Já todos ouvimos que se deve tomar um pequeno-almoço de rei, um almoço de príncipe e um jantar de pobre. Mas agora, parece que também há mesmo o pequeno-almoço dos campeões. Ou das pessoas de sucesso.

Quem o diz é o Fórum Económico Mundial (FEM) que elaborou uma investigação para criar uma lista de 14 coisas que as pessoas de sucesso fazem durante e antes da primeira refeição do dia.

Segundo o FEM, que teve como base o livro de Laura Vanderkam “O Que as Pessoas de Sucesso Fazem Antes do Pequeno-Almoço” para realizar este estudo, “aqueles que entre nós conseguiram alcançar o sucesso profissional ganharam a vida ao adotar ativamente esta filosofia. Eles investem as primeiras horas do dia nas suas principais prioridades antes das prioridades das outras pessoas aparecerem.”

E, como conta o Telegraph, o FEM chegou a estas conclusões através da ciência, o que permite ao Fórum afirmar que está provado que “esta é uma maneira eficaz de começar o dia.”

Assim, passamos a enumerar as 14 coisas que deve fazer antes e durante o pequeno-almoço se quiser ser bem sucedido na sua vida profissional:

  1. Acordar cedo: tempo é dinheiro. Por isso, e segundo Laura Vanderkam, 90% dos empresários levanta-se antes das 6 da manhã nos dias de semana. Assim, o pequeno-almoço destes é preenchido por telefonemas ou reuniões de maneira a chegar o escritório com muitos dos assuntos do dia já resolvidos.
  2. Beber água: muitos destes empresários de sucesso bebem água logo pela manhã em vez do típico café. Isto porque a água ajuda-nos a manter alerta, reidrata o corpo e ajuda a reiniciar o metabolismo.
  3. Exercício: o exercício físico antes da primeira refeição da manhã ajuda a reduzir o stress durante o dia e melhora o sono à noite. Por isso, correr ou ir ao ginásio é uma atividade comum dos empresários de sucesso.
  4. Tratar do trabalho prioritário: começar o dia literalmente a trabalhar e a resolver os assuntos mais urgentes é um comportamento comum nas pessoas de sucesso. Isto porque a calma das primeiras horas da manhã permite fazer o trabalho sem interrupções.
  5. Trabalhar em projetos pessoais: começar o dia com uma atividade artística de auto-criação parece ser um bom escape à vida atarefada e caótica durante o dia.
  6. Investir no tempo de qualidade em família: nem sempre é preciso juntar a família apenas ao jantar. Até porque, a quantidade de trabalho das pessoas de sucesso pode fazer com que essas refeições não aconteçam desiludindo os familiares. Por isso, muitos dos empresários aproveitam para cozinhar, conversar e ler histórias em conjunto logo pela manhã.
  7. Conversar com o cônjuge: ser uma pessoa de sucesso é sinónimo de dias preenchidos e cansativos. Assim, e na linha do sexto ponto, a altura em que se chega a casa depois de um dia cansativo pode não ser a melhor altura para dedicar à mulher/marido. Assim, muitos dos empresários dedicam a manhã aos seus pares.
  8. Fazer a cama: este hábito pode originar um dia mais feliz e produtivo. Está cientificamente provado e não demora muito tempo.
  9. Navegar na rede: neste caso, e segundo Laura Vanderkam, as conversas online ou tomar o pequeno-almoço com amigos pode ajudar na sua criatividade e descontração.
  10. Meditar para libertar a mente
  11. Escrever as coisas pelas quais está agradecido: alguns dos empresários de sucesso dedicam pelo menos uma manhã para anotar as pessoas, lugares e oportunidades pelas quais está agradecido. Isto ajuda a manter a motivação apropriada e pode fazer a diferença no trabalho.
  12. Planear o dia: planear o dia enquanto se está fresco é uma boa maneira de o organizar da melhor maneira e de o tornar mais produtivo.
  13. Ver o email: muitos vão ver o que se passa no seu email antes mesmo de se levantarem da cama.
  14. Ler as notícias: são muitos os empresários de sucesso que, ainda antes de se levantarem da cama, e depois de consultarem o email, passam os olhos pelos jornais – e, claro, pelo Observador – para se manterem informados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR