O treinador da seleção portuguesa de futebol de sub-21 garantiu hoje total concentração para defrontar Albânia e Israel e frisou que o apuramento para o Euro’2017 poderá ficar bem encaminhado em caso de triunfo sobre estes adversários.

Rui Jorge, que falava após a divulgação da convocatória para a dupla ronda de qualificação, descartou qualquer tipo de sobranceria lusa, tendo em conta a liderança indiscutível do Grupo 4, com três vitórias no mesmo número de jogos.

“Esta seleção não padece desse problema. Os jogadores sabem que se vencermos estes dois jogos daremos um passo enorme rumo ao apuramento. Espero que a postura que temos tido se mantenha e que consigamos um resultado igual aos anteriores”, afirmou, em conferência de imprensa.

Por outro lado, o técnico mostrou-se orgulhoso pela ascensão de vários jovens jogadores à seleção principal, depois de se terem destacado nos sub-21.

“Felizmente temos contado com um lote alargado de jogadores de qualidade. Valorizamos muito o resultado e ganhar é importante, mas o nosso grande objetivo é que os jogadores estejam num patamar superior, na seleção principal. É um motivo de orgulho ter na seleção principal 12 jogadores que nos últimos anos passaram pelos sub-21”, salientou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De resto, Rui Jorge congratulou-se pelo facto de a seleção sub-21 ajudar vários jovens jogadores a afirmarem-se nos clubes: “Em determinado momento, o espaço da seleção ajuda os jogadores, porque podem mostrar o seu valor. Para nós é muito bom ter um lote de qualidade”.

Portugal recebe a Rússia a 11 de novembro, no Estádio Municipal de Arouca, antes da deslocação a Israel, marcada para 17 de novembro, em Petah Tikva.

Lista dos 23 convocados:

  • Guarda-redes: André Moreira (União da Madeira), Bruno Varela (Valladolid/Esp) e Rui Silva (Nacional).
  • Defesas: João Cancelo (Valência/Esp), Rafa (FC Porto), Núrio Fortuna (Sporting de Braga), Pedro Rebocho (Benfica), Rúben Semedo (Vitória de Setúbal), Rúben Vezo (Valência/Esp) e Tobias Figueiredo (Sporting).
  • Médios: Bruno Fernandes (Udinese/Ita), Francisco Ramos (FC Porto), Rony Lopes (Mónaco/Fra), Raphael Guzzo (Tondela), Rúben Neves (FC Porto) e Tomas Podstawski (FC Porto).
  • Avançados: André Silva (FC Porto), Carlos Mané (Sporting), Gelson Martins (Sporting), Gonçalo Paciência (Académica), Iúri Medeiros (Moreirense), Nuno Santos (Benfica) e Ricardo Horta (Málaga/Esp).