E o público feminino vibra, ou pelo menos deveria. Kate Winslet foi contra a maré da beleza artificial e, aquando da renovação do seu contrato com a Lâncome (integrada na gigante L’Oréal), exigiu uma cláusula para impedir que as suas fotografias fossem trabalhadas com recurso a Photoshop. 

Durante o evento Elle Women in Hollywood, a atriz galardoada com um Óscar explicou ao E! News os motivos por que se opõe às imagens retocadas: “Só posso falar por mim e fazer o que é importante para mim. Espero que outras pessoas sigam o exemplo (…) porque acho que temos uma responsabilidade para com que as gerações mais novas de mulheres.”

Considerando que as jovens de hoje continuam a ser influenciadas pelo que surge nas revistas, a atriz comentou que prefere dizer a verdade sobre quem é, uma vez que as gerações em causa têm de crescer para se tornarem, um dia, “líderes fortes”. Winslet, que aos 40 anos é mãe de três (incluindo uma filha de 15 anos), fez ainda o que pode ser interpretado como um apelo: “Somos todos responsáveis por criar mulheres fortes.”

O facto de Kate Winslet ter problemas com os retoques nas imagens — o que acontece não só na industria da moda, mas também na cinematográfica –, não é propriamente uma novidade. Já em 2009, a atriz contou numa entrevista que pedia com frequência que as suas fotografias editadas voltassem ao estado original.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi também nessa altura que Kate admitiu que envelhecer não era necessariamente uma coisa má: “Tenho rugas aqui, que são bastante evidentes”, contou à Harper’s Bazaar, comentando que já muitas vezes criticou a sua figura trabalhada em cartazes de filmes. “Prefiro ser a mulher sobre quem dizem ‘ela está mais velha” do que ‘ela parece estar drogada’.”

Kate Winslet está longe de ser a única celebridade a apostar e a defender a beleza real. Recentemente, a cantora e atriz Zendaya, de apenas 19 anos, usou as redes sociais para fazer um protesto bem “sonoro”. Depois de ver que as fotografias que tirou para a revista Modeliste tinham sido trabalhadas, a artista divulgou duas imagens, lado a lado, onde é clara a manipulação que o seu corpo sofreu.

“Tinha uma nova sessão fotográfica a ser divulgada hoje e fiquei chocada quando descobri que as minhas ancas e o meu tronco de 19 anos tinham sido manipulados. Estas são as coisas que fazem com que as mulheres se sintam inseguras, que criam os ideais de beleza irrealistas que temos”, escreveu a jovem atriz da Disney na sua conta de Instagram. A mensagem ganhou asas, voou e atingiu um pique de quase 800 mil “gostos” e outros tantos milhares de comentários.  

Mas ainda antes de Zendaya ou Winslet, já outras celebridades se manifestavam contra a manipulação estética do seu corpo e rosto, tal como recorda a Time. Na lista, disponível em fotogaleria, há nomes como a muito conhecida atriz Keira Knightley e até a supermodelo Gisele Bündchen.

Parece que, a pouco e pouco, as mulheres têm cada vez mais voz e expressão no universo das celebridades. E se antes a conversa era (e ainda é) sobre a igualdade salarial entre géneros, agora a tónica está (e estará certamente duramente mais algum tempo) nas noções de beleza que várias indústrias insistem em manter e manipular.