438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Juros

Boa moeda, má moeda

Principais bolsas quase todas negativas em 2022

Este ano está a ser mau para as acções. Nos Estados Unidos, as perdas chegam aos 25% no Nasdaq. Incerteza, inflação e juros estão a levar à saída para outros investimentos.
Instituto Nacional Estatística

Portugal é terceiro no peso dos juros pagos no PIB

O INE diz que "o peso dos juros pagos atingiu 4,3% do PIB (contra 3% no conjunto dos países da área do Euro)", Portugal registou uma redução de 10,8% de despesa em juros relativos à dívida pública.
Banca

Juros vão subir mas banqueiros dizem estar serenos

Com o iminente aumento dos juros do BCE, banqueiros dizem que "haverá um impacto nas prestações" mas "estamos a falar de valores historicamente baixos e muitíssimo distantes" da crise de 2008.
Boa moeda, má moeda

Rating positivo, juros menos pressionados

A Fitch manteve a nota de rating dada à dívida portuguesa mas subiu a perspetiva para “positiva”. Boas notícias para os juros do financiamento do Estado.
BCE

Estagflação não é a referência pretendida pelo BCE

A presidente do BCE disse hoje que a alta inflação combinada com a estagnação sustentada não é a "referência" que o banco pretende, alimentando o debate sobre uma próxima subida da taxa de juro.
Explicador

Aumentos? "É preciso que haja coragem política"

Líder da Frente Comum, Sebastião Santana, diz que "há meios" para melhores salários na Função Pública. Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, afirma que custo de vida não será coberto pelas empresas
Resposta Pronta

"Euribor vai subir nos próximos meses"

O analista de mercados financeiros, Filipe Garcia, acredita que, nos próximos meses, as taxas euribor vão continuar a subir, mas poderão estabilizar no fim do ano.
Resposta Pronta

Euribor: "famílias devem controlar gastos"

Natália Nunes, do gabinete do sobre endividado da DECO, alerta para o impacto negativo para os orçamentos das famílias da subida da taxa euribor e deixa conselhos.
Boa moeda, má moeda

Juros do BCE podem subir mais cedo

O calendário para a mudança de política monetária na zona euro está cada vez mais próximo. Os juros podem começar a subir já no Verão.
Boa moeda, má moeda

Crédito ao consumo disparou e contexto é difícil

O crédito ao consumo subiu em Fevereiro 16,2% face ao mês anterior e 63% em relação ao mês homólogo de 2021. Subida de endividamento num contexto de perda de poder de compra e de subida de juros
Cabo Verde

Cabo Verde negoceia com Portugal alívio da dívida

Ulisses Correia e Silva afirma que Cabo Verde vai apenas pagar juros da dívida a Portugal em 2022, estando previsto "um programa de pagamento mais suave" até 2026.
Boa moeda, má moeda

Guerra não trava subida de juros nos EUA

Apesar da incerteza, a Reserva Federal vai começar a subir os juros daqui a alguns dias. A inflação é uma das principais preocupações na economia americana.
Juros

Taxa de juro do crédito à habitação nos 0,807%

No mês em análise, o capital médio em dívida aumentou 396 euros, fixando-se em 58.084 euros, e a prestação média aumentou dois euros, para 253 euros.
Boa moeda, má moeda

Subida dos juros: está dado o tiro de partida

O primeiro foi o Banco de Inglaterra, que esta quinta-feira subiu os juros de 0,1% para 0,25%. O banco central dos Estados Unidos deve ser o próximo.
Juros

Juros da dívida sobem a dois, a cinco e a 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-feira a subir a dois, a cinco e a 10 anos em relação a sexta-feira, alinhados com os de Espanha e Irlanda.
Juros

BdP. Aumento de juros "será lento" na Europa

"Que vão subir, vão, dado que estão nos níveis mínimos históricos. Mas não será tão próximo como alguns estão a vaticinar, pelo menos na Europa", disse Nuno Alves, diretor do Banco de Portugal.
Crédito à Habitação

Taxa de juro do crédito à habitação sobe para 0,8%

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa de juro desceu de 0,702% em setembro para 0,665% em outubro.
FED

Vice da Fed aponta para subida de taxas de juro 

Se a inflação abrandar e o desemprego recuar como tem sido antecipado, "as condições necessárias para subir (...) as taxas de juro diretoras serão atingidas até ao fim do ano de 2022".
Economia

Evergrande falha novo pagamento de juros

A gigante imobiliária chinesa, que se encontra profundamente endividada, falhou, esta terça-feira, mais um pagamento de juros, num valor total de 148 milhões de dólares.
Governo

Pagamento de juros moratórios mais flexível

O Governo aprovou um conjunto de medidas de apoio às empresas em "regeneração", entre as quais a possibilidade de a administração fiscal flexibilizar o pagamento de juros moratórios.
Crédito à Habitação

Taxa de juro do crédito à habitação desce

Nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa de juro subiu de 0,674% em julho para 0,689% em agosto, segundo os dados do INE.
Ministro das Finanças

Portugal paga menos 3.000 milhões de juros

João Leão destacou também o reflexo que esta subida tem nas condições de financiamento exemplificando, neste contexto, que em 2021, Portugal vai suportar quase menos 3 mil milhões de euros em juros.
Juros da Dívida

Os juros da dívida portuguesa descem a dois anos

Os juros da dívida portuguesa desceram esta quarta-feira a dois anos e voltaram a subir cinco e 10 anos. Os juros mais baixos de sempre verificaram-se em dezembro do ano passado.
Economia

Qual o impacto da inflação mundial nos juros?

