Estado Novo
PCP

O cerco da PIDE a José Mário Branco, o "Bento" /premium

360
Detido em casa dos pais às 7h30 da manhã por atividades subversivas, foi o preso 25222. Tinha 19 anos, mas só ao fim de um mês na cadeia do Aljube admitiu num interrogatório as ligações ao PCP.
Helena Roseta

Roseta reconhecida pela Ordem dos Arquitetos

Helena Roseta vai receber o título de membro honorário da Ordem dos Arquitetos no Dia Mundial da Arquitetura 2019, por militância cívica no pós-25 de Abril.
Óbito

Morreu opositor da ditadura Manuel Ramalho Gantes

109
Nas eleições de 1958, ajudou a convergir a oposição no apoio à candidatura de Humberto Delgado, tendo ajudado o "General Sem Medo" a chegar a uma importante ação de campanha em Coimbra. Tinha 93 anos.
História

O azar do museu Salazar /premium

294
A ignorância e o fanatismo, que estão na origem dos totalitarismos, combatem-se com a verdade e o conhecimento. A ditadura não se vence com a ignorância, mas com a ciência.
Estado Novo

Camilo Mortágua em destaque no El País

2371
"A nossa primeira preocupação era comer, a segunda era a presença do inimigo". Opositor do Estado Novo e pai das irmãs Mortágua, Camilo Mortágua recordou ao El País o assalto ao paquete Santa Maria.
Conversas à Quinta

1969: o logro das primeiras eleições do marcelismo

Marcelo Caetano substituíra Salazar há um ano, queria liberalizar mas não acreditava na democracia. Mesmo assim as eleições de 1969 para a Assembleia Nacional foram muito diferentes das anteriores.
Museus

Autarquia nega construção de museu a Salazar

914
Câmara Municipal diz que nunca teve intenção de criar um museu dedicado a Salazar, mas sim um Centro Interpretativo do Estado Novo, em parceria com entidades internacionais, esclareceu presidente.
Óbito

Morreu Manuel Homem de Mello, aos 88 anos

418
Figura ligada ao Estado Novo, foi deputado e membro da delegação portuguesa a assembleias gerais da ONU. Em 1962 defendeu uma solução política para o Ultramar, defendendo a descolonização.
Lesados do BES

A saga da casa que os Espírito Santo querem vender /premium

232
Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
Pré-Publicação

O amor platónico de D. Filipa e Salazar /premium

518
A tia de D. Duarte Pio lutou durante décadas para restaurar a monarquia. Leia parte da biografia que mostra como entre política e favores nasceu algo para lá da amizade entre a Infanta e Salazar.
Teatro

"Fake news" e Estado Novo são o foco do Teatrão

O Teatrão estreia, na sexta-feira, "A Grande Emissão do Mundo Português" em que a sede da companhia de Coimbra se transforma num estúdio da Emissora Nacional.
Coimbra

Coimbra discute arquitetura do Estado Novo

As obras marcantes do Estado Novo e o seu papel na afirmação do regime "salazarista" estarão no centro da discussão, em 6 e 7 de novembro, na Universidade de Coimbra.
Negócios

Os negócios e empresários de Marcello Caetano /premium

Da euforia na banca e na bolsa, às negociações com Coca-Cola ou Alfa Romeo, não faltaram grandes negócios e guerras empresariais no tempo de Marcello Caetano. Um novo livro conta como tudo se passou.
Conversas à Quinta

Como o primeiro Marcelo não chegou a ser Marcelo

Há 50 anos Marcelo Caetano chega por fim ao poder. Não era o único possível sucessor, nem o preferido do Presidente. Tentou a bissetriz entre conservadores e reformadores, mas isso já era impossível.
Conversas à Quinta

Salazar, uma cadeira e a lenta agonia de um regime

Onde estavam quando Salazar caiu da cadeira? Onde estavam nesse mês de Agosto de há 50 anos em que o regime acabou sem saber que estava a acabar? Os dias do fim de quem teimava em não deixar o poder.
Santo António

Pessoa, os santos populares e o Estado Novo

385
Em junho de 1935, mês do último aniversário, Fernando Pessoa escreveu uma série de três poemas sobre os santos populares. O objetivo era criticar a apropriação feita pelo Estado Novo.
Exposições

Matosinhos recebe exposição sobre Estado Novo

140
A exposição revela material gráfico criado pelo Estado Novo, que mostra como um "país pobre, sujo, fechado e atrasado" parecia "soalheiro, moderno e civilizado". Está patente até 1 de setembro.
Estados Unidos da América

Como a imprensa portuguesa viu Luther King

163
Não se escreveu "I have a dream", mas houve entrevista exclusiva e ampla cobertura do homicídio. No dia em que se assinalam 50 anos da morte do ativista, uma viagem aos recortes de jornal da época.
Bloco de Esquerda

Rosas: "Há pisos a abanar na Fortaleza de Peniche"

Uma mesa de pingue-pongue foi "a grande vitória" de Fernando Rosas e dos outros presos na Fortaleza de Peniche no marcelismo. Agora, guiou os deputados do BE por um edifício a cair aos bocados.
Perfil

A vida do empresário mais vigiado pela PIDE

973
Manoel Vinhas já nasceu rico mas, empreendedor, tornou-se ainda mais. Pelo meio teve oito filhos, foi mecenas de inúmeros artistas e deu festas memoráveis. Morreu há 40 anos.
Americo Amorim

A entrevista de Filomena Mónica a Américo Amorim

1709
Os primeiros negócios, os comunistas, o snobismo, a herança. De tudo isto falou Américo Amorim a Maria Filomena Mónica, em 1989, numa entrevista histórica que o Observador republica no dia do funeral
Estado Novo

O misterioso “barão” que ousou afrontar Salazar

889
Irmão de um marquês, assinava como Barão de São Maduro. Enviou as primeiras cartas em 1935 e só parou quando Salazar o mandou prender. Crime: ter-lhe escrito em “termos injustos e desprimorosos”.
Salazar

Rui Salazar de Mello: "Salazar não era fascista"

3936
É o último dos herdeiros de Oliveira Salazar. O sobrinho-neto diz-se "perseguido pela democracia" após o 25 de Abril. E nega que o Estado Novo tenha sido uma ditadura e o tio-avô um fascista.
Obituário

Morreu Maria Isabel Barreno, uma das "Três Marias"

173
Maria Isabel Barreno, escritora e investigadora, morreu aos 77 anos. Nascida num regime de opressão, ficou conhecida por ser uma das "Três Marias" e por ser uma defensora dos direitos das mulheres.
Estado Novo

Humberto Delgado dá nome a rua em Badajoz

O General Sem Medo e a sua secretária vão dar nome a uma rua em Badajoz. Também o Aeroporto de Lisboa vai passar a chamar-se "Humberto Delgado" a partir de maio deste ano.
País

Exército guardião da memória da luta anti-fascista

Preservar memórias da resistência à ditadura do Estado Novo e da violência exercida pela PIDE em Portugal são os objetivos do protocolo estabelecido entre o exército e os resistentes anti-fascistas.
Cultura

CCB mostra como foi a maior exposição de Salazar

1001
Não é possível entender Belém sem conhecer a Exposição do Mundo Português, defendeu o presidente do CCB, que também quer transformar o eixo Belém-Ajuda. O objetivo não é recordar o regime de Salazar.
Estado Novo

As críticas de Fernando Pessoa a Salazar, em 1935

Fernando Pessoa, no último ano de vida, em 1935, acusou Salazar de ter afastado de si "o resto da inteligência portuguesa", numa carta que endereçou a Óscar Carmona.
Eleições

Guia para desvendar os mistérios do "General sem Medo"

979
Passados 50 anos, o assassinato de Humberto Delgado continua a ser um dos grandes mistérios do Estado Novo. Aqui explica-se a sua história, os factos, as dúvidas e as várias teses sobre a sua morte.
Governo

CML quer chamar Humberto Delgado ao aeroporto

Câmara de Lisboa sugere ao Governo alteração do nome do aeroporto da Portela para "Humberto Delgado", em homenagem ao militar português que desafiou o antigo regime e foi assassinado há 50 anos.
Emigrantes

Os emigrantes e a vergonha

669
Há um lado negro na nossa relação com os emigrantes, com raiz no confronto com o Portugal de 1970. Somos um país que detesta olhar para o que foi e, quando tem de o fazer, fá-lo escondendo a vergonha.
A página está a demorar muito tempo.