A lei que permite a adolescentes acima dos 16 anos alterarem o género e o nome na identificação civil foi aprovada em agosto. Em 2018, 204 pessoas optaram por fazê-lo, um valor recorde face a 2017.
A medida defendida por Trump tinha sido bloqueada por tribunais de primeira instância, mas esta terça-feira o Supremo Tribunal dos EUA levantou o bloqueio.
Começam a surgir pessoas que exigem o reconhecimento de que têm menos anos de idade, de que são de outra cor ou raça, de outra espécie ou até um misto disto. É a vontade a prevalecer sobre a realidade
Uma ciclista norte-americana ficou em terceiro lugar numa prova do campeonato mundial. A corrida foi ganha por uma mulher transgénero e a terceira classificada queixou-se de injustiça.
O site de saúde Healthline, juntamente com a Rede de Educação Gay, Lésbica e Heterossexual (GLSEN) e Advocates for Youth, publicou o Guia LGBTQIA sexo seguro, que expande a atual terminologia sexual.
Que os deputados repensem a sua atitude e não afrontem a sabedoria, o trabalho e a investigação médica. Que acabe a ditadura de certos lobbies contra os interesses e convicções da maioria da população
Se educarmos os nossos filhos para a liberdade, aí sim estamos a prepará-los para não caírem facilmente nas esparrelas desta ideologia de género que mais não faz do que propor viver na mentira.
Não existe qualquer base científica ou justificação médica que autorize um adolescente de 16 anos, cujo córtex pré-frontal ainda não está completamente desenvolvido, decidir livremente mudar de género
A partir de dia 1 de janeiro de 2018, o exército norte-americano vai aceitar recrutas transgénero. Uma juíza federal rejeitou a solicitação de Donald Trump para banir militares transgénero.
Para quê dar a possibilidade, sem tempo de reflexão e amadurecimento, aos menores de mudarem de sexo e nome e depois proibir a sua reversibilidade, obrigando a intentar acção judicial contra o Estado?
As páginas centrais da Playboy de novembro vão mostrar uma modelo transgénero. A escolha recaiu sobre a francesa Ines Rau. A modelo já recebeu a distinção "playmate" da revista.
A agenda política do Bloco é promover a ambiguidade da identidade sexual e considerar normal aquilo que, na maioria dos casos, é patológico, pelo que são muitos os perigos desta aberração legislativa.
Secretário da Defesa norte-americano Jim Mattis terá o poder de decidir se os indivíduos trangénero que já servem as forças armadas devem ou não continuar a servir.
Caitlyn Jenner mostrou, em vídeo, o seu desagrado pela nova medida de Trump. Em causa a revogação da norma que permitia estudantes transexuais escolherem a casa de banho. No fim pediu: "Ligue-me".
São todas mulheres transgénero e, este sábado em Barcelona, foi eleita a mais bonita do mundo. A portuguesa Sarah Moreira ficou para trás. Maquilhagem, desfile e nervos: veja a fotogaleria.
Em julho, ficou decidido que as mulheres poderiam estar na linha da frente do Exército britânico. Chloe Allen, mulher transgénero e soldado do Exército, tornou-se na primeira a consegui-lo.
Uma organização religiosa no Paquistão emitiu um decreto a reconhecer que à luz da lei islâmica as pessoas transgénero podem casar, herdar e ser alvo de um funeral digno. Direitos (quase) iguais.
A Torre Eiffel, em Paris, vai ser iluminada com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade gay, lésbica, bissexual e transgénero, para homenagear as vítimas do tiroteio em Orlando.
Gisberta, a transexual que gostava de Marilyn Monroe, acabou morta num poço depois de dias de agressões de 14 menores. Dez anos depois, família e amigos não a esquecem. E os jovens?
Uma escola no Reino Unido perguntou aos alunos "Como defines o teu género?" e deu 24 opções de resposta. Ativistas trans apoiam a ideia, pais temem que filhos fiquem "confusos". Conheça as opções.
O Comité Olímpico recomenda que mudança de sexo não seja critério para atletas transgénero competirem. Mas quem fizer a transição Homem/Mulher tem de mostrar os níveis de testosterona.
A Venezuela elegeu a 1ª deputada transgénero e Caitlyn Jenner é a 7ª figura do ano. Entretanto, uma campanha da GLAAD mostra as coisas incómodas que as pessoas transgénero ouvem diariamente.
O falecido Bruce Jenner fez 66 anos e Caitlyn Jenner tem já seis meses. Depois de lágrimas e dúvidas, as filhas e a ex-mulher já saem juntas. Vamos rever o dia do parto e a vida de Caitlyn até agora?
Um adolescente, Jamie Raines, tirou selfies todos os dias, durante 3 anos, para assinalar a sua transformação transgénero. Foram, no total, 1400 selfies. Este é o timelapse da sua evolução.
Kim Kardashian encontrou Bruce Jenner na garagem vestido de mulher. Ficou em choque e procurou informação na internet com a irmã. Agora contou a Ellen DeGeneres como viveu a transição de Caitlyn.
