460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Paulo Portas

Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Pedro Nuno Santos e uma demissão revogável?

Depois da irrevogável demissão de Paulo Portas, temos agora uma demissão perfeitamente revogável. E tudo se revogou: a demissão, a crise e o despacho.
Emissão Especial

Portas no congresso. Situação é de "alto risco"

Histórico líder veio votar em Nuno Melo por quem tem "admiração pela coragem". Sobre os conflitos antigos com Manuel Monteiro - que também veio ao congresso -, desvaloriza: "Não estamos nos anos 90"
Reportagem Observador

Vitória anunciada. Nuno Melo é presidente do CDS

Surpresa apenas na margem da vitória do eurodeputado centrista. Melo fala numa "vitória expressiva" e tem os olhos postos no regresso ao Parlamento. Portismo regressa às listas para os órgãos do CDS.
António Costa

Todos em movimento enquanto o país se afunda 

Portas para Belém. Costa para a Europa. Rui Rio para a região Norte... E Portugal para onde vai? Para os últimos lugares da Europa.
CDS-PP

Melo: "Com Paulo Portas aqui fico feliz da vida"

Depois de ter falado pela segunda vez no Congresso do CDS, Nuno Melo disse em entrevista à Rádio Observador que convidou pessoas da direção de Francisco Rodrigues dos Santos para a sua futura direção.
Emissão Especial

Críticas da ex-direção? "Não enfiei o barrete"

Nuno Magalhães não se sente visado pela "associação de egoístas" de Francisco Rodrigues dos Santos. Acredita que "há uns mais responsáveis que outros" pela queda do CDS. "Deseja" ver Portas em Belém.
Noticiário

23h. Nuno Melo quer sentar CDS entre PSD e Chega

Nuno Melo voltou ao púlpito para discursar e pedir um partido virado para o futuro. Paulo Portas chega este domingo a Guimarães. Crimeia separa Rússia e Ucrânia de um cessar-fogo.
Emissão Especial

Hélder Amaral fez "declarações pouco saudáveis"

Francisco Camacho, líder da Juventude Popular (JP) apoia Nuno Melo "sem reservas" e olha para presença de Paulo Portas como sinal de "reconciliação". Portas em Belém? "É um cenário interessante"
Noticiário

20h. CDS. Portas amanhã no Congresso, vota Melo

Antigo presidente centrista faz saber que vai viajar a Guimarães, para dar um "sinal de confiança" à candidatura de de Nuno Melo. E ainda, Rui Moreira critica alegada redução de rotas da TAP no Porto.
Noticiário

2h. Portas admite "tristeza" em ver CDS fora da AR

Antígo líder centrista foi curto para "não incomodar". E o Sporting venceu o Famalicão por 2-0, mas continua a seis pontos do FC Porto, que também derrotou o Arouca por 2-0.
Comentário

Rui Rio "deixa Paulo Rangel a falar sozinho"

Análise de Judite França às palavras de Rui Rio. "Deita o ónus a Paulo Rangel de perder tempo vital". Manobra "muito inteligente e coerente", mas é esperada resposta do outro candidato ao PSD.
Explicador

Portas quer voltar ao passado. Volte ele se quiser

Margarida Bentes Penedo diz que nem Portas conseguiu controlar o CDS: "Até parece que lhe obedeciam como quem está numa aula". Gonçalves Pereira aponta Costa como "beneficiário" da crise no CDS e PSD
CDS-PP

Portas fica no CDS mas deixa avisos

Antigo líder do CDS avisa que um partido pequeno não se deve dividir e que os adversários não devem ser afastados. E fará "tudo o que puder" para não sair.
Orçamento do Estado

Portas "pasmado" com PSD e CDS perante crise

Antigo líder do CDS "nunca subestima" Costa que pode ter "tentação" de precipitar crise e não poupa líderes de PSD e CDS. Acredita que BE e PCP se querem pôr ao fresco porque tempos são difíceis.
Reportagens Autárquicas

Moedas cumpriu a sua campanha. Outra começa agora

No seu último comício, Moedas juntou algumas das figuras mais influentes da direita, fez e ouviu o derradeiro apelo ao voto. Depois das autárquicas, contados os votos, a disputa eleitoral será outra.
Autárquicas 2021

Vale de Cambra. Portas junta-se à campanha do CDS

O ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas visitou Vale de Cambra em apoio à recandidatura de José Pinheiro pelo CDS, sentindo-se "agradecido" ao município. "Tive sempre o apoio desta boa gente".
Comentário Político

"Podemos ter crise de refugiados à nossa porta"

O antigo vice primeiro-ministro entende que a Europa vai enfrentar dentro de semanas uma crise de refugiados afegãos que vai testar a estabilidade do continente. Portas aponta ainda o dedo Trump.
Paulo Portas

Moçambique. Diplomacia portuguesa foi importante 

Paulo Portas reconheceu que o envio de uma missão europeia para Cabo Delgado tardou, mas sublinhou que só é possível oferecer apoio de formação e de treino militar quando o país pede com "nitidez".
Comentário Político

Portas: "Mudou o vento da campanha em Lisboa"

Antigo vice-primeiro-ministro acredita que o que aconteceu com os ativistas anti-Putin revela "sérias deficiências de gestão dentro da Câmara de Lisboa" e vai trazer dificuldades a Fernando Medina.
Política

O sonho federalista num pesadelo sem ideias

A direita encontra-se verdadeiramente órfã, não só de um líder mas também de ideias. É neste mesmo vazio ideológico que se vive a verdadeira crise da direita tradicional.
Política

"A democracia está transformada numa gritaria"

