789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

“Queria muito vencer a terceira vez, mas cara, não é fácil"

Este artigo tem mais de 5 anos

Jadson André venceu em 2013 e 2014 o Pro Cascais, veio ao Guincho à caça do tri e foi eliminado na primeira ronda (por Tomás Fernandes). "Mas olha, eu me sinto bem aqui", admitiu o brasileiro.

Jadson André saiu de Portugal a sorrir em 2013 e 2014, depois de vencer a prova de Cascais em dois anos consecutivos. Não conseguiu o tri, mas espera que a vitória "tenha ficado adiada por mais um evento". Qual? A etapa do CT na praia de Supertubos, em Peniche
i

Jadson André saiu de Portugal a sorrir em 2013 e 2014, depois de vencer a prova de Cascais em dois anos consecutivos. Não conseguiu o tri, mas espera que a vitória "tenha ficado adiada por mais um evento". Qual? A etapa do CT na praia de Supertubos, em Peniche

PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images

Jadson André saiu de Portugal a sorrir em 2013 e 2014, depois de vencer a prova de Cascais em dois anos consecutivos. Não conseguiu o tri, mas espera que a vitória "tenha ficado adiada por mais um evento". Qual? A etapa do CT na praia de Supertubos, em Peniche

PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images

“Alô”. Se a palavra enganasse, o sotaque trataria de por os pontos nos i’s. Do outro lado da chamada, Jadson André pergunta logo a seguir se está “tudo bem” connosco, mas não retribuímos a cordialidade por imaginarmos que, com ele, não esteja. Nem três horas antes, o brasileiro entrou no mar do Guincho, bem de manhãzinha, e de lá saiu 30 minutos depois eliminado do Allianz Billabong Pro Cascais, logo à primeira ronda. Isto é um senhor problema, pois de repente, a prova ficou sem o surfista que venceu as duas últimas edições (em 2013 e 2014) e vinha à caça do tri. “Olha cara, a primeira bateria, infelizmente, foi na troca da maré”, diz, sem tristeza na voz, quando começa a desbobinar a estória da derrota que não o deixou fazer mais história nas ondas do Guincho.

A organização mandou Jadson André e mais três surfistas — o português Tomás Fernandes, o australiano Tom Whitaker e o argentino Santiago Muniz — entrarem na água quando ainda nem 9h00 eram. O mar estava a acordar e as ondas nem se tinham espreguiçado. Jadson e os outros ficaram “a competir no inside”, nome que dão à parte do mar que está mais perto de terra, onde as ondas quebram quando não têm força, ou tamanho, para o fazerem mais longe. “Até que houve uma onda em que o Tom tinha prioridade e não conseguiu entrar. Entrou numa situação de desespero, remou lá para o fundo, para o outside, e assim que chegou lá achou uma onda muito boa, fez um 7.5 [numa escala de zero a 10] e aí mudou todo o contexto da bateria”, conta, sem poupar nos pormenores.

O desespero de um foi o exemplo a seguir para outros e o problema de Jadson é que foi o último a chegar lá fora. “Quando já lá estava os atletas já tinham todos uma pontuação à volta dos 7.5”, lamenta, sobre o momento em que teve de “correr atrás da bateria” sem nunca a conseguir apanhar — acabou em terceiro na bateria ganha por Tomás Fernandes, que perderia depois na segunda ronda. O Observador quis saber desta história e o brasileiro de 25 anos contou-a porque a prova de Cascais é das que mais pontos vale (10.000) no QS, o circuito de qualificação para o CT, primeira divisão do surf mundial na qual estão os 34 melhores surfistas do mundo. Um deles, lá está, é Jadson André, que vinha atrás da terceira conquista seguida desta competição para melhorar a posição no ranking do QS (está fora do top-50) e precaver uma queda na classificação do CT (está em 20.º e só ficam os 22 primeiros).

#Lowers by: @fred_pompermayer

Uma foto publicada por Jadson Andre (@jadsonandreoficial) a

A vida não está fácil para quem, até aqui, sempre fora feliz nas ondas no Guincho. “Queria muito vencer a terceira, mas cara, não é fácil. Já foi muito difícil vencer duas vezes, imagine a terceira. Hoje em dia não tem nenhum atleta fraco no circuito e quem estiver mais bem preparado vai-se dar bem”, resume, crente de que é uma questão de tempo até os resultados atinarem. “É difícil quando você perde uma bateria onde erra, mas graças a Deus que este ano venho surfando muito bem, sinto que é o melhor ano que estou surfando, só que as coisas não estão dando certo. Acredito que muito em breve as coisas vão encaixar”, confessa.

Jadson André espera que a sua prancha encaixe bem nas ondas já daqui a menos de um mês, em Peniche, quando a praia de Supertubos receber “a prova que realmente interessa” — a décima etapa do circuito mundial. “Este ano nem os Açores [foi eliminado na segunda ronda do SATA Pro] nem Cascais me correram bem, vou ter que alterar isso em Peniche. Sinto-me bem e tenho que surfar bem para conseguir um bom resultado lá”, diz, mais animado, uns risos a espreitarem entre as palavras, sobre a prova onde já conseguiu um 9.º lugar. Esperança não lhe falta e basta um desabafo para o percebermos: “Olha cara, eu me sinto bem aqui, sim, toda a gente sabe que costumo conseguir bons resultados”.

https://www.youtube.com/watch?v=Lmg0aQbv_PM

(A melhor onda que Jadson André surfou na edição de 2013, quando venceu a prova pela primeira vez.)

No circuito mundial há sete brasileiros e Jadson é quem se dá melhor com as ondas que têm sotaque português. Isso também não é fácil, pois há dois, Filipe Toledo e Adriano de Souza, que estão no segundo e terceiro lugares do ranking. Jadson gosta de andar a surfar e competir à volta do mundo com brasileiros por perto, mas pergunta: “O surf é um desporto individual, ?” Admite que “é legal ter muito brasileiro por perto”, embora puxe mais pelo facto de o surf “nunca deixar de ser uma coisa individual onde você tem de estar focado, estar na sua e dar o seu melhor”. Fica feliz “pelo sucesso dos companheiros”, mas confessa: “Na realidade você quer é estar no lugar deles se eles estiverem melhor que você”. Neste momento, o que este brasileiro gostava mesmo de fazer era “estar a disputar o título mundial e estar no top-10”.

Mas “há três ou quatro meses” que poucas coisas lhe correm bem. O adeus na primeira ronda do Allianz Billabong Pro Cascais não ajuda e, momentos depois de sair da água, Jadson pega no telemóvel, abre o Instagram e publica uma imagem com uma passagem da Bíblia, com a legenda: “Deus sabe de todas as coisas”. O brasileiro espera que ele “esteja guardando algo bom e de melhor” e admite que “sempre [se] apega em Deus não só nos momentos difíceis, mas também quando não [está] bem”. Não disse se vai rezar, ou não, para que a etapa de Peniche (o Moche Rip Curl Pro Portugal, de 20 a 31 de Outubro) lhe dê ondas para brilhar, mas espera que “esse ano a vitória em Portugal tenha sido adiada por mais um evento”. Agora é entre ele e a praia de Supertubos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora