José Sócrates mudou-se em dezembro para a zona sul do Parque das Nações, abandonando assim a moradia na rua Abade Faria onde estava a residir desde que saiu do Estabelecimento Prisional de Évora e onde cumpriu o tempo em que esteve em prisão domiciliária.
Sócrates encontra-se a residir num imóvel que foi adquirido em Julho por Chenfeng Xue. Este cidadão chinês, que tem residência na República Popular da China, terá adquirido o apartamento como investimento, com o objetivo de se candidatar a um processo especial de residência, mais conhecido como visto gold.
Confrontado com estas informações pelo Observador, José Sócrates confirmou-as através da sua assessoria de imprensa:
O eng. José Sócrates alugou o apartamento através de uma agência imobiliária depois de ter vendido a sua casa em Lisboa”.
O Observador questionou ainda José Sócrates sobre o valor da renda mensal acordada com o proprietário e a forma como se encontra a financiar essa renda, mas não obteve qualquer resposta. Registe-se que não são conhecidos, neste momento, rendimentos de trabalho e que José Sócrates afirmou também publicamente que parte do dinheiro da venda do seu anterior apartamento, na rua Braancamp, serviria para abater na dívida ao empresário e amigo Carlos Santos Silva. De acordo com contactos com diversas imobiliárias, a renda deste tipo de apartamentos oscila entre 1.800 a 2.200 euros mensais.
Antes de se mudar, José Sócrates solicitou ao juiz Carlos Alexandre que emitisse um novo termo de identidade e residência com a nova morada. O que terá sido automaticamente concedido.
Imóvel adquirido no verão
O apartamento onde José Sócrates mora, situa-se numa das melhores ruas da zona sul do Parque das Nações. Com cerca de 100 m2, localiza-se perto do Oceanário e da Marina da Expo e tem uma vista para o rio Tejo. Não será o caso de Sócrates, mas algumas frações de prédios semelhantes aos do ex-primeiro-ministro têm mesmo piscinas particulares com vista para o rio. Diversas imobiliárias contactadas pelo Observador, classificam o prédio onde Sócrates agora reside como uma casa do segmento superior em termos de mercado imobiliário.
O imóvel habitado por José Sócrates foi comprado a 31 de julho de 2015 por Chenfeng Xue por 530 mil euros, de acordo com a escritura pública de compra e venda consultada pelo Observador. A vendedora foi Maria Nazário e Xue fez-se representar pela sua advogada em Portugal. Segundo o mesmo documento, Xue continuou a morar na República Popular da China, mais concretamente na província de Jiangsu.
Ao que o Observador apurou, este investimento imobilário de Chenfeng Xue teve como objetivo a candidatura a uma Autorização de Residência para Atividade de Investimento – procedimento administrativo que ficou conhecido como visto gold.
O valor mínimo do investimento realizado em Portugal para habilitar um cidadão estrangeiro a ter um visto gold é de 500 mil euros. A aquisição de Chenfeng Xue suplantou esse valor.
Nota: Substituído no lead o termo “alugou” por “arrendou” por se tratar de um bem imóvel.