Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE quer mais comércio entre Portugal e Macau 

O relacionamento dos dois países tem um acrescido potencial económico por aproveitar, diz Augusto Santos Silva. Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, "a promoção da lusofonia é essencial".
Entrevista

Vídeo. Santos Silva e o "parolismo" do familygate

Sublinhando que "a ingenuidade é o pior ingrediente em política externa", o ministro dos Negócios Estrangeiros fala sobre a China, o Brexit, a NATO e o "familygate". Entrevista a Maria João Avillez.
Brexit

"Temos até 2020 para tratar disto com calma"

No Parlamento, o Ministro dos Negócios Estrangeiros ouviu várias críticas dos deputados sobre atraso no plano de contingência do Brexit, mas garantiu que Portugal não está mais atrasado que os outros.
Holanda

"Por enquanto" não há portugueses entre as vítimas

Augusto Santos Silva não descarta a possibilidade de haver portugueses feridos na Holanda, mas afirma que "por enquanto" não há esse registo. Autoridades estão a ser "muito cautelosas".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE: Adiamento do Brexit é "boa notícia"

Augusto Santos Silva afirmou que esta mudança não vai alterar a decisão do Governo português em ter um plano de contingência para uma saída sem acordo.
Brexit

Governo prepara cenário de Brexit sem acordo

Governo alterou a agenda depois da votação no Reino Unido e marcou reunião sobre o Plano de Contingência com Primeiro-Ministro, MNE, Finanças, Administração interna e Economia
Guiné-Bissau

Portugal saúda eleição "ordeira" na Guiné-Bissau

"Continuaremos a acompanhar de perto e a apoiar a Guiné-Bissau neste novo ciclo de esperança na sua vida política", aponta o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Jamaica. MNE não confirma pedido de desculpas

187
Luanda afirmou não haver "qualquer irritante" nas relações entre Portugal e Angola. Mas MNE negou o alegado pedido de desculpas de Portugal e os sindicatos da PSP mostraram-se "agradados".
Venezuela

Decisões sobre empresas competem aos Estados

Nicolás Maduro ordenou a transferência do gabinete europeu da petrolífera estatal PDVSA de Lisboa para Moscovo, para garantir a segurança dos ativos do país. Augusto Santos Silva não se pronuncia.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Marcelo em Angola mostra relação entre 2 países

Augusto Santos Silva lembrou que, "num período de menos de meio ano", foram feitas 3 visitas de alto nível: a visita do primeiro-ministro a Angola, a do Presidente angolano a Portugal e esta próxima.
Venezuela

Portugal analisa embaixador nomeado por Guaidó

Augusto Santos Silva referiu que já teve a "comunicação formal" por parte da Assembleia venezuelana e que está a analisar o pedido de alteração de embaixador, adiantando que não há prazos definidos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE "desaconselha vivamente" viagens a Caxemira

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português alertou para os incidentes recentes na região de Caxemira e desaconselha viagens "não essenciais" pedindo, deste modo, "cautela extrema".
Irão

Irão. Pedido de demissão do MNE recusado

O ministério dos Negócios Estrangeiros do país referiu que a renúncia não foi aceite", definindo como "incorretas" as interpretações emitidas sobre os motivos da demissão de Zarif na noite de segunda.
Irão

Min. dos Negócios Estrangeiros iraniano demite-se

O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, considerado o artífice do acordo internacional sobre o programa nuclear, anunciou segunda-feira a demissão do cargo através do Instagram
Moçambique

Ataques em Moçambique elevam nível de alerta

Portugal, Reino Unido e Estados Unidos da América desaconselham os cidadãos a viajar para o norte de Moçambique, devido aos ataques de grupos armados em Cabo Delgado.
Venezuela

Venezuela. Portugal à espera de novo embaixador

Augusto Santos Silva sublinhou que compete ao MNE "instruir os processos" relativos às representações diplomáticas, mas as decisões "envolvem vários órgãos de soberania".
Angola

Angola paga em função da capacidade orçamental

Augusto Santos Silva anuncia que de acordo com a capacidade orçamental de Angola, as empresas portuguesas serão compensadas e que o valor da dívida será conhecido durante a visita de Marcelo.
Angola

MNE: Empresários têm oportunidades em Angola

285
O chefe da diplomacia portuguesa afirma que Angola aprovou recentemente leis sobre o investimento e concorrência que permitem aos empresários ir mais longe.
Marrocos

Marrocos. Governo satisfeito com o acordo de pesca

O Parlamento Europeu aprovou alterações ao acordo de pesca entre a União Europeia e Marrocos permitindo a sua aplicação às águas adjacentes ao Saara Ocidental.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE em debate com jovens sobre projeto europeu

"Precisamos que se levantem e votem livremente", disse Augusto Santos Silva durante o debate, constituído por perto de uma centena de estudantes de universidades de diferentes pontos do país.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE vê avanços no Grupo de Contacto Internacional

O Grupo de Contacto Internacional enviará uma missão técnica à Venezuela para avançar com o processo eleitoral como solução pacífica e para explorar a melhor forma de enviar ajuda humanitária ao país.
Venezuela

Portugal lamenta postura de Maduro 

Augusto Santos Silva anuncia "Há um estado de negação do regime de Maduro que em nada auxilia o povo venezuelano. Pelo contrário, prejudica-o".
China

Pequim refere-se a Portugal como "país amigo"

154
A China destacou as relações diplomáticas com Portugal, sublinhando que "os dois lados aderem aos princípios do respeito, igualdade e benefício mútuo" e abordou a visita do Presidente chinês ao país.
Venezuela

Portugal poderá reconhecer Guaidó segunda-feira

109
Após o fim do prazo dado a Nicolás Maduro para convocar eleições livres "será feito aquilo que o ultimato diz, que é reconhecer a autoridade do presidente da Assembleia Nacional",disse o MNE.
Venezuela

Venezuela. Libertados jornalistas portugueses

109
A equipa de jornalistas terá entrado na Venezuela na quarta-feira "sem visto [de trabalho]", pelo que "foi objeto de uma detenção, mas isso resolveu-se com brevidade", esclarece o MNE.
Venezuela

MNE garante que há plano de contingência

A crise política na Venezuela foi o principal assunto da reunião em Bucareste, tendo havido uma "boa discussão" que levou a um "consenso claro" entre os países da UE, segundo Augusto Santos Silva.
Venezuela

Portugueses não querem sair da Venezuela diz MNE

Augusto Santos Silva salvaguardou que os assaltos em estabelecimentos portugueses não tiveram "nenhuma sequência", não considerando, por isso, que a comunidade portuguesa "esteja em perigo".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo apresenta programa de Ação Cultural

Os pontos altos serão as comemorações do V centenário da volta ao mundo comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães e o Festival de Portugal na China.
Augusto Santos Silva

Ou Maduro aceita eleições ou UE reconhece Guaidó

159
Santos Silva afirma que se Maduro se recusar a realizar eleições livres o mais breve possível, significa que só a Assembleia Nacional e o seu presidente estão em condições de as conduzir.
São Tomé e Príncipe

São Tomé pede ajuda a diplomatas

O primeiro-ministro salienta para a importância de projetar uma "imagem digna do país". O governante chamou a atenção dos diplomatas sobre o posicionamento do país em relação à agenda global.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE: "Reino Unido tem um problema consigo próprio"

O ministro dos Negócios Estrangeiros entende a proposta de Theresa May como um plano para realizar reuniões para que possa haver um plano que possa ser aceite na Câmara dos Comuns.
Moçambique

Secretária de Estado portuguesa visita Moçambique

A visita ocorre num contexto de crise no país, mas a governante portuguesa assegura que se insere "no quadro normal das consultas políticas com Moçambique".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE aconselha "habituais cuidados" aos portugueses

Antecipando as manifestações de oposição e a favor do governo de Nicolás Maduro, agendadas para quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros apela a que tudo decorra pacificamente.
Brexit

Governo tem plano para cidadãos no Reino Unido

O governo vai apresentar esta sexta-feira um plano de contingência para os cidadãos portugueses a viver no Reino Unido no caso de uma saída da União Europeia sem acordo, informou o MNE em comunicado.
Corrupção

OCDE. Associação anticorrupção critica Governo

173
O presidente da associação Transparência e Integridade escreveu ao ministro dos Negócios Estrangeiros pedindo que o Governo não interfira no relatório da OCDE que aborda a corrupção em Portugal.
Governo

MNE aconselha "prudência" a viagens ao Ceará

O Ministério dos Negócios Estrangeiros aconselhou a "máxima prudência" aos cidadãos nacionais que se desloquem ao estado brasileiro do Ceará, devido à onda de violência dos últimos dias.
Relações Internacionais

MNE contesta submissão de Portugal à China

No âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", Santos Silva contesta a submissão de Portugal à China, justificando a longa relação "clara e madura" entre os dois países e uma "constante" em Portugal.
Emigração

MNE. Remessas dos emigrantes mostra confiança

Remessas dos emigrantes ultrapassaram pela primeira vez os 3,5 mil milhões de euros no ano passado, uma subida de 6,3% face a 2016.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Diplomata exonerado devido a escândalo sexual

1.777
Rui Baceira, chefe da missão diplomática portuguesa em Ramallah, na Palestina, terá estado envolvido em atos considerados "impróprios". Ministério instaurou inquérito e propôs exoneração.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Brexit. Santos Silva diz que "há saídas possíveis"

Augusto Santos Silva apesar de não se querer "interferir no processo político interno ao Reino Unido", considera que "há várias saídas posíveis" caso o parlamento britânico rejeite o acordo de saída.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

ONU. Portugal irá cumprir a palavra nas migrações

4.516
Portugal esteve "desde a primeira hora" envolvido nas negociações do pacto global para a migração promovido pela ONU, revê-se no documento e irá "cumprir" a sua palavra, diz MNE.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE:"Não podemos ser ambíguos sobre autoritarismo"

