Rádio Observador

Mundo

O disfarce de Caitlyn Jenner para o Halloween que está a causar polémica

Empresa de disfarces criou o fato "I Am Cait" para o Halloween, que imita a roupa que Caitlyn Jenner usou para a Vanity Fair. Críticos dizem que a história dela não é "fantasia" e falam em mau gosto.

Site Anytime Costumes

Autor
  • Catarina Marques Rodrigues

“Provavelmente não vais bater nenhum record no Twitter quando usares este fato, como a Caitlyn fez quando criou a conta dela, mas vais com certeza receber gargalhadas dos teus amigos e dos outros convidados”. É desta forma que a Anytime Costumes tenta convencer os clientes a comprar o fato “Call Me Caitlyn” para usar no Halloween, a 31 de outubro.

Por 74.99 dólares, qualquer coisa como 65 euros, leva-se para casa o kit para se ser a mulher que assumiu recentemente ser transgénero. O pack traz uns calções, um top acolchoado no peito, uma faixa que diz “Call Me Caitlyn” e uma peruca. Na fotografia, o fato é usado por um homem. O disfarce tenta claramente imitar a imagem de capa da edição da Vanity Fair de julho, em que a ex-atleta de 65 anos assumiu a sua identidade de género.

caitlyn vestido carnaval2

Página de venda do produto no site Anytime Costumes

556c7a214ae56e586e457d37_vf-cover-bruce-jenner-july-2015

Capa da Vanity Fair de julho.

A iniciativa da empresa de fatos e disfarces está a causar polémica. O anúncio de Caitlyn Jenner levou a que as pessoas transgénero conseguissem mais visibilidade e permitiu o debate sobre as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia por parte destas pessoas. E é esse “lado real” que é evocado pelos utilizadores do Twitter. “Ela não é uma fantasia”, diz uma jovem naquela rede social.

Caitlyn Jenner representa mais do que uma transição bem feita ou do que uma mulher bonita, salientam várias pessoas. Ela é a cara de muitos transgénero “que são mortos todos os dias”, e “as pessoas usam um fato daqueles como se não fosse nada?”

Trisha Lombardo, porta-voz da Anytime Costumes, rejeita qualquer intenção de ferir as susceptibilidades do público e diz mesmo que o disfarce pretende exaltar a coragem da protagonista de “I Am Cait”. “Caitlyn Jenner já provou que é a heroína da vida real mais importante do ano”, disse a responsável ao Daily News. E diz que têm “orgulho” em fazer um fato que celebra a vida dela.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)