Ser básico, normalmente, não é um elogio. Já ter os básicos certos no armário, seja uma camisa branca, umas boas calças de ganga ou um vestido preto, é um dos mais velhos mandamentos da moda. “Os básicos são os alicerces”, resume Hélder Rodrigues, designer-arquiteto que pôs de pé uma marca só dedicada a estas peças que são a fundação de quase tudo o que se veste.

“De que serve um casaco novo se não tem o básico perfeito por baixo?”, é a pergunta que melhor define a blankpage, lançada este verão para dar motivos aos homens para abrirem os botões do blazer ou rezarem por ambientes aquecidos onde possam tirar o pullover.

“A perfeição começa de dentro para fora”, continua Hélder Rodrigues, referindo-se não à beleza interior mas às peças que estão em contacto com a pele, e que transformou numa linha de duas t-shirts e três pólos de manga comprida. “Cada peça incorpora o espírito daquilo que é o homem blankpage – um homem elegante, prático e moderno, que se encontra entre o estilo hipster e gentleman”.

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O cavalheiro dos tempos modernos, segundo a marca.

Ao contrário do tal adjetivo que faz com que chamar básico a alguém seja sinal de tudo menos de excelência, Hélder Rodrigues quer mostrar que “executar um básico que assente na perfeição é extremamente complexo”. Por isso, a blankpage aliou-se a uma empresa de Barcelos — onde a marca está instalada — que “domina esta engenharia da confeção desde 1987”. 

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“A experiência e a destreza no corte e na construção das peças são determinantes no resultado final”, diz o designer. Assim como são os materiais que fazem estes alicerces — não tijolos, mas tecidos de luxo.

Success Punch png

O pólo azul-escuro “success punch” (149€).

Os pólos de manga comprida são feitos a partir de piqué e com fios PGM, penteados e mercerizados. “Sem querer entrar em demasiada técnica, o que isto quer dizer é que os nossos tecidos são muito mais limpos e, ao serem mais limpos, têm maior qualidade”, explica Hélder Rodrigues. Já as t-shirts são de “algodão com dupla mercerização”, o que as torna “mais macias, leves e menos sujeitas ao aparecimento de borboto”.

Para o comprovar, na página oficial da marca é possível pedir, gratuitamente, uma amostra de tecido. A ideia é: toca no retalho e vai querer o resto da peça mais depressa do que escreve o seu nome numa folha branca. 

Nome: Blankpage
Data: 2015
Ponto de venda: loja online 
Preços: 65€ a 149€