686kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estado Novo

Fact Check

Marcello Caetano aumentou "todos" em 500 escudos?

Uma publicação num grupo da rede social Facebook "recorda" o aumento salarial de 500 escudos geral que Marcello Caetano, o último líder do Estado Novo. É falso.
Fact Check

Salazar criou o Serviço Nacional de Saúde?

Post alega que Serviço Nacional de Saúde foi criado por António de Oliveira Salazar durante o Estado Novo, antes do período da democracia. Consulta ao Diário da República permite concluir o contrário
Fact Check

SNS foi criado por Salazar no Estado Novo?

Numa publicação no Facebook é indicado que o Serviço Nacional de Saúde foi criado no período do Estado Novo. No entanto, a criação do SNS tem a data de 1979, ou seja, depois da queda do antigo regime.
A Sexta Coluna

Para uma memória alternativa

No 49º aniversário da Revolução, os episódios trágico-cómicos da nossa já madura democracia e a denúncia dos horrores do Antigo Regime com que nos vai entretendo, obrigam a alguma memória alternativa.
Perceber a História

A solução militar do problema ultramarino

Em 1974, a guerra já não opunha só colonos e independentistas. Era uma guerra africana com a participação de portugueses desmotivados e com um sentimento dominante: acabar com o conflito de imediato.
Perceber a História

O início do MFA

A experiência de administração e governo civil das forças armadas foi crucial para a génese do “Movimento dos Capitães”. Marcello Caetano sabia que, se falhasse, seria substituído pelos militares.
Perceber a História

África: a guerra para acabar com a guerra

Marcello Caetano subiu ao poder em 1968 e com ele veio o objetivo pôr fim à guerra no utramar. Mas as críticas não tardaram. Mas esse não era um caminho fácil, escreve o historiador Rui Ramos.
Perceber a História

A crise da guerra barata

Era cada vez mais difícil a Salazar manter os custos controlados para prolongar a guerra – e vencê-la por cansaço. E, no final da década de 1960, o anticolonialismo ganhava força, escreve Rui Ramos.
Estado Novo

Estado Novo. Câmara pede ajuda com obra cultural

Câmara pede contributo a munícipes e visitantes de Santa Comba para realizar o Centro Interpretativo do Estado Novo. Autarca admite pôr as "virtudes da democracia" em contradição ao que foi ditadura.
A Sexta Coluna

João Salgueiro: no coração da transição

A crise entre os católicos e o Estado Novo ficou também a dever-se à desilusão de uma ala de católicos corporativistas com o corporativismo português.
Perceber a História

A estratégia salazarista

Suportar uma guerra além-fronteiras para evitar conflitos políticos internos – e manter o poder. Foi essa ideia que justificou, em parte, o conflito colonial, escreve o historiador Rui Ramos.
Perceber a História

Ultramar: uma guerra viável

Porque não seguiu Portugal os exemplos de outras potências europeias que retiraram das colónias africanas? Porque havia dinheiro, a geografia dos conflitos era diferente e o número de baixas reduzido.
Perceber a História

O ultramar como tragédia

Foi difícil e catastrófico retirar do ultramar em 1974? Sem dúvida. Mas, lembra o historiador Rui Ramos, também não teria sido fácil fazê-lo nas décadas anteriores.
Perceber a História

A guerra em África e as origens do 25 de Abril

Uma nova série de newsletters da autoria do historiador Rui Ramos, agora dedicada à guerra colonial e aos anos que antecederam o 25 de Abril.
Perceber a História

O final do salazarismo: o marcelismo sem Marcello

No final da vida, Salazar não soube que fora substituído por Marcello Caetano. Mas, como notou Adriano Moreira, também nunca perguntou. Rui Ramos escreve sobre a herança salazarista – e marcelista.
Perceber a História

Salazarismo: “Portugal como um destino”

Nos anos 1960, as novas gerações comparavam o atraso português com o avanço de França ou Alemanha. E a guerra colonial funcionou como o seguro de vida do salazarismo, lembra o historiador Rui Ramos.
Perceber a História

Salazarismo: a política

Gerir a pequena elite política e social portuguesa, através de uma distribuição calculada de destaques, empregos, favores e pequenas atenções terá sido a principal arte de Salazar, escreve Rui Ramos.
Perceber a História

Salazarismo: a doutrina e a Guerra Fria

O Estado Novo era “um mal menor que se suporta, mas a que não se adere”, disse Marcello Caetano a Salazar. Rui Ramos escreve sobre esta doutrina baseada no autoritarismo como garantia de ordem.
Estado Novo

Documentário sobre vigília do Rato na RTP

A vigília de dezembro de 1972 é considerada um dos momentos marcantes da oposição dos católicos progressistas ao regime que viria a ser derrubado menos de dois anos depois, com a revolução do 25A.
Perceber a História

Salazarismo: para além do fascismo

Faz sentido estudar o salazarismo em relação ao fascismo dos anos 1920 e 1930, mas , para o historiador Rui Ramos, trata-se de diferentes formas de exercer o poder – e o manter.
E o Resto é História

Vídeo. O nascimento do Expresso há 50 anos

Entre o final de 1972 e o início de 1973, dois acontecimentos marcaram o período marcelista: o surgimento do Expresso e a vigília da Capela do Rato.
Perceber a História

Salazarismo: a sociedade portuguesa

Salazar aproveitou a disciplina tradicional da Igreja, do Estado e das hierarquias estabelecidas, como a das Forças Armadas, para exercer o seu poder facilmente, defende o historiador Rui Ramos.
Perceber a História

Salazarismo: o poder

O historiador Rui Ramos escreve sobre a ascensão de Salazar, o jovem ex-seminarista, nem liberal nem republicano, filho de uma família modesta da província que chegou a líder do regime.
Perceber a História

Salazarismo: ditadura e atraso 

O historiador Rui Ramos inicia uma nova série de newsletters, agora dedicada aos anos do salazarismo. E começa por desfazer dois equívocos.
Estado Novo

Lupi, um aventureiro nos corredores do Estado Novo

Foi correspondente da Reuters e da AP, fundador da Lusitânia e informador inglês. Pré-Publicação de "Jornalista, espião e empresário — A vida aventureira de Luís Lupi nos corredores do Estado Novo".
… em 40 minutos

Eduardo Marçal Grilo 'em 40 minutos' em vídeo

Eduardo Marçal Grilo, antigo ministro da Educação de Guterres fala do poder, da paixão pelo ciclismo, os autógrafos e o novo livro: Salazar e a Educação no Estado Novo.
Estado Novo

Exposição mostra projetos da ditadura para Belém

Trata-se da segunda parte de uma exposição inaugurada em maio, que pretende sublinhar projetos "menorizados ou até esquecidos pela historiografia"
Literatura

"Orgulhosamente só", livro sobre política externa

O livro da famosa frase de Salazar faz parte de uma trilogia sobre a política externa praticada pelo Estado Novo, de Bernardo Futcher Pereira, atual embaixador em Marrocos, lançado esta terça-feira.
Teatro

Estado Novo. Perseguições a homossexuais em cena

O espetáculo "Sombras Andantes" estreia a 23 de setembro no Museu do Aljube — Resistência e Liberdade, em Lisboa. Objetivo: "dar a conhecer uma parte do terror vivido por muitos portugueses".
Fact Check

25 de Abril. Cravos chegaram em camiões da NATO?

A versão contada no Facebook diz que o símbolo da Revolução é fruto da NATO. A história conta que uma esquadra da aliança entrou no Tejo no dia 22 de abril para descarregar contentores com cravos.
Noticiário

7h. 100 civis chegam esta terça a Zaporizhzhia

Espera-se que possa ser hoje que uma centena de civis, que foi retirada no domingo da fábrica de Azovstal, chegue até à zona segura de Zaporizhzhia.
25 de Abril

A revolução que falta fazer

Se no tempo do Estado Novo a emigração era o escape dos que procuravam uma vida melhor, não é menos verdade que continua a ser vergonhosamente elevada, agora até entre jovens muito qualificados.
Novo Governo

A nova situação: do Estado Novo ao Partido-Estado

48 anos e vários dias de democracia voltámos à Situação. Aquele tempo de política pantanosa que sabemos bloqueado e insustentável mas que vamos prolongando à espera que algo ou alguém aja pos nós
Estado Novo

A fotografia e a propaganda no Estado Novo

50 textos, 400 páginas, 238 fotografias: a obra organizada por Filomena Serra mostra livros, revistas e catálogos, ao longo de quase 50 anos do século XX português. Publicamos cinco excertos.
Teatro

Estreia de espetáculo sobre o Tarrafal em Grândola

O espetáculo multidisciplinar a apresentar em Grândola retrata a história dos nacionalistas africanos encarcerados no Campo do Tarrafal, em Cabo Verde, por se oporem à ditadura do Estado Novo.
País

Tomada de Goa foi há 60 anos

É este o dia que os goeses assinalam a consumação da tomada de Goa, "invasão" para Portugal, "libertação" para a Índia. Imprensa nacional descreveu, na altura, PM indiano como "falso pacifista".
Colonialismo

Spínola defendeu solução política em Guiné-Conacri

Uma obra de José Matos e Mário Matos e Lemos revela que António de Spínola defendeu uma solução política para a guerra na Guiné devido ao fracasso do golpe de Estado na Guiné-Conacri.
Fact Check

Frase de Marcello sobre indigência é real?

Há uma frase que lhe é atribuída, muito semelhante àquela que é partilhada pelos internautas. No entanto, o início da citação é diferente, dando-lhe um sentido também distinto.
Justiça

Esquadrão da morte

Otelo morreu sem justiça e por isso morreu duas vezes: como pessoa e, politicamente, como cidadão – e sem justiça, também pela segunda vez, correu o sangue das vítimas.
Estado Novo

A polémica da semana

O que mais me admirou nas intervenções de Nuno Palma é que, em vez de as publicar nas revistas apropriadas, tenha optado por apresentar as conclusões numa sessão do Movimento Europa e Liberdade.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.