Existem em Portugal 94.400 mil veículos do grupo Volkswagen com um software de emissões poluentes manipulado, anunciou esta terça-feira em comunicado a SIVA, a distribuidora do grupo em Portugal.

Segundo refere o Sol, da totalidade dos 94.400 mil veículos do grupo, 53.761 são automóveis da marca Volkswagen, 31.839 são carros Audi e 8.800 são automóveis Skoda.

A empresa refere ainda que “a Volkswagen AG apresentou o plano de ações para resolver a atual situação relativa às emissões nos veículos equipados com motores Diesel, Euro 5”, e acrescentou que “o plano de ações prevê que a Volkswagen e as restantes marcas do grupo afetadas apresentarão, em outubro, às autoridades competentes, a solução técnica assim como as medidas a aplicar.”

A SIVA afirmou ainda, no seu site oficial, que “o Grupo Volkswagen está a identificar as medidas necessárias para corrigir os desvios de emissões nos veículos abrangidos” e que contactará os proprietários dos veículos manipulados: “O Grupo Volkswagen anunciou que os veículos afectados foram identificados. Assim que soubermos que modelos/motorizações estão abrangidos, entraremos imediatamente em contacto com os clientes em causa”.

A Volkswagen admitiu na semana passada que há 11 milhões de carros a diesel, em todo o mundo, que estão equipados com dispositivos que ativam controlos de poluição durante os testes, mas que automaticamente os desligam quando o carro está em condução.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR