271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo

PSD usa UE como "palco de política interna"

Segundo o ministro Santos Silva houve uma "tentação do maior partido da oposição, ao longo destes meses, de ver o Parlamento Europeu e outras instâncias como palco da política interna".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE prepara transição da presidência da UE

Santos Silva e Anze Logar vão "passar em revista" as relações bilaterais e abordar "temas da agenda europeia que marcam as duas presidências do Conselho", nomeadamente a resposta europeia à Covid-19.
União Europeia

MNE responde a Merkel: Portugal cumpriu regras

"É difícil compreender as posições de alguns governos dos Estados-membros que agora querem propor novos critérios", diz Santos Silva, referindo-se às críticas de Angela Merkel às viagens na UE.
Bélgica

Antuérpia. Quatro portugueses entre os mortos

172
Polícia de Antuérpia avança a morte de cinco pessoas, quatro das quais portuguesas. As autoridades deram por terminadas as operações de busca e salvamento.
Noticiário

10h. Ativistas. Ana Gomes quer inquérito criminal

Antiga embaixadora diz que problema não é da autarquia, mas sim do Estado, e PR e PM estiveram mal. Neste jornal, ainda a falha informática nos eventos-piloto. C. Vermelha nega responsabilidades.
Explicador

"Medinagate". Ana Gomes quer "inquérito criminal"

Ana Gomes critica primeiro-ministro e Presidente da República pelas reação ao caso da partilha de dados de ativistas russos. Advogada Elsa Veloso também defende que Ministério Público deve agir.
União Europeia

Santos Silva destaca semana especial para Portugal

"Será uma semana com vários momentos importantes, como o certificado digital e o PRR, pela importância que têm para a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia", disse Santos Silva.
Câmara Municipal Lisboa

MNE e MAI tiveram queixa mas não houve diligências

750
O Governo reconheceu que os serviços de dois ministérios receberam uma queixa enviada em março, mas "não suscitou diligências" porque também era dirigida "às entidades competentes".
Governo

Governo sabia das queixas dos ativistas anti-Putin

7265
Ministérios de Eduardo Cabrita e de Augusto Santos Silva tinham recebido queixa dos três ativistas anti-Putin a 18 de março. Administração Interna e Negócios Estrangeiros nunca responderam ao email.
Coronavírus

Vai viajar para Espanha? Saiba o que tem de fazer /premium

As fronteiras com Portugal estão abertas deste 1 de maio e não há controlo de documentação na fronteira. Testes e certificados de vacinação só para quem chega de avião, de barco ou vindo de França.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE disponível para ser ouvido no parlamento

Augusto Santos Silva comentou caso da partilha, pela autarquia lisboeta, de dados de ativistas russos, admitindo contudo que a questão não caiba na sua esfera de competências.
Resposta Pronta

"Espanha reconheceu e vai corrigir lapso", diz MNE

Espanha recuou e vai retirar a obrigatoriedade da realização de testes à Covid-19 junto à fronteira. Augusto Santos Silva avança que o governo espanhol reconheceu "o lapso" das autoridades de saúde.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE disponível para explicar saída da listra verde

O ministro dos Negócios Estrangeiro diz-se "totalmente disponível" para ir à AR responder a pedido do PSD para prestar esclarecimentos sobre a retirada de Portugal da "lista verde" do Reino Unido.
Resposta Pronta

Lista verde. "Clamorosa derrota diplomática"

O PSD pede uma audição urgente do MNE no Parlamento. Deputado Cristóvão Norte fala em "perplexidade" e exige que Governo denuncie "justificações falsas" dadas pelo Reino Unido sobre variante nepalesa.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE defende canais diplomáticos com Russia abertos

No âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE, Santos Silva está de visita ao seu homólogo russo. Aproveitou para apelar à manutenção de todos os canais diplomáticos entre UE e Moscovo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. Há condições para retomar Quarteto

Para Santos Silva "há condições para relançar o 'Quarteto', o formato no qual a ONU, UE, Estados Unidos e Federação Russa podem cooperar para relançar o processo de paz no Médio Oriente".
Coronavírus

Voo suspenso transporta na maioria chineses 

O voo "destinava-se sobretudo ao transporte de cidadãos chineses, dadas as restrições de entrada de cidadãos estrangeiros em território chinês", afirmou Augusto Santos Silva.
Bielorrússia

UE promete esforços para libertar jornalista

O secretário-geral da NATO diz ainda que todos os aliados condenam veementemente o desvio do avião, acrescentando que se trata de um ato “inaceitável” e que “terá consequências”.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE: mundo tem de se esforçar mais pelas vacinas

É necessário mais esforço de todos os países para que haja mais vacinas. O desvio do voo da Ryanair é “um ato absolutamente desesperado” da Bielorrússia, defende o ministro.
Noticiário

6h. MNE. Desvio de avião foi "ato desesperado"

Ministro português dos Negócios Estrangeiros considera que o desvio do avião da Ryanair para Minsk foi "ato desesperado". Para Augusto Santos Silva as justificações da Bielorrússia são "ridículas".
África

África e Europa são indispensáveis um ao outro

"Temos uma responsabilidade em associarmo-nos a África neste dia porque os dois continentes são vizinhos, parceiros e indispensáveis um ao outro", afirmou Santos Silva a propósito do Dia de África.
Noticiário

4h. MNE pede libertação de jornalista detido 

O ministério português dos Negócios Estrangeiros condenou a detenção de um jornalista que seguia no avião da Ryanair desviado para a Bielorrússia. Ministério pede "libertação " de Romam Protasevich.
Bielorrússia

Portugal pede libertação de jornalista bielorrusso

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português condenou firmemente a aterragem forçada na Bielorrússia de um avião em que seguia Roman Protasevich e exigiu a libertação imediata do jornalista.
Turquia

Santos Silva apela a cessar-fogo no Médio Oriente

Augusto Santos Silva insistiu na necessidade de pôr fim às hostilidades entre Palestina e Israel "o processo político possa prevalecer "sobre a violência" e partilha “graves preocupações” com Turquia.
União Europeia

Portugal "lutará" pelo pacto migratório

Num debate sobre as mortes de migrantes que tentam chegar à Europa através das rotas ilegais no Mediterrâneo, Augusto Santos Silva defendeu que é necessário "salvar cada vez mais vidas".
União Europeia

MNE: UE vai processar Hungria e Polónia

Augusto Santos Silva garantiu que Portugal irá fazer avançar os processos em curso contra a Polónia e Hungria por suspeita de violações dos valores da UE.
Língua Portuguesa

Português é ensinado em 33 países

O ministro dos Negócios Estrangeiros português destacou a existência de dezenas de milhares de alunos que estão a estudar português no mundo, realçando o exemplo do Senegal, Uruguai e China.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Avanços na relação com EUA e Reino Unido

Evocando "quatro áreas fundamentais" na dimensão externa da presidência portuguesa da UE, o ministro Santos Silva destacou a "necessária e possível triangulação entre a UE, o Reino Unido e os EUA".
Moçambique

Moçambique. PEV quer saber o que faz o Governo

Numa pergunta enviada ao Governo os deputados dos Verdes perguntam "que acompanhamento tem dado o Governo" à situação e "que meios" tem disponibilizado, em articulação com Moçambique.
União Europeia

Portugal quer Fundo de Recuperação antes de agosto

215
O ministro dos Negócios Estrangeiros assegura que a presidência portuguesa da UE está a trabalhar para que o processo de libertação do Fundo de Recuperação seja encurtado em pelo menos um mês.
Língua Portuguesa

Governo mantém objetivo de português na ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que Portugal mantém o objetivo de colocar o português como língua oficial das Nações Unidas, admitindo que o caminho para lá chegar é ainda longo.
União Europeia

Negociações UE-Índia retomadas em maio

Portugal e a Índia esperam retomar as negociações sobre comércio e investimento entre a União Europeia e a Índia em maio, durante a Cimeira de Líderes que vai decorrer em maio, no Porto.
Moçambique

Moçambique. Missão da UE "vai chegar a bom porto"

Augusto Santos Silva sublinhou que a presidência portuguesa do Conselho da UE "colocou o norte de Moçambique, desde a primeira hora, como uma das suas prioridades".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Casal retido em São Tomé apoiado pela embaixada

135
O casal acusou a embaixada portuguesa de negar ajuda. Mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros garante que o caso está a ser acompanhado pela representação diplomática em São Tomé e Príncipe.
CPLP

CPLP aprovou "um bom acordo" para mobilidade

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou "um bom acordo" o que foi aprovado em Conselho de Ministros da CPLP para a livre circulação de pessoas no espaço lusófono.
Lusofonia

Comunidades portuguesas vão receber 700 mil euros

O Ministério dos Negócios Estrangeiros vai atribuir o montante mais elevado desde 2018 às associações das comunidades portuguesas. O valor vai ser distribuído por 65 organizações de 17 países.
Augusto Santos Silva

É possível vacinar 70% dos adultos da UE até verão /premium

Santos Silva diz que é possível vacinar 70% da população adulta da UE até ao final do Verão e admitiu que já se viveram momentos de descoordenação quanto às fronteiras na União.
Coronavírus

Contratos com farmacêuticas. Lisboa apoia Bruxelas

O Governo apoiou a Comissão Europeia na sua vontade expressa de utilizar todos os instrumentos legais para impor o cumprimento dos contratos com as empresas farmacêuticas às quais comprou vacinas.
Instituto Camões

Aprovada audição do presidente do Instituto Camões

A comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas aprovou a audição do presidente do Instituto da Cooperação e da Língua, cujo objetivo é perceber prioridades e estado atual.
Síria

Síria. Governo português defende solução política 

O Governo português junta-se a todos os que "continuam empenhados em alcançar uma solução política, inclusiva e duradoura para o conflito sírio". A próxima década tem de ser de "esperança".
Coronavírus

MNE fala em ironia no bloqueio britânico

352
Ministro dos Negócios Estrangeiros lembra que Portugal voltou a ter um comportamento exemplar no controlo da pandemia. Elogiou a Alemanha e criticou o Reino Unido em relação às restrições nas viagens.
Resposta Pronta

MNE: "Argumento do Reino Unido não faz sentido"

Alemanha levanta proibição de voos de Portugal. Ministro Augusto Santos Silva saúda a decisão e critica as restrições do Reino Unido. "São severas. A imagem de Portugal hoje é diferente". Ouça aqui.
União Europeia

Líder da oposição bielorussa visita Portugal

Svetlana Tikhanovskaia encontrar-se-á com Augusto Santos Silva, Durão Barroso e com a comunidade bielorussa para uma manifestação contra o regime de Minsk. E disse precisar "tremendamente de apoio".
União Europeia

UE-Mercosul. Governo focado em "clarificação"

Augusto Santos Silva admitiu que "são necessárias clarificações adicionais para garantir que todos os padrões exigíveis no cumprimento do acordo com o Mercosul sejam respeitados".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo recusa vacinas não autorizadas pela EMA

O ministro dos Negócios Estrangeiros garante que o Governo “não tenciona” comprar vacinas fora do quadro da UE, defendendo que tal seria “trair uma decisão” tomada a nível europeu.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal com 8 mil pedidos de vistos eletrónicos 

O ministro dos Negócios Estrangeiros mostra-se satisfeito com o novo modelo de gestão consular, "um dos projetos-bandeira" do MNE no Plano de Recuperação e Resiliência.
CPLP

MNE de Portugal e de São Tomé analisam cooperação

O ministro dos Negócios Estrangeiros português discutiu com a sua homóloga são-tomense o Programa Estratégico de Cooperação para o país, abordando também as prioridades da União Europeia para África.
Pena de Morte

Governo saúda convite a Marta Santos Pais

Marta Santos Pais, atualmente comissária do programa "Nunca Esquecer", sobre a memória do Holocausto, será a primeira portuguesa a integrar a Comissão Internacional contra a Pena de Morte.
EFACEC

MNE vê concurso anulado à Efacec com preocupação 

O Palácio das Necessidades acompanha o afastamento da Efacec após ganhar concurso "com muita preocupação" devido às perdas financeiras e reputacionais. Já foram desencadeados contactos diplomáticos.
TAP

Voo humanitário para Brasil chegou a custar €1.350

"Últimos lugares" do chamado "voo humanitário" da TAP para o Brasil chegaram a custar 1.354 euros, segundo o jornal Público, que mostra caso de uma mulher que não conseguiu vaga.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Cimeira entre Portugal e o Brasil será em 2022

A Cimeira Portugal/Brasil "esteve prevista para janeiro deste ano, mas deverá realizar-se em 2022, ano em que se celebram duas efemérides", afirmou Augusto Santos Silva.
Coronavírus

Brasil. "Voo humanitário" custa mais de 800 euros

O voo entre Lisboa e São Paulo, em ambos os sentidos, é apresentado como voo "humanitário" por Portugal e voo "comercial extraordinário" pelo Brasil. São 837,90 euros para quem não tem bilhete.
Rep Democrática do Congo

Embaixador italiano morto a tiro num ataque armado

507
O embaixador Luca Attanasio, embaixador italiano em Kinshasa, foi morto a tiro num ataque armado a um comboio do Programa Alimentar Mundial.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE. UE mantém exigências ambientais com Brasil 

O ministro dos Negócios Estrangeiros avançou que a União Europeia não pretende retirar quaisquer exigências de natureza ambiental do acordo com o Mercosul, "pelo contrário".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

UE deve reagir com "cabeça fria" à Rússia, diz MNE

Santos Silva defende que a UE deve responder à hostilidade "excessiva" da Rússia com "cabeça fria". Aponta ainda a "deriva autocrática em que se encontra o Estado russo" como agravante das relações.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugueses retidos no Brasil: "É insustentável" /premium

468
O repatriamento de portugueses que se encontram no Brasil foi anunciado esta quarta-feira. Enquanto não acontece há mães separadas de filhos e famílias com dificuldades financeiras.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo vai repatriar portugueses no Brasil

Augusto Santos Silva anunciou esta quarta-feira o repatriamento de cidadãos portugueses que se encontram no Brasil, depois de o Governo suspender os voos de e para aquele país.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

EUA e Portugal querem "revitalizar relação"

Secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken, e o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, debateram "maneiras de revitalizar a relação" entre os dois países.
Resposta Pronta

"Governo não fez nada para nos defender"

Empresários portugueses no Reino Unido estão indignados com novas medidas para quem viaja de Portugal e acusam Governo português de inação. "É injusto sermos o único país europeu com estas restrições".
Resposta Pronta

"Isto exclui os portugueses. Pagar 2 mil euros?"

Quem chega ao Reino Unido vindo de Portugal vai estar obrigado a fazer quarentena num hotel e a pagar 2 mil euros. Gonçalo Cabral, a viver em Londres, critica o Governo português. "Tem estado aquém."
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. EUA são aliados, China é parceira

109
Santos Silva considera que os EUA são um aliado e afirma que a China nunca vai ocupar o papel que Washington ocupa nas relações diplomáticas portuguesas. Com Biden "há um maior alinhamento".
Myanmar

Há 7 portugueses em Myanmar, mas não pediram ajuda

Não houve, até ao momento, qualquer pedido de ajuda por parte dos sete portugueses que vivem em Myanmar, depois de mais um golpe de estado no país.
União Europeia

MNE conta responder a "questões legítimas"

As "questões legítimas" suscitadas sobre o acordo comercial com o Mercosul podem ser acauteladas com "clarificações", e não a reabertura de negociações, afirma o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Problemas consulares debatidos no Parlamento 

PSD requereu a presença de Berta Nunes no Parlamento devido a um "aumento progressivo de problemas na rede consular portuguesa". Objetivo passa por alterar a situação e evitar uma "escalada".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

UE não pode perder momentum, diz ministro 

A União Europeia não pode perder o novo momentum oferecido pela administração de Joe Biden e deve relançar o diálogo com os Estados Unidos, afirma Augusto Santos Silva.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE regozija-se com maior votação no estrangeiro

Santos Silva confessa o seu regozijo com a duplicação dos votos expressos nas últimas eleições presidenciais. Estes números, segundo o ministro, justificam-se pelo aumento do recenseamento automático.
Moçambique

Moçambique. Santos Silva cumpriu objetivos

Santos Silva disse que cumpriu os objetivos da missão política em representação da UE na visita a Moçambique, que também passavam por exprimir "a solidariedade europeia" face à crise humanitária.
União Europeia

Acordo UE-Mercosul garante "equilíbrio positivo" 

Santos Silva destacou as potencialidades económicas e os ganhos que podem advir do acordo com o Mercosul. No entanto, a assinatura do acordo está dependente de compromissos ambientais.
União Europeia

Santos Silva em Maputo entre terça e quinta-feira

Após a violência que ocorreu em Cabo Delgado e que levou à morte de 50 pessoas, Augusto Santos Silva vai estar entre terça-feira e quinta-feira em Moçambique para chefiar uma missão da UE.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Suspender voos é decisão "absurda" do Reino Unido

O ministro defendeu que estas “decisões súbitas, repentinas e inesperadas” e “ilógicas” de suspender voos a partir de Portugal devem ser “revertidas o mais depressa possível”.
União Europeia

Grécia defende expansão das águas territoriais

Nikos Dendias considerou "não negociável" a expansão das suas águas territoriais e disse que a Turquia deve respeitar o "Direito Internacional". Os dois países vão retomar as negociações este mês
Migrações

Índia. Portugal terá oficial para imigração

Portugal vai ter pela primeira vez um oficial de ligação de imigração na República da Índia, o terceiro país de origem dos imigrantes residentes no território nacional, divulgou o Governo português.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Ministro quer uma verdadeira UE para a saúde

130
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirma dar todo o seguimento às propostas da União Europeia para "iniciar o caminho em direção a uma verdadeira União Europeia para a saúde".
RTP

RTP Internacional transmitirá aulas de português

365
MNE confirma que RTP Internacional transmitirá a telescola. Aulas de Português — Língua Não Materna, para alunos do 1.º ao 9.º ano, arrancam este fim de semana e só terminarão no final do ano letivo.
União Europeia

Portugal é dos "países mais avançados" 

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, declara que Portugal é um do "países mais avançados" na preparação do seu Plano Nacional de Recuperação e Resiliência.
União Europeia

Missão da UE a Moçambique ocorre ainda este mês

Augusto Santos Silva anunciou que a missão de apoio da UE a Moçambique ocorre ainda este mês e diz-se "honrado" por ter sido nomeado para liderar a missão em representação de Josep Borrell.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo condena ataques terroristas no Níger 

Governo português "condena veementemente" o duplo ataque registado este sábado no Níger. Massacre de pelo menos cem civis é o ataque mais mortífero de jihadistas contra os civis na região do Sahel.
Mali

Mali. MNE envia "condolências" por morte soldados

O gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros manifestou as condolências pelo ataque com um engenho explosivo no Mali, que causou a morte de três soldados franceses.
Resposta Pronta

Brexit. "Espero que tudo se resolva em janeiro"

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, diz-se "satisfeito" com o acordo comercial entre Londres e Bruxelas. Presidência portuguesa da UE vai trabalhar para ratificação "célere".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

PSD questiona Governo sobre camionistas em Dover

O PSD questionou Augusto Santos Silva sobre a situação dos camionistas retidos em Dover. O partido indica que há uma "ausência total de resposta" por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal quer cooperar mais com a Argentina

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros português, o 200.º aniversário das relações bilaterais com a Argentina é uma "oportunidade para o reforço da cooperação entre os dois países".
Resposta Pronta

"Augusto Santos Silva nada fez sobre Cabo Delgado"

115
Paulo Rangel critica o Alto Representante da Diplomacia da UE e o governo português pelo desinteresse pela situação de Cabo Delgado, em Moçambique. "Nomear um enviado especial não faz sentido".
União Europeia

MNE espera Fundo europeu no primeiro semestre

Segundo Augusto Santos Silva, um dos objetivos para a presidência europeia portuguesa é chegar ao fim com os 27 planos nacionais de recuperação e resiliência aprovados.
União Europeia

Santos Silva. Presidência europeia de Portugal

O ministro dos Negócios Estrangeiros explica os cinco principais objetivos da presidência portuguesa, fala na reaproximação com os EUA e o "impulso definitivo" ao modelo social europeu.
União Europeia

Santos Silva: Estamos hoje mais perto de um acordo

O ministro dos Negócios Estrangeiros justificou o seu otimismo com a vontade de não fechar as negociações sem acordo positivo e o facto de ser "muito pouco" aquilo que separa as duas entidades.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Moçambique. MNE sugere intervenção da ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros colocou a hipótese lado a lado com outros dois planos, a cooperação bilateral com Portugal e o apoio da União Europeia.
Brexit

Brexit: MNE considera catastrófica falta de acordo

Augusto Santos Silva classificou como "catastrófica" a não existência de um acordo de saída, mas disse ter a "crença" de que a situação se irá solucionar.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

SEF. Santos Silva cumprimenta Eduardo Cabrita

503
O ministro dos Negócios Estrangeiros diz nunca ter visto Eduardo Cabrita a reagir com tanta clareza face a um crime cometido por forças segurança, enviando-lhe, por isso, os "cumprimentos".
União Europeia

Presidência UE. Lisboa apresenta lema e logótipo

A apresentação decorrerá no Centro Cultural de Belém e será liderada pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
NATO

NATO investiga desenvolvimento militar chinês

A NATO divulgou que os ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança aprovaram um relatório que investiga o desenvolvimento militar da China, que não é uma "adversário" da NATO, mas "cria desafios".
Migração

Migrações. Portugal vê tom positivo em Fórum 2022

Para Augusto Santos Silva, denota-se um "tom positivo" para o primeiro Fórum Internacional de Revisão da Migração, que deverá acontecer na primeira metade de 2022.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Presidência da UE. Portugal quer melhores relações

Santos Silva afirmou que a presidência portuguesa da UE está "em condições" para avançar no processo de aprofundamento de relações com os países do Médio Oriente e Norte de África.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Luxemburgo. Novo centro de atendimento consular

O MNE anunciou que o Centro de Atendimento Consular para o Luxemburgo, onde o consulado-geral de Portugal tem registado atrasos significativos, começou esta quinta-feira a atender utentes.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. NATO precisa de se repensar

Augusto Santos Silva considera que a NATO precisa de se adaptar melhor às novas ameaças e desafios. Para o ministro, a maior ameaça da organização é "rede internacional de terrorismo".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva vai ter audição à porta fechada

Santos Silva vai ter uma audição à porta fechada sobre a política de emissão de vistos, passaportes e atribuição de nacionalidade. A iniciativa da audição partiu do PSD.
Política

Os 5 G's do Ministro dos Negócios Estrangeiros 

322
O Ministro Augusto Santos Silva preferiu falar do resultado eleitoral do Açores e da solução governativa que se perspetiva. Em vez de ser Ministro, escolheu ser comentador.
União Europeia

UE. Bloqueio tem "consequências gravíssimas" 

342
Augusto Santos Silva considerou que o bloqueio húngaro e polaco à aprovação do orçamento plurianual e do fundo de recuperação da União Europeia terá "consequências gravíssimas".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Ministros apoiam reforço de sanções à Bielorrússia

Além das sanções à Bielorrúsia o orçamento da União Europeia também esteve na agenda do encontro. Depois da posição da Hungria e Polónia esperam agora uma "posição positiva e construtiva".
Orçamento do Estado

Augusto Santos Silva nega corte na cooperação 

A Plataforma Portuguesa das ONGD disse na terça-feira que a proposta de OE 2021 prevê um corte de mais de 25 milhões de euros nos fundos classificados como Ajuda Pública ao Desenvolvimento.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

PSD quer discutir nacionalidade com Santos Silva

O PSD requereu uma audição com ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros "à porta fechada", para discutir a emissão de vistos, passaportes e atribuição de nacionalidades.
União Europeia

Política comercial não deve ser campo de batalha

Augusto Santos Silva frisou que a conclusão de acordos comerciais com países ou blocos comerciais terceiros não deve ser "o campo para tratar de tudo".
Coronavírus

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal

O ministro dos Negócios Estrangeiros destaca esta celebração por implicar o regresso de milhões de cidadãos portugueses ao país durante esta época e a importância que tem para as famílias.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Luxemburgo contra ligar fundos a Estado de Direito

O país não concorda com a proposta de condicionar os fundos ao cumprimento do Estado de Direito. Ministro luxemburguês defende antes "um controlo político" dos incumpridores.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo espera acordo na UE

A aprovação de fundos tem sido condicionada porque alguns Estados-membro, Polónia e Hungria, nomeadamente, não aceitam a condição do Parlamento que sanciona quem atente contra o Estado de Direito.
Cimeiras

Portugal e Índia começaram a preparar cimeira

A cimeira União Europeia/Índia vai realizar-se a 8 de maio, no Porto, e tem como objetivo incrementar as relações políticas e económicas. Acontece durante a presidência portuguesa da União Europeia.
Salários

Funcionários lá fora querem aumento como inflação

O sindicato da Administração Pública portuguesa no estrangeiro apela aos grupos parlamentos para o Orçamento incluir uma norma que desobrigue da atualização salarial com base na inflação em Portugal.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE alerta para impacto da pandemia no mundo

O ministro dos Negócios Estrangeiros falou da necessidade de "olhar com atenção" para as mudanças geopolíticas que a pandemia de Covid-19 pode implicar, nomeadamente na multipolaridade do mundo.
Estados Unidos da América

China ou EUA? Quem decide é Portugal

204
Ministro dos Negócios Estrangeiros avisa que quem toma as decisões em Portugal é o Governo, após declarações do embaixador dos Estados Unidos, que exigiu que Lisboa escolha entre os aliados e a China.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE defende multilateralismo no combate à pandemia

Santos Silva salientou que o surgimento da pandemia constitui um "alerta" para a importância da cooperação internacional, realçando que nenhum país é imune nem é capaz de lidar sozinho com ela.
Governo

Conselho das Comunidades deverá manter-se no MNE

Mudança já vem sido defendida pelo Conselho das Comunidades Portuguesas há algum tempo e este órgão consultivo reiterou-a junto dos deputados da comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Relações Lisboa e Bissau são excelentes

Augusto Santos Silva assegurou as boas relações entre Portugal e Guiné-Bissau e afirma acompanhar a última, que vive um momento de tensão política, "sem intromissão"
Moçambique

Portugal confiante na resposta da UE a Maputo

Moçambique pediu ajuda à UE no treino especializado para travar os conflitos armados no norte do país. Augusto Santos Silva afirma que a resposta a essa solicitação será positiva.
Luxemburgo

Luxemburgo. Governo acompanha nacionais explorados

A embaixada de Portugal no Luxemburgo tem registado um aumento de casos de portugueses que são recrutados para trabalharem em empresas de construção, mas são deparados com situações de exploração.
Coronavírus

MNE critica restrições impostas pela Bélgica

A Bélgica voltou a incluir a Área Metropolitana de Lisboa e a região Centro na "lista vermelha", mas já não vai proibir as viagens não essenciais, apenas "desaconselha fortemente".
Guiné-Bissau

Augusto Santos Silva visita Guiné-Bissau

As celebrações do Dia da Independência da Guiné-Bissau, proclamada a 24 de setembro de 1973, vão decorrer no estádio nacional e contarão com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros português.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Países Ibéricos discutem evolução da pandemia

Augusto Santos Silva, recebe a homóloga espanhola, Arancha González Laya, com quem falará das relações bilaterais, mas também de temas da agenda europeia e da evolução da pandemia de Covid-19.
Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva lamenta decisão britânica

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Augusto Santos Silva, lamentou esta quinta-feira a decisão britânica de excluir Portugal continental da lista de países seguros.
União Europeia

Capacidade para executar fundos é "reconhecida"

O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu que a capacidade de Portugal para executar fundos comunitários "é reconhecida por todos" em Bruxelas.
Brexit

Brexit. Fracasso de negociações "deve ser evitado"

O Governo português defendeu que um eventual fracasso das negociações sobre parceria da UE com o Reino Unido "deve ser evitado a todo o custo", pelas consequências para a relação comercial pós-Brexit.
União Europeia

Portugal quer ser dos primeiros com plano aprovado

Portugal quer ser dos primeiros países da União Europeia a ter um plano de recuperação e resiliência "apresentado, discutido e aprovado" para aceder a fundos europeus já a partir de início de 2021.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

China. Portugal está a acompanhar estudante detido

Estudante de 19 anos, apoiante da pró-democracia com dupla nacionalidade portuguesa e chinesa, foi detido em Shenzhen, na China, por alegada travessia ilegal. Está há 12 dias sem falar com a família.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal saúda acordo de Israel e Emirados

Portugal saúda o acordo de normalização das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, sobretudo porque ele implica a suspensão dos planos de anexação do Vale do Jordão.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Sanções à Bielorrúsia antes do fim de setembro

Augusto Santos Silva explicou que a reunião do conselho informal de ministros dos Negócios Estrangeiros permitiu um "acordo político" dos 27 para "pôr em marcha o processo de aprovação de sanções".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Português retido em barco no Peru há uma semana

Pescador da Póvoa de Varzim está há uma semana num barco com 17 pessoas ancorado no porto de Paita. "Vamos ficar sem luz, sem cozinha", diz. MNE diz que está a acompanhar caso.
Coronavírus

Portugal sai da "lista negra" do Reino Unido

695
"A partir das 4h00 de 22 de agosto de 2020, os passageiros que cheguem a Reino Unido vindos de Portugal já não vão precisar de se autoisolar", confirma a embaixada.
Bielorrússia

Bielorrúsia. MNE russo alerta contra ingerência

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, alertou contra tentativas de ingerência na Bielorrússia com fins geopolíticos, no contexto da crise nesta antiga república soviética.
Líbano

Beirute. MNE insta portugueses a manterem contacto

100
O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal reafirmou a importância de os portugueses residentes no Líbano continuarem em contacto com a embaixada em Nicósia, após as explosões.
Reino Unido

Os critérios do Reino Unido para avaliar Portugal /premium

Incidência, mortalidade, dados obtidos na testagem, índice de transmissão e outros dados epidemiológicos. É com base nestes critérios que o Reino Unido avalia Portugal — e que o Governo irá responder.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Vistos nacionais já podem ser processados

Serviço para pedidos de visto nacionais pode ser feito nas "línguas portuguesa, inglesa, francesa, russa e ucraniana" no portal e-Visa.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Galiza. Circulação de portugueses sem restrições

Santos Silva garantiu que não existe qualquer restrição à livre circulação de cidadãos portugueses na Galiza. O mecanismo que está em vigor é um que apela, numa base voluntária e não obrigatória.
Coronavírus

Covid-19. Portugal não é país de risco para Galiza

Segundo o ministério tutelado por Augusto Santos Silva, o "mecanismo de comunicação" decretado pela Galiza "funcionará numa base voluntária e numa lógica de responsabilidade cívica".
Coronavírus

Santos Silva contra fecho de fronteiras

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Portugal e Irlanda apresentam indicadores que não são muito diferentes entre si e são muito semelhantes ao nível dos novos casos.
Coronavírus

Portugal e EUA procuram intensificar colaboração

Portugal e Estados Unidos da América (EUA) querem intensificar a colaboração bilateral em matérias de comércio, saúde pública, defesa e segurança marítima "no mundo pós-Covid".
Conselho Europeu

Orbán. Governo e Costa com posições diferentes /premium

494
Costa quer separar águas e não fazer depender atribuição de fundos da conduta democrática dos Estados membros. Mas na reunião que preparou o Conselho, Portugal defendeu existência dessa condição.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE adia visita à Tunísia

Augusto Santos Silva tinha viagem prevista à Tunísia na quinta e na sexta-feira. A visita foi adiada depois da demissão do chefe do Governo tunisino, esta quarta-feira. Uma nova data ficou por definir
Coronavírus

Governo alerta para férias em destinos longínquos

979
O ministro dos Negócios Estrangeiros avisou os portugueses de que não podem contar com "uma operação de repatriamento com a dimensão e a rapidez com que foram organizadas em março e em abril".
Resposta Pronta

Algarve. "Pedimos esforço redobrado ao Governo"

Bélgica inclui o Algarve na 'zona laranja'. António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, fala num "engano" e atira: "Só pelo risco de incêndio".
Migrações

Migrações bandeira da presidência portuguesa da UE

551
MNE espera que presidência alemã resolva questões como o Quadro Financeiro Plurianual e conclua negociações com Reino Unido. Portugal terá como "marca" as migrações e modelo social europeu
Resposta Pronta

“Somos covid safe. Não podemos ser prejudicados"

Governo diz que as ilhas estão excluídas da lista britânica de países seguros, mas Miguel Albuquerque reafirma que o arquipélago está incluído.“Não percebo a confusão. O comunicado inglês é claro”.
Coronavírus

MNE garante voos de repatriamento 

Os voos de repatriamento de cidadãos portugueses vão continuar. Vai passar a ser exigido um comprovativo de realização de teste à Covid-19 com resultado negativo, até 72 horas antes da viagem.
Augusto Santos Silva

Santos Silva: Instrumentos europeus suficientes

Augusto Santos Silva espera um acordo sobre o Fundo de Recuperação no início de julho e que o mesmo esteja "em pleno" a partir de janeiro de 2021.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

"Restrições podem ser concorrência por turistas"

Ministro dos Negócios Estrangeiros contesta que haja países a usar um único indicador "desadequado" como critério à entrada de viajantes. E admite que decisão possa ser concorrência por turistas.
Coronavírus

Governo desaconselha férias fora da Europa

112
O Governo sugeriu que os portugueses privilegiem as férias em território nacional e desaconselhou as viagens para fora do espaço europeu e para destinos exóticos e sem ligações frequentes a Portugal.
Durão Barroso

"Pena que tenha demorado 17 anos a assumir erro"

119
Ministro do Negócios Estrangeiros reagiu às declarações do antigo primeiro-ministro sobre a cimeira das Lajes, em 2003, à qual se seguiu o ataque ao regime de Saddam Hussein e a invasão do Iraque.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal quer ser "cluster" da industrialização

Augusto Santos Silva afirmou que "Portugal quer estar na linha da frente da reindustrialização da Europa" e quer pôr ao serviço do continente "as suas enormes capacidades em matéria industrial".
Coronavírus

MNE: imagem de Portugal sai reforçada da crise

Augusto Santos Silva realçou a "unidade política e concertação institucional" conseguidas, "mantendo todos os elementos constituintes de uma democracia viva de base parlamentar pluripartidária".
Coronavírus

Ministro admite regresso dos emigrantes no verão /premium

415
Numa audição no Parlamento, Santos Silva admitiu que, no que depender de Portugal, emigrantes podem vir no verão. Vacina, quando houver, deverá ser bem comum e universal. Repatriados chegam aos 4.900.
Coronavírus

MNE. Emigrantes desaconselhados a vir a Portugal

238
Augusto Santos Silva pediu para que os portugueses no estrangeiro não visitassem "os seus e suas famílias" na Páscoa. Em França, estas deslocações não autorizadas já dão direito a multa e prisão
Venezuela

Santos Silva não descarta portugueses no cruzeiro

Em declarações à Rádio Observador, o ministro garante que ainda não foi requerido apoio consular no navio que afundou uma lancha venezuelana mas informação pode estar pendente por diferença horária.
Venezuela

Caso na Venezuela não é incidente entre estados

Augusto Santos Silva rejeita acusações das autoridades venezuelanas no caso do paquete 'Resolute', nega que estejamos perante um incidente diplomático e diz que quer colaborar com a Venezuela.
Coronavírus

MNE: portugueses devem procurar voos comerciais

Ministério dos Negócios Estrangeiros reiterou que portugueses retidos na Austrália devem procurar alternativas de voos comerciais. Em causa estão os mais de 100 portugueses que estão retidos no país.
Coronavírus

Portugueses retidos. Já 654 dos 4725 já voltaram

465
Há mais de 4443 portugueses e 282 estudantes erasmus espalhados pelo mundo a quererem regressar a Portugal. Alguns até já conseguiram voltar. Mas têm em comum a demora de resposta do MNE.
Coronavírus

MNE: lavamos as mãos de quê?

252
O meu objetivo é denunciar atitudes que não são dignas da posição de responsabilidade que alguns têm. O que se passa na Austrália com a minha irmã e todo um grupo de portugueses tem de ser questionado
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal começou a emitir vistos eletrónicos

607
A plataforma e-VISA simplifica os procedimentos relativos aos pedidos de visto, permitindo fazer o "acompanhamento online do processo". O pagamento eletrónico da taxa administrativa está para breve.
Turquia

Santos Silva: Turquia usa refugiados como arma

Ministro dos Negócios Estrangeiros acusou a Turquia de utilizar os refugiados "como arma de arremesso" ao abrir fronteiras e frisou que acordo de 2016 apoiou milhares de pessoas durante quatro anos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva "acompanha atentamente" Guiné-Bissau

O ministro dos Negócios Estrangeiros português diz que a comunidade internacional terá "naturalmente" que posicionar-se sobre a situação na Guiné-Bissau, mas é preciso ter uma "posição informada".
Comportamento

CCP solidário com conselheiros alvos de "ataques"

Na moção de solidariedade, os conselheiros sublinham que o CCP “é um órgão político, mas apartidário, diverso e plural, porém unificado na defesa incondicional das Comunidades Portuguesas”.
Ministério da Cultura

Governo aposta na língua portuguesa e fado em 2020

O Programa de Ação Cultural Externa internacionalizar a cultura portuguesa e projetar "a imagem de Portugal no mu
TAP

TAP. MNE fala de "inamistosa" decisão da Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva já reagiu às acusações de Caracas sobre o alegado transporte de explosivos feito pela transportadora portuguesa
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE: Racismo prejudica imagem de Portugal

1251
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considera que os insultos racistas dirigidos a Marega "prejudicam a imagem internacional de Portugal" e põem em causa a "dignidade humana".
A página está a demorar muito tempo.