A Toyota anunciou hoje que vai alargar para 2,3 milhões de carros, em todo o mundo, a recolha às oficinas referente ao detonador de ‘airbag’ do condutor produzido pelo fornecedor Takata, dos quais 27.945 em Portugal.

Em comunicado, a marca japonesa refere que “na sequência da campanha de serviço que visa os detonadores de ‘airbag’ produzidos pela Takata, a Toyota vai expandir a mais unidades Yaris e Hilux”.

Segundo a Toyota Caetano Portugal, após ter realizado vários testes e investigações sobre o detonador de ‘airbag’ do condutor produzido pela Takata, a marca nipónica verificou que “existe a possibilidade do ‘airbag’ do condutor não deflagrar de acordo com o projetado em caso de acidente, e, apesar de ainda não ter identificado a causa, a Toyota decidiu alargar a campanha de serviço aos modelos Yaris e Hilux substituindo o airbag do condutor sem qualquer custo para o cliente”.

Assim, a Toyota vai contactar diretamente os proprietários dos modelos Yaris e Hilux, produzidos entre janeiro de 2006 e dezembro de 2011, para que, “mediante a sua disponibilidade, se desloquem com as viaturas à rede oficial de concessionários Toyota”.

O construtor de automóveis nipónico acrescenta que a operação será realizada “sem qualquer custo para os clientes e demorará cerca de 40 minutos”.

A empresa adianta que se empenhou “afincadamente na segurança e na qualidade dos seus modelos” e, como reflexo desta atitude, colocou “os clientes e as pessoas em primeiro lugar, tomando sem hesitação, qualquer ação que vise a melhoria destes pilares”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR