Foi há 90 anos. Esta terça-feira, o Doodle — um desenho que por vezes substitui o logótipo da Google para assinalar uma efeméride — celebra o aniversário da primeira demonstração pública de televisão. E celebra também o homem responsável por isso, John Logie Baird.
Baird nasceu em Helensburgh, na Escócia em 1888. Teve problemas de saúde durante toda a vida — e poderá ter sido essa fragilidade que lhe permitiu ficar na história. Isto porque, enquanto estudava em Glasgow, o jovem escocês foi mobilizado para combater na Primeira Guerra Mundial, tendo sido considerado incapaz para incorporar o exército. Como consequência disso, desempenhou funções de engenheiro superintendente na empresa Clyde Valley Electrical Power, o que lhe permitiu desenvolver as ideias que lhe fervilhavam na mente.
Terminado o conflito, estabeleceu-se no sul de Inglaterra e dedicou-se à construção da primeira televisão. Nos anos 20, apesar do estado de saúde cada vez mais débil, começou a fazer experiências. Em 1924, em casa, deu-se o primeiro grande momento no trajeto de Baird — conseguiu enviar uma imagem televisionada, ainda que a curta distância. Daí para a frente os feitos do engenheiro escocês não pararam. Logo no ano seguinte, transmitiu as primeiras imagens em movimento.
No dia 26 de janeiro de 1926 chegou o momento que a Google agora celebra: Baird apresentou-se a 50 cientistas e mostrou como a sua televisão funcionava.
Segundo o jornal Independent, para construir a sua primeira televisão John Logie Baird utilizou uma caixa antiga, um par de tesouras, algumas agulhas de tricô, várias lentes de luzes de bicicleta, uma caixa de chá usada, cera e cola.
Baird, que começou a mostrar sinais de genialidade desde cedo (ainda em criança criou um sistema telefónico para ligar o seu quarto ao de um amigo do outro lado da rua), morreu em 1946, com 58 anos. Ainda viu, em 1937, o seu sistema televisivo a ser lançado ao público.