Quem viveu na década de 1990 provavelmente recorda-se de ver na TVI os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully, que investigavam casos paranormais na série “Ficheiros Secretos”, que acabou em 2002. A série sempre envolveu várias teorias da conspiração e a nova temporada, que estreia em Portugal no próximo dia 26 de janeiro (na Fox), não é exceção.

https://www.youtube.com/watch?v=1-PB2V02epU

Entre teorias sobre a existência de extraterrestres e de campos de concentração escondidos no país, a nova temporada incluirá também uma teoria conspirativa sobre o 11 de setembro. Uma das novas personagens da série (um conservador e apresentador de séries televisivas digitais, Tad O’Malley, interpretado pelo ator Joel McHale) chega mesmo a sugerir que o 11 de setembro foi “uma operação secreta” do governo norte-americano, destinada a incriminar terroristas — e ainda a ligará à vida alienígena, relata o site Business Insider.

Na nova temporada de “Ficheiros Secretos”, o agente Fox Mulder (David Duchovny) estará particularmente preocupado com a questão da videovigilância governamental — tapará, por exemplo, a câmara web do seu computador, com medo de estar a ser vigiado. Um receio trazido à discussão pública por Edward Snowden, que o criador da série, Chris Carter, decidiu incluir nos novos “Ficheiros Secretos”. E explicou porquê:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vivemos num mundo Citizenfour [título do documentário sobre a vida de Edward Snowden]. Muitos direitos e liberdades que foram cedidos [com a Lei Patriótica, aprovada nos EUA em 2002, que permite que os serviços norte-americanos intercetem comunicações privadas sem necessidade de permissão judicial] estão a ser violados neste momento. E ninguém se parece importar”, disse.

Na base da nova temporada não faltarão teorias conspirativas, explica o Entertainment Weekly. Como verá, não faltará sumo para oferecer aos norte-americanos (e europeus) que acreditam nas mais variadas teorias da conspiração que se vão construindo sobre a humanidade (ou que simplesmente gostam de as ver ser abordados no ecrã). A saber:

“A teoria [geral] envolve o aquecimento global, a guerra no Médio Oriente, a vigilância da NSA, [teoria conspirativa que defende que os rastos deixados no ar pelos aviões são na realidade componentes químicos destinados a afetar o clima e causar danos à saúde pública], a militarização da polícia, os supostos campos de concentração [construídos pela] Agência Federal de Gestão de Emergências, e um eventual domínio militar da América por um grupo de elites multinacionais semelhante às Nações Unidas

A nova temporada da série estreia nos Estados Unidos a 24 de janeiro, na FOX; em Portugal, o primeiro episódio irá para o ar dia 26 de janeiro, na FOX portuguesa