Juros
Rating

Lucros dos bancos comprimidos por taxas de juros

"As taxas de juro irão tornar-se cada vez mais desafiantes para os bancos portugueses", afirma a agência Moody's, acrescentando que a política monetária do BCE "tem sido positiva para os bancos".
Banca

Juros negativos. Governo não prevê mudar a lei

Banqueiros querem mudar as normas nacionais de maneira a que seja possível cobrarem juros negativos a clientes institucionais, tal como já acontece no resto da Europa. Mas lei não vai mudar.
Economia

Taxas Euribor mantêm-se a três, seis e 12 meses

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, mantém-se em -0,389%. As taxas a três e 12 meses mantêm-se em -0,336% e -0,423%, respetivamente.
Crédito à Habitação

Fixe taxa a 30 anos (a 0%) e durma bem toda a vida /premium

140
Com Euribor negativa, clientes desprezam a taxa fixa. Mas nos últimos dias aproximou-se de 0% o indexante das taxas fixas a 30 anos. Saiba se vale a pena aproveitar e pagar mais por dormir descansado.
Juros da Dívida

Juros da dívida soberana descem em todos os prazos

Na manhã desta terça-feira, os juros da dívida a dois anos desciam para -0,598%, face aos -0,593% registados na segunda-feira. O atual mínimo de sempre é de 0,065% e foi alcançado em 15 de agosto.
Banca

Juros da dívida portuguesa caem em todos os prazos

Juros da dívida portuguesa caíram em todos os prazos, a dois e dez anos para mínimos de sempre. Alinhando-se com os da Grécia, Irlanda e Itália.
Juros

Portugal estabelece novo mínimo de sempre em juros

Portugal colocou 1,023 milhão de euros em dívida a 10 e 26 anos a menores juros de sempre, de 0,51%.
Caixa Geral de Depósitos

CGD recua na política de retenção dos juros

155
Objetivo da Caixa era cortar no pagamento de juros inferiores a um euro. Banco de Portugal afirmou que era contra a política. Caixa cedeu e descarta decisão.
BCE

BCE discutiu descida da taxa de juro dos depósitos

Mario Draghi disse que o Conselho do BCE discutiu uma descida da taxa de juro de depósitos que cobra aos bancos por excesso de reservas, atualmente em -0,4%.
Juros

Juros da dívida de Portugal caem para mínimos

Os juros estavam esta sexta-feira de manhã a cair a dois anos para -0,198%, a cinco recuavam para 0,198% e a dez desciam para 1,272%.
Crédito à Habitação

Novos créditos têm os juros mais baixos desde 2003

As taxa de juros dos novos empréstimos teve a maior queda desde 2012 e atingiu os valores de 2003. Os novos contratos de crédito à habitação atingiram juros de 1,282%.
Juros

Taxas de juro caem para metade nos últimos 3 anos

As taxas de juro cobradas nos novos contratos de crédito à habitação voltou a descer em janeiro para 1,28%. Este é o valor mais baixo desde 2009, ano em que os dados começaram a ser divulgados.
Juros

Juros da dívida caem a 2 anos e sobem a 5 e 10

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-feira de manhã a cair a dois anos para -0,219% e a subir a cinco e dez anos em relação a sexta-feira para 0,435% e 1,650%, respetivamente.
Juros

Juros descem a 2 anos, mas sobem 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira de manhã a descer a dois e a subir a cinco e a dez anos em relação a quinta-feira.
Juros

Juros da dívida de Portugal descem 

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira de manhã a descer a dois, cinco e a dez anos em relação a quarta-feira.
Banca

Taxas Euribor mantêm-se a 3 e 6 meses e sobem a 12

A taxa Euribor a três meses registou o mínimo de sempre, a seis meses voltou a ser fixada no mesmo valor, pela quarta sessão consecutiva, e no prazo de 12 meses atingiu novo máximo.
Banco Central

Banco de Inglaterra mantém taxa de juro

O Banco de Inglaterra decidiu por unanimidade manter a taxa de juro em 0,75%. O investimento caiu nos últimos três trimestres e irá manter-se fraco com incertezas sobre Brexit.
Estados Unidos da América

EUA. Reserva Federal pode anunciar subida de juros

Nos últimos dois dias, Trump repetiu que seria "um erro" subir de novo as taxas de juro, pressionando o banco central, que iniciou na terça-feira a sua última reunião de política monetária deste ano.
Entrevista

"Esta geração vai viver sugada, como no Matrix" /premium

427
No filme de 1999 os humanos viam a sua energia ser sugada, enquanto "viviam" na Matrix. Os juros baixos vão ter o mesmo efeito para os jovens. Richard McGuire tem um comprimido vermelho para si.
Juros

Portugal coloca 1250 milhões em obrigações 

Com este financiamento, o IGCP, agência que gere a dívida pública, anunciou que tenciona pagar antecipadamente parte do empréstimo do FMI.
Dívida Pública

Juros da dívida caem a dois, cinco e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira de manhã a descer a dois, cinco e dez anos em relação a quinta-feira, alinhados com os da Irlanda e Espanha.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira de manhã a descer a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira, alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália.
Governo

Estado vai pagar juros por cobranças indevidas

O parlamento aprovou esta sexta-feira por unanimidade dois projetos-lei do PSD e do CDS-PP determinando o pagamento pelas entidades públicas de juros indemnizatórios aos contribuintes.
Juros

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira de manhã a descer a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira, alinhados com os de Itália e da Grécia.
Juros

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-feira de manhã a descer a dois, cinco e dez anos em relação a sexta-feira, alinhados com os da Irlanda, Itália, Espanha e Grécia.
Mercados Financeiros

Mais de 1 milhão em dívida a três e 11 meses

Portugal colocou 1.250 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a taxas de juro médias negativas, mas a subirem tanto a três meses como a 11 meses em relação aos anteriores leilões comparáveis.
Crédito à Habitação

Taxa de juro no crédito à habitação volta a subir

Contando apenas os contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro registada em julho pelo INE foi de 1,471%, acima da taxa de 1,427% em junho.
Dívida Pública

Juros sobem a 2 anos e descem a 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje de manhã a subir a dois anos, e a descer a cinco e a dez anos em relação a terça-feira, enquanto para Espanha os juros desciam em todos os prazos.
Inglaterra

Banco de Inglaterra sobe juros para níveis de 2009

O Banco de Inglaterra anunciou esta quinta-feira uma subida das taxas de juro de 0,5% para 0,75%, o segundo acréscimo desde a crise financeira de há quase dez anos.
Banca

Banca deduz juros negativos nos créditos da casa

Os bancos já estão a deduzir os juros negativos no crédito à habitação, no entanto, os clientes só deverão sentir esse impacto à medida que as prestações são revistas.
Caixa Geral de Depósitos

CGD tem 18 mil créditos para deduzir juros

A CGD tem 18.000 créditos à habitação em que terá de deduzir juros negativos, o que implicará um custo de cerca de 100 mil euros por mês, disse o presidente executivo do banco público.
Instituto Nacional Estatística

Juros à habitação estabilizam em maio

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação manteve-se em maio, face a abril, mas tal como nesse mês, a prestação média vencida ascendeu a 240 euros.
Troika

Portugal poupa 1350 milhões com empréstimo europeu

O empréstimo do Mecanismo Europeu de Estabilidade permitiu a Portugal poupar 1350 milhões de euros em juros no ano passado face ao que pagaria no mercado. Grécia poupa 10 vezes mais.
Reserva Federal

Reserva Federal sobe taxas de juro

A Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, anunciou uma subida de um quarto de ponto percentual nas suas taxas de juro, que ficam entre 1,75% e 2%.
Banco de Portugal

Dívida será pesada mesmo que juros subam devagar

103
Banco de Portugal sublinha que as empresas e famílias portuguesas estão entre as mais endividadas do euro. Mesmo com subida gradual dos juros, pagar as dívidas pode tornar-se cada vez mais difícil.
Juros

Juros da dívida sobem a dois, cinco e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a subir a dois, cinco e dez anos, alinhados com os de Itália. Os de Espanha subiam a dois anos, desciam a cinco e estavam inalterados a dez anos.
Angola

Angola emite dívida a 30 anos: juro de 9,4%

O Governo de Angola colocou no mercado 3 mil milhões de dólares em dívida pública, com 1.750 milhões emitidos a 10 anos com juros de 8,25%, e mais 1.250 milhões a 30 anos com juros de 9,375%.
Angola

Angola emite 3 mil milhões de dívida com juros

O Governo angolano fez duas emissões de dívida pública, uma a 10 anos e outra a 30, num total que ronda os 3 mil milhões de dólares. Taxas de juro ficaram acima dos 8,2%.
Projeto de Lei

PSD devolução de juros de taxas inconstitucionais

PSD quer municípios e outras entidades a devolverem aos contribuintes juros sobre taxas e impostos ilegalmente cobrados ou declarados inconstitucionais.
Economia

Juros da dívida de Portugal a subir a 2 e 5 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje de manhã a subir a dois e cinco anos e a descer a dez anos em relação a quarta-feira. Às 8h45 em Lisboa, os juros a dez anos estavam a descer para 1,690%.
Angola

Dívida colocada por Angola desce em março

A dívida colocada por Angola em março desceu 75%. A dívida pública governamental já ultrapassou o equivalente a 67% do Produto Interno Bruto (PIB).
Bundesbank

Bundesbank admite subida de juros em 2019

O presidente do Bundesbank afirmou que a subida de juros em meados de 2019 "não é irreal" e disse que o fim das compras de dívida é "o princípio de um processo de normalização da política monetária".
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a todos os prazos 

Os juros da dívida de Portugal estavam a subir a todos os prazos na manhã desta terça-feira. Uma tendência que se verificou também em Espanha, Itália e Irlanda.
Câmara Municipal Lisboa

Taxa de Proteção Civil. CML pede parecer à PGR

A Câmara Municipal de Lisboa vai pedir um parecer à Procuradoria-Geral da República sobre a devolução da Taxa de Proteção Civil com juros. A moção foi aprovada com a abstenção do CDS.
Mercados Financeiros

Juros sobem ligeiramente em leilão a 10 anos

Emissão de dívida a 10 anos voltou a sair com juros superiores a 2%, ligeiramente acima do custo suportado na última operação. Incerteza nos mercados nas últimas semanas voltou a fazer subir os juros.
Economia

Juros da dívida sobem a dois anos

Os juros da dívida a dois anos estavam a subir para -0,098%, contra -0,107% na sexta-feira e o mínimo de sempre, de -0,401%, em 5 de dezembro de 2017.
Brasil

Brasil. Banco Central baixa taxa de juros básicos

A taxa de juros básicos desceu de 7% para 6,75%. Apesar de ser alta em comparação com outros países, é a mais baixa registada desde o início da série histórica do Banco Central.
Juros

Portugal. Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira de manhã a subir a dois, cinco e 10 anos em relação a quarta-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a cair a dois, cinco e dez anos. Os espanhóis mantinham-se a dois, subiam a cinco e desciam a dez anos.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira a descer em todos os prazos. Os juros da dívida espanhola estavam alinhados com os portugueses.
Juros da Dívida

Juros de Portugal sobem a dois, cinco e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira a subir a dois, cinco e dez anos. Os juros a dez anos atingiram um mínimo desde maio de 2015.
Juros da Dívida

Juros da dívida a descer a 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta manhã a subir a dois anos e a descer a cinco e a dez. A cinco anos, os juros caíram para mínimos históricos.
Mercados Financeiros

Juros abaixo dos de Itália à espera da Fitch

Analistas acreditam que a agência irá tirar a dívida de Portugal de "lixo". TVI24 adianta que a subida irá mesmo confirmar-se.
Banca

Taxas Euribor sobem a 3, 9 e 12 meses

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.
Economia

Taxas máximas para créditos pessoais caem

As taxas máximas aplicáveis aos créditos pessoais vão descer no primeiro trimestre de 2018, enquanto os juros dos cartões de crédito vão subir, divulgou o Banco de Portugal.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem a 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa mantinham-se esta terça-feira a dois anos e desciam a cinco e a dez. Os juros da dívida espanhola descem em todos os prazos.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer em todos os prazos esta segunda-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a subir

Os juros da dívida portuguesa estavam na manhã desta sexta-feira a subir em todos os prazos, depois de terem terminado na quinta-feira num novo mínimo a cinco anos.
Economia

Juros mais baixos de sempre em Bilhetes do Tesouro

Portugal colocou 1.500 milhões de euros, montante máximo anunciado, em Bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses às taxas de juro mais baixas de sempre.
Venezuela

Venezuela falha pagamento de juros de título

105
A Venezuela entrou em 'default' ao falhar o pagamento dos juros de um título de 650 milhões de dólares (560 milhões de euros) da empresa elétrica estatal Corpoelec.
Dívida Pública

Dívida de Portugal. Juros descem a 2 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam na manhã desta sexta-feira a descer a dois anos e a subir a cinco e dez anos em relação a quinta-feira, depois de terem descido para mínimos a 7 de novembro.
Dívida Pública

