Ministério Dos Negócios Estrangeiros

País

Emigrante investe 3 milhões em turismo no Douro

119
Investimento de Paulo Pereira no Douro elogiado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, que realçou a "importância da diáspora no investimento" nacional e na projeção de Portugal.
Cabo Verde

"Todas as condições" para uma boa cimeira da CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, considerou hoje estarem criadas "todas as condições e o quadro político" para uma boa cimeira da CPLP.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva destaca eleição de Vitorino para OIM

Augusto Santos Silva disse que o apoio dos PALOP e de Timor na eleição de António Vitorino para a Organização Internacional das Migrações "foi claro, firme e evidente desde a primeira hora".
Governo

PS. Novo acordo à esquerda exige maior compromisso

211
Em nome da "estabilidade", Augusto Santos Silva recusa eleições antecipadas. Mas defende que novos entendimentos à esquerda terão de passar por áreas como a política externa e europeia.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva. Migrantes "não são carga humana"

220
O ministro dos Negócios Estrangeiros português respondeu a Salvini e sublinhou que os migrantes são "seres humanos com direito à dignidade e não são carga humana que alguém possa alijar".
Extrema Direita

Santos Silva afasta extrema-direita em Portugal 

O italiano Matteo Salvini pediu uma grande coligação internacional de extrema-direita. Santos Silva responde: preconceitos contra imigrantes "nunca tiveram uma expressão significativa no país".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva: ciência é boa para a diplomacia

O ministro dos Negócios Estrangeiros português defendeu que a cooperação a nível científico é uma situação "win-win" para todos. E deixou uma indireta a Trump, a propósito das alterações climáticas.
Governo

Governo condena tentativa de subversão em São Tomé

O Ministério dos Negócios Estrangeiros condenou a tentativa de subversão da ordem constitucional em São Tomé e Príncipe, ocorrida na quinta-feira. Mas disse que confia no respeito pela democracia.
Conflito Israelo-palestiniano

Portugal vê "com grande alarme" violência em Gaza

Portugal lamentou as dezenas de mortos e centenas de feridos na faixa de Gaza e apelou à contenção das partes envolvidas. Governo vê ainda "com grande alarme" a escalada da violência em Gaza.
Operação Fizz

MNE elogia decisão de enviar Vicente para Angola

118
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse esta quinta-feira tomar "muito boa nota" da decisão da justiça portuguesa de enviar para Angola o processo do ex-vice-presidente angolano.
Acordo Nuclear

Acordo Nuclear. Marcelo lamenta saída dos EUA

Marcelo Rebelo de Sousa subscreveu a tomada de posição do Governo, que lamentou a saída dos EUA do acordo nuclear do Irão e defendeu que os restantes signatários devem manter a sua posição.
Augusto Santos Silva

"O gelo está quebrado" entre as Coreias

Ministro dos Negócios Estrangeiros mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião os gestos protagonizados pelos dois líderes são apenas o primeiro passo no sentido da paz na península.
Augusto Santos Silva

No taxas europeias "não penaliza" contribuintes

202
Augusto Santos Silva reiterou esta segunda-feira no parlamento que a criação de novas taxas europeias, defendida pelo Governo português, "não vai penalizar" os contribuintes europeus.
Diplomacia

Governo já deu agrément a novo embaixador angolano

O chefe da diplomacia portuguesa disse esta segunda-feira que a exoneração do embaixador angolano em Lisboa é um "processo normal" e anunciou que o Governo português já deu o 'agrément'.
Justiça

Cidadão português detido em Hong Kong há um mês

Homem de 28 anos foi detido com amigo estrangeiro por não pagarem viagem de táxi e terem fugido com o carro. Aguarda julgamento desde finais de março. MNE confirma que está a acompanhar a situação.
Augusto Santos Silva

Embaixador de Portugal regressa a Moscovo

O embaixador português na Rússia regressa ainda esta semana a Moscovo. De acordo com Augusto Santos Silva, o regresso será feito "tão cedo quanto possível".
Augusto Santos Silva

Suécia. Incêndio "atingiu severamente" embaixada

O incêndio provocado esta quarta-feira por um "gesto criminoso" na embaixada portuguesa em Estocolmo "atingiu severamente" as instalações, disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Augusto Santos Silva

Incêndio na embaixada foi "gesto criminoso"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português declarou que o incêndio na embaixada em Estocolmo foi um "gesto criminoso" mas as autoridades portuguesas afastam, por ora, a hipótese de ato terrorista.
Rússia

Santos Silva: "Sim, eu acredito nos meus aliados"

Dúvidas sobre origem do ataque a ex-espião russo no Reino Unido fizeram esquerda recuperar fantasma das Lages. Ministro admite que não há certezas, mas confia no Reino Unido. PSD divide-se em público.
Rússia

MNE diz que crise com Rússia "está longe do fim"

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que "todas as medidas estão em aberto" face à Rússia e garante que posição portuguesa não é condicionada por relação económica com aquele país.
Terrorismo

