Paulo Portas desmente ter divulgado dados do Instituto Nacional de Estatística antes do tempo, noticia o Negócios. O jornal escreve que uma fonte próxima do ex-vice-primeiro ministro garante que Portas não violou a data de embargo sobre a divulgação dos dados do desemprego.

Em causa estão as declarações de Paulo Portas a 4 de novembro quando os dados só seriam públicos a 5 de novembro. Dizia Portas que as estatísticas que o INE iria divulgar na manhã seguinte eram “boas para Portugal” e “iam surpreender pela positiva”. Ao Negócios, fonte próxima do presidente do CDS defende que Portas não divulgou nenhum dado antes do tempo. “Basta ler as declarações de Paulo Portas para perceber que o ex-vice-primeiro-ministro não divulgou por antecipação qualquer número ou dado concreto quantitativo sobre o desemprego”, referiu.

Entretanto, o INE limitou o tempo de disponibilização antecipada de dados de 2014 na sequência de uma “violação do dever de embargo por um membro do governo, evidenciada perante todo o País através das cadeias de televisão”, sem referir concretamente qual foi a violação. A informação sob embargo é agora divulgada duas horas antes da publicação no site, quando até novembro era dada na véspera aos elementos de entidades públicas autorizados com o compromisso de não a revelarem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR