A 11.ª edição do “Festival para Gente Sentada”, dedicada exclusivamente a cantautores, realiza-se pela primeira vez em Braga, a 18 e 19 de setembro, após dez edições em Santa Maria da Feira, informaram esta quarta-feira os promotores, em conferência de imprensa.

De acordo com as informações prestadas à Lusa, esta edição foi adaptada e ampliada “à dimensão” da cidade de Braga, da população e dos visitantes e partiu da vontade da empresa responsável pelo evento em “crescer e abraçar novos desafios”.

Ouvido pela agência Lusa, o responsável da Ritmos, empresa organizadora do evento, João Carvalho, disse que o festival, cujas dez edições anteriores ocorreram em Santa Maria da Feira, vai contar este ano com 16 artistas que atuarão no Theatro Circo, no espaço cultural GNRation e no centro da cidade.

cartaz festival para gente sentada 2015

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No GNRation o músico Mdou Moctar e a banda The Electric Shoes sobem a palco no dia 18 de setembro, e o DJ Coco e o duo Filha da Mãe e Ricardo Martins no dia seguinte.

Nas mesmas datas, o Theatro Circo recebe os Giant Sand e o português Bruno Pernadas – ambos passaram este ano passaram pelo NOS Primavera Sound -, Yasmine Hamdan, a banda Mercury Rev, Lydia Ainsworth e o músico B Fachada.

O centro da cidade estará também em festa, com as atuações de Box to Box, Benjamim, Serushio, Time For T, Sun Blossoms e Peixe.

Quando questionado relativamente à mudança de cidade, João Carvalho, da Ritmos, indicou que o objetivo é “reinventar o festival numa cidade” que compreenda “a vontade de dar ao projeto um novo elã”, para que este “seguisse por outro caminho”.

“Braga é uma cidade jovem, com salas maravilhosas”, referiu o organizador, acrescentando que foram encontrados na cidade “os parceiros ideias” para esta fase.

Numa conferência de imprensa no Theatro Circo, em que também se falou do “Festival para Gente Sentada”, anunciaram-se, entretanto, os próximos destaques das comemorações do centenário “O Século do Theatro”, que perduram até 21 de abril de 2016.

Os responsáveis pela gestão do Theatro Circo divulgaram ainda dados sobre o balanço do primeiro semestre de 2015, período em que a sala de espetáculos recebeu cerca de 45 mil pessoas, que estiveram presentes nos quase 200 eventos aí organizados.

Os bilhetes, à venda nos locais habituais, custam 35 euros para os dois dias e 20 euros o bilhete diário.