Juros a subir a cinco e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam na manhã desta quinta-feira inalterados a dois anos e a subir a cinco e dez anos em relação a quarta-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a cair de novo

Os juros da dívida portuguesa estavam, na manhã desta terça-feira, a descer para mínimos a dois, cinco e dez anos.
Economia

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a descer em todos os prazos em relação ao dia anterior, enquanto os de Espanha subiam nas mesmas maturidades.
Juros

Juros da dívida descem, mínimos a dois e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estava a descer nos prazos de dois, cinco e 10 anos, na comparação com terça-feira, atingindo mínimos nos prazos mais curto e mais longo.
Economia

Juros da dívida de Portugal sobem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta manhã de terça-feira a subir a dois, cinco e a dez anos, face a segunda-feira, quando os de Espanha subiam a dois anos mas desciam a cinco e dez anos.
Dia Mundial da Poupança

Juros negativos. Ainda vale a pena poupar?

119
Qual é o impacto para a cultura de uma sociedade o dinheiro não render, onde falta incentivo à poupança? Há quem tenha medo de "bolhas", mas o economista-chefe do BCE preocupa-se mais com as crianças.
Juros da Dívida

Juros da dívida a cair em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-feira de manhã a descer para mínimos a dois, cinco e dez anos. Níveis portugueses estão alinhados com os de Espanha e Itália.
Economia

Governo lança novo tipo de Certificados do Tesouro

O Governo lança esta segunda-feira os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento, um novo produto de poupança a sete anos. Os juros vencem com periodicidade anual.
Banco de Portugal

Empréstimos às empresas e famílias estão a descer

O Banco de Portugal anunciou que os empréstimos às empresas e às famílias desceram e os empréstimos ao consumo aumentaram. As taxas de juros dos novos depósitos atingiram um mínimo histórico.
Economia

Juros da dívida a dez anos em mínimos de 2015

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta manhã de segunda-feira em todos os prazos em relação a sexta-feira e a dez anos para mínimos desde dezembro de 2015.
Juros da Dívida

Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a subir em todos os prazos, alinhados com os de Itália, Espanha e Irlanda. Grécia desde a dois e a dez anos e sobe a cinco.
Juros da Dívida

Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a subir em todos os prazos em relação a segunda-feira. Os juros da Grécia estavam a descer a dois e dez anos e a subir a dez.
Juros

Portugal pagou menos 213 milhões de juros à troika

181
Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à troika até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos. O Estado reduziu também o pagamento em comissões no âmbito do PAEF para 11 milhões.
Angola

Dívida pública de Angola cai 64% numa semana

A dívida pública colocada por Angola diminuiu 64% na última semana, face à anterior, para 26,2 mil milhões de kwanzas, continuando os juros a pagar inalterados, acima de 23% a um ano.
Juros da Dívida

Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-feira a subir em todos os prazos. Os juros a dois anos atingiram um mínimo histórico.
BCE

Subida dos juros pode fazer descarrilar a retoma

Banco de Compensações Internacionais, o "banco central dos bancos centrais", avisa que juros não podem subir muito rapidamente. Economista-chefe do BCE está "preocupado" com as crianças.
Dívida Pública

Juros de Portugal descem depois de saída de "lixo"

210
Mercados estão a reagir à decisão da agência S&P, mas a descida dos juros, para já, é moderada. Juros e margem de risco continuam longe de onde estavam no início de 2015.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem a 2 e 5 anos e sobem a 10

Os juros da dívida portuguesa desceram a 2 e 5 anos e subiram a 10 anos em relação a segunda-feira. Os de Irlanda, Itália e Espanha descem, os gregos sobem.
Juros

Dívida. Portugal paga juros ainda mais negativos

Portugal colocou mil milhões de euros, montante máximo anunciado, em Bilhetes do Tesouro a três e a 11 meses, a taxas de juro médias ainda mais negativas do que as dos anteriores leilões comparáveis.
Juros

Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a subir a dois, cinco e dez anos em relação a segunda-feira, alinhados com os de Espanha, Itália e Irlanda.
Dinheiro

14 bancos que lhe pagam pela sua conta à ordem

888
Vários bancos aumentaram (ou aumentarão em breve) as comissões que cobram. Há, no entanto, algumas instituições que pagam juros sobre o saldo da conta à ordem. Saiba se compensa receber estas moedas.
Dívida Pública

