478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo

Governo recusa falar sobre tensão Taiwan-China

Apesar dos avisos da NATO e da UE, Ministério dos Negócios Estrangeiros não se pronuncia sobre tensão entre Taiwan e China. PCP exigia demarcação face aos EUA e embaixada chinesa elogiou Portugal.
Governo

MNE: disrupção causa relações profundas com África

João Gomes Cravinho defendeu o aprofundamento das relações entre Europa e África. "Há três dimensões cruciais que devem continuar a ser a âncora: envolvimento, diversificação e integração".
Guerra na Ucrânia

Cravinho: cabe à Rússia "honrar a sua palavra"

João Gomes Cravinho diz que cabe a Moscovo "honrar a sua palavra" no acordo assinado e questionou se a Rússia cedeu "à intensa pressão internacional" para a exportação de cereais.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Adesões à UE são "importantes" para segurança

João Gomes Cravinho defendeu que a entrada da Albânia e a Macedónia do Norte na UE é importante para a "segurança de toda a Europa" e destacou as "democracias multiétnicas de sucesso" dos países.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Cravinho: crise em Itália "afetará toda" a UE

João Gomes Cravinho disse que a instabilidade política em Itália é nociva para a União Europeia e que Portugal não sofrerá "desproporcionalmente" devido à "credibilidade nos mercados internacionais".
Resposta Pronta

Abrunhosa sobre Rússia. "Esperava mais do Governo"

Pedro Abrunhosa está satisfeito com resposta do MNE à Embaixada russa, mas diz que esperava posição mais "forte". Pede ainda serenidade neste caso e admite manter "contactos" com primeiro-ministro.
União Europeia

Portugal e Macedónia querem reforçar relações 

Ministro dos Negócios Estrangeiros português reuniu com o seu homólogo na Macedónia do Norte e felicitou o país pela sua candidatura à União Europeia.
Diplomacia

MNE português quer melhorar relações com a Albânia

João Gomes Cravinho está em Tirana para reafirmar o compromisso de Portugal relativamente às perspetivas de adesão da Albânia à UE. O MNE português quer melhorar as relações diplomáticas com o país.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo diz que está preparar reforma consular

O secretário de Estado Paulo Cafôfo garante que está a ser desenvolvido um plano de reforma do sistema consular para o tornar mais digital.
Noticiário

15h. MNE acusa Rússia de "atitude indesculpável"

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Moscovo "despreza" o acordo assinado ontem com a Turquia e a ONU. E ainda, morte de José Eduardo dos Santos pode influenciar eleições angolanas.
Noticiário

23h. MNE: "Liberdade de expressão é inalienável"

Governo repudia o "tom e conteúdo" do comunicado da Embaixada da Rússia em Portugal, sobre concerto de Pedro Abrunhosa. E, Presidente da República diz que descentralização é um acordo "histórico".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Peru: "potencial grande" para empresas portuguesas

João Gomes Cravinho salientou o "potencial de crescimento muito grande" para empresas portuguesas no Peru. O Presidente peruano já tinha demonstrado interesse nas relações bilaterais com Portugal.
Guerra na Ucrânia

Portugal teme que Rússia não cumpra o acordo 

João Gomes Cravinho saudou os acordos para o desbloqueio dos cereais nos portos ucranianos, mas diz que "não basta assinar os acordos" e sim cumpri-los. "Estaremos de olhos postos na Rússia", avisa.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE: cimeira de Madrid vai demonstrar "unidade"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que a cimeira da NATO vai promover a continuidade do apoio à Ucrânia. Gomes Cravinho salienta ainda que a NATO "está fora do conflito".
Noticiário

14h. MNE sublinha importância do mar para Portugal

João Gomes Cravinho, disse ainda que a comunidade internacional vai tentar dar impulso à adoção de soluções inovadoras baseadas na ciência, para a gestão sustentável dos oceanos.
Oceanos

Oceanos: MNE quer mudança na relação com o mar

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, disse esperar que a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas dê um "ímpeto decisivo" para transformar a relação com os oceanos.
Resposta Pronta

"Ficamos tristes pela saída da Embaixadora"

O Presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal lamenta saída de Inna Ohnivets: "estamos tristes com esta noticia". Pavlo Sadokha considera que "o trabalho feito pela embaixadora foi excelente".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Cravinho: Mercosul é "parceiro natural" da UE

João Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros português, assume também que parceria estratégica da UE com o Brasil tem sido "desaproveitada".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Myanmar: Comissão parlamentar condena atrocidades

Um texto apresentado pelo grupo parlamentar da IL condena as atrocidades cometidas pela junta militar de Myanmar contra a comunidade lusodescendente Bayingyi.
Noticiário

21h. Problemas com obstetrícia em Lisboa continuam

Os constrangimentos no atendimento de obstetrícia vão manter-se até segunda-feira em vários hospitais na região de Lisboa. Também os serviços de ginecologia vão ser afetados.
Diplomacia

MNE compromete-se a dar resposta aos consulados

Em visita a Nova Iorque, João Gomes Cravinho ouviu as preocupações da comunidade portuguesa em Newark e admitiu que os serviços consulares têm sofrido "grande pressão e dificuldades" em dar respostas.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia: MNE alerta para impacto das sanções

O ministro dos Negócios Estrangeiros reconheceu que as sanções impostas à Rússia afetam de forma diferente os países, mas salientou que o bloco europeu se mantém unido.
CPLP

CPLP: Cooperação económica e Ucrânia em debate

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores dos nove Estados-membros da organização discutem a cooperação económica, mas guerra na Ucrânia também será tema.
Guerra na Ucrânia

MNE espera diferentes visões em reunião da CPLP

João Gomes Cravinho vai marcar presença na XXVII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP onde espera por falar com os seus homólogos "num clima de confiança" sobre a invasão ucraniana.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal quer cimeira com Marrocos ainda este ano

O Ministro dos Negócios Estrangeiro disse que Portugal está a trabalhar para realizar uma cimeira com Marrocos "até final do ano", na qual estará sobre a mesa a criação de uma ligação marítima.
Guerra na Ucrânia

MNE confirma contactos sobre venda de Chelsea

O ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou contactos com Reino Unido sobre venda do Chelsea que segundo a imprensa britânica deverá ser fechada nas próximas 24 horas, por cerca de 4,9 mil milhões.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Gomes Cravinho faz visita oficial a Cabo Verde

O ministro dos Negócios Estrangeiros português vai realizar uma visita oficial a Cabo Verde, que coincide com o Dia de África, visa dar continuidade aos compromissos firmados na VI Cimeira Bilateral.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE de Israel deseja sucesso a Cravinho

Salientando o desejo da construção de boas relações entre Portugal e Israel, o Ministro israelita dos Negócios Estrangeiros desejou sorte ao seu homólogo português, João Cravinho.
Guerra na Ucrânia

Cravinho prevê "derrota estratégica" da Rússia

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que guerra na Ucrânia se vai prolongar no tempo, mas acredita numa derrota de Putin. Sobre alargamento da NATO está "otimista" apesar da falta de unanimidade.
Guerra na Ucrânia

MNE: "Rússia estilhaçou a ordem de segurança"

O MNE responsabiliza a Rússia pelo pedido de adesão da Finlândia e da Suécia na NATO: "Estilhaçou a ordem de segurança europeia”. Sobre possível veto turco, Gomes Cravinho desvaloriza.
Noticiário

15h. Portugal quer Finlândia na NATO

Portugal não vai colocar entraves à entrada da Finlândia na NATO, garante o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho.
Guerra na Ucrânia

MNE português e finlandês debatem adesão à NATO

João Gomes Cravinho vai reunir-se com o homólogo finlandês, Pekka Haavisto, em Helsínquia, um dia após a Finlândia ser ter mostrado favorável à adesão do país à Aliança Atlântica.
Noticiário

2h. MNE condena morte de jornalista palestiniana

Governo pede ainda investigação rigorosa ao incidente. E bastonário da Ordem dos Médicos saúda decisão de retirar o aborto dos critérios de avaliação dos médicos familiares.
Guiné-Bissau

MNE condena ataque a deputado Agnelo Regala

O Ministério dos Negócios Estrangeiros condenou hoje o ato de violência contra o deputado guineense Agnelo Regala que no sábado sofreu um ataque junto à sua residência em Bissau.
Rússia

Rússia mantém com Portugal diálogo "frutífero"

Embaixada russa em Portugal diz apreciar "o empenhamento da parte portuguesa na solução efetiva de quaisquer questões" sobre o que considera ser a "russofobia crescente na Europa".
O Bom, o Mau e o Vilão

Kiev? O nosso MNE odeia "espetáculos mediáticos"

A EMEL (que resolveu um problema), João Leão (que agora quer um emprego na Europa) e João Gomes Cravinho (que arranja desculpas para Costa não ir a Kiev) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Diplomacia

Portugal e Índia querem reforçar relações

Na conclusão de uma visita oficial à Índia, João Gomes Cravinho, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, afirmou que Portugal e a Índia querem reforçar as relações em diversas áreas.
Conflitos

Portugal defende aposta na prevenção de conflitos

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação frisou a necessidade de trabalhar junto com as instituições e com as pessoas localmente mais envolvidas dos países onde existem conflitos.
Coronavírus

João Gomes Cravinho testa positivo à Covid-19

O ministro dos Negócios Estrangeiros avançou a notícia através de uma publicação na conta do Twitter, explicando que apresenta apenas "sintomas muito ligeiros".
Finanças

Ajuda Pública atingiu os 380 milhões em 2021

A Ajuda Pública ao Desenvolvimento de Portugal aumentou, em 2021, 380 milhões de euros, mais 4% do que em 2020, devendo-se ao apoio aos esforços de recuperação económica e social perante a pandemia.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Vistos são uma "prioridade" para Angola e Portugal

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, em visita a Angola entre terça e quarta-feira, os vistos são um dos assuntos que precisa de uma maior agilização.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Gomes Cravinho inicia visita de dois dias a Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros vai encontrar-se esta manhã com o seu homólogo, Téte António e com o Presidente angolano, João Lourenço. É a primeira visita oficial de João Gomes Cravinho.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.