Ministério Dos Negócios Estrangeiros
África

Santos Silva elogia contributo de Angola para paz

O ministro dos Negócios Estrangeiros elogiou o contributo de Angola para a paz na região da África Central e salientou que a relação entre a União Africana e a União Europeia é "uma prioridade".
Brexit

Brexit. Governo português aprova medidas 

Medidas foram aprovadas em Conselho de Ministros e devem vigorar até 2020.
Ambiente

Lajes. Ministro quer resolver questões ambientais

O ministro dos Negócios Estrangeiros espera a resolução nos próximos meses de metade das questões ambientais ainda em aberto em relação à utilização da base por parte dos militares norte-americanos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo português solidário com vítimas do Dorian

Augusto Santos Silvas "lamenta profundamente o rasto de destruição" provocado pelo Dorian. Santos Silva diz ainda que está a acompanhar com “especial atenção” a comunidade portuguesa.
Timor-Leste

"Olho para trás e digo 'Caramba. Valeu a pena'" /premium

441
Foi uma das diplomatas responsáveis pelo processo da independência de Timor. 20 anos depois do referendo, Ana Gomes recorda os momentos de tensão, mas também de alegria, ao ver nascer um país.
Combustível

Serviços mínimos "protegem as pessoas", diz MNE

347
Governo fixou serviços mínimos para a greve dos motoristas da próxima segunda-feira entre os 50% e os 100%, consoante o nível de prioridade. MNE considera que visam defender as pessoas.
Migrantes

Alan Kurdi. Portugal pode acolher 5 migrantes

1629
Portugal manifestou disponibilidade para acolher cinco das 40 pessoas que se encontram a bordo do navio humanitário "Alan Kurdi" ao largo de Malta, anunciou o Governo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo aprova Pacto Global das Migrações

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, destaca que Portugal "um dos primeiros países do mundo" a aprovar um plano nacional para aplicar este documento.
Língua Portuguesa

Português vai ser língua curricular em 32 países 

415
O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que quer divulgar ainda mais o português. Santos Silva adianta ainda que a integração do português em liceus na Argélia e na Turquia está em projeto-piloto.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Augusto Santos Silva faz visita à Guiné-Bissau

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português, visita a Guiné-Bissau para discutir o futuro da cooperação entre os dois países. O Plano de Cooperação estende-se até 2020.
Relações Internacionais

Portugal quer alargar mobilidade à CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros quer replicar "o que já hoje existe na relação bilateral com o Brasil". Um acordo global pode chegar até 2020.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Irão. Vistos suspensos após ataque a funcionário

O ataque a um funcionário da embaixada portuguesa em Teerão, em março, parece ter justificado as preocupações com a quebra de segurança, noticia o Público.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Suspensão de vistos deve-se a secção consular

312
Santos Silva emitiu um comunicado em que explicou a suspensão de vistos a iranianos. "As razões de segurança prendem-se com as condições de funcionamento da secção consular” em Teerão, disse.
Migrações

Portugal recebe 10 migrantes que chegaram a Itália

107
Portugal mostra-se disponível para acolher grupo de migrantes em conjunto com a Alemanha, França, Luxemburgo e Malta, naquilo que consideram ser um ato "de solidariedade europeia".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal vai digitalizar de serviços consulares

Secretário de Estado das Comunidades está na Holanda a conhecer experiência na digitalização de serviços que quer replicar em Portugal.
Augusto Santos Silva

Santos Silva saúda novo Governo guineense

“Saudamos o novo Governo da Guiné-Bissau, ao qual desejamos os maiores êxitos, a benefício do bem-estar do seu povo”, disse Santos Silva. O novo Governo foi nomeado pelo PR guineense.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Processo de Miguel Duarte está "muito recuado" 

Augusto Santos Silva garante que o Governo já está a intervir no processo e fala em contactos entre Portugal e Itália. Ainda assim, lembra que é preciso respeitar o ritmo do processo em Itália.
Turismo

República Dominicana. Governo pede cuidado 

670
O Governo português atualizou a informação no portal das comunidades portuguesas para pedir a quem visite a República Dominicana que tenha cuidado, depois das notícias de várias mortes de americanos.
Guiné-Bissau

MNE espera esclarecimentos de presidente da Guiné

Augusto Santos Silva referiu que Lisboa viu “com surpresa” que o PR da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, não tenha dado posse ao governo proposto no domingo pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes.
Irão

Santos Silva pede ao Irão que cumpra acordo

"A UE tem dito [...] que não se verifica até ao momento nenhum incumprimento do lado do Irão e, por isso mesmo, temos apelado às autoridades iranianas para não incumprirem agora", disse Augusto Silva.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

China e Hong Kong? MNE defende novo princípio 

O ministro dos Negócios Estrangeiros português diz que os protestos contra a lei da extradição foram "legítimos e justificados". Santos Silva lembra a presença lusa em Macau e britânica em Hong Kong.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Do regresso da estratégia às faces de Jano /premium

Santos Silva insiste recorrentemente no pitch: somos europeístas e atlantistas, mas “autónomos” nas relações com a China. O problema é que os nossos aliados não parecem nada convencidos pelo argumento
Diplomacia

Costa de Marfim terá embaixada portuguesa em 2020

A embaixada portuguesa no país africano foi encerrada em 2000. Santos Silva destaca que se trata de uma ideia antiga e que será confirmada por Marcelo durante a sua visita à Costa do Marfim.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva lamenta comunicado adulterado 

193
Portugal manifestou "preocupação com o atraso na nomeação de um Governo na Guiné-Bissau" num comunicado. Circulou dias depois no Facebook uma versão adulterada do comunicado.
Venezuela

Venezuela. Portugal junta-se a missão política 

O ministro dos Negócios Estrangeiros português quer fazer todos os possíveis para evitar agravar a situação na Venezuela. Propõe a "convocação de eleições democráticas, livres e justas".
Venezuela

Venezuela. Portugal pede libertação de Zambrano

Para o Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, a detenção de Zambrano é uma estratégia de intimidação e Augusto Santos Silva pede a libertação de todos os presos políticos na Venezuela.
Venezuela

Venezuela. MNE quer manter Grupo de Contacto

Augusto Santos Silva considera que a situação na Venezuela "tem piorado" e que "o tempo urge" e por isso defende a continuidade dos esforços do Grupo de Contacto Internacional para a o país.
Huawei

Polémica 5G: "Portugal está muito à vontade"

Foi com uma declaração a duas vozes que Presidente da República e MNE responderam na China sobre as pressões e desconfianças sobre o 5G e a Huawei. Há regras a cumprir e trabalho a ser feito, dizem.
China

A Muralha, as metáforas e um momento stand-up

315
Na Grande Muralha, Marcelo trocou piadas com o MNE, anunciou um novo patamar na relação bilateral, pediu outro tipo de investimento aos chineses e aos portugueses que deixem de ter preconceitos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE quer mais comércio entre Portugal e Macau 

O relacionamento dos dois países tem um acrescido potencial económico por aproveitar, diz Augusto Santos Silva. Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, "a promoção da lusofonia é essencial".
Entrevista

Vídeo. Santos Silva e o "parolismo" do familygate

Sublinhando que "a ingenuidade é o pior ingrediente em política externa", o ministro dos Negócios Estrangeiros fala sobre a China, o Brexit, a NATO e o "familygate". Entrevista a Maria João Avillez.
Brexit

"Temos até 2020 para tratar disto com calma"

No Parlamento, o Ministro dos Negócios Estrangeiros ouviu várias críticas dos deputados sobre atraso no plano de contingência do Brexit, mas garantiu que Portugal não está mais atrasado que os outros.
Holanda

"Por enquanto" não há portugueses entre as vítimas

Augusto Santos Silva não descarta a possibilidade de haver portugueses feridos na Holanda, mas afirma que "por enquanto" não há esse registo. Autoridades estão a ser "muito cautelosas".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE: Adiamento do Brexit é "boa notícia"

Augusto Santos Silva afirmou que esta mudança não vai alterar a decisão do Governo português em ter um plano de contingência para uma saída sem acordo.
Brexit

Governo prepara cenário de Brexit sem acordo

Governo alterou a agenda depois da votação no Reino Unido e marcou reunião sobre o Plano de Contingência com Primeiro-Ministro, MNE, Finanças, Administração interna e Economia
Guiné-Bissau

Portugal saúda eleição "ordeira" na Guiné-Bissau

"Continuaremos a acompanhar de perto e a apoiar a Guiné-Bissau neste novo ciclo de esperança na sua vida política", aponta o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Jamaica. MNE não confirma pedido de desculpas

187
Luanda afirmou não haver "qualquer irritante" nas relações entre Portugal e Angola. Mas MNE negou o alegado pedido de desculpas de Portugal e os sindicatos da PSP mostraram-se "agradados".
Venezuela

Decisões sobre empresas competem aos Estados

Nicolás Maduro ordenou a transferência do gabinete europeu da petrolífera estatal PDVSA de Lisboa para Moscovo, para garantir a segurança dos ativos do país. Augusto Santos Silva não se pronuncia.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Marcelo em Angola mostra relação entre 2 países

Augusto Santos Silva lembrou que, "num período de menos de meio ano", foram feitas 3 visitas de alto nível: a visita do primeiro-ministro a Angola, a do Presidente angolano a Portugal e esta próxima.
Venezuela

Portugal analisa embaixador nomeado por Guaidó

Augusto Santos Silva referiu que já teve a "comunicação formal" por parte da Assembleia venezuelana e que está a analisar o pedido de alteração de embaixador, adiantando que não há prazos definidos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE "desaconselha vivamente" viagens a Caxemira

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português alertou para os incidentes recentes na região de Caxemira e desaconselha viagens "não essenciais" pedindo, deste modo, "cautela extrema".
Irão

Irão. Pedido de demissão do MNE recusado

O ministério dos Negócios Estrangeiros do país referiu que a renúncia não foi aceite", definindo como "incorretas" as interpretações emitidas sobre os motivos da demissão de Zarif na noite de segunda.
Irão

Min. dos Negócios Estrangeiros iraniano demite-se

O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, considerado o artífice do acordo internacional sobre o programa nuclear, anunciou segunda-feira a demissão do cargo através do Instagram
Moçambique

Ataques em Moçambique elevam nível de alerta

Portugal, Reino Unido e Estados Unidos da América desaconselham os cidadãos a viajar para o norte de Moçambique, devido aos ataques de grupos armados em Cabo Delgado.
Venezuela

Venezuela. Portugal à espera de novo embaixador

Augusto Santos Silva sublinhou que compete ao MNE "instruir os processos" relativos às representações diplomáticas, mas as decisões "envolvem vários órgãos de soberania".
Angola

Angola paga em função da capacidade orçamental

Augusto Santos Silva anuncia que de acordo com a capacidade orçamental de Angola, as empresas portuguesas serão compensadas e que o valor da dívida será conhecido durante a visita de Marcelo.
Angola

MNE: Empresários têm oportunidades em Angola

285
O chefe da diplomacia portuguesa afirma que Angola aprovou recentemente leis sobre o investimento e concorrência que permitem aos empresários ir mais longe.
Marrocos

Marrocos. Governo satisfeito com o acordo de pesca

O Parlamento Europeu aprovou alterações ao acordo de pesca entre a União Europeia e Marrocos permitindo a sua aplicação às águas adjacentes ao Saara Ocidental.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE em debate com jovens sobre projeto europeu

"Precisamos que se levantem e votem livremente", disse Augusto Santos Silva durante o debate, constituído por perto de uma centena de estudantes de universidades de diferentes pontos do país.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE vê avanços no Grupo de Contacto Internacional

O Grupo de Contacto Internacional enviará uma missão técnica à Venezuela para avançar com o processo eleitoral como solução pacífica e para explorar a melhor forma de enviar ajuda humanitária ao país.
Venezuela

Portugal lamenta postura de Maduro 

Augusto Santos Silva anuncia "Há um estado de negação do regime de Maduro que em nada auxilia o povo venezuelano. Pelo contrário, prejudica-o".
China

Pequim refere-se a Portugal como "país amigo"

154
A China destacou as relações diplomáticas com Portugal, sublinhando que "os dois lados aderem aos princípios do respeito, igualdade e benefício mútuo" e abordou a visita do Presidente chinês ao país.
Venezuela

Portugal poderá reconhecer Guaidó segunda-feira

109
Após o fim do prazo dado a Nicolás Maduro para convocar eleições livres "será feito aquilo que o ultimato diz, que é reconhecer a autoridade do presidente da Assembleia Nacional",disse o MNE.
Venezuela

Venezuela. Libertados jornalistas portugueses

109
A equipa de jornalistas terá entrado na Venezuela na quarta-feira "sem visto [de trabalho]", pelo que "foi objeto de uma detenção, mas isso resolveu-se com brevidade", esclarece o MNE.
Venezuela

MNE garante que há plano de contingência

A crise política na Venezuela foi o principal assunto da reunião em Bucareste, tendo havido uma "boa discussão" que levou a um "consenso claro" entre os países da UE, segundo Augusto Santos Silva.
Venezuela

Portugueses não querem sair da Venezuela diz MNE

Augusto Santos Silva salvaguardou que os assaltos em estabelecimentos portugueses não tiveram "nenhuma sequência", não considerando, por isso, que a comunidade portuguesa "esteja em perigo".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo apresenta programa de Ação Cultural

Os pontos altos serão as comemorações do V centenário da volta ao mundo comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães e o Festival de Portugal na China.
Augusto Santos Silva

Ou Maduro aceita eleições ou UE reconhece Guaidó

159
Santos Silva afirma que se Maduro se recusar a realizar eleições livres o mais breve possível, significa que só a Assembleia Nacional e o seu presidente estão em condições de as conduzir.
São Tomé e Príncipe

São Tomé pede ajuda a diplomatas

O primeiro-ministro salienta para a importância de projetar uma "imagem digna do país". O governante chamou a atenção dos diplomatas sobre o posicionamento do país em relação à agenda global.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE: "Reino Unido tem um problema consigo próprio"

O ministro dos Negócios Estrangeiros entende a proposta de Theresa May como um plano para realizar reuniões para que possa haver um plano que possa ser aceite na Câmara dos Comuns.
Moçambique

Secretária de Estado portuguesa visita Moçambique

A visita ocorre num contexto de crise no país, mas a governante portuguesa assegura que se insere "no quadro normal das consultas políticas com Moçambique".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE aconselha "habituais cuidados" aos portugueses

Antecipando as manifestações de oposição e a favor do governo de Nicolás Maduro, agendadas para quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros apela a que tudo decorra pacificamente.
Brexit

Governo tem plano para cidadãos no Reino Unido

O governo vai apresentar esta sexta-feira um plano de contingência para os cidadãos portugueses a viver no Reino Unido no caso de uma saída da União Europeia sem acordo, informou o MNE em comunicado.
Corrupção

OCDE. Associação anticorrupção critica Governo

173
O presidente da associação Transparência e Integridade escreveu ao ministro dos Negócios Estrangeiros pedindo que o Governo não interfira no relatório da OCDE que aborda a corrupção em Portugal.
Governo

MNE aconselha "prudência" a viagens ao Ceará

O Ministério dos Negócios Estrangeiros aconselhou a "máxima prudência" aos cidadãos nacionais que se desloquem ao estado brasileiro do Ceará, devido à onda de violência dos últimos dias.
Relações Internacionais

MNE contesta submissão de Portugal à China

No âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", Santos Silva contesta a submissão de Portugal à China, justificando a longa relação "clara e madura" entre os dois países e uma "constante" em Portugal.
Emigração

MNE. Remessas dos emigrantes mostra confiança

Remessas dos emigrantes ultrapassaram pela primeira vez os 3,5 mil milhões de euros no ano passado, uma subida de 6,3% face a 2016.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Diplomata exonerado devido a escândalo sexual

1777
Rui Baceira, chefe da missão diplomática portuguesa em Ramallah, na Palestina, terá estado envolvido em atos considerados "impróprios". Ministério instaurou inquérito e propôs exoneração.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Brexit. Santos Silva diz que "há saídas possíveis"

Augusto Santos Silva apesar de não se querer "interferir no processo político interno ao Reino Unido", considera que "há várias saídas posíveis" caso o parlamento britânico rejeite o acordo de saída.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

ONU. Portugal irá cumprir a palavra nas migrações

4516
Portugal esteve "desde a primeira hora" envolvido nas negociações do pacto global para a migração promovido pela ONU, revê-se no documento e irá "cumprir" a sua palavra, diz MNE.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE:"Não podemos ser ambíguos sobre autoritarismo"

982
Três dias depois de receber Xi Jinping, MNE diz que socialistas não podem "ser ambíguos" na hora de combater regimes autoritários, sejam eles de esquerda ou de direita, asiáticos ou sul-americanos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Diplomata sobre Xi Jinping: "Dono Disto Tudo"

2002
Diplomata disse no Facebook, quanto à visita do presidente chinês: "DDT" [Dono Disto Tudo]. MNE já mandou "averiguar" e admite "consequências"
Brexit

Brexit. Ministro acha acordo satisfatório

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou esta quinta-feira que o rascunho do acordo alcançado "resolve de forma muitíssimo razoável a questão dos direitos dos cidadãos".
Brexit

Conselho de Estado analisa Brexit com Santos Silva

Além de aumentar a frequência das reuniões deste órgão, Marcelo Rebelo de Sousa inovou ao convidar personalidades estrangeiras e portuguesas.
Eleições no Brasil

Brasil. Plano B pós-eleições é fugir para Portugal

7912
O número de pedidos de nacionalidade e solicitações de vistos para Portugal na unidade consular da cidade de brasileira de São Paulo disparou em 2018 — mais 34% só entre janeiro e setembro.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE espera retomar voo direto Pequim-Lisboa

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse, no sul da China, esperar que a companhia aérea chinesa Capital Airlines retome o voo entre Pequim e Lisboa, suspenso este mês.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Luso-descendentes serão recebidos em Portugal

Portugal está preparado para acolher todos os portugueses e luso-descendentes que vivam na Venezuela e decidam regressar a Portugal, assegurou o ministro dos Negócios Estrangeiros português.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Português reforça empregabilidade de timorenses

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros portuguesa destacou, em Díli, a importância que a língua portuguesa pode ter na empregabilidade dos jovens timorenses e no acesso a um mercado global.
Diplomacia

Sánchez anuncia cimeira luso-espanhola

O presidente do Governo espanhol anunciou a realização de uma cimeira luso-espanhola, em novembro, durante a sua intervenção na biblioteca da Fundação Casa José Saramago, em Lanzarote.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

TPA vai passar a ter atividade em Lisboa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou que Portugal assinou um novo protocolo que permite que o Tribunal Permanente de Arbitragem (TPA) tenha também atividade em Lisboa.
Venezuela

Governo apoia portugueses na Venezuela

O apoio médico e social prestado por Portugal será coordenado por uma associação de médicos na Venezuela. Uma linha de crédito vai apoiar empresários lesados com os distúrbios nas eleições de 2017.
Diplomacia

Secretário de Estado visita Venezuela em Outubro

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou que vai encontrar-se hoje com o seu homólogo venezuelano em Nova Iorque e que o secretário de Estado das Comunidades irá visitar a Venezuela no início de outubro.
Diplomacia

MNE envia carta rogatória às autoridades do Iraque

O Ministério dos Negócios Estrangeiros já enviou para as autoridades do Iraque uma carta rogatória para notificação dos gémeos iraquianos da acusação de tentativa de homicídio de um jovem em 2016.
Ciberespionagem

Santos Silva garante segurança do ministério

Augusto Santos Silva garantiu a segurança da rede de comunicações do ministério, admitindo que Portugal, como outros países, está sujeito a várias ameaças, nomeadamente de ciberataques.
Boris Johnson

Boris Johnson serve chá mas não responde

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros ofereceu a todos os jornalistas que o esperavam à porta de casa uma chávena de chá. Porém, não comentou o artigo que escreveu a criticar o uso do véu islâmico.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal não vê razão "para pôr em causa" o Brexit

O ministro dos Negócios Estrangeiros português defendeu que "não há razão para pôr em causa" o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia.
País

Emigrante investe 3 milhões em turismo no Douro

132
Investimento de Paulo Pereira no Douro elogiado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, que realçou a "importância da diáspora no investimento" nacional e na projeção de Portugal.
Cabo Verde

"Todas as condições" para uma boa cimeira da CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, considerou hoje estarem criadas "todas as condições e o quadro político" para uma boa cimeira da CPLP.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva destaca eleição de Vitorino para OIM

Augusto Santos Silva disse que o apoio dos PALOP e de Timor na eleição de António Vitorino para a Organização Internacional das Migrações "foi claro, firme e evidente desde a primeira hora".
Governo

PS. Novo acordo à esquerda exige maior compromisso

211
Em nome da "estabilidade", Augusto Santos Silva recusa eleições antecipadas. Mas defende que novos entendimentos à esquerda terão de passar por áreas como a política externa e europeia.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. Migrantes "não são carga humana"

220
O ministro dos Negócios Estrangeiros português respondeu a Salvini e sublinhou que os migrantes são "seres humanos com direito à dignidade e não são carga humana que alguém possa alijar".
Extrema Direita

Santos Silva afasta extrema-direita em Portugal 

O italiano Matteo Salvini pediu uma grande coligação internacional de extrema-direita. Santos Silva responde: preconceitos contra imigrantes "nunca tiveram uma expressão significativa no país".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva: ciência é boa para a diplomacia

O ministro dos Negócios Estrangeiros português defendeu que a cooperação a nível científico é uma situação "win-win" para todos. E deixou uma indireta a Trump, a propósito das alterações climáticas.
Governo

Governo condena tentativa de subversão em São Tomé

O Ministério dos Negócios Estrangeiros condenou a tentativa de subversão da ordem constitucional em São Tomé e Príncipe, ocorrida na quinta-feira. Mas disse que confia no respeito pela democracia.
Conflito Israelo-palestiniano

Portugal vê "com grande alarme" violência em Gaza

Portugal lamentou as dezenas de mortos e centenas de feridos na faixa de Gaza e apelou à contenção das partes envolvidas. Governo vê ainda "com grande alarme" a escalada da violência em Gaza.
Operação Fizz

MNE elogia decisão de enviar Vicente para Angola

118
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse esta quinta-feira tomar "muito boa nota" da decisão da justiça portuguesa de enviar para Angola o processo do ex-vice-presidente angolano.
Acordo Nuclear

Acordo Nuclear. Marcelo lamenta saída dos EUA

Marcelo Rebelo de Sousa subscreveu a tomada de posição do Governo, que lamentou a saída dos EUA do acordo nuclear do Irão e defendeu que os restantes signatários devem manter a sua posição.
Augusto Santos Silva

"O gelo está quebrado" entre as Coreias

Ministro dos Negócios Estrangeiros mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião os gestos protagonizados pelos dois líderes são apenas o primeiro passo no sentido da paz na península.
Augusto Santos Silva

No taxas europeias "não penaliza" contribuintes

202
Augusto Santos Silva reiterou esta segunda-feira no parlamento que a criação de novas taxas europeias, defendida pelo Governo português, "não vai penalizar" os contribuintes europeus.
Diplomacia

Governo já deu agrément a novo embaixador angolano

O chefe da diplomacia portuguesa disse esta segunda-feira que a exoneração do embaixador angolano em Lisboa é um "processo normal" e anunciou que o Governo português já deu o 'agrément'.
Justiça

Cidadão português detido em Hong Kong há um mês

Homem de 28 anos foi detido com amigo estrangeiro por não pagarem viagem de táxi e terem fugido com o carro. Aguarda julgamento desde finais de março. MNE confirma que está a acompanhar a situação.
Augusto Santos Silva

Embaixador de Portugal regressa a Moscovo

O embaixador português na Rússia regressa ainda esta semana a Moscovo. De acordo com Augusto Santos Silva, o regresso será feito "tão cedo quanto possível".
Augusto Santos Silva

Suécia. Incêndio "atingiu severamente" embaixada

O incêndio provocado esta quarta-feira por um "gesto criminoso" na embaixada portuguesa em Estocolmo "atingiu severamente" as instalações, disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Augusto Santos Silva

Incêndio na embaixada foi "gesto criminoso"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português declarou que o incêndio na embaixada em Estocolmo foi um "gesto criminoso" mas as autoridades portuguesas afastam, por ora, a hipótese de ato terrorista.
Rússia

Santos Silva: "Sim, eu acredito nos meus aliados"

Dúvidas sobre origem do ataque a ex-espião russo no Reino Unido fizeram esquerda recuperar fantasma das Lages. Ministro admite que não há certezas, mas confia no Reino Unido. PSD divide-se em público.
Rússia

MNE diz que crise com Rússia "está longe do fim"

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que "todas as medidas estão em aberto" face à Rússia e garante que posição portuguesa não é condicionada por relação económica com aquele país.
Terrorismo

MNE. Terrorismo "é também" ameaça aos portugueses

158
Augusto Santos Silva sublinhou, em Paris, que o terrorismo é uma ameaça à paz e segurança no mundo e que, por isso, "é também uma ameaça aos portugueses".
Rússia

Santos Silva chama embaixador português na Rússia

168
Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, chamou o embaixador português em Moscovo, para "consultas". Por agora, nenhum "dos instrumentos ao dispor da diplomacia" está excluído.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Não expulsar diplomatas é "jogo ideológico"

652
Eurodeputado afirma que decisão do Governo de não expulsar diplomatas russos está ligada ao apoio de partidos que "são contra a integração na NATO". Londres, diz, "tomará 'boa nota'".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal decide não expulsar diplomatas russos

2628
Portugal não vai expulsar diplomatas russos. A decisão foi anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e surge numa altura em que vários países europeus já o fizeram.
Augusto Santos Silva

"China sabe que sistema deve vigorar em Macau"

Comentando a polémica à volta da retirada do convite a três escritores, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal disse que "a China sabe qual é o sistema que deve vigorar em Macau".
Augusto Santos Silva

"Não precisamos de uma guerra comercial"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal criticou a imposição de barreiras alfandegárias por parte dos Estados Unidos, considerando que o mundo não precisa de uma guerra comercial.
Geopolítica

Rússia acusa Reino Unido de violar diplomacia

Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido acusou Putin de ter ordenado ataque com veneno. Kremlin reagiu dizendo que as palavras de Boris Johnson são "chocantes" e "imperdoáveis".
Augusto Santos Silva

Comunidade islâmica é "imune a radicalização"

602
Augusto Santos Silva considerou que a comunidade islâmica em Portugal é "imune a fenómenos de radicalização", salientando que a diplomacia portuguesa procura colaborações com instituições muçulmanas.
Reino Unido

Portugal condena ataque contra ex-espião russo

O Governo português condenou "veementemente" a tentativa de assassinato de um ex-espião russo e da sua filha, no Reino Unido, e classificou o ato como "absolutamente inaceitável".
Crime Informático

Ciberataques. MNE chamado de urgência à AR

Os deputados da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros aprovaram uma audição urgente a propósito de declarações "muito preocupantes" de Augusto Santos Silva sobre ciberataques a Portugal.
Justiça

Extradição: Governo "limitado" à lei

O Governo português disse esta segunda-feira que a sua intervenção está "limitada às competências legais" no processo de extradição para o Brasil de um cidadão nacional detido em Espanha.
Alemanha

Heiko Maas é MNE, Olaf Scholz fica com Finanças

O SPD designou o até agora titular da Justiça como novo ministro dos Negócios Estrangeiros, escolhendo também Olaf Scholz para ocupar o Ministério das Finanças.
União Europeia

UE. Fatura para Portugal pode subir 600 milhões

Ministro dos Negócios Estrangeiros avisa que aumento do orçamento da UE pode significar um custo de mais 600 milhões de euros por ano para Portugal. Em causa está orçamento após saída do Reino Unido.
Base das Lajes

Não há prevalência de cancro perto das Lajes

O ministro dos Negócios Estrangeiros revelou que os estudos efetuados não revelam uma prevalência de cancro perto da base das Lajes. Augusto Santos Silva está a ser ouvido no Parlamento.
Guiné Equatorial

Pena capital na Guiné Equatorial "não é aceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que "não é aceitável" que ainda exista pena de morte na Guiné Equatorial. A abolição foi um dos três compromissos para o país entrar na CPLP.
Augusto Santos Silva

Candidatura de Vitorino à OIM apresentada à Rússia

Portugal apresentou à Rússia as razões da candidatura de António Vitorino a diretor-geral da Organização Internacional das Migrações. A candidatura foi formalizada pelo Governo português em Genebra.
Diplomacia

Santos Silva reúne-se com homólogo russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros português reúne-se com Serguei Lavrov esta segunda-feira, em Moscovo, no segundo e último dia de uma visita oficial à Rússia.
Guiné-Bissau

Portugal quer que Guiné tenha "Governo consensual"

Augusto Santos Silva afirmou que Portugal espera que a Guiné-Bissau consiga um "Governo consensual". O ministro recordou que o país tem eleições legislativas em 2018 e presidenciais em 2019.
Guiné Equatorial

Portugal transmite respeito pela Constituição

Portugal transmitiu à Guiné Equatorial que as "alternâncias governativas" devem respeitar a Constituição. As autoridades guineenses garantem que evitaram um golpe de Estado em dezembro passado.
Função Pública

Salários na Função Pública não sobem em 2019

1200
Em entrevista ao francês Les Echos, ministro dos Negócios Estrangeiros diz que o Governo não pode comprometer-se com "despesas insustentáveis". E não se pode "enviar [para fora] a mensagem errada".
Cabo Verde

Portugal admite flexibilizar vistos a Cabo-Verde

Augusto Santos Silva disse que a aplicação das regras atuais à situação cabo-verdiana está a ser examinada "com muito cuidado" para "flexibilizar" as mesmas, cumprindo as regras de segurança.
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Política precisa de todas as partes

Augusto Santos Silva afirmou que "As questões políticas devem ser decididas politicamente", para que o país possa viver um período de paz e estabilidade.
Cabo Verde

"Devemos cuidar do património", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou importante os portugueses e os cabo-verdianos cuidarem do seu património histórico e arquitetónico.
CPLP

Portugal conta com outros para livre circulação

377
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que espera contar com os restantes países da CPLP para avançar com uma proposta luso-cabo-verdiana de livre circulação na comunidade.
Augusto Santos Silva

MNE inicia visita de dois dias a Cabo Verde

Augusto Santos Silva inicia esta segunda-feira uma visita de dois dias a Cabo Verde. O ministro dos Negócios Estrangeiros vai analisar a próxima presidência cabo-verdiana da CPLP.
Venezuela

UE aplica sanções a responsáveis venezuelanos

Devido à situação da Venezuela, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão "aplicar medidas restritivas a sete responsáveis" do país "com efeito imediato".
País

Um em cada três vistos foi para angolanos

Portugal "continua a ser largamente procurado por múltiplas nacionalidades", mas, em 2017, os nacionais angolanos foram os que mais vistos receberam, beneficiando perto de 80 mil pessoas.
Diplomacia

Terrorismo e Jerusalém na agenda do "Diálogo 5+5"

Terrorismo, imigração e o estatuto de Jerusalém foram as questões que marcaram a reunião dos chefes da diplomacia do grupo "Diálogo 5+5" para o Mediterrâneo em Argel (Argélia).
Angola

Relações entre Portugal e Angola são excelentes

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que as relações diplomáticas entre Portugal e Angola "são, neste momento, excelentes" e escusou-se a comentar a intenção de Luanda de fechar consulados.
Justiça

Diligência junto de Iraque será imediata

Santos Silva disse que realizará "imediatamente" a diligência que a Procuradoria-Geral da República peça no processo que envolve os filhos do antigo embaixador iraquiano.
Augusto Santos Silva

Portugal quer apoiar a Venezuela 

233
Augusto Santos Silva, mostrou, esta segunda-feira, disponibilidade para ajudar a Venezuela, relembrando que o "mercado venezuelano foi muito importante" quando Portugal atravessava uma profunda crise.
Augusto Santos Silva

MNE nega que Portugal vá perder isenção de vistos 

Augusto Santos Silva afirmou, esta quinta-feira, que "Não há nenhuma possibilidade de Portugal sair do programa" de isenção de vistos, reagindo à informação relativa aos vistos para os Estados Unidos.
CPLP

Governo pede mais atenção dos diplomatas na CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros pediu maior atenção da diplomacia portuguesa à cooperação da sociedade civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial comprometida com primado da lei

O Governo português recordou que a Guiné Equatorial está comprometida com o Estado de direito e o primado da lei, no âmbito da sua presença na comunidade lusófona.
Irão

Portugal apela a direito à manifestação no Irão

O Governo português apelou às autoridades iranianas para que respeitem o direito à manifestação e pediu "a todas as partes" que contribuam para que a "presente instabilidade possa ser superada".
Venezuela

MNE. Não haverá consequências para portugueses  

100
Augusto Santos Silva afirmou não acreditar que haja consequências para os portugueses residentes na Venezuela, depois de Maduro ter acusado Portugal de sabotar a importação de pernil de porco.
Venezuela

Pernil. Veja Maduro a acusar Portugal de sabotagem

304
Faltou pernil de porco no Natal dos venezuelanos porque, segundo o presidente, dois barcos foram perseguidos e as contas bancárias foram bloqueadas. Mário Lino lidera um dos principais fornecedores.
Emigrantes

Diáspora portuguesa é "caso de estudo" na Europa

O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu que há uma facilidade de integração dos emigrantes portugueses nos países de acolhimento, sem perderem as ligações a Portugal.
Catalunha

Portugal "aguardará a pronúncia" dos catalães

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que Portugal "aguardará a pronúncia" do povo da Catalunha, nas eleições regionais desta quinta-feira, "e depois verificará os resultados".
Timor-Leste

Santos Silva: Nada prejudica relações com Timor

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que nada pode prejudicar as relações com Timor-Leste e que o gesto que o Governo português pode dar é a continuidade das boas relações bilaterais.
Augusto Santos Silva

10 anos de Tratado de Lisboa: "foi porreiro, pá"

Segundo Augusto Santos Silva, o balanço de dez anos de Tratado de Lisboa é "porreiro, pá". O ministro dos Negócios Estrangeiros destacou a importância da União Europeia na cena internacional.
Base das Lajes

Lajes. Governo afasta contaminação da água

O ministro dos Negócios Estrangeiros afastou as preocupações sobre uma eventual contaminação da água na ilha Terceira, devido à base das Lajes. O governo quer esclarecer a situação de alguns terrenos.
Governo

Defesa europeia. Governo garante transparência

O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que o processo de adesão ao mecanismo de defesa europeia foi feito "na maior das transparências" e com o envolvimento e escrutínio do Parlamento.
PSD

Defesa Europeia. "Uma verdadeira palhaçada"

420
Miguel Morgado, vice-presidente da bancada do PSD, acusa o Governo de ser "incompetente" na gestão do processo da Defesa europeia. Diz que em 2019 não haverá hipótese de entendimentos entre PS e PSD.
Ministério da Defesa

Defesa disse que divulgava plano secreto? /premium

128
O ministro da Defesa comprometeu-se ou não a divulgar o Plano Nacional de Implementação da Defesa Europeia? Direita e BE dizem que sim; Governo defende-se. Quem tem razão?
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. MNE espera que não haja mais conflitos

O Ministro dos Negócios Estrangeiros considera que todos os queiram uma solução de paz para Israel e Palestina devem abster-se de tomar decisões que só vão afastar os dois Estados.
União Europeia

Um exército da UE? 7 respostas sobre a polémica

344
Portugal ainda não assinou a posição conjunta para aderir ao mecanismo europeu de Defesa, mas a participação está garantida. A guerra agora é na AR: a direita pode votar contra; a esquerda chumba.
União Europeia

PSD admite votar contra defesa comum europeia

140
PCP, BE e PEV são contra a entrada de Portugal na Pesco, PSD é a favor mas sob determinadas condições, pelo que admite vetar projeto de resolução do PS.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Portugal pede "máxima pressão"

Portugal condenou "firmemente" o lançamento de um novo míssil balístico pela Coreia do Norte. O ministério dos Negócios Estrangeiros pediu a "máxima pressão" internacional.
Turismo

MNE garante "ser falso que haja turistas a mais"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu "ser falso que haja turistas a mais" em Portugal e em Lisboa, durante o 29.º congresso nacional da Hotelaria e do Turismo.
Guiné Equatorial

Portugal "não aceita" pena de morte

249
Mais de três anos depois de aderir à CPLP, a Guiné Equatorial mantém a pena de morte. Augusto Santos Silva diz que Portugal "não aceita".
Augusto Santos Silva

Consulado português em Londres alvo de fraude

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o consulado português em Londres está a ser alvo de fraude, relativa à venda de marcações para atendimento consular no mercado negro.
Augusto Santos Silva

"Respeito escrupuloso pela soberania de Angola"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal está a assistir às exonerações em Angola com um "respeito escrupuloso pela soberania" do país.
Governo

Comunidades Portuguesas com reforço de orçamento

O Conselho das Comunidades Portuguesas vai ter um reforço orçamental em 2018. O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas não avançou o valor em questão.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo está a apoiar casal detido na Austrália

O MNE está a apoiar o casal português que fugiu de Timor-Leste e foi detido na Austrália. Tiago e Fong Fong Guerra foram condenados a oito anos de prisão por peculato.
A página está a demorar muito tempo.