Os juros da dívida de Portugal estavam hoje a descer a dois, a cinco e a dez anos em relação a segunda-feira, alinhados com os da Irlanda, Itália e Espanha, bem como com os da Grécia.
Hoje, cerca das 08h55 em Lisboa, os juros da dívida portuguesa a dez anos estavam a cair para 2,703%, contra 2,811% na segunda-feira e depois de terem subido até aos 3,253% a 15 de junho, um máximo desde meados de outubro. O atual mínimo de sempre é de 1,560% e foi registado a 13 de março passado.
Os juros a cinco anos também estavam a descer, para 1,377%, contra 1,479% na segunda-feira, depois de terem subido a 16 de junho até aos 1,927%, um máximo desde meados de outubro de 2014, e descido para o mínimo de sempre, de 0,749%, a 10 de abril.
No mesmo sentido, os juros a dois anos estavam a cair para 0,068%, contra 0,087% na segunda-feira, mas longe do mínimo de sempre, de 0,013%, registado a 13 de abril passado. Nos últimos seis meses, os juros a dois anos subiram até ao máximo de 0,541 a 29 de dezembro de 2014.
Depois de ter iniciado a 09 de março passado um programa inédito de compra de dívidas soberanas e privadas, que vai permitir a injeção de 60 mil milhões de euros por mês, até, pelo menos, setembro de 2016, na economia da zona euro, na esperança de a redinamizar, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juro inalteradas em mínimos na última reunião de política monetária de 03 de junho.
A 17 de maio de 2014, Portugal abandonou oficialmente o resgate sem qualquer programa cautelar.
O programa de ajustamento pedido por Portugal à ‘troika’ (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), no valor de 78 mil milhões de euros, esteve em vigor durante cerca de três anos.
Hoje, os juros da dívida soberana da Irlanda estavam a cair em todos os prazos, bem como os de Itália e de Espanha.
Em relação aos juros da Grécia, estes estavam a descer a cinco e a dez anos, mas para valores em torno dos 23,552% e 10,903%, respetivamente.