771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Noticiário

16h. ONU. 210 mil a passar fome em Gaza

Nações Unidas alertam que a população da Faixa de Gaza passa por altos níveis de insegurança alimentar. E ainda, Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que ataque a Rafah seria "desastre humanitário."
Noticiário

15h.MNE: Eleição na Rússia "não tem credibilidade"

João Gomes Cravinho diz que a União Europeia não reconhece a validade da eleição que reelegeu Vladimir Putin. Ainda, relatório da ONU revela que há 210 mil pessoas a passar fome em Gaza.
Instituto Camões

Catálogo coletivo disponível online em 54 países

O novo sistema integrado permite aceder ao catálogo bibliográfico desta rede através de uma única plataforma, mas também contribui para uma melhor gestão e organização da informação.
Noticiário

9h. Termina hoje a reunião do G20 no Brasil

Portugal está presente neste encontro das 20 maiores economias do mundo a convite do Brasil. Ainda neste jornal, Medvedev avisa Rússia que pode ter de chegar a Kiev para alcançar objetivos militares.
G20

Cravinho fala em "degradação das instituições"

MNE sublinhou ser muito importante "dar um sinal de alerta e procurar os mecanismos que permitam consertar aquilo que não funciona. Em primeiro lugar o respeito pelo direito internacional", disse.
Guerra na Ucrânia

Governo convoca embaixador russo em Lisboa

Em comunicado, o MNE afirma que convocou o embaixador da Rússia "para prestar esclarecimentos no seguimento da morte de Alexei Navalny, um dos principais opositores políticos de Vladimir Putin".
Guerra na Ucrânia

Cravinho: Putin quer destruir a Europa

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz acreditar numa vitória da Ucrânia e refere que é fundamental que CE contribua para a agência UNRWA — a única que pode ajudar os palestinianos.
Moçambique

Cabo Delgado. MNE insiste em nova abordagem da UE

O ministro Gomes Cravinho disse estar preocupado com o agravamento do conflito em Cabo Delgado e insiste em "nova abordagem" da UE a ações de instabilidade em África proposta por Portugal.
Rússia

MNE compara morte de Navalny à de Humberto Delgado

João Gomes Cravinho defendeu que "Navalny morre porque o regime que Putin criou levou à sua morte, da mesma maneira que Humberto Delgado morre por causa do regime liderado por Salazar em Portugal".
Conflito Israelo-palestiniano

Ativistas partem vidros e pintam Ministério

Ação no Palácio das Necessidades de grupo solidário com a resistência palestiniana quis denunciar o que diz ser "o apoio do governo português" a "projeto colonial".
Alexei Navalny

Cravinho: "Putin é responsável pela sua morte"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, disse que o "poder arbitrário" do Presidente russo Vladimir Putin, que resultou na prisão de Navalny foi a causa da sua morte.
União Africana

Portugal quer abordar insegurança em África

"O continente africano, infelizmente, vive momentos extremamente perturbantes em termos de paz e segurança", refere João Gomes Cravinho. Ministro estará na quarta e quinta-feira na capital da Etiópia.
Guiné-Bissau

Cooperação Portugal-Guiné reforçada com 20 milhões

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação fez uma visita de dois dias ao país para avaliar, com as autoridades guineenses, a execução do programa em curso de 2021 até 2025.
Guerra na Ucrânia

Portugal anuncia novo pacote de ajuda a Kiev

O ministro dos negócios estrangeiros, João Gomes Cravinho não precisou o tipo de ajuda que está em preparação, remetendo para um anúncio a ser realizado pela ministra da Defesa, Helena Carreiras.
Guerra na Ucrânia

Cravinho: condecoração é agradecimento a Portugal

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a condecoração atribuída pelo presidente Zelensky é um agradecimento ao apoio de Portugal, que Cravinho reafirma ser "pelo tempo que for necessário".
Noticiário

7h. Gomes Cravinho e João Costa estão em Kiev

Para além da capital ucraniana, os ministros vão ainda passar pela cidade de Zhytomyr. Ainda neste jornal, o resultado das eleições nos Açores.
Noticiário

20h. Famalicão-Sporting deve jogar-se em março

O tempo deve-se à falta de garantia de segurança para marcar um jogo amanhã. Para o Ministro dos Negócios Estrangeiros, "já não é aceitável" invocar os crimes do Hamas para justificar os de Israel.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Funcionários consulares colocam MNE em tribunal

Funcionários dos consulados em Genebra e Zurique anunciaram processo contra Ministério dos Negócios Estrangeiros, por "falta de resposta" às reclamações ao ministro sobre nova tabela salarial.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel: Portugal pede respeito por medidas do TIJ

A diplomacia portuguesa relembra que o TIJ incitou todas as partes no conflito a respeitar as suas obrigações ao abrigo do Direito Internacional Humanitário e apelou à libertação de todos os reféns.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Secretário de Estado cancela agenda em Cabo Verde

Ministério dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano anunciou regresso de Francisco André, falando em "imprevistos". Embaixada portuguesa na Praia explicou serem "questões de agenda".
Conflito Israelo-palestiniano

Cravinho: "Tempo não corre a favor da paz"

O ministro dos Negócios Estrangeiros advertiu que "o tempo não corre a favor da paz" no Médio Oriente, após encontro com primeiro-ministro do Qatar, de quem "interessava muito conhecer as ideias".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE. Cooperação deve ser pilar da política externa

“A minha expetativa é que haja continuidade sobre as linhas gerais de pensamento sobre a política externa e o papel da cooperação na política externa portuguesa”, afirmou João Gomes Cravinho.
Guerra na Ucrânia

Cravinho condecorado por apoio à Ucrânia

Cravinho diz que "é uma generosa homenagem ao povo português, que está ao lado da Ucrânia, ontem, hoje e amanhã", reforçando a esperança no fim da invasão russa.
Diplomacia

MNE defende relevância de Portugal no mundo

João Gomes Cravinho sublinhou a importância de Portugal num mundo dominado por "nuvens negras". União Europeia, NATO, G20, Conselho de Segurança e CPLP são o palco "onde a voz portuguesa" é relevante.
Diplomacia

Josep Borell abre encontro de MNE em Lisboa

Josep Borrell abre o Seminário Político, encontro anual do Ministério dos Negócios Estrangeiros com diplomatas portugueses. O objetivo do encontro passa por debater as prioridades da política externa.
Diplomacia

MNE abre concursos para integrar 31 novos adidos

O MNE abriu um concurso público para integrar 31 novos adidos de embaixada, cargos a que os cidadãos portugueses podem candidatar-se até 19 de janeiro do próximo ano.
Emigração

Emigrantes deviam investir no interior do país 

João Cravinho quer empresários emigrantes a investir no interior do país de modo a combater a desertificação. E elogia as exigências de sustentabilidade e temas sociais para as empresas.
G20

MNE vê Portugal como ponte entre América e África

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou que Portugal terá, como país observador no G20, um papel de ponte entre América Latina e África, destacando as "credenciais" do país.
Diplomacia

Cravinho no Brasil para G20 e encontros bilaterais

O ministro dos Negócios Estrangeiros português estará no Brasil quinta e sexta-feira. Participação no G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, resulta de convite da presidência brasileira
Guerra na Ucrânia

MNE: apoio de 50 mil milhões "vai ocupar tempo"

O ministro salientou acreditar que a questão "vai ocupar muito do tempo dos chefes de Estado e de Governo" dos 27 do bloco europeu. O principal objetivo passa por "convencer a Hungria".
Angola

Portugal dá 34 milhões para fortaleza em Luanda

O Governo português vai financiar com 34 milhões de euros a reabilitação e apetrechamento da Fortaleza de São Francisco do Penedo, em Luanda, que irá ser Museu de Libertação Nacional de Angola.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal repudia acusações vindas da Guiné-Bissau

Presidente do parlamento guineense acusou Portugal de se deixar usar pelo Presidente Embaló. Lisboa repudia acusações e diz esperar solução dentro de ordem institucional.
Conflito Israelo-palestiniano

Cravinho defende reconhecimento da Palestina

O ministro considera que reconhecimento do Estado da Palestina "é algo que deve acontecer", mas coordenado com "alguns parceiros próximos". Decisão foi aprovada no Parlamento em 2014.
Guerra na Ucrânia

Cravinho: paz é da "responsabilidade" da Rússia

Cravinho avisou Rússia, na OCSE, que paz é da sua "responsabilidade" e afirmou ter visto "fraqueza" e "falta de condição" em Lavrov. Para MNE, Rússia é menos construtiva agora do que há 50 anos.
Noticiário

13h. Ainda há 6 portugueses entre reféns do Hamas

Número revelado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros que afirma que continua a trabalhar com várias entidades. Ainda, na Índia, equipas de resgate estão a 2 metros dos trabalhadores presos no túnel
Conflito Israelo-palestiniano

João Gomes Cravinho pede criação de dois estados

João Gomes Cravinho considerou urgente a criação “de dois estados” para o Médio Oriente. “Não podemos regressar àquilo que era uma paz podre”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Rio de Janeiro

Consulado de Portugal sob suspeita de corrupção

A PJ está a investigar o consulado de Portugal no Rio de Janeiro por suspeitas de corrupção e envolvimento num esquema de legalização ilícita de documentos para obtenção de nacionalidade portuguesa.
Conflito Israelo-palestiniano

Cravinho destaca "convergência internacional"

"Apesar das circunstâncias trágicas", há convergência internacional sobre urgência de "mobilizar todos os esforços" para alcançar "ponto de chegada necessário, a solução de 2 Estados", diz Cravinho.
Noticiário

14h. Hora anunciada para começar a troca de reféns

E segue-se a uma trégua nos combates de quatro dias que entrou em vigor às 5 da manhã (hora portuguesa). Ainda, o Ministro dos Negócios Estrangeiros visitou um Kibutz nas últimas horas.
Conflito Israelo-palestiniano

Gomes Cravinho: “Estamos perante alguma esperança”

João Gomes Cravinho vai encontrar-se com os homólogos de Israel e da Palestina. “Estamos perante alguma esperança”, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros sobre a trégua de quatro dias.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos