Paulo Portas
Paulo Portas

Paulo Portas será curador na Fundação Champalimaud

1956
Decisão foi tomada numa reunião na semana passada, em que também participou a rainha Sofia de Espanha. Paulo Portas fará, assim, parte do Conselho de Curadores.
Paulo Portas

"Com O Independente, a direita deixou de ser tabu" /premium

426
Paulo Portas relembra os "tempos efervescentes" d'O Independente "bastante anti-cavaquista". E comenta as quatro palavras associadas à sua reputação: Vichyssoise, Jaguar, irrevogável e submarinos.
Rádio Observador

Com "O Independente, a direita deixou de ser tabu"

Paulo Portas comenta as quatro palavras associadas à sua reputação: Vichyssoise, Jaguar, irrevogável e submarinos. Entrevista de José Miguel Tavares no Art 38º.
CDS-PP

O Adolfo, a Direita e os negócios /premium

284
Muitos políticos gostam de ter uma vida dupla entre o exercício da política e a defesa dos interesse privados das empresas que os contratam. Mesquita Nunes não conseguiu resistir a esse apelo.
CDS-PP

O furacão Portas foi a Peniche mas poupou Portugal

134
Antigo líder centrista falou em Peniche na Escola de Quadros do CDS onde o furacão se previa forte, mas os ventos eram de Europa e levaram-no para outras geografias. Eis Portas, o euro-desiludido.
CDS-PP

Portas e Mendes vão dar formação à escola do CDS

608
Paulo Portas, Marques Mendes e um general que pediu a passagem à reserva na sequência do caso de Tancos são alguns dos participantes da Escola de Quadros do CDS que arranca quinta-feira.
Venezuela

Sócrates, Lino e o rei do pernil da Venezuela /premium

1855
Mário Lino é chairman da Iguarivarius, que já faturou mais de 200 milhões de euros na Venezuela. O negócio começou com a diplomacia económica de José Sócrates — e continuou com a de Paulo Portas.
Angola

O meu problema com Paulo Portas /premium

647
Portas conseguiu desiludir sempre. Aos que queriam um jornalista, saiu-lhes um político; aos que queriam um político, saiu-lhes um homem de negócios. Em Angola, passou a ser MPLA desde pequenino.
Congresso do CDS

Mesquita Nunes: "Não há duas linhas no CDS"

373
Adolfo Mesquita Nunes andou 20 minutos no Carpool do Observador e espera que ter assumido a homossexualidade não seja tema: "Se nunca foi falado antes, também não será falado agora. Mas veremos".
Congresso do CDS

A aparição de Portas no congresso do CDS

227
Paulo Portas não está presente em Lamego, mas apareceu aos congressistas num vídeo a homenagear o ex-presidente do partido, Adriano Moreira: "Ajudou-me a compreender Portugal". Veja aqui
Congresso do CDS

Dois anos de Portas a Cristas. Que mudou no CDS?

165
Assunção Cristas tem pouco a ver com Paulo Portas. Pelo menos, no que ao estilo de liderança diz respeito. Ouve, delega e confia mais do que o seu antecessor. É um CDS mais ambicioso, reconhece o PS.
CDS-PP

Cristas in, Portas out. Há dois anos foi assim

123
O congresso deste fim de semana teve o primeiro ato em 2016. Portas chorou e passou a pasta a um "par de mãos seguras". Ironia: Teresa Leal Coelho assistiu na primeira fila à entronização de Cristas.
Mário Centeno

Querem acabar com os homens bons na política?

780
Pelos vistos, se continuarmos neste perigoso caminho, muito em breve os homens bons, como José Sócrates, deixarão de estar dispostos a sacrificar as suas confortáveis vidas para servir o bem comum
Angola

Portas, Relvas e Durão ajudam relações com Angola

1345
O Expresso avança que - além dos esforços do executivo português e da presidência da república - Durão Barroso, Paulo Portas e Miguel Relvas reuniram-se com João Lourenço, presidente de Angola.
Paulo Portas

Portas: "Direitos adquiridos só existem na Europa"

1221
Numa conferência sobre geoestratégia, Portas falou nos perigos de "declínio" da Europa, da ascensão da China e dos riscos nucleares na Coreia. Mas recusou-se a falar do "Caso Manuel Vicente".
CDS-PP

Portas foi a Peniche desafiar os moderados

335
Entre Maputo e México, um salto a Peniche. Portas chegou a dizer que não ia à Escola de Quadros do CDS, mas foi. Deixou um aviso aos partidos sobre redes sociais e disse aos moderados para atacarem.
Política

João Soares:Portas foi "talvez" o melhor na Defesa

2329
O deputado socialista João Soares defendeu que o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas foi "um excelente ministro da Defesa, se não o melhor", elogiando a solução para a OGMA e a compra de submarinos.
António Costa

Os políticos que interromperam entrevistas a meio

Antes de António Costa ter dado abruptamente por concluída uma entrevista à Rádio Renascença, houve outros casos: Santana Lopes, Paulo Portas e Ricardo Rodrigues - que meteu os gravadores no bolso
Paulo Portas

Portas fatura em média mais de 36 000€ por mês.

916
A Vinciamo Consluting, empresa do ex-vice-primeiro-ministro, somou um volume de negócios de quase 217 mil euros nos seus primeiros seis meses de atividade.
Paulo Portas

Ministério Público investiga concurso da NATO

A investigação surge depois de Tecnorém ter apresentado uma queixa no Ministério Público sobre alegados favorecimentos à Mota-Engil, onde Paulo Portas é consultor. Construtora garante ter "provas".
Paulo Portas

Portas acusado de influenciar concurso da NATO

456
Uma construtora acusa Paulo Portas de ter utilizado a sua influência para reverter avaliação inicial de concurso para escola da Nato em Oeiras. Obra foi para a Mota-Engil, onde Portas é consultor.
Panama Papers

Eurodeputados querem ouvir Sócrates, Portas e juiz

101
Comissão de coordenadores dos Panama Papers discutiu esta tarde os nomes a ouvir na missão que eurodeputados fazem a Portugal em junho, mas decidiu adiar uma decisão final para a próxima reunião.
Paulo Portas

Portas. A UE engripada e o elogio dos cardeais

170
O ex-líder do CDS defende que a única solução da UE é a coesão. À tentação de responder aos problemas com referendos, Portas fala na eleição do Papa. Mas em política não há Espírito Santo que valha.
Paulo Portas

Europa está a seguir uma "receita para o desastre"

777
"A Europa não tem crianças, é contra os imigrantes, é a favor dos direitos adquiridos toda a vida, sem saber como se vão pagar". Na véspera da tomada de posse de Trump, Paulo Portas está pessimista.
Paulo Portas

Portas: relação Rússia/Trump pode ser oportunidade

O ex-líder do CDS/PP admite não estar preocupado com a relação de Donald Trump com a Rússia, defendendo que esta pode ser vista como uma oportunidade.
Caixa Geral de Depósitos

Cristas deseja "as melhores venturas" a Macedo

Assunção Cristas sublinhou que a crítica do CDS-PP em relação ao processo da CGD "nunca teve a ver com nome A ou B". Sobre Paulo Macedo, seu ex-colega de Governo, diz ter "a melhor impressão".
União Europeia

Paulo Porta acha que UE é contra os migrantes

O vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria, Paulo Portas, considerou que se está a "cavar um modelo muito difícil" para a União Europeia, criticando medidas como a rejeição de migrantes.
Turismo

Portas diz que novo imposto "ameaça" investimento

224
O ex-líder do CDS disse na Cimeira do Turismo que "não ameaçaria" o investimento estrangeiro "com nenhum imposto sobre o património, ou de sucessão". Ou o capital carrega num botão e vai embora.
CDS-PP

"Se não tivermos relação com Angola, outros terão"

170
Em dia de socialistas no CDS, Portas recusa-se a falar de política nacional. Defende relação com Angola, diz que impeachement está na Constituição brasileira, e faz apoio a Hillary.
CDS-PP

Escola de Quadros do CDS-PP arranca em Peniche

Cerca de 130 jovens vão juntar-se em Peniche onde irão ouvir nomes como Paulo Portas, António Vitorino, Pedro Mexia e Maria de Lurdes Rodrigues. O encontro termina domingo.
CDS-PP

CDS. Escola de Quadros junta Portas a socialistas

168
Escola de Quadros do CDS marca rentrée e decorre ao mesmo tempo que a Universidade de Verão do PSD. Portas vai dar "aula" com o socialista António Vitorino. Maria de Lurdes Rodrigues também participa.
Angola

Luanda. Paulo Portas demarca-se da polémica no CDS

256
Paulo Portas desvalorizou a polémica gerada em torno das declarações do deputado Hélder Amaral. À margem do congresso do MPLA, disse que o seu plano é o "das relações do Estado português".
CDS-PP

CDS foi a Angola defender "interesses" de Portas

1476
Ex-líder dos centristas deu entrevistas à SIC Notícias e ao I para tecer fortes críticas à polémica ida de Hélder Amaral ao Congresso do MPLA, em Angola, e a Paulo Portas.
Paulo Portas

Da TV ao México, eis o sétimo trabalho de Portas

298
São sete os novos ofícios de Portas e foram sendo revelados a conta-gotas. Ontem foi desvendado o último: consultor na maior petrolífera mexicana, a Pemex. PCP e BE condenam por falta de "ética".
Paulo Portas

Portas contratado pela petrolífera mexicana Pemex

4532
O antigo vice-primeiro-ministro foi contratado para ser consultor de uma filial em Espanha da maior empresa do México, a petrolífera mexicana Pemex.
PCP

PCP quer ouvir Durão Barroso e Portas

O PCP requereu a audição no parlamento do ex-primeiro-ministro Durão Barroso e do ex-ministro Paulo Portas sobre as conclusões do relatório Chilcot.
PCP

Guerra do Iraque. PCP quer ouvir Durão e Portas

319
Os comunistas querem ouvir José Manuel Durão Barroso e Paulo Portas no Parlamento para que esclareçam o que esteve, de facto, na base da intervenção militar no Iraque.
Paulo Portas

Uma questão de confiança

208
Foi para beneficiar empresas como a Mota-Engil e outras semelhantes, assegurando futuros empregos para os partidos e as suas clientelas, que os sucessivos governos levaram o país à ruína!
Paulo Portas

Portas vai "fazer sete coisas ao mesmo tempo"

O ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas garantiu que a lei é "escrupulosamente cumprida" no contrato como consultor da Mota-Engil, afirmando que mudou "radicalmente de vida" e que vai "fazer sete coisas ao mesmo tempo".
Bloco de Esquerda

