de namorar eleitorado de Tebet e definir política económica — bem como manter a humildade.
Eleições no Brasil

Bolsonaro tem agora a História contra ele

Com 43% dos votos, Bolsonaro passa à 2.ª volta, apesar do que diziam sondagens "desmoralizadoras". Estratégia é agora mostrar que políticas de esquerda não resultam e que economia "está a recuperar".
Eleições no Brasil

Rio, S. Paulo e Minas: as quedas de Bolsonaro 

Em São Paulo e Rio de Janeiro, dois dos três Estados com mais eleitores do país, Bolsonaro venceu — mas menos confortavelmente que há quatro anos. Minas Gerais, que "virou", contribuiu para a queda.
Economia

A era da volatilidade

Embora se esperem valores mais baixos do que os de 2022, pois a economia vai arrefecer, as pressões inflacionistas vão manter-se. E as taxas de juro deverão manter-se mais elevadas nos próximos anos.
Eleições no Brasil

"O mais importante seria a derrota de Bolsonaro"

Em entrevista ao Observador, Marcelo Freixo, candidato a governador do Rio de Janeiro apoiado por Lula, garante que não se aprende lições com violência, mas garante que o PT tirou ilações dos erros.
Guerra na Ucrânia

Os 104 dias de tortura dos prisioneiros americanos

Chegaram à Ucrânia em abril e em junho foram capturados pelas forças russas. Alex Drueke e Andy Tai Huynh regressaram aos Estados Unidos em setembro, depois de 104 dias de tortura.
Iniciativa Liberal

Jovens da IL: Passos como ídolo e país sem Chega

Mais de 100 jovens da IL fizeram parte do 1.º evento do partido dedicado à juventude — e que contou com um regresso discreto de Maria Castello Branco. O Observador foi saber o que pensam os liberais.
Família

O futuro é uma porcaria

É certo que o futuro parece uma “porcaria”. Mas eles não esperam que lhes anunciemos as sombras. Olham sim para aquilo em que acreditamos, que os ilumine. Não precisam que lhes lembremos os perigos.
Iniciativa Liberal

Cotrim e os sete pecados que quer fora da política

O que está errado na cultura política portuguesa? O mote foi lançado por João Cotrim Figueiredo, que aproveitou o evento de jovens liberais para apresentar a temática e sugerir mudanças de fundo.
Livros

A Armada del Maluco: a volta ao mundo em 1082 dias

Um novo relato da primeira viagem de circum-navegação de Magalhães/Elcano, por David Salomoni, depara-se com correntes, ventos contrários e escolhos e chega ao destino com muita água no porão.
Premier League

Olá, Manchester. É o Haaland, novo dono da cidade

34', 37', 64'. Haaland estreou-se nos dérbis de Manchester de forma brutal com um hat-trick e ainda fez duas assistências na goleada do City ao United, que vincou a distância entre os dois (6-3).
Lançamentos

"Herbarium": as flores de Emily Dickinson

Dickinson adorava flores. Quando era estudante, reuniu num caderno mais de 400 espécies, que acompanham numa nova edição os poemas inspirados nos campos de Amherst, traduzidos por Ana Luísa Amaral.
História

Um olhar canónico sobre a guerra colonial

Estudiosos tentam por vezes explicar porque é que a História devia ter ocorrido de outra forma, em vez de mostrar o que de facto aconteceu. O novo livro de Bernardo Futscher Pereira é um desses casos.
Cinema

A "Distopia" de um Porto de bairros vazios

Esteve no DocLisboa, esteve no Porto/Post/Doc, está agora na HBO Max. Um documentário de Tiago Afonso, para mostrar as pessoas forçadas a mudar e o que mudou nas pessoas (e na cidade).
Eleições no Brasil

Dois atores discutem dois rumos para o Brasil

Paulo Betti e Juliano Cazarré são dois atores bem conhecidos dos portugueses e vão estar em lados opostos nas eleições deste domingo. Em conversa com o Observador explicam porquê e que país defendem.
Macroscópio

Vão chamar fascista a outro

Giorgia Meloni venceu as eleições italianas e logo muitos começaram a gritar que vinha aí de novo o fascismo. Não é verdade, é tudo bem mais complicado. A semana na newsletter de José Manuel Fernandes
Presidente Marcelo

O álbum dos dias assim-assim

Como se tem visto os eleitores premeiam quem anuncia a alta velocidade. Não apenas nos comboios mas sobretudo na fuga à realidade.
Economia

O que tem Meloni a ver com Costa Silva?

Um país que não cresce é um país em que os jovens podem encontrar emprego, mas com salários tão baixos que, na primeira oportunidade, vão para o estrangeiro à procura de melhores condições de trabalho
Crónica

A que bebedeira conduzes os teus filhos?

Todos os bêbados, ou ex-bêbados preferencialmente, sabem que o pior que a bebida lhes fez não foi necessariamente o efeito físico consequente. A Bíblia, ainda antes de Baudelaire, entendeu isso.
Política

Três equívocos

Meloni, Truss e Marcelo são porta-vozes de três equívocos: a democracia liberal ignora as pessoas, Thatcher salvou o Reino Unido porque baixou os impostos e fugir dos problemas é uma estratégia válida

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.