Juros da dívida de Portugal a subir a 2 e 5 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira a subir a dois e cinco anos e a descer a dez anos em relação a terça-feira.
Hotelaria

Hotelaria angolana enfrenta dificuldades

A Associação dos Hotéis e Resorts de Angola propôs um perdão fiscal, para multas e juros de mora, entre 2013/2016, período em que grande parte das unidades hoteleiras registou receitas abaixo de 80%.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a subir a 2 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a subir a dois e dez anos e inalterados a cinco anos em relação a quinta-feira.
Juros

Portugal. Juros da dívida sobem a todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a subir a dois, cinco e dez anos, à semelhança da Espanha e Itália, mas desciam na Grécia a dois e dez anos, face a quinta-feira.
Dívida Pública

Juros em queda? Risco da dívida é o dobro de 2015

359
Estado fez nova emissão de dívida de longo prazo e as taxas saíram abaixo de 3%. Numa análise mais alongada, porém, a diferença face à dívida alemã ainda é o dobro de 2015.
Juros

Portugal. Juros da dívida descem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira a descer a dois, cinco e dez anos, face ao dia anterior.
Mercados Financeiros

Juros descem a 2 anos e sobem a 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer a dois anos e a subir a cinco e dez anos, na manhã desta quarta-feira.
Juros

Juros da dívida a 5 e 10 anos descem para mínimos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a descer em todos os prazos em relação a quinta-feira, a cinco anos para mínimos de 12 meses e a dez anos para mínimos de nove meses.
Dívida Pública

Juros. Governo confirma poupança de 250 milhões

O Governo confirmou que foi "feita recentemente" uma atualização ao cenário macroeconómico tendo sido identificada "uma poupança na ordem dos 250 milhões de euros" decorrente da descida dos juros.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira a subir a dois e dez anos em relação a quarta-feira e a cair a cinco anos para mínimos dos últimos 12 meses.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a cair para mínimos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a descer em todos os prazos e a cinco e dez anos para mínimos dos últimos seis meses.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem para mínimos a 5 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta quinta-feira a cinco anos para um nível mínimo dos últimos seis meses e a subir a dez anos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Juros negativos confirmam "viragem na economia"

O Presidente da República considerou esta quarta-feira que Portugal ter colocado 1.500 milhões de euros em dívida a juros ainda mais negativos "confirma a viragem na economia".
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a cair

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça feira a descer em todos os prazos face a segunda-feira e a dez anos para mínimos dos últimos seis meses.
Moçambique

Moçambique. Juros da dívida acima de 20%

Os juros exigidos pelos investidores para negociarem dívida pública de Moçambique estão acima de 8% desde junho de 2015, segundo os dados do Fundo Monetário Internacional.
Angola

Taxa de juro em Angola mantém-se nos 16%

A taxa de juro base angolana vai manter-se nos 16% até final de maio, por decisão do Banco Nacional de Angola, devido à desaceleração nos preços.
Banca

Dívida. Juros sobem a dois anos 

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a subir a dois anos e a descer a cinco e dez anos, depois de uma alteração técnica ter provocado uma subida dos juros em março.
País

Portugal colocou 1.250 milhões a juros negativos

Portugal colocou 1.250 milhões de euros, montante máximo indicativo, em Bilhetes de Tesouro a três e 11 meses a taxas de juros médias negativas e inferiores às dos anteriores leilões comparáveis.
Angola

Angola volta a não mexer na taxa de juro em abril

A taxa de juro base angolana vai manter-se nos 16 por cento pelo menos até final deste mês, por decisão do Banco Nacional de Angola (BNA).
Mário Centeno

Centeno destaca crescimento do emprego

Ministro das Finanças destaca que o emprego em Portugal cresceu mais do dobro do que o verificado na zona euro e congratulou-se com a redução de juros na emissão de dívida de curto prazo desta manhã.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a 2 anos em queda

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feria a descer a dois anos e a subir a cinco e dez anos em relação a quinta-feira.
Angola

Dívida de Angola duplica para 611 milhões de euros

Angola colocou 107 mil milhões de kwanzas (610,6 milhões de euros) em dívida pública na última semana, mais do que duplicando o valor face à anterior, com os juros a descerem para menos de 24% a um ano.
Marcelo Rebelo de Sousa

A "estabilidade financeira" acima de tudo?

422
A “estabilidade financeira” – uma curiosa expressão, perante a instabilidade dos juros da dívida pública – já exige que suportemos, calados, o destrambelhado funcionamento das instituições?
Mercados Financeiros

Leilão. Portugal paga dobro do que pagava em junho

3560
Portugal paga mais caro no primeiro leilão de dívida de longo prazo de 2017. No prazo mais longo, o juro foi o dobro do que se pagou em junho.
Juros

Juros da dívida de Portugal sobem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-feira a subir a dois, cinco e dez anos em relação a sexta-feira, alinhados com os de Itália e Espanha.
Juros

Maria Luís: juros perto de "níveis insustentáveis"

565
A ex-ministra das Finanças acusa o Governo de estar a ignorar "avisos" vindos de "todos os lados" e a fazer "orelhas moucas". Maria Luís Albuquerque diz que só BCE evitou regresso ao "abismo".
Juros

Ferro espera que Governo e BCE travem juros

665
Ferro Rodrigues espera um 2017 com "muitos problemas", dando como exemplo subida das taxas de juro. Destacou ainda "cooperação exemplar" entre Belém e a Assembleia.
Juros

Costa desvaloriza juros a 4%: "Estamos confiantes"

671
O primeiro-ministro disse, a caminho da Índia, que os juros subiram devido a um "movimento geral" e não por qualquer desconfiança específica relativamente a Portugal. Continua, por isso, otimista.
Juros

Governo baixa juros de mora por dívidas ao Estado

Governo baixou a taxa de juros de mora por dívidas ao Estado e a outras entidades públicas pelo sexto ano seguido: passou para 4,966% este ano.
Câmaras Municipais

Câmaras recebem 78 milhões de juros de impostos

São 308 municípios que vão receber um total de 78,6 milhões de euros relacionados com juros de mora de IMI e IMT retidos pela administração tributária nos últimos 12 anos.
Mercados Financeiros

Juros da dívida entram na "zona de perigo" da DBRS

1402
Juros voltaram a superar a fasquia dos 3,5%, reentrando no intervalo em que o nível de preocupação da agência DBRS aumenta. A partir dos 4%, agência já disse que ficará desconfortável com o "rating".
Juros

Juros da dívida de Portugal sobem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a subir a dois, cinco e a dez anos, apesar de a agência Moody´s ter mantido a perspetiva de 'estável' para o sistema bancário.
Mercados Financeiros

DBRS confortável desde que juros não superem os 4%

100
Agência de "rating" indica que as taxas de juro não podem subir muito mais, face aos níveis atuais. E lança críticas à decisão de voltar atrás na privatização parcial da TAP.
Eletricidade

Governo corta 20 milhões nos juros pagos à EDP

A taxa dos juros cobrada nas tarifas elétricas para remunerar a dívida à EDP vai baixar para 1,88% a partir do próximo ano. Medida permitirá poupar 20 milhões de euros, mas ainda há muito a cortar.
Euribor

Taxas Euribor caem a 6 e 12 meses

As taxas Euribor mantinham-se esta quinta-feira a três e nove meses e desciam a seis e doze meses, em relação a quarta-feira.
Juros

Taxas Euribor sobem a 3, 6, 9 e 12 meses

As taxas Euribor subiram hoje a três, seis, nove e 12 meses em relação a quinta-feira.
Juros

Euribor desce a 3 e 6 meses, sobe a 12 meses

As taxas Euribor desceram esta quinta-feira para os atuais mínimos a três e seis meses, mantiveram-se a nove e subiram a 12 meses em relação a quarta-feira.
Dívida Pública

Portugal vende 1,3 mil milhões a juros mais baixos

O leilão de Bilhetes do Tesouro a três meses registou uma taxa de juro negativa de 0,108%. O valor colocado a três e 11 meses atingiu 1,3 mil milhões de euros, acima do valor indicativo.
Juros

Taxas Euribor sobem a 3, 9 e 12 meses e descem a 6

As taxas Euribor subiram esta quarta-feira a três, nove e 12 meses e desceram a seis meses em relação a terça-feira.
Juros

Portugal colocou dívida a juros mais baixos

Portugal colocou 1.904 milhões de euros, acima do montante indicativo, em Bilhetes do Tesouro a seis e a 12 meses a juros médios inferiores aos registados nos anteriores leilões comparáveis e negativos no prazo mais curto.
Juros

Taxas Euribor mantêm-se nos principais prazos

As taxas Euribor mantiveram-se esta quarta-feira inalteradas a três, seis, nove e 12 meses em relação a terça-feira.
Juros

Dívida pública de Moçambique custa 4,5% do PIB

A agência de notação financeira Fitch estimou que a dívida pública de Moçambique esteja nos 80% do Produto Interno Bruto, e que o pagamento dos juros represente um encargo anual de 4,5% do PIB.
Juros

Portugal coloca 1.830 milhões em dívida

Portugal colocou 1.830 milhões de euros em Bilhetes de Tesouro a seis meses a taxas superiores e a um ano a juros mais baixos, face aos anteriores leilões comparáveis.
Juros

Taxas Euribor caem a 6 e 9 meses

As taxas Euribor desceram hoje a seis e nove meses e mantiveram-se a três e 12 meses em relação a terça-feira.
Dívida Pública

Portugal paga juros mais baixos em leilão a 5 anos

IGCP emitiu 504 milhões a cinco anos e mais 503 milhões numa linha "ultra-longa" para 2030. Os juros na emissão de referência, a 5 anos, caíram face ao início do mês. "Resultado notável", diz analista
Juros

Taxas Euribor caem a 3, 6 e 9 meses e sobem a 12

As taxas Euribor desceram hoje a três, seis e nove meses, nos prazos mais curtos para novos mínimos, e subiram a doze meses, em relação a terça-feira.
Taxas de Juro

Euribor renovam mínimos a 3, 6, 9 e 12 meses

As taxas Euribor desceram para novos mínimos a três, seis, nove e 12 meses, ao caírem entre 0,003 e 0,006 pontos percentuais face a quarta-feira.
Mercados Financeiros

Pressão continua. Juros sobem. IGCP chama bancos

573
Taxas de Portugal estão a subir 20 pontos, com Espanha e Itália a aliviar. Mesmo após a aprovação do Orçamento no Eurogrupo, a pressão continua. IGCP chama analistas de bancos de investimento.
Orçamento do Estado

Costa:"Não vão ser necessárias medidas adicionais"

369
O primeiro-ministro está confiante no resultado da reunião desta tarde do Eurogrupo e acredita que a posição dos parceiros será importante para baixar a pressão nos juros da dívida pública.
Dívida Pública

Juros a dez anos acima dos 3,3%

424
A pressão dos mercados sobre a dívida soberana de Portugal aumentou esta segunda-feira fazendo subir os juros das obrigações no prazo dos 10 anos acima dos 3,3%.
Orçamento do Estado

Juros da dívida descem com notícias de acordo

597
Para os investidores e para as agências de "rating", o mais importante é a sintonia (ou falta dela) entre o governo e a Comissão Europeia. Pelo menos no curto prazo.
Euribor

Taxas Euribor renovam mínimos de sempre

A taxa Euribor a seis meses recuou esta quarta-feira para -0,096%, novo mínimo de sempre. A três meses desceu para -0,162%. A nove meses também recuou para -0,047% e a 12 para 0,008%.
Mercados Financeiros

Risco da dívida sobe para máximos do pós-troika

1385
Desde o verão de 2014, final do programa de ajustamento, que o risco da dívida portuguesa não era tão elevado. Impasse com Bruxelas e receio de corte do "rating" está a pesar no risco português.
Juros

Tem Euribor a 3 e 6 meses? Renda baixa 6€ este mês

Os clientes com empréstimos à habitação indexados à Euribor a três e seis meses vão pagar menos pela prestação da casa ao banco a partir de fevereiro, poupando mais de seis euros em ambos os casos.
Juros

Países lusófonos: duplicaram juros da dívida

Os juros exigidos pelos investidores para transacionarem dívida pública dos países lusófonos estão mais caros. Baixo preço do petróleo, abrandamento chinês e dólar mais caro explicam.
Economia

FMI elimina exceção que permitiu resgate português

O FMI eliminou uma regra criada em 2010 que lhe permitiu participar no resgate internacional a Portugal, Grécia e Irlanda, apesar das dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida desses países.
BCE

Reunião no BCE. Política monetária deve manter-se

O BCE reúne-se hoje na sua sede, em Frankfurt, não sendo esperadas quaisquer alterações à política monetária da instituição, depois das medidas introduzidas em dezembro.
Dívida Pública

FMI: Portugal "está em dia" nos reembolsos

O FMI desvaloriza o abrandamento do pagamento dos reembolsos antecipados por Portugal, considerando que o país "está em dia com as suas obrigações".
Juros