No arranque do segundo dia de trabalhos da 'Aula Magna da Direita', com Passos novamente na plateia, Paulo Portas alertou para os riscos dos populismos de esquerda e de direita.
PSD

Aula Magna da direita volta a juntar-se e com Rio

Líder social-democrata junta-se pela primeira vez à grande reunião das direitas. Rodrigues dos Santos, Ventura e Cotrim Figueiredo também vão, num congresso que terá Portas, Júdice e Nogueira Pinto.
Operação Marquês

Portas: aumentaram "perplexidades" sobre a Justiça

Sobre "forma de vida" de Sócrates, Paulo Portas diz nunca ter conhecido "ninguém que vivesse assim". Quanto às implicações para a Justiça, ex-ministro e ex-líder do CDS mostra-se "perplexo".
CDS-PP

Porque é que o CDS importa 

Portugal precisa de partidos à direita capazes de se unirem para serem alternativa ao poder socialista. Por isso, precisa de um CDS liderado por um político como Francisco Rodrigues dos Santos.
Coronavírus

Paulo Portas alerta contra vacina da AstraZeneca

No dia em que se soube que a britânica AstraZeneca vai entregar 40 milhões de doses da vacina anti-Covid à UE até março, Paulo Portas deixou um alerta sobre eficácia para maiores de 65 anos.
Presidenciais 2021

Portas alerta para um populista com dois dígitos

Paulo Portas alerta para o facto de, pela primeira vez em 40 anos, haver um populista que reúne "dois dígitos", numa altura em que André Ventura se posicionava na segunda posição das presidenciais.
Fact Check

Ana Gomes "trocou datas" e comprometeu Portas?

Tiago Mayan Gonçalves acusou a socialista de nem sempre lançar acusações fundamentadas. E deu o exemplo do momento em que Ana Gomes relacionou Paulo Portas com negócios de material militar.
Política

O regresso de Santana e Portas

Se Santana e Portas querem desempenhar um papel relevante no futuro da direita terão que ser candidatos autárquicos. Se não o forem, não estarão irremediavelmente afastados, mas o caminho será difícil
CDS-PP

Não, dr. Mesquita Nunes

O dr. Mesquita Nunes conhece, e tem obrigação de conhecer, a complexidade destas coisas, e compreende que nem toda a informação pode ser tornada pública. Ele sabe que não podia ser como ele contou.
Política

O manifesto pré-eleitoral do Dr. Paulo Portas

Paulo Portas já terá mais do que percebido que a direita vai ter oportunidade de continuar a ocupar o Palácio de Belém a partir do ano já não tão longínquo de 2026.
Paulo Portas

De Portas a Ventura, a farsa que continua

Em 2002, Portas empunhou as "bandeiras" que agora são de Ventura, e foi tratado exactamente da mesma maneira. Só que o CDS tinha 14 deputados e não apenas um. De resto, a farsa foi igual.
Paulo Portas

Portas elogia Marcelo (e lembra teoria dos ciclos)

Marcelo "está do lado certo das coisas" e o centro-direita deve dar mais importância ao conteúdo do que à forma (e por isso deve votar nele). Até porque os segundos mandatos costumam ser diferentes.
Parlamento

Debates quinzenais surgiram há 13 anos

Foi há 13 anos, que surgiram os debates quinzenais, após um desafio do então líder do CDS-PP Paulo Portas ao primeiro-ministro José Sócrates, que aceitou prontamente ir mais vezes ao parlamento.
Coronavírus

Portas elogia ação de Rio durante pandemia

Na semana em que Francisco Rodrigues dos Santos admitiu coligações com o Chega, Paulo Portas lembrou que tinha um princípio: "Não deixar que houvesse nada de relevante à direita do CDS".
Coronavírus

Portas: "Gestos partidários" podem não ser aceites

Antigo líder do CDS falou num evento da distrital de Braga e alertou para gestos que possam ser "um contraste" nas normas de combate à Covid-19, referindo-se a eventos como a Festa do Avante.
Conversas de Fim de Tarde

TVI. "Frustrado com aproveitamento pateta do erro"

José Alberto Carvalho fala das reações ao erro da TVI na legenda sobre o Norte, de como é trabalhar com Miguel Sousa Tavares e Paulo Portas e do recuo da compra pela Cofina: "Era imprevisível".
Paulo Portas

Portas critica moda de "governar para os likes"

Passos Coelho apareceu na sala no início da intervenção de Portas no encontro das direitas e foi aplaudido. Antigo líder do CDS não resistiu a atirar farpa à moda de "governar para os likes".
CDS-PP

Direitas já aceitam Ventura e levam nega de Rio

Quando não foi convidado, Ventura disse que era "uma vergonha" líderes partidários de direita irem à convenção, mas este ano estará presente. Rui Rio é o único líder à direita do PS a faltar ao evento
Paulo Portas

Paulo Portas será curador na Fundação Champalimaud

Decisão foi tomada numa reunião na semana passada, em que também participou a rainha Sofia de Espanha. Paulo Portas fará, assim, parte do Conselho de Curadores.
Paulo Portas

"Com O Independente, a direita deixou de ser tabu"

Paulo Portas relembra os "tempos efervescentes" d'O Independente "bastante anti-cavaquista". E comenta as quatro palavras associadas à sua reputação: Vichyssoise, Jaguar, irrevogável e submarinos.
Artigo 38

Com "O Independente, a direita deixou de ser tabu"

Paulo Portas comenta as quatro palavras associadas à sua reputação: Vichyssoise, Jaguar, irrevogável e submarinos. Entrevista de José Miguel Tavares no Art 38º.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.