Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Combustível

Serviços mínimos "protegem as pessoas", diz MNE

347
Governo fixou serviços mínimos para a greve dos motoristas da próxima segunda-feira entre os 50% e os 100%, consoante o nível de prioridade. MNE considera que visam defender as pessoas.
Migrantes

Alan Kurdi. Portugal pode acolher 5 migrantes

1.629
Portugal manifestou disponibilidade para acolher cinco das 40 pessoas que se encontram a bordo do navio humanitário "Alan Kurdi" ao largo de Malta, anunciou o Governo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo aprova Pacto Global das Migrações

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, destaca que Portugal "um dos primeiros países do mundo" a aprovar um plano nacional para aplicar este documento.
Língua Portuguesa

Português vai ser língua curricular em 32 países 

415
O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que quer divulgar ainda mais o português. Santos Silva adianta ainda que a integração do português em liceus na Argélia e na Turquia está em projeto-piloto.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Augusto Santos Silva faz visita à Guiné-Bissau

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português, visita a Guiné-Bissau para discutir o futuro da cooperação entre os dois países. O Plano de Cooperação estende-se até 2020.
Relações Internacionais

Portugal quer alargar mobilidade à CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros quer replicar "o que já hoje existe na relação bilateral com o Brasil". Um acordo global pode chegar até 2020.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Irão. Vistos suspensos após ataque a funcionário

O ataque a um funcionário da embaixada portuguesa em Teerão, em março, parece ter justificado as preocupações com a quebra de segurança, noticia o Público.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Suspensão de vistos deve-se a secção consular

312
Santos Silva emitiu um comunicado em que explicou a suspensão de vistos a iranianos. "As razões de segurança prendem-se com as condições de funcionamento da secção consular” em Teerão, disse.
Migrações

Portugal recebe 10 migrantes que chegaram a Itália

107
Portugal mostra-se disponível para acolher grupo de migrantes em conjunto com a Alemanha, França, Luxemburgo e Malta, naquilo que consideram ser um ato "de solidariedade europeia".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal vai digitalizar de serviços consulares

Secretário de Estado das Comunidades está na Holanda a conhecer experiência na digitalização de serviços que quer replicar em Portugal.
Augusto Santos Silva

Santos Silva saúda novo Governo guineense

“Saudamos o novo Governo da Guiné-Bissau, ao qual desejamos os maiores êxitos, a benefício do bem-estar do seu povo”, disse Santos Silva. O novo Governo foi nomeado pelo PR guineense.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Processo de Miguel Duarte está "muito recuado" 

Augusto Santos Silva garante que o Governo já está a intervir no processo e fala em contactos entre Portugal e Itália. Ainda assim, lembra que é preciso respeitar o ritmo do processo em Itália.
Turismo

República Dominicana. Governo pede cuidado 

670
O Governo português atualizou a informação no portal das comunidades portuguesas para pedir a quem visite a República Dominicana que tenha cuidado, depois das notícias de várias mortes de americanos.
Guiné-Bissau

MNE espera esclarecimentos de presidente da Guiné

Augusto Santos Silva referiu que Lisboa viu “com surpresa” que o PR da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, não tenha dado posse ao governo proposto no domingo pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes.
Irão

Santos Silva pede ao Irão que cumpra acordo

"A UE tem dito [...] que não se verifica até ao momento nenhum incumprimento do lado do Irão e, por isso mesmo, temos apelado às autoridades iranianas para não incumprirem agora", disse Augusto Silva.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

China e Hong Kong? MNE defende novo princípio 

O ministro dos Negócios Estrangeiros português diz que os protestos contra a lei da extradição foram "legítimos e justificados". Santos Silva lembra a presença lusa em Macau e britânica em Hong Kong.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Do regresso da estratégia às faces de Jano /premium

Santos Silva insiste recorrentemente no pitch: somos europeístas e atlantistas, mas “autónomos” nas relações com a China. O problema é que os nossos aliados não parecem nada convencidos pelo argumento
Diplomacia

Costa de Marfim terá embaixada portuguesa em 2020

A embaixada portuguesa no país africano foi encerrada em 2000. Santos Silva destaca que se trata de uma ideia antiga e que será confirmada por Marcelo durante a sua visita à Costa do Marfim.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva lamenta comunicado adulterado 

193
Portugal manifestou "preocupação com o atraso na nomeação de um Governo na Guiné-Bissau" num comunicado. Circulou dias depois no Facebook uma versão adulterada do comunicado.
Venezuela

Venezuela. Portugal junta-se a missão política 

O ministro dos Negócios Estrangeiros português quer fazer todos os possíveis para evitar agravar a situação na Venezuela. Propõe a "convocação de eleições democráticas, livres e justas".
Venezuela

Venezuela. Portugal pede libertação de Zambrano

Para o Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, a detenção de Zambrano é uma estratégia de intimidação e Augusto Santos Silva pede a libertação de todos os presos políticos na Venezuela.
Venezuela

