910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Margarida Bentes Penedo

Colunista

Artigos publicados

Alojamento Local

AL: dois pretextos e um fingimento

Se fechar uma livraria arma-se uma petição por meia dúzia de empregados. Para fechar o AL já ninguém parece importar-se com a queda de milhares de pessoas no desemprego.
Alojamento Local

A lei segundo a "cidadania"

Referendo ao AL: quem quer obter uma lei para aplicar aos outros tem de se obrigar a respeitar a lei. Não pode começar por excluir-se a si próprio e considerar-se acima dela.
Política

Ainda o 25 de Novembro

Se lhe dermos oportunidade, a esquerda volta a tentar impor os seus projectos despóticos e totalitários, como fez durante o PREC. Hoje, como em 1975, a esquerda tem de ser combatida impiedosamente.
Lisboa

Três anos de uma certa normalidade

Devemos agradecer à equipa de Carlos Moedas por nos ter livrado de ser governados pelo fanatismo. Talvez eles nem estivessem a pensar nisto, mas é o mais importante que deram à cidade de Lisboa.
País

Rato contra Leão

Ricardo Leão tem razão. Os dirigentes nacionais do PS concentraram-se nos bandidos, não quiseram saber das outras pessoas que vivem nos bairros pobres e são as primeiras vítimas destes comportamentos.
Alojamento Local

A contingentação do AL: um erro sem desculpa

No centro histórico de Lisboa, as unidades de AL são detidas pelas máfias da imigração para instalarem 30 pessoas a viver num T1. Isto não se resolve no controlo do AL, mas no controlo da imigração.
País

A Mariana quer?, dá-se-lhe

É certo que a polícia deve ser reconhecida como autoridade e não como repressão. Mas Mariana Mortágua não quer; por isso associa polícia a repressão e impede que ela seja reconhecida como autoridade.
País

É mais fácil exibir "humanismo"

O Estado português está-se a desfazer. Não temos excesso de polícia, temos falta. Se houvesse mais polícia os criminosos não tomavam conta dos bairros e a criminalidade não chegava a este ponto.
Israel

Não importa em que dia começou a história

Qualquer país reagiria como Israel, com a diferença de que teria o apoio da comunidade internacional. Em vez disso, Israel é acusado de imoralidade e tem a ONU objectivamente ao lado dos terroristas.
Imigração

Sem-abrigo, imigração, e dogmas woke

O problema dos sem-abrigo, agora ligado à imigração, tornou-se mais difícil de contrariar. Entrou no campo da guerra santa pela porta do puritanismo woke. E a esquerda não aceita perder esse poder.
Armamento Nuclear

Duplicidade em assuntos sérios

O governo do PS, em 2021, assinou ou não o Tratado de Proibição de Armas Nucleares? O PS quer ou não quer que Portugal se mantenha na NATO, em aliança formal e militar com várias potências nucleares?
wokismo

Guerra woke: armas intelectuais e políticas

Compete aos intelectuais usar argumentos intelectuais para desfazer a idiotia woke. E compete aos chefes partidários usar posições e argumentos políticos para a retirar da vida dos cidadãos.
Carlos Moedas

Mentiras gigantes

A esquerda acusou Moedas de mentir e o PS alegou que ele era responsável pela localização dos painéis publicitários. Afinal a localização estava definida por Medina desde 2016. Quem mentiu foi o PS.
Venezuela

Nem Venezuela, nem o PCP

O PCP olha assim para a Venezuela. Os EUA “roubam”, a UE “rouba” e Portugal “rouba”; todos eles “atacam”, “vandalizam”, “destroem” e “matam”. Foi com este PCP que o PS negociou uma aliança de governo.
Animais

Os alvos das atenções do PAN

No fundo o PAN não faz política, faz sentimentalismo. E um sentimentalismo perverso, porque usa em seu proveito os sentimentos que as pessoas desenvolvem pelos animais de estimação.
Imigração

Mouraria: o medo veio de fora

A esquerda usou a imigração para criar exércitos de descontentes. Agora não se trata de usar a imigração para fazer política, mas de usar a política para conter os danos da imigração descontrolada.
Polícia

O que esconde a “fruta podre”?

Não há economia para pagar a autoridade do Estado e as funções fundamentais do Estado. Já sabíamos como está o SNS, agora ficámos a saber como estão as polícias. É mais fácil exibir antifascismo.
Política

Activistas contra Arroios

A querela das esplanadas resulta de interesses em conflito; o papel da Junta é tomar uma decisão política. Errou? Nas eleições os moradores livram-se dela. Até lá não tem de obedecer à liturgia woke.
Aeroportos

Aeroportos e pensos para tod@s @s portugues@s

Montenegro escolheu não liderar uma enorme maioria de direita no parlamento, sabendo que essa escolha tornava impossíveis todas as reformas. Agora só consegue apoio para políticas demagógicas.
Sustentabilidade

Esquerda insustentável

A extrema-esquerda usa a “sustentabilidade” adulterada como palavra de ordem contra os carros particulares. Serve a agenda “climática”, uma das principais frentes de luta contra o capitalismo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.