MNE. Terrorismo "é também" ameaça aos portugueses

158
Augusto Santos Silva sublinhou, em Paris, que o terrorismo é uma ameaça à paz e segurança no mundo e que, por isso, "é também uma ameaça aos portugueses".
Rússia

Santos Silva chama embaixador português na Rússia

168
Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, chamou o embaixador português em Moscovo, para "consultas". Por agora, nenhum "dos instrumentos ao dispor da diplomacia" está excluído.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Não expulsar diplomatas é "jogo ideológico"

652
Eurodeputado afirma que decisão do Governo de não expulsar diplomatas russos está ligada ao apoio de partidos que "são contra a integração na NATO". Londres, diz, "tomará 'boa nota'".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal decide não expulsar diplomatas russos

2.628
Portugal não vai expulsar diplomatas russos. A decisão foi anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e surge numa altura em que vários países europeus já o fizeram.
Augusto Santos Silva

"China sabe que sistema deve vigorar em Macau"

Comentando a polémica à volta da retirada do convite a três escritores, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal disse que "a China sabe qual é o sistema que deve vigorar em Macau".
Augusto Santos Silva

"Não precisamos de uma guerra comercial"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal criticou a imposição de barreiras alfandegárias por parte dos Estados Unidos, considerando que o mundo não precisa de uma guerra comercial.
Geopolítica

Rússia acusa Reino Unido de violar diplomacia

Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido acusou Putin de ter ordenado ataque com veneno. Kremlin reagiu dizendo que as palavras de Boris Johnson são "chocantes" e "imperdoáveis".
Augusto Santos Silva

Comunidade islâmica é "imune a radicalização"

602
Augusto Santos Silva considerou que a comunidade islâmica em Portugal é "imune a fenómenos de radicalização", salientando que a diplomacia portuguesa procura colaborações com instituições muçulmanas.
Reino Unido

Portugal condena ataque contra ex-espião russo

O Governo português condenou "veementemente" a tentativa de assassinato de um ex-espião russo e da sua filha, no Reino Unido, e classificou o ato como "absolutamente inaceitável".
Crime Informático

Ciberataques. MNE chamado de urgência à AR

Os deputados da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros aprovaram uma audição urgente a propósito de declarações "muito preocupantes" de Augusto Santos Silva sobre ciberataques a Portugal.
Justiça

Extradição: Governo "limitado" à lei

O Governo português disse esta segunda-feira que a sua intervenção está "limitada às competências legais" no processo de extradição para o Brasil de um cidadão nacional detido em Espanha.
Alemanha

Heiko Maas é MNE, Olaf Scholz fica com Finanças

O SPD designou o até agora titular da Justiça como novo ministro dos Negócios Estrangeiros, escolhendo também Olaf Scholz para ocupar o Ministério das Finanças.
União Europeia

UE. Fatura para Portugal pode subir 600 milhões

Ministro dos Negócios Estrangeiros avisa que aumento do orçamento da UE pode significar um custo de mais 600 milhões de euros por ano para Portugal. Em causa está orçamento após saída do Reino Unido.
Base das Lajes

Não há prevalência de cancro perto das Lajes

O ministro dos Negócios Estrangeiros revelou que os estudos efetuados não revelam uma prevalência de cancro perto da base das Lajes. Augusto Santos Silva está a ser ouvido no Parlamento.
Guiné Equatorial

Pena capital na Guiné Equatorial "não é aceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que "não é aceitável" que ainda exista pena de morte na Guiné Equatorial. A abolição foi um dos três compromissos para o país entrar na CPLP.
Augusto Santos Silva

Candidatura de Vitorino à OIM apresentada à Rússia

Portugal apresentou à Rússia as razões da candidatura de António Vitorino a diretor-geral da Organização Internacional das Migrações. A candidatura foi formalizada pelo Governo português em Genebra.
Diplomacia

Santos Silva reúne-se com homólogo russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros português reúne-se com Serguei Lavrov esta segunda-feira, em Moscovo, no segundo e último dia de uma visita oficial à Rússia.
Guiné-Bissau

Portugal quer que Guiné tenha "Governo consensual"

Augusto Santos Silva afirmou que Portugal espera que a Guiné-Bissau consiga um "Governo consensual". O ministro recordou que o país tem eleições legislativas em 2018 e presidenciais em 2019.
Guiné Equatorial

Portugal transmite respeito pela Constituição

Portugal transmitiu à Guiné Equatorial que as "alternâncias governativas" devem respeitar a Constituição. As autoridades guineenses garantem que evitaram um golpe de Estado em dezembro passado.
Função Pública

Salários na Função Pública não sobem em 2019

1.200
Em entrevista ao francês Les Echos, ministro dos Negócios Estrangeiros diz que o Governo não pode comprometer-se com "despesas insustentáveis". E não se pode "enviar [para fora] a mensagem errada".
Cabo Verde

Portugal admite flexibilizar vistos a Cabo-Verde

Augusto Santos Silva disse que a aplicação das regras atuais à situação cabo-verdiana está a ser examinada "com muito cuidado" para "flexibilizar" as mesmas, cumprindo as regras de segurança.
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Política precisa de todas as partes

Augusto Santos Silva afirmou que "As questões políticas devem ser decididas politicamente", para que o país possa viver um período de paz e estabilidade.
Cabo Verde

"Devemos cuidar do património", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou importante os portugueses e os cabo-verdianos cuidarem do seu património histórico e arquitetónico.
CPLP

Portugal conta com outros para livre circulação

377
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que espera contar com os restantes países da CPLP para avançar com uma proposta luso-cabo-verdiana de livre circulação na comunidade.
Augusto Santos Silva

MNE inicia visita de dois dias a Cabo Verde

Augusto Santos Silva inicia esta segunda-feira uma visita de dois dias a Cabo Verde. O ministro dos Negócios Estrangeiros vai analisar a próxima presidência cabo-verdiana da CPLP.
Venezuela

UE aplica sanções a responsáveis venezuelanos

Devido à situação da Venezuela, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão "aplicar medidas restritivas a sete responsáveis" do país "com efeito imediato".
País

Um em cada três vistos foi para angolanos

Portugal "continua a ser largamente procurado por múltiplas nacionalidades", mas, em 2017, os nacionais angolanos foram os que mais vistos receberam, beneficiando perto de 80 mil pessoas.
Diplomacia

Terrorismo e Jerusalém na agenda do "Diálogo 5+5"

Terrorismo, imigração e o estatuto de Jerusalém foram as questões que marcaram a reunião dos chefes da diplomacia do grupo "Diálogo 5+5" para o Mediterrâneo em Argel (Argélia).
Angola

Relações entre Portugal e Angola são excelentes

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que as relações diplomáticas entre Portugal e Angola "são, neste momento, excelentes" e escusou-se a comentar a intenção de Luanda de fechar consulados.
Justiça

Diligência junto de Iraque será imediata

Santos Silva disse que realizará "imediatamente" a diligência que a Procuradoria-Geral da República peça no processo que envolve os filhos do antigo embaixador iraquiano.
Augusto Santos Silva

Portugal quer apoiar a Venezuela 

233
Augusto Santos Silva, mostrou, esta segunda-feira, disponibilidade para ajudar a Venezuela, relembrando que o "mercado venezuelano foi muito importante" quando Portugal atravessava uma profunda crise.
Augusto Santos Silva

MNE nega que Portugal vá perder isenção de vistos 

Augusto Santos Silva afirmou, esta quinta-feira, que "Não há nenhuma possibilidade de Portugal sair do programa" de isenção de vistos, reagindo à informação relativa aos vistos para os Estados Unidos.
CPLP

Governo pede mais atenção dos diplomatas na CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros pediu maior atenção da diplomacia portuguesa à cooperação da sociedade civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial comprometida com primado da lei

O Governo português recordou que a Guiné Equatorial está comprometida com o Estado de direito e o primado da lei, no âmbito da sua presença na comunidade lusófona.
Irão

Portugal apela a direito à manifestação no Irão

O Governo português apelou às autoridades iranianas para que respeitem o direito à manifestação e pediu "a todas as partes" que contribuam para que a "presente instabilidade possa ser superada".
Venezuela

MNE. Não haverá consequências para portugueses  

100
Augusto Santos Silva afirmou não acreditar que haja consequências para os portugueses residentes na Venezuela, depois de Maduro ter acusado Portugal de sabotar a importação de pernil de porco.
Venezuela

Pernil. Veja Maduro a acusar Portugal de sabotagem

304
Faltou pernil de porco no Natal dos venezuelanos porque, segundo o presidente, dois barcos foram perseguidos e as contas bancárias foram bloqueadas. Mário Lino lidera um dos principais fornecedores.
Emigrantes

Diáspora portuguesa é "caso de estudo" na Europa

O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu que há uma facilidade de integração dos emigrantes portugueses nos países de acolhimento, sem perderem as ligações a Portugal.
Catalunha

Portugal "aguardará a pronúncia" dos catalães

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que Portugal "aguardará a pronúncia" do povo da Catalunha, nas eleições regionais desta quinta-feira, "e depois verificará os resultados".
Timor-Leste

Santos Silva: Nada prejudica relações com Timor

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que nada pode prejudicar as relações com Timor-Leste e que o gesto que o Governo português pode dar é a continuidade das boas relações bilaterais.
Augusto Santos Silva

10 anos de Tratado de Lisboa: "foi porreiro, pá"

Segundo Augusto Santos Silva, o balanço de dez anos de Tratado de Lisboa é "porreiro, pá". O ministro dos Negócios Estrangeiros destacou a importância da União Europeia na cena internacional.
Base das Lajes

Lajes. Governo afasta contaminação da água

O ministro dos Negócios Estrangeiros afastou as preocupações sobre uma eventual contaminação da água na ilha Terceira, devido à base das Lajes. O governo quer esclarecer a situação de alguns terrenos.
Governo

Defesa europeia. Governo garante transparência

O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que o processo de adesão ao mecanismo de defesa europeia foi feito "na maior das transparências" e com o envolvimento e escrutínio do Parlamento.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)