De um lado, uma gigante da tecnologia. Do outro, o serviço líder mundial de televisão por internet. A primeira chama-se Samsung e tem um tablet novo — o Galaxy Tab S2. O segundo chama-se Netflix e chegou a Portugal há poucas semanas. Experimentámos juntar os dois para ver — literalmente ver — no que dava. E deu. Deu bem.

A ideia não foi original: até ao final do ano, na compra de um Galaxy Tab S2 a Samsung oferece uma subscrição Netflix de seis meses, que pode aproveitar em qualquer plataforma. Seja no computador, no tablet ou no telemóvel, seja numa smart TV, na Apple TV, no Google Chromecast ou mesmo em alguns leitores de Blu-ray e sistemas de home cinema.

Instalámos o Netflix no Samsung Galaxy Tab S2 de 9,7 polegadas (a maior das versões). No sofá da sala, com o Netflix aberto, é o pouco peso do Tab S2 que se destaca: tem apenas 389 gramas, o que nos permite segurá-lo facilmente com uma única mão durante a sessão.

netflix,

O Netflix pode ser descarregado nas principais lojas de aplicações. HUGO AMARAL/OBSERVADOR

Apesar de recente, o Netflix conta já com um vasto catálogo em Portugal. Temíamos perdemo-nos nele. São milhares de filmes e séries originais — como Narcos, Sense8, Grace and FrankieMarco Polo Unbreakable Kimmy Schmidt — e até programas para os mais novos — Como Treinares o Teu DragãoKung Fu Panda 2 LEGO Ninjago, por exemplo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Porém, não faltaram sugestões na hora de escolher o que ver. A aplicação foi-nos indicando filmes e séries populares na rede, bem como as principais tendências do momento. Além disso, apontou-nos conteúdos com base nos gostos que selecionámos previamente.

netflix,

Com Wagner Moura no papel principal, a série Narcos conseguiu classificação máxima (cinco estrelas) no Netflix. HUGO AMARAL/OBSERVADOR

O ecrã Super AMOLED do Galaxy Tab S2 suporta 16 milhões de cores, o que possibilita uma imagem clara e muito nítida, apropriada aos conteúdos em alta definição do Netflix. E, se estiver configurado para tal, o sensor de luz do Galaxy Tab S2 garante que o brilho do ecrã se adapta automaticamente às condições de luminosidade do ambiente. O brilho certo, para uma imagem brilhante.

Todos os filmes, séries e programas do catálogo Netflix estão legendados em português de Portugal e classificados através de um sistema próprio. Vai de uma a cinco estrelas, atribuídas não só pela crítica especializada como também pelos próprios utilizadores. Graças a isso também pudemos contribuir para as classificações.

Os conteúdos do Netflix incluem legendas em português de Portugal. HUGO AMARAL/OBSERVADOR

Assistimos a Narcos, em que Wagner Moura interpreta Pablo Escobar, o famoso traficante de droga colombiano. Nas mãos tínhamos uma reinvenção do tablet e uma reinvenção da televisão. Só no fim demos conta de que nunca foi tão simples e rápido assistir aos nossos conteúdos preferidos. Está tudo à distância de um toque no ecrã. A equação: Samsung Galaxy Tab S2 com Netflix. Receita ideal para um serão animado.