BE critica lugar de Portas na Mota-Engil

O Bloco de Esquerda criticou o "apetite voraz" da Mota-Engil pela contratação de ex-ministros, assim como a disponibilidade de Paulo Portas para aceitar um lugar de consultor nesta empresa.
Paulo Portas

A nova vida de Paulo. De Marrocos a Abu Dhabi

Foi a Marrocos, aos Emirados Árabes Unidos, deu entrevistas e conselhos. Nos últimos dois meses antes de deixar de ser deputado da Assembleia da República, Paulo Portas esteve tudo, menos sossegado.
Paulo Portas

Cristas diz ser positivo Portas ajudar o País

515
A líder do CDS-PP disse que é positivo Portugal ter "alguém com a experiência de Paulo Portas a ajudar" na internacionalização da economia, ao comentar a entrada como consultor na Mota-Engil do ex-presidente do partido.
CDS-PP

A direita era ele. O legado de 16 anos de Portas

249
Era um radical. Um ideólogo. Queria uma direita que fosse direita. Mas o poder moderou-o: tornou-se realista e posicionou o partido mais ao centro. Que marcas deixa? Esta: um partido de poder.
Mota-Engil

António Mota explica contratação de Portas

A contratação de Paulo Portas visa aumentar a internacionalização da Mota-Engil, mas o presidente da empresa não quis dizer em que outros mercados é que o ex-vice-primeiro-ministro vai trabalhar.
Paulo Portas

Afinal Portas tinha razão quando era eurocético?

Deixou o Parlamento na quinta-feira, 21 anos após ter chegado a deputado com críticas à Europa. Estava fora do "arco da governação" por ser anti-UE. Mas houve profecias de Portas que se cumpriram
Paulo Portas

Paulo Portas na Mota-Engil

2498
O ex-líder do CDS-PP vai ser consultor da construtora Mota-Engil, noticia o Expresso. E diz que não há qualquer incompatibilidade com as funções que já desempenhou no governo.
TVI

Paulo Portas vai ser comentador na TVI

879
O ex-líder do CDS vai ter um programa semanal de comentário sobre política internacional. Paulo Portas vai falar no Jornal das 8, na TVI.
Paulo Portas

Saída de Portas do parlamento "está por dias"

O ex-presidente do CDS-PP Paulo Portas disse à Lusa que a sua saída da Assembleia da República "está por dias", de acordo com o que combinou com a atual líder centrista, Assunção Cristas.
União Europeia

"Vivemos um dos piores momentos da Europa"

267
Antigo vice-primeiro-ministro afirma que "há défice de lideranças" e colapso no sistema de decisão da UE. Antigos ministros dos Negócios Estrangeiros querem Lisboa na agenda internacional.
Política

Suceder a um líder carismático. Haverá coisa pior?

156
Assunção Cristas é a nova líder do CDS, depois de 16 anos de Paulo Portas. Ser indicada pelo antigo líder e manter a herança podem garantir uma liderança tranquila - mas tudo depende dos resultados.
Paulo Portas

Governo brasileiro vai condecorar Paulo Portas

1176
Governo brasileiro vai condecorar o ex-governante com a Ordem do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração dada a cidadãos estrangeiros. Brasil junta-se ao México e Colômbia nas distinções a Portas.
Conflito na Síria

Portas critica Europa na gestão da crise na Síria

148
O ex-líder centrista criticou a gestão da Europa no conflito sírio - a política de vetos aplicada à Rússia e a entrega de armas à oposição síria transformaram o território num "inferno", diz Portas.
Política

Portas: "É uma forma útil de ajudar o país"

122
Ex-vice PM e ex-líder do CDS é agora vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria e diz que essa é apenas uma "das diversas componentes" na "nova etapa da sua vida".
Política

Portas já tem um novo trabalho

Ex-vice PM foi eleito por unanimidade pela Assembleia-geral, para um cargo que não é remunerado. Mas esta não será a única atividade a que vai dedicar-se quando se afastar da política.
CDS-PP

O alvo do CDS não é a geringonça. É o PSD

239
Novo ciclo do CDS passa por uma demarcação clara do casamento dos últimos quatro anos. Palavra "geringonça" pouco se ouviu em Gondomar, com o CDS a discutir mais política do que políticas.
CDS-PP

Portas continua como deputado até abril

Portas não renuncia de imediato ao lugar de deputado. Fica no Parlamento, pelo menos, até abril. Será substituído por Filipe Anacoreta Correia.
CDS-PP

Conselhos, elogios e omissões do adeus de Portas

No dia em que se despediu, Portas deixou conselhos eleitorais à nova geração, avisos sobre a banca, Angola e Europa. Elogios a Cristas, Marcelo e a si próprio. "E pronto, finito". No final, lágrimas.
CDS-PP

Frases e "sound bites" de Portas. De A a Z

107
É o fim de um ciclo para o CDS. Depois de 16 anos à frente do partido, Portas sai de cena para dar lugar a Assunção Cristas. Portas, o mestre dos sound bites, de A a Z na primeira pessoa.
Paulo Portas

Portas despede-se logo na manhã de sábado

É já no sábado que Paulo Portas se despedirá da liderança do CDS, com uma última intervenção no 26º Congresso que se reúne este fim de semana em Gondomar.
Paulo Portas

"O que a esquerda fez pode acontecer-lhes a eles"

476
Na última entrevista que dá enquanto líder do CDS, Portas admite à RR que alianças de governo sem ganhar eleições podem voltar a acontecer, mas ao contrário. O que conta é a soma de deputados, diz.
CDS-PP

Paulo Portas homenageado no Brasil

200
Depois de ter estado envolvido, enquanto governante, em várias negociações com o Brasil, Paulo Portas foi homenageado com um almoço oferecido pelo vice-presidente brasileiro.
Paulo Portas

Anacoreta Correia não avança e apoia Cristas

129
Líder da Alternativa e Responsabilidade diz que Assunção Cristas é a pessoa que "reúne melhores condições" para liderar o CDS. Esta tendência centrista apresenta de qualquer forma moção ao Congresso
Presidenciais 2016

CNE arquiva queixas contra Paulo Portas

A Comissão Nacional de Eleições arquivou as queixas apresentadas contra Paulo Portas por considerar que o centrista não fez um apelo ao voto em Marcelo no dia das eleições.
Orçamento do Estado

Portas. "Esforço fiscal nunca visto" por ideologia

residente do CDS-PP, Paulo Portas, acusou o Governo de ter lançado mão "de todos os impostos indiretos e taxas possíveis" para "fechar a conta" do Orçamento do Estado para 2016.
Aviação

Portas. Acordo na TAP envolve mais encargos

Presidente do CDS-PP, Paulo Portas, alertou que o acordo para a alteração de contrato com a TAP promovido pelo Governo é "um convite à discórdia" e vai implicar "um encargo superior" para o país.
Orçamento do Estado

Portas espera "aproximação" entre governo e Europa

O líder do CDS-PP reuniu-se com Juncker e no final disse esperar que haja "uma aproximação de posições" entre o Governo e a Comissão Europeia, na negociação do Orçamento.
Paulo Portas

Assunção Cristas não é "insensível ou fútil"

157
No jornal do CDS, António Lobo Xavier dá o seu apoio a Assunção Cristas, mas aproveita para enviar recado aos antigos líderes. Afirma ainda que Portas percebeu que era preciso partido "renovado".
Presidenciais 2016

CDS responde à CNE com vídeo irónico

723
Num curto vídeo publicado no Facebook, o partido lembra que Costa também falou nas eleições legislativas e não foi questionado pela CNE. Este órgão vai agora analisar as declarações de Portas.
Nações Unidas

Costa lança candidatura de Guterres à ONU

258
António Costa vai apresentar a candidatura de Guterres à liderança da ONU. PR e líderes partidários já foram informados e diligências diplomáticas já foram iniciadas. E Paulo Portas já declarou apoio.
Subvenções Vitalícias

Aposentação: CDS ataca regime especial de juízes

2871
Paulo Portas discorda de subvenções vitalícias para ex-políticos e critica “regime especialíssimo” de aposentações dos juízes do TC. PS diz que presidente do TC não foi "hábil" a defender acórdão.
CDS-PP

Portas preocupado que se "volte atrás" na TAP

Paulo Portas mostrou-se preocupado com a ideia de que "é tudo para desfazer ou para voltar atrás", dando como exemplo a TAP, as concessões dos transportes ou a reforma laboral.
CDS-PP

Paulo Portas: Nuno Melo "mostrou generosidade"

154
Paulo Portas falou numa conferência onde também estava Assunção Cristas. Diz que confia na nova geração do CDS e que não vai tecer considerações políticas sobre a futura liderança do partido.
Paulo Portas

Portas "com maior confiança" em Cristas

Líder do CDS elogia nova geração do partido. Portas sai de cena mas ala portista não se divide e vai em frente aquela que é apontada como a sua favorita.
CDS-PP

Cristas: "CDS não será partido de uma mulher só"

875
Assunção Cristas formaliza anúncio da candidatura à liderança e mostra o que quer para o partido: CDS unido e a crescer, sem PSD, para ser alternativa "robusta" ao Governo das "esquerdas radicais".
CDS-PP

Assunção Cristas é candidata à liderança do CDS

586
Depois do anúncio de Nuno Melo de não se candidatar, Assunção Cristas decide avançar. Anúncio foi feito no Facebook, e para as 20h está marcada uma declaração oficial à imprensa.
CDS-PP

Nuno Melo não é candidato. E apoia Cristas

1157
Melo não é candidato à liderança do CDS. O anúncio foi feito na sede dos centristas depois de muita indecisão e de última conversa com Cristas. "Foi uma decisão difícil". Apoio vai para a ex-ministra.
Paulo Portas

CDS. Nuno Melo anuncia amanhã se é candidato

Ser ou não ser candidato à sucessão de Paulo Portas, eis a questão. Nuno Melo dá esta noite uma entrevista à RTP3 mas não será aí que fará o anúncio - declaração marcada para amanhã às 12h.
Instituto Nacional Estatística

Portas desmente violação de embargo do INE

Depois de o INE ter alterado a divulgação de dados por causa de uma violação de embargo do antigo governo, fonte de Portas diz ao Negócios: ex-vice PM "não divulgou qualquer dado antes do tempo".
CDS-PP

"Não me perguntem onde estarei daqui a 10 anos"

102
Melo e Cristas não abriram o jogo e Conselho Nacional centrou-se no agradecimento ao líder. À saída, Portas quis falar: "Não me perguntem onde estarei daqui a 10 anos". Congresso é a 12 e 13 de março.
Paulo Portas

Pós-Portas. 7 incógnitas para o futuro do CDS

O CDS reúne hoje o primeiro conselho nacional depois do anúncio da saída de Portas, ainda sem conhecer candidatos à sucessão. Mas com vários caminhos a escolher. Eis sete desafios incontornáveis.
Vistos Gold

Governo não mexe na atribuição de vistos gold

342
O Governo de António Costa considera "positiva" a revisão dos vistos gold feita por Paulo Portas e não vai mexer nos critérios de atribuição da autorização de residência.
Aníbal Cavaco Silva

O que pediram os líderes políticos para 2016?