Taxa de juro do crédito à habitação volta a baixar

As taxas de juro médias praticadas nas novas operações para crédito à habitação voltaram a tocar num mínimo histórico ao fixarem-se em 2,13%, uma diminuição de três pontos base face ao mês anterior, divulgou o Banco de Portugal.
Banca

Taxas Euribor caem a 6, 9 e 12 meses

As taxas Euribor caíram hoje a seis, nove e 12 meses, no prazo mais curto para um novo mínimo, e mantiveram-se a três meses no valor mais baixo de sempre, em relação a sexta-feira.
Juros

Taxas Euribor descem a 6 e a 9 meses

As taxas Euribor desceram a nove e a seis meses, mantendo-se inalteradas a três meses e subindo a 12 meses.
Angola

Angola sobe taxa de juro e reconhece problemas

O Banco Nacional de Angola subiu em meio ponto percentual a taxa básica de juro, após três meses consecutivos fixada em 10,5% anuais, informou a instituição.
Mercados Financeiros

Juros da dívida de Portugal a descer

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a cair a dois, cinco e a dez anos em relação a quinta-feira, alinhados com os da Irlanda.
Euribor

Taxas Euribor com novo mínimo

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação e que desceu para terreno negativo pela primeira vez a 06 de novembro, manteve-se hoje inalterada em -0,041%.
Banca

Taxas Euribor caem. Novo mínimo a 3 meses

As taxas Euribor caíram hoje a três, seis, nove e 12 meses em relação a sexta-feira e neste prazo mais curto para um novo mínimo de sempre.
Zona Euro

Juros da dívida descem em todos os periféricos

Os juros da dívida de Portugal, Grécia, Itália, Espanha e Irlanda estão hoje a cair a dez anos, face a sexta-feira.
Juros

Taxas Euribor renovam mínimos a 3, 6, 9 e 12 meses

As taxas Euribor voltaram a cair para novos mínimos de sempre a três, seis, nove e 12 meses em relação a segunda-feira.
Mercados Financeiros

Juros da dívida a subirem em todos os prazos

112
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir em todos os prazos face a segunda-feira, alinhados com os da Grécia, Itália e Espanha.
Juros

Taxas Euribor renovam mínimos

As taxas Euribor voltaram hoje a cair para novos mínimos de sempre a três, seis, nove e 12 meses em relação a sexta-feira.
Mercados Financeiros

Juros da dívida a cair a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a cair a dois, a cinco e a dez anos, em relação aos valores de terça-feira, alinhados com os da Irlanda, Itália e Espanha.
Banca

Taxas Euribor renovam mínimos

As taxas Euribor voltaram hoje a cair para novos mínimos de sempre a três, seis, nove e 12 meses em relação a sexta-feira.
Juros da Dívida

Juros estabilizam. DBRS não deverá cortar "rating"

Taxas de Portugal estão a baixar dois pontos, o mesmo que Espanha e Itália. Analistas estão confiantes de que a DBRS não irá cortar nem o "rating" nem a "perspetiva" de Portugal.
Juros

Taxas Euribor descem para novos mínimos de sempre

As taxas Euribor a três, seis, nove e 12 meses caíram hoje para novos mínimos de sempre, tendo descido 0,002 pontos percentuais em relação a terça-feira.
Juros

Euribor batem mínimos de sempre em todos os prazos

As Euribor tocaram valores mínimos de sempre, com as taxas a seis e a três meses a descerem para valores negativos, segundo a agência de informação financeira Bloomberg.
Finanças Públicas

OCDE desconfia de défice abaixo de 3% este ano

A OCDE piorou a estimativa do défice português para 3% este ano. E espera agora menos crescimento em 2016 e 2017. Governo leva puxão de orelhas: "abrandou o ritmo de consolidação orçamental".
Estados Unidos da América

Satisfeita, Sra. Yellen? 271 mil empregos criados

Criação de empregos nos EUA esmagou todas as expectativas em outubro. Será a confirmação que faltava de que a Reserva Federal dos EUA irá mesmo subir os juros no próximo mês?
Crédito

Euribor a 6 meses também em "terreno" negativo

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, foi hoje fixada em -0,002%. É a primeira vez que a taxa desce para valores negativos.
Mercados Financeiros

Juros da dívida a subirem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois, cinco e dez anos em relação aos valores de sexta-feira passada.
A página está a demorar muito tempo.