Mais de 17 mil “festivaleiros” estão já instalados na Herdade da Casa Branca, no concelho de Odemira, preparados para a primeira noite de música no recinto do Festival Sudoeste, na tradicional festa de Receção ao Campista.

De mochila às costas e saco cama na mão, quem chega ao recinto do festival MEO Sudoeste, que decorre até domingo, vem pronto para montar a tenda e aproveitar a música, o ambiente, o convívio e os mergulhos no canal que atravessa a Herdade da Casa Branca ou na praia.

“Vim para passar um bom bocado nas férias, pela música e para estar com os meus amigos”, disse Rodrigo, de 17 anos, que chegou hoje vindo da Amadora, para se juntar ao resto da sua “tribo”, que já está instalada na área de campismo.

Para Margarida, Patrícia e Maria, de Lisboa, os “cabeças de cartaz” foram o que motivou a viagem até à Costa Alentejana, mas, confessam, do que gostam mais é mesmo “do convívio com o pessoal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Acampados desde terça-feira na Herdade da Casa Branca, Filipe Beirolas, de 18 anos, e os amigos, de Vila Franca de Xira, aliam a vontade de ouvir a música, especialmente “dos DJ”, ao “convívio” e aos mergulhos “no canal e na praia”.

Enquanto uns descansam e se refrescam em colchões de ar no canal, ou à sombra das árvores, outros passeiam pela área de campismo e outros ainda chegam de uma visita à aldeia mais próxima, a Zambujeira do Mar, onde, para além da praia, aproveitam para abastecer “a despensa”.

De fato de banho e toalha ao ombro, de calças de ganga, t-shirt e chinelos ou de vestido e sandálias, o “dress code” oficial no Festival Sudoeste é a descontração. Na bagagem, dos mais habituados ao campismo, não faltam os colchões, os enlatados, a mesa, as cadeiras e até as geleiras para manter as bebidas frescas.

Com cozinha comunitária, que inclui forno, lava-loiças e micro-ondas, uma lavandaria e ainda mais chuveiros, que este ano foram duplicados, a área de campismo do festival está equipada para que os campistas se possam sentir quase em casa.

A organização calcula que mais de 17 mil campistas já estavam na terça feira instalados na Herdade da Casa Branca, onde hoje continuaram a chegar milhares de pessoas.

Para facilitar a comunicação e a interação entre todos, a organização do festival volta a disponibilizar ‘wi-fi’ gratuito em todo o recinto de espetáculos e de campismo, bem como uma aplicação de telemóvel que permite aceder a toda informação sobre o MEO Sudoeste, incluindo ao cartaz e perfis dos artistas.

Outras opções disponíveis na aplicação são por exemplo o Shakechat, que permite aos utilizadores entrar em conversa aleatória com outros festivaleiros, e o MEO Ride, que facilita que se combinem boleias para partilha de automóvel nas deslocações à Zambujeira do Mar.

Sempre com a música como o motor do festival, Hardwell e Calvin Harris são os nomes mais esperados pelos “festivaleiros” que a Lusa entrevistou hoje, mas também Dimitri Vegas & Like Mike e Kura, que sobem ao palco esta noite, e Steve Aoki foram repetidos por vários dos entrevistados.

Dimitri Vegas & Like Mike hoje à noite, Calvin Harris na quinta-feira, W&W na sexta-feira, Hardwell no sábado e Steve Aoki no domingo, encerram as noites de música no palco principal do festival, por onde passam também Kura, Emeli Sandé, C2C, D.A.M.A, Buraka Som Sistema, Carlão, Lil Jon, Anselmo Ralph, Regula e Oliver Heldens, entre outros.