Venezuela. MNE quer manter Grupo de Contacto

Augusto Santos Silva considera que a situação na Venezuela "tem piorado" e que "o tempo urge" e por isso defende a continuidade dos esforços do Grupo de Contacto Internacional para a o país.
Huawei

Polémica 5G: "Portugal está muito à vontade"

Foi com uma declaração a duas vozes que Presidente da República e MNE responderam na China sobre as pressões e desconfianças sobre o 5G e a Huawei. Há regras a cumprir e trabalho a ser feito, dizem.
China

A Muralha, as metáforas e um momento stand-up

315
Na Grande Muralha, Marcelo trocou piadas com o MNE, anunciou um novo patamar na relação bilateral, pediu outro tipo de investimento aos chineses e aos portugueses que deixem de ter preconceitos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE quer mais comércio entre Portugal e Macau 

O relacionamento dos dois países tem um acrescido potencial económico por aproveitar, diz Augusto Santos Silva. Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, "a promoção da lusofonia é essencial".
Entrevista

Vídeo. Santos Silva e o "parolismo" do familygate

Sublinhando que "a ingenuidade é o pior ingrediente em política externa", o ministro dos Negócios Estrangeiros fala sobre a China, o Brexit, a NATO e o "familygate". Entrevista a Maria João Avillez.
Brexit

"Temos até 2020 para tratar disto com calma"

No Parlamento, o Ministro dos Negócios Estrangeiros ouviu várias críticas dos deputados sobre atraso no plano de contingência do Brexit, mas garantiu que Portugal não está mais atrasado que os outros.
Holanda

"Por enquanto" não há portugueses entre as vítimas

Augusto Santos Silva não descarta a possibilidade de haver portugueses feridos na Holanda, mas afirma que "por enquanto" não há esse registo. Autoridades estão a ser "muito cautelosas".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE: Adiamento do Brexit é "boa notícia"

Augusto Santos Silva afirmou que esta mudança não vai alterar a decisão do Governo português em ter um plano de contingência para uma saída sem acordo.
Brexit

Governo prepara cenário de Brexit sem acordo

Governo alterou a agenda depois da votação no Reino Unido e marcou reunião sobre o Plano de Contingência com Primeiro-Ministro, MNE, Finanças, Administração interna e Economia
Guiné-Bissau

Portugal saúda eleição "ordeira" na Guiné-Bissau

"Continuaremos a acompanhar de perto e a apoiar a Guiné-Bissau neste novo ciclo de esperança na sua vida política", aponta o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Jamaica. MNE não confirma pedido de desculpas

187
Luanda afirmou não haver "qualquer irritante" nas relações entre Portugal e Angola. Mas MNE negou o alegado pedido de desculpas de Portugal e os sindicatos da PSP mostraram-se "agradados".
Venezuela

Decisões sobre empresas competem aos Estados

Nicolás Maduro ordenou a transferência do gabinete europeu da petrolífera estatal PDVSA de Lisboa para Moscovo, para garantir a segurança dos ativos do país. Augusto Santos Silva não se pronuncia.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Marcelo em Angola mostra relação entre 2 países

Augusto Santos Silva lembrou que, "num período de menos de meio ano", foram feitas 3 visitas de alto nível: a visita do primeiro-ministro a Angola, a do Presidente angolano a Portugal e esta próxima.
Venezuela

Portugal analisa embaixador nomeado por Guaidó

Augusto Santos Silva referiu que já teve a "comunicação formal" por parte da Assembleia venezuelana e que está a analisar o pedido de alteração de embaixador, adiantando que não há prazos definidos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE "desaconselha vivamente" viagens a Caxemira

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português alertou para os incidentes recentes na região de Caxemira e desaconselha viagens "não essenciais" pedindo, deste modo, "cautela extrema".
Irão

Irão. Pedido de demissão do MNE recusado

O ministério dos Negócios Estrangeiros do país referiu que a renúncia não foi aceite", definindo como "incorretas" as interpretações emitidas sobre os motivos da demissão de Zarif na noite de segunda.
Irão

Min. dos Negócios Estrangeiros iraniano demite-se

O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, considerado o artífice do acordo internacional sobre o programa nuclear, anunciou segunda-feira a demissão do cargo através do Instagram
Moçambique

Ataques em Moçambique elevam nível de alerta

Portugal, Reino Unido e Estados Unidos da América desaconselham os cidadãos a viajar para o norte de Moçambique, devido aos ataques de grupos armados em Cabo Delgado.
Venezuela

Venezuela. Portugal à espera de novo embaixador

Augusto Santos Silva sublinhou que compete ao MNE "instruir os processos" relativos às representações diplomáticas, mas as decisões "envolvem vários órgãos de soberania".
Angola

Angola paga em função da capacidade orçamental

Augusto Santos Silva anuncia que de acordo com a capacidade orçamental de Angola, as empresas portuguesas serão compensadas e que o valor da dívida será conhecido durante a visita de Marcelo.
Angola

MNE: Empresários têm oportunidades em Angola

285
O chefe da diplomacia portuguesa afirma que Angola aprovou recentemente leis sobre o investimento e concorrência que permitem aos empresários ir mais longe.
Marrocos