982
Três dias depois de receber Xi Jinping, MNE diz que socialistas não podem "ser ambíguos" na hora de combater regimes autoritários, sejam eles de esquerda ou de direita, asiáticos ou sul-americanos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Diplomata sobre Xi Jinping: "Dono Disto Tudo"

2.002
Diplomata disse no Facebook, quanto à visita do presidente chinês: "DDT" [Dono Disto Tudo]. MNE já mandou "averiguar" e admite "consequências"
Brexit

Brexit. Ministro acha acordo satisfatório

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou esta quinta-feira que o rascunho do acordo alcançado "resolve de forma muitíssimo razoável a questão dos direitos dos cidadãos".
Brexit

Conselho de Estado analisa Brexit com Santos Silva

Além de aumentar a frequência das reuniões deste órgão, Marcelo Rebelo de Sousa inovou ao convidar personalidades estrangeiras e portuguesas.
Eleições no Brasil

Brasil. Plano B pós-eleições é fugir para Portugal

7.912
O número de pedidos de nacionalidade e solicitações de vistos para Portugal na unidade consular da cidade de brasileira de São Paulo disparou em 2018 — mais 34% só entre janeiro e setembro.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE espera retomar voo direto Pequim-Lisboa

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse, no sul da China, esperar que a companhia aérea chinesa Capital Airlines retome o voo entre Pequim e Lisboa, suspenso este mês.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Luso-descendentes serão recebidos em Portugal

Portugal está preparado para acolher todos os portugueses e luso-descendentes que vivam na Venezuela e decidam regressar a Portugal, assegurou o ministro dos Negócios Estrangeiros português.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Português reforça empregabilidade de timorenses

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros portuguesa destacou, em Díli, a importância que a língua portuguesa pode ter na empregabilidade dos jovens timorenses e no acesso a um mercado global.
Diplomacia

Sánchez anuncia cimeira luso-espanhola

O presidente do Governo espanhol anunciou a realização de uma cimeira luso-espanhola, em novembro, durante a sua intervenção na biblioteca da Fundação Casa José Saramago, em Lanzarote.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

TPA vai passar a ter atividade em Lisboa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou que Portugal assinou um novo protocolo que permite que o Tribunal Permanente de Arbitragem (TPA) tenha também atividade em Lisboa.
Venezuela

Governo apoia portugueses na Venezuela

O apoio médico e social prestado por Portugal será coordenado por uma associação de médicos na Venezuela. Uma linha de crédito vai apoiar empresários lesados com os distúrbios nas eleições de 2017.
Diplomacia

Secretário de Estado visita Venezuela em Outubro

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou que vai encontrar-se hoje com o seu homólogo venezuelano em Nova Iorque e que o secretário de Estado das Comunidades irá visitar a Venezuela no início de outubro.
Diplomacia

MNE envia carta rogatória às autoridades do Iraque

O Ministério dos Negócios Estrangeiros já enviou para as autoridades do Iraque uma carta rogatória para notificação dos gémeos iraquianos da acusação de tentativa de homicídio de um jovem em 2016.
Ciberespionagem

Santos Silva garante segurança do ministério

Augusto Santos Silva garantiu a segurança da rede de comunicações do ministério, admitindo que Portugal, como outros países, está sujeito a várias ameaças, nomeadamente de ciberataques.
Boris Johnson

Boris Johnson serve chá mas não responde

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros ofereceu a todos os jornalistas que o esperavam à porta de casa uma chávena de chá. Porém, não comentou o artigo que escreveu a criticar o uso do véu islâmico.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal não vê razão "para pôr em causa" o Brexit

O ministro dos Negócios Estrangeiros português defendeu que "não há razão para pôr em causa" o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia.
País

Emigrante investe 3 milhões em turismo no Douro

132
Investimento de Paulo Pereira no Douro elogiado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, que realçou a "importância da diáspora no investimento" nacional e na projeção de Portugal.
Cabo Verde

"Todas as condições" para uma boa cimeira da CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, considerou hoje estarem criadas "todas as condições e o quadro político" para uma boa cimeira da CPLP.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva destaca eleição de Vitorino para OIM

Augusto Santos Silva disse que o apoio dos PALOP e de Timor na eleição de António Vitorino para a Organização Internacional das Migrações "foi claro, firme e evidente desde a primeira hora".
Governo

PS. Novo acordo à esquerda exige maior compromisso

211
Em nome da "estabilidade", Augusto Santos Silva recusa eleições antecipadas. Mas defende que novos entendimentos à esquerda terão de passar por áreas como a política externa e europeia.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. Migrantes "não são carga humana"

220
O ministro dos Negócios Estrangeiros português respondeu a Salvini e sublinhou que os migrantes são "seres humanos com direito à dignidade e não são carga humana que alguém possa alijar".
Extrema Direita

Santos Silva afasta extrema-direita em Portugal 

O italiano Matteo Salvini pediu uma grande coligação internacional de extrema-direita. Santos Silva responde: preconceitos contra imigrantes "nunca tiveram uma expressão significativa no país".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)