O Banco de Portugal (BdP) confirmou esta sexta-feira o relançamento do processo de venda do Novo Banco, após acordo para tal com o governo e a Comissão Europeia. Comunicado da instituição adianta, também, que será reforçada imediatamente a equipa de assessores financeiros para assessor a operação.
“O Conselho de Administração do Banco de Portugal, conforme acordado entre as autoridades nacionais e a Comissão Europeia, decidiu retomar o processo de venda da participação do Fundo de Resolução no Novo Banco”, pode ler-se em comunicado do supervisor.
“As decisões relativas ao modelo de venda, bem como aos seus termos de referência, serão tomadas numa fase posterior”.
Para avançar com a operação, “no imediato, proceder-se-á ao reforço da equipa de assessores financeiros, através de convite para apresentação de proposta para prestação de serviços. Tal reforço não implicará qualquer acréscimo de custos com serviços de assessoria no âmbito do processo de venda”, assegura a entidade liderada por Carlos Costa.
O Banco de Portugal tem contado com a assessoria do BNP Paribas para promover a venda do Novo Banco, um processo que entretanto passou a ser liderado por Sérgio Monteiro, antigo secretário de Estado. A primeira tentativa de venda fracassou no verão, depois de terem fracassado negociações com os chineses da Anbang e da Fosun.
A entidade acrescenta que “a assessoria jurídica continuará, como até aqui, a ser prestada pela Vieira de Almeida & Associados e pela Allen & Overy”.