Marrocos. Governo satisfeito com o acordo de pesca

O Parlamento Europeu aprovou alterações ao acordo de pesca entre a União Europeia e Marrocos permitindo a sua aplicação às águas adjacentes ao Saara Ocidental.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE em debate com jovens sobre projeto europeu

"Precisamos que se levantem e votem livremente", disse Augusto Santos Silva durante o debate, constituído por perto de uma centena de estudantes de universidades de diferentes pontos do país.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE vê avanços no Grupo de Contacto Internacional

O Grupo de Contacto Internacional enviará uma missão técnica à Venezuela para avançar com o processo eleitoral como solução pacífica e para explorar a melhor forma de enviar ajuda humanitária ao país.
Venezuela

Portugal lamenta postura de Maduro 

Augusto Santos Silva anuncia "Há um estado de negação do regime de Maduro que em nada auxilia o povo venezuelano. Pelo contrário, prejudica-o".
China

Pequim refere-se a Portugal como "país amigo"

154
A China destacou as relações diplomáticas com Portugal, sublinhando que "os dois lados aderem aos princípios do respeito, igualdade e benefício mútuo" e abordou a visita do Presidente chinês ao país.
Venezuela

Portugal poderá reconhecer Guaidó segunda-feira

109
Após o fim do prazo dado a Nicolás Maduro para convocar eleições livres "será feito aquilo que o ultimato diz, que é reconhecer a autoridade do presidente da Assembleia Nacional",disse o MNE.
Venezuela

Venezuela. Libertados jornalistas portugueses

109
A equipa de jornalistas terá entrado na Venezuela na quarta-feira "sem visto [de trabalho]", pelo que "foi objeto de uma detenção, mas isso resolveu-se com brevidade", esclarece o MNE.
Venezuela

MNE garante que há plano de contingência

A crise política na Venezuela foi o principal assunto da reunião em Bucareste, tendo havido uma "boa discussão" que levou a um "consenso claro" entre os países da UE, segundo Augusto Santos Silva.
Venezuela

Portugueses não querem sair da Venezuela diz MNE

Augusto Santos Silva salvaguardou que os assaltos em estabelecimentos portugueses não tiveram "nenhuma sequência", não considerando, por isso, que a comunidade portuguesa "esteja em perigo".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo apresenta programa de Ação Cultural

Os pontos altos serão as comemorações do V centenário da volta ao mundo comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães e o Festival de Portugal na China.
Augusto Santos Silva

Ou Maduro aceita eleições ou UE reconhece Guaidó

159
Santos Silva afirma que se Maduro se recusar a realizar eleições livres o mais breve possível, significa que só a Assembleia Nacional e o seu presidente estão em condições de as conduzir.
São Tomé e Príncipe

São Tomé pede ajuda a diplomatas

O primeiro-ministro salienta para a importância de projetar uma "imagem digna do país". O governante chamou a atenção dos diplomatas sobre o posicionamento do país em relação à agenda global.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE: "Reino Unido tem um problema consigo próprio"

O ministro dos Negócios Estrangeiros entende a proposta de Theresa May como um plano para realizar reuniões para que possa haver um plano que possa ser aceite na Câmara dos Comuns.
Moçambique

Secretária de Estado portuguesa visita Moçambique

A visita ocorre num contexto de crise no país, mas a governante portuguesa assegura que se insere "no quadro normal das consultas políticas com Moçambique".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE aconselha "habituais cuidados" aos portugueses

Antecipando as manifestações de oposição e a favor do governo de Nicolás Maduro, agendadas para quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros apela a que tudo decorra pacificamente.
Brexit

Governo tem plano para cidadãos no Reino Unido

O governo vai apresentar esta sexta-feira um plano de contingência para os cidadãos portugueses a viver no Reino Unido no caso de uma saída da União Europeia sem acordo, informou o MNE em comunicado.
Corrupção

OCDE. Associação anticorrupção critica Governo

173
O presidente da associação Transparência e Integridade escreveu ao ministro dos Negócios Estrangeiros pedindo que o Governo não interfira no relatório da OCDE que aborda a corrupção em Portugal.
Governo

MNE aconselha "prudência" a viagens ao Ceará

O Ministério dos Negócios Estrangeiros aconselhou a "máxima prudência" aos cidadãos nacionais que se desloquem ao estado brasileiro do Ceará, devido à onda de violência dos últimos dias.
Relações Internacionais

MNE contesta submissão de Portugal à China

No âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", Santos Silva contesta a submissão de Portugal à China, justificando a longa relação "clara e madura" entre os dois países e uma "constante" em Portugal.
Emigração

MNE. Remessas dos emigrantes mostra confiança

Remessas dos emigrantes ultrapassaram pela primeira vez os 3,5 mil milhões de euros no ano passado, uma subida de 6,3% face a 2016.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Diplomata exonerado devido a escândalo sexual

1.777
Rui Baceira, chefe da missão diplomática portuguesa em Ramallah, na Palestina, terá estado envolvido em atos considerados "impróprios". Ministério instaurou inquérito e propôs exoneração.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)