Quem é transgénero, por norma, não gosta do seu corpo. E já há produtos a responder às necessidades: cuecas altas para esconder o pénis, cintas para achatar as mamas e cuecas com espaço para próteses.
O processo de transição de Bruce para Caitlyn Jenner não está a ser nem simples nem rápido. Jenner tem-se queixado de dores fortes devido às inúmeras cirurgias a que se submeteu.
Empresa de disfarces criou o fato "I Am Cait" para o Halloween, que imita a roupa que Caitlyn Jenner usou para a Vanity Fair. Críticos dizem que a história dela não é "fantasia" e falam em mau gosto.
Shane Ortega participou em duas missões no Iraque como mulher e uma no Afeganistão como homem. É o primeiro militar transgénero assumido. Forças Armadas classificam como "desordem mental".
Raffi é a primeira mulher transgénero a trabalhar na Casa Branca. É diretora de recrutamento. Comunidade LGBTI aplaude. Obama diz que a administração tem de refletir a sociedade americana.
É candidata a deputada do Bloco de Esquerda por Setúbal. É transexual e os direitos trans são a sua prioridade. Diz-nos o que está mal no acesso à saúde, ao emprego, e na mentalidade das pessoas.
O It Gets Better nasceu nos EUA e já está em Portugal. Celebridades, políticos e pessoas comuns fazem vídeos para dar esperança e força às pessoas LGBTI. Diogo Silva explica-nos tudo sobre o projeto.
Com a série "I Am Cait", Caitlyn Jenner quer defender a comunidade transgénero. Para isso vai contar a sua história, abrir as portas de casa e do "closet", e conhecer outras pessoas como ela.
Hoje os flashes são de Lea T, Andreja Pejic ou Caitlyn Jenner, mas modelos transgénero em capas de revista não são novidade. Em 1981, Caroline Cossey posava na Playboy. Mas o preconceito venceu-a.
Andreja Pejic é a primeira modelo transgénero a dar a cara pela Make Up For Ever. Conta à Harper's Bazaar as pressões da infância, o medo da indústria da moda e dá dicas sobre confiança.
Não me incomoda nada que haja homens que queiram ser mulheres, nem que a sua ideia do que é ser mulher seja a Jessica Rabbit. Mas gostaria que admitissem que não sabem o que é ser mulher.
O mediatismo em torno da transformação de Caitlyn Jenner fez com que uma pergunta surgisse entre a comunidade transgénero: "Onde está a minha capa?" A resposta está nas redes sociais.
Bastou um dia para que Jenner se tornasse no transgénero mais famoso do mundo: em apenas quatro horas angariou 1 milhão de seguidores no Twitter, recebeu apoio de Obama e vários elogios da imprensa.
É o adeus definitivo de Bruce Jenner, o ex-atleta olímpico que se transformou numa estrela de televisão. A próxima edição da Vanity Fair revela ao mundo Caitlyn Jenner com fotografias inéditas.
Entre a força e a vulnerabilidade, uma voz que desafia os conceitos de raça e de género, acompanhada por uma orquestra sem fronteiras. Em defesa das mulheres, actuam no Porto dia 5 de junho.
Após meses de especulação, o ex-atleta olímpico Bruce Jenner foi à televisão admitir que está a fazer a transição para assumir a sua identidade de género como mulher.
Aydian Dowling lidera a corrida para ser o homem escolhido para fazer a capa da Men's Health. É transgénero. "Comecei no bodybuilding porque queria o meu corpo tão masculino como a minha alma", diz.
Taylor Alesana tinha 16 anos e ficou conhecida pelos vídeos no Youtube sobre maquilhagem. Sofria de bullying no liceu por ser transgénero. Este ano já se suicidaram sete jovens transgénero nos EUA.
Pela primeira vez, o ex-soldado americano condenado a 35 anos de prisão conta todo o processo de transição para mulher na prisão. Faz terapia hormonal e mudou de nome. Só não pode ter cabelo comprido.
Aos 15 meses, corrigia os pais que diziam "lindo menino" para "linda menina". Aos 14 anos, Jazz é uma menina transgénero estrela do Youtube, do canal de Oprah e criou uma fundação. "Sou livre", diz.
O dicionário da Academia Sueca (SAOL) vai incluir na sua versão actualizada o pronome "hen", que se distingue por ter género sexual neutro, diz o The Guardian.
Índia elegeu a primeira mulher transgénero presidente de câmara. "As pessoas mostraram ter fé em mim", revelou Madhu Bai Kinnar. Na Índia há dois milhões de pessoas transgénero.
Um erro na produção ou um passo pela igualdade? Uma boneca com o órgão sexual masculino está a lançar o debate na Argentina. Há pais que temem pela "sexualidade dos filhos", outros aplaudem.
Não foi eleita para a lista das 100 pessoas mais influentes da revista Time mas, em jeito de desculpa, a publicação deu a Laverne Cox, uma atriz transexual, o destaque merecido. Na capa.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.