2016 é o início de um "novo tempo", promete a esquerda. Tréguas, propõe Passos. Cautela e prudência - vivemos "tempos de incerteza", avisa Cavaco. O que pediram os líderes partidários para o novo ano?
PS

CDS muda. Mas não é para dar a mão ao PS

208
Independentemente do novo líder, é tempo de mudança no CDS. O partido do contribuinte e do reformado já lá vai, é preciso atualizar o discurso e, dizem alguns, ocupar o lugar vazio ao centro.
Política

CDS. Dois delfins de Portas na luta pelo poder

198
Cristas e Melo recebem incentivos para avançar e estão na pole position. Portas não quer guerras, Pires de Lima aposta em eleição "concorrida" e "aberta" - onde cabem ambos. João Almeida de fora.
CDS-PP

"Líder carismático" a quem o país "fica a dever"

273
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, elogiou esta terça-feira o "líder partidário carismático" Paulo Portas, que anunciou a saída da chefia do CDS-PP.
Paulo Portas

Ribeiro e Castro não fecha a porta a candidatura

Há os candidatos óbvios à sucessão de Portas e depois há os críticos que estão na fila. Ribeiro e Castro diz que é cedo para falar nisso e Anacoreta Correia confirma que tem recebido incentivos.
Assembleia Da República

Portas dá cadeira a crítico na Assembleia

101
Com a possibilidade da saída de Portas do Parlamento, quem sobe na lista é Anacoreta Correia. Já lá esteve um mês, enquanto o Governo de coligação durou. Agora pode assumir o cargo em pleno.
CDS-PP

16 anos de Portas em imagens

205
De não querer ser político a presidente do CDS. Paulo Portas foi a principal cara do CDS durante 16 anos. Veja aqui alguns dos momentos mais importantes da vida política no dia da transição.
CDS-PP

As vitórias e as derrotas de Paulo Portas

É o político das sete vidas e um dos mais resistentes na liderança. Esteve 16 anos à frente do CDS, só ultrapassado por Álvaro Cunhal. A última vida esgotou-a agora. Este sábado despede-se.
Paulo Portas

Portas só ficaria dois anos no Governo

Líder do CDS tinha dito em outubro a Passos que só ficaria no Governo até 2017. E avisou-o da decisão de não recandidatar-se antes do Natal. Mas acredita que CDS só regressará ao poder com o PSD.
Paulo Portas

16 anos "é quanto baste". "É uma decisão de vida"

634
Portas diz que sairá do partido por três razões: pelo tempo, pelo futuro e pelo novo ciclo político. O ainda líder do CDS pede aos militantes: "Não tenham medo"
Paulo Portas

A quem ficará entregue o CDS?

867
Mota Soares, João Almeida ou Nuno Melo são alguns dos prováveis sucessores de Portas. Desta vez, o líder não deverá repetir a forma como saiu do partido em 2005, deixando portistas desorientados.
Paulo Portas

Paulo Portas sai da liderança do CDS

1191
Paulo Portas anunciou aos dirigentes do partido que não se vai recandidatar ao cargo de presidente do CDS. Congresso acontece nos primeiros meses de 2016.
CDS-PP

Comissão política do CDS-PP reúne-se hoje

A comissão política reúne-se antes do Conselho Nacional de dia 07 de janeiro numa altura em que Paulo Portas ainda não anunciou a recandidatura.
TAP

Portas não quer pagar "imposto ideológico" da TAP

Paulo Portas disse, no Funchal, que é um "sinal errado" querer impor a ideologia política na questão da TAP. E defendeu que, sem privatização, haverá uma "ameaça permanente" sobre a empresa.
Coligação

A direita após o choque. "Amigos para siempre"?

162
Foi assim na campanha: Passos e Portas juntos, em Bragança, ao som de "Amigos para Siempre". Mas isso já lá vai. Agora, na oposição, o que significa a esquerda unida para o PSD e (sobretudo) CDS?
Paulo Portas

Portas desafia esquerda a deixar utopias

245
Líder do CDS-PP deixou recado aos partidos de esquerda para se deixarem de utopias, lembrando que o comunismo e os regimes totalitários do século XX nasceram daí.
Governo

Portas: Costa com BE "na lapela" e nas mãos do PCP

370
Portas fez a sua primeira intervenção no plenário desde que PS é Governo e arrasou "ilegitimidade". Com ironias ao namoro com Catarina e Jerónimo, Portas diz que Costa pôs o destino nas mãos do PCP.
Governo

Portas na oposição, mas "não por vontade do povo"

829
"Não foi por vontade do povo" que Paulo Portas passou de vice-primeiro-ministro para deputado da oposição na Assembleia da República, disse o líder do CDS-PP aos militantes no Bombarral.
Governo

Novo Governo aprova programa sexta-feira - como aconteceu

332
Debate do programa de Governo foi pré-agendado para dia 1 e 2 de dezembro. Passos e Portas apareceram juntos enquanto PM e vice-PM para relembrar 25 de novembro. Siga tudo em direto.
Governo

Desta vez, PSD/CDS querem comemorar 25 de novembro

1145
Nunca antes aconteceu, mas desta vez PSD e CDS querem comemorar o 25 de novembro na Assembleia, quando a data celebra os seus 40 anos. Ferro nomeou grupo de trabalho. Faltam 7 dias.
Governo

Alerta de "erosão do regime semi-presidencialista"

Encontro de Passos e Portas com constitucionalistas serviu para refletir sobre "crise política sem precedentes". Posse de Costa será "arriscada" e Cavaco não deve ser encostado à parede, alertaram.
Presidenciais 2016

Rio e Santana de novo na corrida para Belém?

353
A direita não está contente com Marcelo e quer um candidato que partilhe mais as dores da coligação - assumindo a vontade de dissolver a AR e convocar eleições. Rio e Santana de novo em jogo?
Pensões

Pensões mínimas: esquerda "devia ter vergonha"

1223
O líder do CDS disse que PCP e BE "deviam corar de vergonha" por um aumento de 0,3% das pensões mínimas, preocupando-o a visão internacional de um Governo dependente das reuniões do CC dos comunistas.
Crítica de Livros

O Independente: A "derrota espetacular"

371
Cavaco ganhou 3 vezes, o euroceticismo só vinga à esquerda, Portas é outro - e até já apoia Marcelo e... Cavaco. Ficaram as capas, jornalismo - e uma bela história. Este livro conta-a mesmo bem.
Web Summit

Dublin.Sol, surf e praia marcam discurso de Portas

300
O vice-primeiro ministro Paulo Portas juntou-se a Paddy Cosgrave no palco central da Web Summit no dia que marca a despedida de Dublin. Para 2016, já há reservas em hotéis e 300 pessoas confirmadas.
Governo

Governo "profundamente convencido" de ponte com PS - como aconteceu

613
Costa Neves, ministro dos Assuntos Parlamentares, afirma que não há muitas divergências entre coligação e PS. Cavaco garante que Portugal vai cumprir compromissos externos.
Governo

"Às vezes parece um PREC dois", acusa Paulo Portas

698
O vice-primeiro-ministro acusa a esquerda de tentar ganhar na secretaria. Se PS, BE e PCP formarem um executivo, "esse governo estaria ferido de ilegitimidade politica desde o primeiro dia".
Governo

Diz-me com que caneta assinas, dir-te-ei quem és

344
Sabe quem usou uma caneta de 2 euros na tomada de posse? E quem escolheu canetas douradas? Veja na fotogaleria as escolhas dos 16 ministros e do Presidente da República e o que isso pode revelar.
Legislativas 2015

Infografia. Quem é quem no novo Governo

151
A composição do novo Executivo PSD/CDS foi conhecida esta terça-feira, com algumas surpresas à mistura. Conheça todos os ministros do XX Governo Constitucional.
Legislativas 2015

5 passos que a direita já prepara

256
Passos e Portas já preparam um programa diferente - mais adaptado ao "diálogo". E têm argumentário para um Governo que pode ser de curta duração. O objetivo é estar preparado para tudo - e para o pós.
Legislativas 2015

Portas admite ceder lugar de número dois a Costa

1370
Paulo Portas está disposto a ceder o seu lugar de número dois no Governo no caso de haver uma coligação PSD/CDS e PS. Governo de Passos é o natural, mas acusa PS de não ter feito "uma única" proposta.
Legislativas 2015

Quem é quem nas negociações?

O PS tem andado de reunião em reunião com todos os partidos. Quem são os homens que estão dos dois lados das mesas de negociação? É deles que depende o futuro governo do país?
Legislativas 2015

"Medidas do PS não são bolas de Natal na árvore"

602
Não foi o fim das negociações entre PS, PSD e CDS. Foi antes um subir da parada por António Costa que enumerou várias "medidas imprescindíveis" enquanto averigua as condições à esquerda.
Legislativas 2015

Guia para as cedências da coligação ao PS

São 23 as propostas que o PSD e o CDS levam à discussão com o PS. Veja aqui as medidas que os aproximam e quais as que Passos e Portas não cedem aos socialistas.
Legislativas 2015

Coligação aceita "mais de 20" propostas do PS

7010
PSD e CDS escolheram "mais de 20" propostas do programa do próprio PS, que admitem agora serem "compatíveis" com a sua estratégia. Mas abrem a porta a outras ideias de Costa. Terça-feira há reunião.
Legislativas 2015

Governo de esquerda? PS recupera Portas de 2011

150
Em 2011, num debate com Passos, Portas dizia que o importante era a direita conseguir maioria, mesmo que o PS tivesse mais votos. Direção do PS pôs vídeo a circular. Mas nem tudo é comparável.
Legislativas 2015

Cavaco quer pôr Passos e Costa a falar

324
Passos Coelho vai hoje a Belém, mas o Presidente não tem pressa em dar posse ao novo Governo. Antes, quer ver Passos e Costa a discutir questões essenciais para a governabilidade.
Legislativas 2015

Os ministros que saem e os que estão na dúvida

524
PSD e CDS reúnem órgãos nacionais para formalizar acordo de governo. Segue-se Cavaco e, depois, é montar o puzzle. Há ministros que não querem ficar, outros que têm porta aberta para sair. Quem são?
Legislativas 2015

Os riscos de governar sem maioria, segundo Passos

Não foi uma nem duas vezes que Passos e Portas alertaram, ao longo da campanha eleitoral, para os riscos de não haver maioria no Parlamento. Sem maioria, haverá novas eleições em seis meses, diziam.
Legislativas 2015