O facto da inflação estar a evoluir a um ritmo acelerado poderá provocar pressões para que possam surgir eventuais alterações em torno das atuais taxas de juro.
Juros

Portugal coloca mil milhões a juros mais baixos

Foram colocados 700 milhões de euros em OT com maturidade em 17 de outubro de 2031 (cerca de 10 anos) à taxa de juro de 0,397%, inferior à de 0,505% registada num leilão.
Ouro

Preço do ouro cai para mínimo de junho 

O metal dourado caiu para 1.687 dólares por onça, o nível mais baixo desde 08 de junho, devido ao aumento dos juros das dívidas soberana.
Juros

Emissões a taxas de juro negativas devem continuar

Portugal colocou esta quarta-feira 1.000 milhões de euros, montante máximo indicativo, em Obrigações do Tesouro a cerca de oito e 17 anos, a juros negativos no prazo mais curto.
Angola

Angola garante que vai pagar dívida comercial

O secretário de Estado das Finanças de Angola garantiu que o país vai honrar os compromissos financeiros com os credores comerciais apesar da forte subida dos juros.
Coronavírus

As quatro grandes ameaças à economia e ao défice

A evolução da pandemia, medidas de apoio à economia, custos de financiamento e uma maior fatura com Novo Banco e TAP são alguns dos riscos identificados pelo Conselho das Finanças Públicas.
Juros

Juros da dívida portuguesa sobem a dois e 10 anos 

Os juros da dívida portuguesa estavam nesta quinta-feira a subir a dois e a dez anos e a descer a cinco anos, face a quarta-feira.
Coronavírus

Banco Central brasileiro baixa taxa de juros

O Banco Central brasileiro voltou a baixar, pela oitava vez, a taxa básica de juros, denominada Selic, de 3% para 2,25% ao ano, um mínimo histório, avisando que ainda há espaço para mais reduções.
Habitação e Urbanismo

Juros do crédito à habitação caem em abril

As taxas de juro implícitas no crédito à habitação diminuíram em abril, para 0,947%. Reduções "poderão estar associadas às alterações decorrentes do regime de moratória", explica o INE.
Coronavírus

Banco Central do Brasil reduz taxa de juros

A taxa básica de juro foi reduzida pelo Banco Central brasileiro para o mínimo histórico de 3%, no sétimo corte consecutivo no país. Objetivo é estimular a economia e suavizar o impacto da Covid-19.
Coronavírus

Conselho Europeu "falhou", juros da dívida sobem

Não é uma questão de copo "meio cheio" ou "meio vazio". O problema é que não se vê o copo a encher. Os analistas consideram o Conselho Europeu de quinta-feira "um fracasso". E os juros sobem.
Juros

Juros da dívida portuguesa caem

Os juros da dívida portuguesa estão a cair a dois anos e a subir a cinco e a 10 anos. Os juros da Grécia descer a cinco anos e subiam a dez, enquanto os de Itália sobem em todos os prazos.
Rating

Lucros dos bancos comprimidos por taxas de juros

"As taxas de juro irão tornar-se cada vez mais desafiantes para os bancos portugueses", afirma a agência Moody's, acrescentando que a política monetária do BCE "tem sido positiva para os bancos".
Banca

Juros negativos. Governo não prevê mudar a lei

Banqueiros querem mudar as normas nacionais de maneira a que seja possível cobrarem juros negativos a clientes institucionais, tal como já acontece no resto da Europa. Mas lei não vai mudar.
Economia

Taxas Euribor mantêm-se a três, seis e 12 meses

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, mantém-se em -0,389%. As taxas a três e 12 meses mantêm-se em -0,336% e -0,423%, respetivamente.
Crédito à Habitação

Fixe taxa a 30 anos (a 0%) e durma bem toda a vida

Com Euribor negativa, clientes desprezam a taxa fixa. Mas nos últimos dias aproximou-se de 0% o indexante das taxas fixas a 30 anos. Saiba se vale a pena aproveitar e pagar mais por dormir descansado.
Juros da Dívida

Juros da dívida soberana descem em todos os prazos

Na manhã desta terça-feira, os juros da dívida a dois anos desciam para -0,598%, face aos -0,593% registados na segunda-feira. O atual mínimo de sempre é de 0,065% e foi alcançado em 15 de agosto.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.