A linha Chromecast da Google tem um novo membro, que transforma as velhas aparelhagens em sistemas ligados à rede. O processo é simples e faz a ponte entre os atuais dispositivos móveis (smartphone, tablet) e computadores, sempre ligados à Internet, com os amplificadores ou colunas mais antigas, que representam a maioria dos sistemas de som que possuímos.

Streaming

Mostrar Esconder

Transmissão de conteúdos (música, vídeo) alojados noutros locais que não os nossos computadores ou dispositivos móveis (smartphone, tablet). Em relação à música, uma das plataformas de streaming mais conhecidas em Portugal é o Spotify, mas há também o TIDAL, o Google Play Music, o Apple Music e o português MEO Music, através dos quais é possível ouvir dezenas de milhões de músicas.

São cada vez mais as colunas portáteis e sistemas de alta-fidelidade com entrada de cabo de rede ou ligação sem fios, por Wi-Fi ou Bluetooth. Com estes dispositivos podemos utilizar o streaming para espalhar música pelas divisões da casa (ou fora dela).

Mas na maioria das aparelhagens e colunas não há como fazer chegar música sem ser por um cabo, através de uma entrada conhecida por “auxiliar” (geralmente representada por Aux, onde se liga uma ficha jack de 3,5 mm). É uma forma rápida de ligar, por exemplo, um smartphone a um amplificador, mas ainda assim implica que um e outro fiquem presos pela extensão do cabo, o que limita o movimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Chromecast Audio resolve este problema em três passos simples:

  • Liga-se, por cabo, à entrada auxiliar do amplificador, aparelhagem ou coluna
  • Instala-se a aplicação Chromecast no smartphone ou tablet (Android e iOS)
  • Através da aplicação, faz-se a configuração do Chromecast Audio à rede sem fios

Feito isto, é possível começar a transmitir música para o Chromecast – e deste para o amplificador ou colunas.

https://www.youtube.com/watch?v=84EShrB73ZU

Recentemente a aplicação recebeu uma atualização importante, que permite transmitir o mesmo sinal para diferentes Chromecast Audio espalhados pela casa, ou seja, ter a mesma música a tocar em várias divisões.

Conheça as vantagens

O Chromecast Audio é incrivelmente pequeno, leve, portátil e tem um desenho muito cuidado. A instalação é fácil, basta para tal uma ligação à Internet e uma tomada elétrica. Funciona com sistemas Android e iOS, basta seguir os passos da aplicação para ligar o Chromecast à rede doméstica e ao smartphone ou tablet.

Algumas aplicações já permitem a transmissão direta, nomeadamente o Google Play Music (o serviço de streaming da Google) e o Spotify. Os dispositivos Android tiram melhor proveito do sistema, já que incluem a função “transmitir o ecrã”, que permite utilizar o Chromecast com qualquer aplicação – o mesmo não acontece ainda com a versão para iOS, que apresenta mais limitações (um problema de concorrência, claro está).

Tecnologicamente, as funções oferecidas pelo Chromecast Audio não são uma novidade. Um sistema idêntico bem conhecido é o Airport Express da Apple, que faz o mesmo com o extra de ser também um ponto de ligação Wi-Fi. A nova opção da Google limita-se a transmitir o sinal áudio, também com a opção alta-fidelidade, com a vantagem de ser muito mais pequeno e barato: custa apenas 39€.

Conheça as desvantagens

Portátil, mas não tanto. Obriga a ter por perto um ponto de corrente, o que limita a utilização fora de portas. Uma bateria interna iria aumentar o tamanho e o preço, mas também as possibilidades de utilização.

O mesmo para a obrigatoriedade de um sinal Wi-Fi. Se este deixar de funcionar ou estiver numa divisão fora do alcance da rede doméstica, o Chromecast Audio não pode ser utilizado.

Contudo, esta é uma desvantagem prática assumida pela Google: o sinal Wi-Fi permite a transmissão de uma amplitude de sinais áudio superior e a utilização do smartphone sem interrupções de som, como acontece nas ligações Bluetooth quando, por exemplo, se recebe uma mensagem de texto.