"Com humildade", Passos vira-se para o PS

163
O discurso é de vitória mas "com humildade". Sem maioria no Parlamento, como queria, Passos e Portas abriram a porta imediatamente a entendimentos com o PS.
Legislativas 2015

Maioria "por favor". Passos faz último apelo

204
É o último apelo, antes da meia noite. Sábado é dia de reflexão, domingo de decisão, e segunda-feira Passos e Portas esperam que não seja de "instabilidade". Até lá é "ter fé" e pedir "por favor".
Legislativas 2015

Passos preparado para governo de curta duração

PSD e CDS confiam na vitória e esperam mudanças no PS - abrindo caminho ao diálogo. Passos quer 1º OE fechado até ao fim do ano - e aposta em 2 anos a abrir, não vá a crise política aparecer rápido.
Legislativas 2015

Pelos idosos e jovens. "Isto não são promessas"

105
Coligação continua caminho de caça ao voto. Esta quinta-feira apostou nos idosos e na juventude. Promete melhoras, mas diz que não são promessas eleitorais. "Já estava tudo previsto".
Legislativas 2015

#governobom? 13 problemas fechados até às eleições

176
Na terça-feira veio um acordo com os enfermeiros, depois de dois anos a negociar. Antes, já tinham vindo várias pequenas soluções para a função pública e outras tantas para os cidadãos. Veja a lista.
Legislativas 2015

Passistão ou PàFistão?Cavaquistão não é certamente

Caravana da coligação está em Viseu, um bastião cavaquista que pela primeira vez em mais de 20 anos mudou de nome: Passistão (ou PàFistão). Com "fé" e de crucifixo no bolso, Passos segue cantando.
Legislativas 2015

Pickles, chamuças, BPN. Dia "picante" na coligação

Coligação está em Coimbra, mas não vê estudantes nem passeia pelas ruas. Entre visitas a fábricas de azeitonas, pickles e chamuças, o "picante do dia" foi a notícia sobre prejuízos escondidos do BPN.
Paulo Portas

Portas. Relatório de Bruxelas é "mera opinião"

É "mera opinião" e não é "vinculativo". O vice-primeiro-ministro comentou desta forma o relatório hoje divulgado pela Comissão que indicava possibilidade de Portugal aumentar impostos.
Legislativas 2015

Morangos, espumante e "parabéns a você", Assunção

249
Era mais um dia de campanha, desta vez no distrito de Leiria, onde a ministra da Agricultura é candidata. Mas acabou por ser muito mais do que isso. Morangos, espumante e "parabéns", fez-se a festa.
Legislativas 2015

Coligação faz 'all in' nos descontentes do centro

126
Próximo passo: apostar nos desiludidos do centro - pensionistas, funcionários públicos, jovens e desempregados. Porque as "sondagens não votam" e sempre há o risco de surtirem o efeito contrário.
Legislativas 2015

PàF: Quantas maneiras há para pedir estabilidade?

128
Primeiro, o contraponto com o passado. Agora, a súplica de maioria para governar. Sem promessas eleitorais, Passos e Portas esperam convencer o eleitorado a não trocar o certo pelo incerto. Mas como?
Legislativas 2015

Os líderes estrangeiros que os inspiram

135
Quer saber quem são as referências internacionais dos nossos políticos? Passos, Portas, Jerónimo e Catarina Martins confessam os modelos em que se inspiram.
Legislativas 2015

O Minho traz novo alento. Nem o défice atrapalha

679
A maioria absoluta começa timidamente a entrar na campanha da coligação. Pode ter o nome de "estabilidade", mas o significado é parecido.No Minho, Passos garante que vai virar discurso para o futuro.
Pedro Passos Coelho

Passos sai (finalmente) à rua. "É uma brasa!"

528
E ao 3º dia, a rua. A comitiva lá fugiu ao guião e pôs Passos, rodeado de seguranças, a cumprimentar pessoas. Andou uns 500 metros, entrou em cafés e uff, já está. O Montijo até o recebeu bem.
Legislativas 2015

O supersónico Portas e a "simplesmente Maria"

O vice-primeiro-ministro teve a sua primeira ação de campanha - em período oficial - a solo. Chegou atrasado, cumprimentou meio mundo e tentou não deixar para trás Maria Luís Albuquerque.
Legislativas 2015

Como Passos e Portas articulam marcação a Costa 

Arranca campanha oficial e os discursos endurecem. Portas está de marcação cerrada em Costa, atento aos deslizes. Passos não larga recusa do PS em dialogar. Até papéis se invertem: PS é o neo-liberal.
Legislativas 2015

Entre os agricultores mas de olhos no PS

Último dia da pré-campanha foi dedicado ao vinho, ao tomate e à agricultura. Mas sempre de olhos no PS. Portas citou Centeno sobre apoios, Passos criticou Costa por rejeitar OE que ainda não existe.
Legislativas 2015

Tramados pelas mulheres à esquerda e à direita

Discursos políticos à direita e à esquerda em que as mulheres são descritas como fadas do lar ou "meninas" geraram polémica nas redes sociais. O que significa isso?
Legislativas 2015

Portas pede para não confiarem em promessas

344
O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, apelou aos eleitores para que não confiem em promessas "que já deram para o torto" e preservem aquilo "que são resultados",
Legislativas 2015

"Se PS governasse, o BES tinha sido nacionalizado"

372
Portas assinaria, se necessário, a subscrição pelos lesados do BES. Mas aponta o dedo ao PS, que teria "nacionalizado" o banco. Sobre o irrevogável, reafirma: "Portugueses vão-me julgar por isso".
Legislativas 2015

"Portugal está aqui de braços abertos. Voltem" - como aconteceu

2693
Primeiro-ministro tenta acabar com a polémica dos "lesados" do GES. Portas agradece às mulheres, enquanto BE acusa Governo de "vale tudo". Siga em direto.
Fact Check

Portugal cresce mais rápido que a zona euro?

212
Paulo Portas insistiu, no debate com Catarina Martins, que a economia portuguesa está a crescer a um ritmo mais rápido do que a zona euro. Será mesmo assim?
Economia

BE diz que a balança comercial é negativa. Será?

1906
Afinal, Portugal voltou a importar mais do que exporta, como apontou Catarina Martins no debate com Paulo Portas? Em mais um "fact check", tentamos esclarecer um dos temas que aqueceram o debate.
Debate

Debate: #catarinabem. Mas Tsipras não ajudou

195
No segundo duelo destas legislativas, Catarina Martins esteve ao ataque e não deixou cair temas como o emprego e as pensões. Portas foi respondendo e obrigou a bloquista a recordar exemplo grego.
Legislativas 2015

Portas: "Política de Sócrates levou país à ruína"

342
Líder do CDS não quer o partido a falar sobre o caso Sócrates, mas fez questão de falar sobre as políticas de Sócrates, que ligou às do atual PS: "Não quero correr o risco de que se repitam".
Legislativas 2015

PS: Portas fez "número de variedades"

124
O PS considera que o presidente do CDS, Paulo Portas, se apresentou em "grande forma" na entrevista à TVI quinta à noite com "imaginação prodigiosa".
Legislativas 2015

Quem disse que havia pressa em vender Novo Banco?

171
Em entrevista à TVI, Portas pede maioria à classe média. Diz que não há pressa na venda do Novo Banco e não avança números sobre reforma da Segurança Social porque quer "negociar" com PS e parceiros.
Legislativas 2015

Passos e Portas juntos para convencer os indecisos

Passos e Portas falaram aos indecisos: "Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar". As eleições "não estão ganhas", mas a fórmula mágica para as ganhar já está delineada.
Legislativas 2015

Quando Portas criticava os Oliveiras da Figueira

372
Ser Oliveira da Figueira, ou seja, um vendedor por esse mundo fora, nem sempre foi uma boa imagem para Portas. Na década de 90, significava vender o país por meia dúzia de autoestradas pagas pela CEE.
Tintim

Portas compara-se a personagem de Tintim

302
Paulo Portas comparou-se a Oliveira da Figueira, o personagem português criado por Hergé na série Tintim, que se tornou célebre por vender qualquer coisa em pleno deserto através da persuasão.
Legislativas 2015

Deputado do PCP chama "pide reformado" a Portas

1833
Bruno Dias não gostou de ouvir o líder do CDS falar sobre regimes comunistas em que se cortam a cabeça aos adversários políticos.
Alqueva

Portas elogia "investimento público do bom"

Paulo Portas afirmou que o projeto Alqueva é "um investimento público do bom" e "produtivo", porque atrai empresas privadas e cria emprego.
Legislativas 2015

Debater com Heloísa? Portas está "encantado!"

180
Continua a saga dos debates nas tv's. Depois de Jerónimo de Sousa ter entregue Heloísa Apolónia, líder dos Verdes, ao debate com Portas, o líder do CDS mostrou-se "encantado". Com ponto de exclamação.
Legislativas 2015

Portas desafia Costa para frente a frente

228
Paulo Portas desafiou esta segunda-feira o secretário-geral do PS, António Costa, para um frente a frente, depois das críticas que recebeu do líder do maior partido da oposição.
Paulo Portas

Receita do IRC põe fim à controvérsia, diz Portas

Paulo Portas disse que que os dados divulgados sobre o aumento da receita fiscal provam que a redução do IRC não tem efeitos negativos na receita.
Legislativas 2015

Portas no duelo com PCP. Debate a 4 em xeque

257
PSD e CDS não vão ao debate conjunto e acusam PS e PCP de boicotarem discussão com todos. Paulo Portas vai afinal participar em dois debates - com Catarina Martins e Jerónimo de Sousa.
Legislativas 2015

PS desafia coligação a apresentar contas

Os socialistas querem saber quais as contas da coligação PSD/CDS que sustentam o programa eleitoral. Ana Catarina Mendes acusa Paulo Portas de lançar "mentiras" de ter um "grande descaramento".
Legislativas 2015

Portas: "Empresas criam emprego, não cartazes"

824
O vice-primeiro-ministro Paulo Portas criticou as previsões para o cenário macroeconómico do PS, dizendo que as alterações feitas não são "a melhor forma de gerar confiança".
Legislativas 2015

Passos procura voto com "coração". Grécia é trunfo

658
Líder do PSD diz que os portugueses já têm o filme todo à sua frente e devem olhar para a Grécia para ver o que poderia ter acontecido. Portas pediu campanha sem "euforia", mas também sem desespero.
Legislativas 2015

Pronto para a rentrée? Eis o quiz da silly season

181
Com as férias dos políticos a acabar, a silly season tem os dias contados. Mas entre polémicas do verão e temas quentes, até que ponto está preparado para o que aí vem? Faça o teste do Observador.
A página está a demorar muito tempo.