Qual é a recomendação que todas as dietas – sejam elas ricas em proteínas ou pobres em gorduras e açúcares – fazem? A de que se deve comer mais fruta e vegetais. A recomendação é repetida em todas as dietas porque, em geral, está correcta. Diz a ciência que quanto maior for a percentagem de frutas e verduras, mais saudável é a nossa alimentação.

Pronto, que fruta e vegetais fazem bem, disso não há dúvidas. Mas, e há sempre o tal mas, algumas verduras e frutas, apesar dos seus benefícios ao nível de nutrientes para o organismo, podem estar a contribuir para o aumento de peso, refere o El Confidencial.

Quem o diz é uma equipa de investigadores da Harvard T. H. Chan School of Public Health de Boston, que elaborou um estudo longitudinal que analisou a dieta de mais de 130 mil americanos  durante 20 anos. Os resultados, publicados na revista PLOS Medicine, são baseados nos registos dos participantes que tinham que apontar o que comiam durante duas semanas e anotar o peso a cada dois anos.

A análise destes registos revela que os participantes que tinham aumentado o consumo de frutas e vegetais durante estes períodos de quatro anos apresentavam uma tendência de perda de peso. Mas o consumo de alguns vegetais, como o milho e as batatas contribuíam para o aumento de peso.  Estes vegetais são dos que mais contribuem para o ganho de peso, porque são ricos em amido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de ricos em outros nutrientes importantes, tais como o potássio, as vitaminas C e B6, o ferro, as fibras e proteínas, a sua ingestão provoca um aumento dos níveis de açúcar no sangue. A causa? O seu elevado teor de amido, um hidrato de carbono com um efeito metabólico semelhante ao que o açúcar provoca no sangue e que causa picos de insulina.  A acumulação de açúcar no sangue faz  com que o excesso seja armazenado no organismo em forma de gordura, por um lado. E por outro, quando os níveis de insulina  sobem, baixam os níveis de açúcar, o que estimula a sensação de fome e desencadeia a vontade de comer (ainda) mais hidratos de carbono.

Os 5 que mais engordam

Então quais os vegetais e frutas que mais contribuem para o aumento de peso? Os cinco que mais engordam são o milho, as ervilhas,  as batatas, as cenouras e o repolho.

Os 5 que ajudam a emagrecer

As frutas e verduras que menos contribuem para o aumento de peso, são as ricas em fibra, que apesar de também ser considerada um hidrato de carbono é de mais difícil digestão, o que proporciona uma sensação de saciedade durante mais tempo. As cinco frutas e vegetais que menos engordam são o arando vermelho (uma baga da mesma família do mirtilo), a couve flor, as ameixas secas, a pêra e a maçã.